segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Timidez

Timidez – Dez dicas para vencer

Pessoas tímidas sofrem! Seja por não terem coragem de falar o que querem, pelo medo da exposição, o nervoso em certas situações, a dificuldade de fazer amigos ou a insegurança que surge quando mais precisamos ser confiantes. Para alguns, a timidez atrapalha um pouco mas não chega a ser um problema grave ou causar grandes prejuízos. Porém, há casos em que a vergonha e inibição são tão fortes que prejudicam a vida social, os estudos, o trabalho e os relacionamentos. Quando a característica faz a pessoa isolar-se, sentir-se intimidado o tempo todo, ter autoestima baixa e preocupação constante com o que os outros pensam, é hora de procurar ajuda para encontrar a moderação e amenizar as consequências ocasionadas por esse traço da personalidade.
Esse é um assunto que posso falar com propriedade, porque sou e sempre fui tímida, mas só quem me conhece há bastante tempo sabe que eu já melhorei bastante desse problema. Quem é tímido geralmente é assim desde criança, mas chega um momento em que a vida começa a nos exigir que coloquemos a cara para bater e quem não fizer isso fica para trás. Esse foi um dos motivos para eu me obrigar a lutar para equilibrar um pouco essa minha característica. Algumas táticas e mudanças de comportamento me ajudaram nesse processo, e são elas que quero dividir com vocês:

1) Faça aulas de teatro
Alguns anos atrás era comum colocar as crianças em escolas de teatro para ajudá-las a lutar contra a timidez. Eu fui uma dessas crianças, entrei numa escola com 11 anos, fiz teatro durante um ano e posso dizer que foi a coisa mais importante e eficaz para melhorar meu comportamento e a forma como me sentia. O teatro causou uma grande mudança positiva na minha vida, acredito que hoje eu seria bem diferente se não o tivesse feito. Nas aulas não tinha desculpa esfarrapada ou moleza, todo mundo tinha que subir no palco e interpretar. Eu era absurdamente horrível e passei muita vergonha, mas também me diverti, melhorei minha consciência corporal e enfrentei meus medos. Com certeza, fazer aulas de teatro por um tempo é uma das melhores maneiras de diminuir a timidez.

2) Faça um curso em grupo
Se só de imaginar-se em cima de um palco você já pensa em se esconder debaixo da cama, tudo bem, há alternativas. Procure uma atividade em que você precise interagir com outras pessoas e que seja feita em turma. Pode ser um curso de idioma, dança de salão, maquiagem, xadrez, vôlei, futebol ou o que quiser, só não vale fazer aula particular! O ideal é que você tenha que falar com pessoas diferentes, que estão ali para aprender o mesmo que você. Assim você terá duas opções: se comunicar ou sair correndo. No começo pode ser difícil mas é uma barreira que, quanto mais vezes você enfrentar, mais fácil se tornará passar por esse tipo de situação.

3) Sorria!
Pessoas tímidas costumam estar sempre sérias e passam a impressão de serem antipáticas ou não quererem fazer amizade, mas, no fundo, não se sentem exatamente assim. Sorrir é mais fácil do que puxar conversa e faz você se mostrar aberto a amizades, então preste atenção à sua expressão facial quando estiver próximo a alguém. É uma pequena atitude para você dar o primeiro passo num contato social sem se sentir tão acanhado. E não é tão difícil. Tente!

4) Aumente o tom da sua voz
Quanto mais baixo você falar, pior. Além de demonstrar sua insegurança (e você sabe que está demonstrando, o que te deixa mais inibido ainda), corre o risco da pessoa que está te ouvindo dizer bem alto “QUÊ? FALA ALTO, NÃO TO TE ESCUTANDO” e você se sentir mais envergonhado ainda. Claro que é uma enorme falta de tato do outro fazer isso, mas se algum dia já te disseram que você fala baixinho, procure fazer um esforço para começar a falar um pouco mais alto. Você vai perceber que um tom mais adequado de voz faz você se impôr e se sentir mais seguro ao falar.

5) Cuide-se
Baixa autoestima é um dos principais problemas que afetam os tímidos e, para alguns, é a principal causa da timidez. Se você não está contente com a sua aparência, talvez trabalhar nisso seja o caminho. A solução pode ser ganhar ou perder peso, fazer um tratamento de pele, cuidar melhor do cabelo ou descobrir qual seu estilo. Tire da cabeça a ideia de que tudo isso é futilidade. Confiança é uma qualidade importante para o seu bem-estar e felicidade e não é preciso se tornar escravo da beleza e da moda para conquistá-la, basta dedicar um pouco do seu tempo a si mesmo. Te fará muito bem, pode acreditar.

6) Aceite elogios
Prometa que, daqui pra frente, você nunca mais vai contrariar quem te fizer um elogio. Nada de “imagina, eu sou feio/tenho tal defeito” ou “mas o fulano é bem melhor que eu”. Resista ao impulso de se depreciar, como se estivesse se desculpando por ter defeitos, quando alguém disser algo bom sobre você. A menos que venha de um puxa saco de carteirinha, você não tem motivos para não acreditar que a pessoa está sendo sincera.

7) Faça amigos com os mesmos interesses
Interesses em comum aproximam as pessoas rapidamente e logo você estará solto o suficiente para falar, fazer piadas e rir. E não precisa necessariamente fazer amizade com pessoas extrovertidas, o importante é que se sinta bem ao falar com elas. Se for alguém tagarela então, melhor ainda, assim você não corre o risco de passar por um momento de silêncio constrangedor (mas não precisa pirar se isso acontecer, é normal!). Sem contar que uma pessoa que gosta das mesmas coisas que você pode te apresentar a várias outras que também têm os mesmos gostos e ficará muito mais fácil ampliar seu círculo de amizades.

8) Aprenda a aceitar a rejeição
Há pessoas de tudo quanto é jeito no mundo, só não existe ainda alguém que não tenha defeitos. Então, acredite, todo mundo já foi rejeitado algum dia. Os bonitos, os feios, os tímidos, os extrovertidos, os inteligentes, os bem vestidos, os nerds, os descolados… Todos, sem exceção, sabem qual é a sensação de não serem aceitos, porque já passaram por isso pelo menos uma vez na vida. É bom você saber disso para aprender a dar menos importância a quem não gosta do seu jeito ou da sua personalidade. Se decidir guiar sua vida e mudar suas características de acordo com o que cada um espera de você, vai viver para agradar os outros e nunca conseguirá agradar a si mesmo.

9) Pare de roer as unhas
Além de deixar suas mãos horríveis (e fazer você sentir vergonha delas), roer as unhas é um hábito típico de pessoas inseguras. Pessoas tímidas levam a mão à boca em momentos em que não sabem o que fazer com elas e como gesticular. É também uma maneira de “se esconder” e descontar o nervosismo. Perder essa mania fará você se mostrar menos inseguro aos outros, e saber esconder a insegurança é também uma maneira de diminuí-la.

10) Tenha postura
Em primeiro lugar: levante a cabeça! Você não vai encontrar nada de interessante no chão, então olhe pra frente, endireite a coluna e pare de arrastar os pés. A postura é o principal sinal de linguagem corporal que denuncia se você se sente seguro de si mesmo. O simples fato de andar ereto, e não totalmente curvado, aumenta (muito!) sua confiança.

Quero deixar claro: Não há nada de errado em ser tímido se isso não te incomoda. Se você se sente bem e não tem vontade de mudar, não mude! As dicas são para mostrar a quem se sente incomodado de alguma forma com a timidez que há alternativas praticáveis para se sentir melhor, mais seguro e confiante. Antes de qualquer coisa, o importante é ser você mesmo e não tentar ser algo que não é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário