27 erros do ator inexperiente quando esta no palco
Autor:J.
Humberto Mello, melloh@bol.com.br
Coletania
de erros que eu sempre lutei contra durante o meu processo de formação de ator
e ainda uso muito nos meus cursos de teatro. Acho que vale a pena
compartilhar,,,
1- Tem medo intenso do palco O medo do palco é o medo do
julgamento. O ator tem medo de crítica, de se sentir ridículo, de esquecer suas
falas, etc. quando acontece com um ator treinado geralmente é o resultado de um
treinamento rígido e autoritário. Pode ser superado por uma compreensão
dinâmica das frases (suas intenções explicitas e implícitas), o
compartilhamento com a platéia. O ator precisa mostrar e não contar.
2- Não
sabe onde colocar as mãos A maioria dos atores imaturos pensam que tem
apenas a boca e as mãos. Quando os alunos aprendem a encenar com o corpo todo
(fiscalizar sempre) o problema de onde colocar as mãos desaparece. Na
realidade, nunca surgirá depois que os atores compreenderem a idéia do ponto de
concentração, pois terão sempre um foco definido e objetivo, enquanto estiverem
no palco.
3- Tem movimento de cena
desajeitado -
balança-se de lá pra cá no palco sem objetivo. O movimento de cena desajeitado
é geralmente o resultado de direção de cena imposta ou do ato dele ficar
tentando lembrar das suas marcas de cena. Quando o ator está fazendo esforço
para recordar, em vez de permitir que o movimento surja da realidade da cena,
sua movimentação será fatalmente desajeitada. Qualquer exercício de
envolvimento com objetos, ajudará neste ponto.
4- Necessita sentar-se no palco O ator imaturo sente a
necessidade de sentar-se no palco ou balançar de um pé para o outro, por que
está tentando se esconder da platéia. Ele não tem "foco" e, portanto,
está sem motivação para permanecer aonde se encontra.
5- Lê rigidamente e mecanicamente
as falas; esquece falas A leitura mecânica resulta na não criação da realidade. A recitação da
palavra torna-se mais importante para o ator do que a compreensão do seu
significado e do seu relacionamento. Elas permanecem meras
"palavras", em lugar de transformar-se em "diálogo".
6- Sua expressão é pobre; apressa
e atropela a sua fala A
expressão pobre e a fala apressada geralmente são resultantes da falta de
compreensão por parte do ator, de que a platéia é um elemento integral do
teatro. A expressão pobre tem a mesma origem que a leitura mecânica. No caso de
haver um defeito físico real na fala do ator, serão necessários exercícios
terapêuticos.
7- Geralmente repete a fala que
leu erradamente Falas
lidas erradas e depois repetidas palavras por palavras são exemplo de
memorização mecânica, que massacra definitivamente a espontaneidade. O
treinamento mecânico (decoração) é também a causa de muitas outras qualidades
amadorísticas. A capacidade para enfrentar uma crise no palco deve tornar-se
uma segunda natureza, mesmo para o ator mais jovem. Por meio de treinamento ele
pode aprender a improvisar e solucionar qualquer problema que surja.
8- Repete
de voz baixa as palavras de seus colegas enquanto estão sendo pronunciadas A
memorização prematura leva o ator a soçobrar a palavra do outro. Isso ocorre
quando se permite que atores imaturos memorizem o texto antes de algumas
leituras coletivas para se definir as intenções das falas.
9- Não
cria movimentação de cena A capacidade para criar atividades e movimentação de
cena e marcação interessante só pode surgir da compreensão e do relacionamento
em grupo.
10- Não tem o sentido do tempo (timing) O sentido de tempo
teatral pode ser ensinado. O tempo é o reconhecimento do outro dentro da
realidade teatral.
11- Perde “deixas”; é insensível ao ritmo A falha
em sentir os ritmos (assim como o tempo) acontece quando um ator é insensível a
platéia e aos colegas atores.
12- Veste seu figurino de forma
desajeitada; sua
maquiagem tem aparência grosseira Prefiro não comentar...
13- Emociona-se com suas falas em lugar de falar com os
colegas atores Sem comentários...
14- É exibicionista, se sente o melhor em cena Sem
comentários... senão eu vou ser deselegante né.
15- Não tem sensibilidade para a
caracterização, o
diretor tem que entregar tudo pronto pra ele. Todos temos sensibilidade natural
para criar caracterização em graus variados, basta experimentar, soltar a
criatividade. A direção corrige isso com laboratórios com o elenco.
16- Quebra a cena , atrapalhando os outros atores
e a direção. Quando os atores "quebram" ou saem do personagem em
cena, eles perdem a visão dos relacionamentos internos da peça e também do seu
ponto de concentração.
17- Tem medo de tocar os outros Isso significa resistência e
medo de envolvimento.Os exercícios de contato podem ajudar muito nesse caso.
18- Não projeta sua voz ou suas
emoções, fala pra dentro A projeção inadequada é
causada pelo medo ou pela negligência em relação à platéia. Imaginemos que
sempre há uma velhinha surda na ultima fila do teatro. Ela pagou ingresso e
merece ouvir tudo.
19- Não sabe aceitar direção,
sempre se justifica quando corrigido ou orientado. A incapacidade para aceitar
direção muitas vezes se origina em falta de objetividade ou comunicação inadequada
entre o ator e o diretor. O ator pode não estar ainda livre o suficiente para
assumir a sua responsabilidade diante do grupo.
20- Tem relacionamento supérfluo
com os outros atores ou a peça, não se aprofunda O ator que tem pouco ou nenhum
relacionamento com os atores colegas e com a peça, ainda está no estágio
elementar do treinamento teatral. A realização de jogos e a utilização de todos
os exercícios de atuação que se referem ao envolvimento em grupo devem auxiliar
aqui.
21- É dependente da mobília e dos
adereços Quando o
ator se move com excitação no palco, arrastando-se de uma cadeira para outra,
ou movimentando-se sem objetivo pelo palco, ele está demonstrando medo de ficar
exposto a platéia. Este é problema central dos atores imaturos. Dar com maior
freqüência exercícios de interação grupal e compartilhar com a platéia será de
grande utilidade.
22- Torna-se sua própria platéia Quando os atores saem do jogo e
tornam-se a platéia de si mesmo, eles estão procurando aprovação. O seu ponto
de concentração recai sobre eles mesmos.
23- Nunca ouve os outros atores A incapacidade para ouvir outros
atores é um problema vital. Significa que a meada dos relacionamentos de palco
foi rompida ou nunca foi compreendida.
24- Não tem relacionamento com a
platéia A
resposta da platéia vem para o ator amadurecido. Esteja consciente que a frase:
"compartilhe com a platéia" é o primeiro passo e o mais importante de
todos.
25- É ignorante em relação ao seu próprio corpo,
descuidando assim de sua voz e habilidades corporais, nao se aprimora. O ator
que arrasta tudo para dentro do seu ambiente imediato faz com que o seu
universo possua proporções em miniatura. Exercícios de tato irão melhorar o
medo de olhar os outros.
26- Baixa os olhos (não olha para os colegas) Muitos
atores principiantes não possuem o hábito de cuidar do seu corpo. Esse descuido
acarreta sérios problemas físicos, e isso o ajudará a sair prejudicado em seus
espetáculos, pois o corpo perfeitamente capacitado (incluindo voz e adereços) é
a arma essencial para a realização de um bom espetáculo. Para se possuir uma
máquina humana perfeita é sempre bom fazer exercícios de alongamentos e cuidar
de seus sentidos em qualquer lugar que se vá.
27- O “estrelismo” O "estrelismo" é uma
manifestação do próprio ator, essa manifestação deve ser bem distinta do
exibicionismo. O exibicionismo não passa de uma fase que muitos atores imaturos
possuem. O estrelismo é uma fase avançada do exibicionismo, ou seja, os atores
que não são preparados desde cedo pensam que todo vínculo teatral gira ao seu
redor, estando totalmente enganado. Isso porque um grupo não depende apenas de
uma pessoa. Exercícios de interação social ou trabalhos psicológicos
específicos pode diminuir ou acabar com um mal tão fatal que ocasiona intriga e
falecimento dos grupos.
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