Como Ser Eficiente
autor: Tilibra
Hoje,
ser eficiente é fundamental. No trabalho, na escola e no lar, devemos sempre
procurar alcançar a máxima eficiência. Para ajudar você a ser mais eficiente ainda,
a Tilibra pediu para a Timing Desenvolvimento Organizacional, empresa de
consultoria especializada em Administração e Planejamento Empresarial, preparar
algumas dicas. A Tilibra oferece essas dicas para você, esperando que de alguma
forma, elas possam lhe ser úteis.
Organização
pessoal começa com a mesa limpa
Um dos problemas
mais comuns que sempre afetam a eficiência de uma pessoa é sem dúvida a
organização - ou melhor, a desorganização - de sua mesa de trabalho, cujo
sintoma mais evidente é o excesso de papéis e pastas esperando pela sua atenção
e ação. A mesa atulhada é uma das grandes causadoras de perda de tempo nos
escritórios. As pessoas perdem tempo procurando papéis, revistando arquivos e
pastas, manuseando centenas de vezes os mesmos papéis na busca de um documento
perdido. Além da perda de tempo causada pela distração visual de ter papéis não
necessários na mesa e de uma sensação de peso, de desespero, de trabalho
infindável que a mesa atulhada muitas vezes acarreta. Algumas pessoas, erroneamente,
interpretam a mesa cheia de papéis como um símbolo da importância e da
indispensabilidade de seus cargos. No entanto, elas devem lembrar-se que a mesa
atulhada também pode indicar desorganização pessoal, indecisão, procrastinação,
insegurança, prioridades confusas e incapacidade de terminar as tarefas dentro
dos prazos.
Trabalhe
em apenas um projeto de cada vez
Uma das regras
da boa organização profissional diz que sempre devemos enxergar o topo de uma
mesa. Como você só pode trabalhar em um só projeto a um só tempo, todo o
restante da papelada deve ser posto de lado e facilmente recuperável quando
você precisar dele. Quando se tem várias tarefas a cumprir ao mesmo tempo,
facilmente podemos ser distraídos, acabando por perder nossa concentração. Para
ser realmente eficaz em sua mesa de trabalho, crie o hábito de mantê-la sempre
limpa. E trabalhe em apenas um projeto de cada vez.
Como
ordenar o fluxo de papéis que chegam diariamente até sua mesa
- Ter um bom lugar - e
apenas um bom lugar para tudo que você possa pensar em querer reter.
- Manter tudo no seu
lugar, exceto nos momentos em que você tem necessidade de trabalhar com
eles.
- Despachar toda a
papelada que puder imediatamente. Lembre-se que 80% das tarefas que chegam
até você pode ser executado na mesma hora.
- Não pôr de lado nenhum
item antes de uma ação inicial - senão de solução, pelo menos de um
encaminhamento para solução.
Lista de
Tarefas
Um instrumento
útil para sua organização é fazer uso de um caderno onde você registra tudo o
que precisa fazer e/ou lembrar e a data alvo ou o prazo para sua realização.
Este Caderno de Lista de Tarefas deve ser manuseado diariamente, pois é com ele
que você planeja seu dia e sua semana. Tudo que lhe vier à cabeça, para fazer
ou lembrar, registre nesse caderno. Você se surpreenderá com a melhoria obtida
em sua organização pessoal.
O Lixo
Não há lugar
melhor para você colocar uma boa parte dos papéis que chegam diariamente até
sua mesa do que o lixo. Não tenha medo de jogar nele, memorandos internos,
avisos de datas de reuniões (anote primeiro na agenda e jogue depois),
circulares, cópias de cartas para simples informações, folhetos, etc. Enfim,
use o lixo para tudo o que você já tomou conhecimento e sabe que não precisa
mais recuperar. Com esta prática você estará esvaziando sua mesa de coisas
inúteis e preparando o terreno para trabalhar mais organizadamente e com mais
clareza de idéias.
Faça
agora. Não deixe para depois.
Todos nós, com
maior ou menor intensidade, tendemos a adiar nossas tarefas e ações, deixando
tudo para depois. Essa tendência à procrastinação, quase sempre tem um custo
alto, pois só nos cria mais trabalho, mais problemas, mais preocupações e
crises. A procrastinação é um dos maiores desperdiçadores de tempo que existe,
e a sua solução exige entendimento das causas, avaliação de suas conseqüências
e constante disciplina para enfrentá-la.
A
procrastinação impede o sucesso
A mudança na sua
propensão de "faço isso depois" para "faço isso agora"
requer uma ação positiva. As coisas não acontecem por si só. Elas acontecem
porque as pessoas fazem com que elas aconteçam. Faça as coisas diferentemente.
Responda sua correspondência ao abrí-la. Nunca deixe para responder mais tarde.
Quando você disser a si mesmo: "Eu preciso fazer algo sobre isto",
faça-o na hora, não depois. Programe coisas, trabalhe e viva de acordo com sua
programação. Crie o hábito de fazer as coisas mais importantes primeiro.
Procrastinação é um problema psicológico, e uma vitória sobre ela é uma vitória
essencialmente psicológica. Aceite a idéia de que você muitas vezes é um
procrastinador. A coisa mais valiosa que você pode fazer quando procrastina é
admitir este fato. Continuando a negá-lo ou racionalizá-lo você apenas irá
retardar suas condições de superá-lo. O sucesso deriva de fazer as coisas
realmente importantes que levam a resultados. Contudo essas coisas importantes
é que usualmente são o foco da nossa procrastinação. Raramente adiamos as
coisas não importantes. Se nós aprendermos a transferir nossa procrastinação
das coisas importantes para as coisas não importantes, nosso problema terá
grandes chances de desaparecer. Procrastinação é também fazer atividades de
baixa prioridade ao invés de fazer atividades de alta prioridade.
Algumas
dicas para você resolver o problema da procrastinação
- Estabeleça prazos de
início e conclusão.
Sempre que você tiver pela frente uma tarefa desagradável, dê um prazo para começar. A pressão dos prazos, mesmo os auto-impostos, pode ser suficiente para criar uma ação de sua parte. - Faça o desdobramento das
tarefas.
Muitas vezes uma tarefa difícil pode ser desdobrada em tarefas menores e portanto mais fáceis de serem atacadas. Desdobre a tarefa em sub-tarefas e comece a trabalhar nelas. - Não espere a inspiração
chegar. Vá atrás dela.
Em muitos casos uma tarefa difícil é adiada porque exige de sua parte um pensamento criativo, que no momento não está surgindo. Mas lembre-se que inspiração é 90% de transpiração. Portanto comece já, não espere. - Procure saber tudo
sobre a tarefa.
O fato de você não estar animado no momento pode decorrer de uma falta de motivação ou desinteresse. A não familiaridade geralmente gera a falta de interesse. Quanto mais você sabe, mais tende a se envolver e a se entusiasmar. Procure obter mais informações, e envolver-se mais com o problema. - Descubra as causas de
sua indecisão.
Se você está indeciso procure saber porque você não quer se definir. A indecisão ocorre quando as pessoas tem um forte desejo de acertar, um desejo de evitar erros. Existe um tempo para deliberar e um tempo para agir. O tempo para decidir é quando a informação adicional irá acrescentar muito pouco à qualidade de sua decisão. Faça o máximo de esforço para obter a melhor informação possível dentro do tempo que você dispõe. Então tome a decisão e vá em frente. Acima de tudo, não fique atormentando-se com a decisão tomada. E, principalmente, não a refaça. - Evite o perfeccionismo.
Não seja 100% perfeito. Contente-se em ser 90% ou até 80% perfeito. Lembre-se que o ótimo é inimigo do bom. É melhor ter cinco "bons", do que um "ótimo". Pense em tudo isso e comece a agir agora.
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