Aceito sugestões e novo material....
Vamos ver um pouco de; Voz
Voz
PONTOS BÁSICOS A SEREM TRABALHADOS NO APRIMORAMENTO DA VOZ
SAÚDE VOCAL (Cuidados com a voz)
Ø
Bocejar é um excelente exercício para as cordas
vocais
Ø
O gargarejo é ótimo para a garganta, já que o
movimento limpa a voz.
Ø
Cantar com a boca fechada é um ótimo exercício
de ressonância.
Ø
Procure falar sempre com uma postura correta.
Mantenha o tronco ereto
Ø
Não fale muito alto de manhã. Deixe a voz
acordar com voce.
Ø
Evite falar em lugares muito barulhentos,
competindo com o som alto.
Ø
Quem fala demais deve dar um descanso para a
voz.
Ø
Ar condicionado e cigarros são péssimos para a
voz, principalmente juntos.
Ø
Tomar líquidos muito frios ou muito quentes
provoca choque térmico e prejudica p aparelho fonador.
Ø
Beber bastante água em temperatura ambiente para
hidratar as cordas vocais.
Ø
Evitar mudanças bruscas de temperatura, pois
favorecem inflamações.
Ø
Alimentos leves, verduras e frutas bem
mastigados (maçã) relaxam a musculatura facial, melhorando a dicção.
Ø
O uso de anestésicos locais, mascaram a dor do
esforço vocal, prejudicando a mucosa.
Ø
Sorrir relaxa toda a musculatura utilizada para
a produção da voz.
Ø
O bom sono é essencial.
Como é a sua voz
Sua voz ao telefone ou numa conversa frente a frente
deve ser um ponto forte em todas as ocasiões e circunstâncias. São importantes
as impressões que você produz sobre as pessoas. Em encontros face a face, a
enunciação medíocre pode muitas vezes ser compensada por um sorriso cativante
ou uma personalidade calorosa.
Ao telefone, sua voz é tudo de que você dispõe para
refletir sua personalidade. Antes de discar para o cliente sorria e continue
sorrindo
Vejamos algumas qualidades
da boa voz que podem ajudá-lo na conversa com o cliente, seja pessoalmente,
seja ao telefone.
Atenção -
Dê a impressão de que está inteiramente acordado, atento e interessado no
interlocutor.
Afabilidade
- Construa uma agradável imagem da firma que você representa, usando uma
"voz com um sorriso" A urbanidade é contagiosa.
Naturalidade - Use linguagem simples e direta. Evite a repetição de palavras ou
frases pouco conhecidas em especial, evite gíria, jargão, termos técnicos que
talvez não sejam compreendidos.
Clareza:
Fale clara e distintamente. Abra a boca para que o som possa sair. Mova
livremente os lábios, a língua e a mandíbula.
Expressividade - A voz bem modulada transmite melhor. Use tom normal,
nem muito alto nem muito baixo. Fale a uma velocidade moderada, nem muito
rápida nem muito lentamente. Varie tom da voz. Isso destacará o significado de
frases e emprestará a vitalidade ao que você diz. A voz informa se você está ou
não pensando.
Sinceridade - De a impressão de que acredita no que diz e sabe do que está falando.
Sua abordagem deve ser confiável, cheia de fatos e honestidade. Quando for
falar com um cliente, prepare-se para a conversa com as informações pertinentes
que interessem a ele. Nada pode ser mais prejudicial ao relacionamento com o
cliente do que declarações excêntricas sem ligação com a realidade. E nada mais
eficaz do que argumentos de venda bem planejados, destacando os benefícios,
cuidadosamente personalizados, que terá a pessoa com quem você conversa.
A voz
A primeira manifestação de voz na História da
Humanidade, acha-se na Bíblia, no capítulo do Gênesis. Deus disse: Faça-se a
luz e a luz foi feita. É a tradição dando ênfase a comunicação oral e não a um
pensamento ou a um gesto.
O homem pré-histórico
já se expresava por sons e gesto. Com o
desenvolvimento da sua inteligência, o homem descobriu que os sons que emitia
inconscientemente num esforço, na luta ou na dor, serviriam para exteriorizar
seus sentimentos, assim foram constituídas as primeiras sílabas da linguagem
onomatopaica com que imita outros animais e ruídos da natureza.
Respiração
O primeiro cuidado que se deve tomar para que a voz adquira
a qualidade desejada é respirar corretamente.
Sua
função vital é um ato reflexo e inconsciente, é a base fundamental da palavra ,
pois o som vocal depende de uma força motora que é o ar expelido pelo pulmões.
O gesto
respiratório compreende dois tempos: inspiração e a expiração. Inspiração
- o tórax se dilata e o ar penetra nos pulmões. Na expiração o ar é
expelido por um movimento inverso
A
inspiração deve ser rápida, silenciosa e invisível, a expiiração suave e
prolongada.
Tipos de Respiração
Respiração Abdominal - (baixa) – não é
a apropriada em função de que comprime as vísceras abdominais, impelindo o
ventre para frente. Nas mulheres exerce forte pressão sobre órgão genitais,
sendo a causa de muitas disodias.
Respiração clavicular – (alta) também é condenada, pois sendo os pulmões mais
estreitos nas ápices, a provisão de ar é insuficiente, visível, fatigante, além
de provocar o congestionamento das veias do pescoço.
Respiração diafragmática – (média) é a mais indicada que melhor regula a fonação,
porque proporciona maior provisão de ar com menor esforço.
Exercícios respiratórios exagerados, não são
aconselháveis pois podem levar a uma
fadiga cardíaca. O importante é saber dominar a expiração.
Lembre-se que a mais longa frase musical já registrada
é de 18 segundos, logo não é preciso exageros.
A inspiração por via nasal é mais aconselhada porque o
ar é filtrado, aquecido e umedecido. Entretanto durante o canto ou mesmo a
palavra, a respiração pode ser buconasal, pois os tempos necessários para as
pausas nem sempre permitem uma inspiração exclusivamente por via nasal.
Diafragma
O diafragma é um grande músculo transversal que tem a
forma abóbada e que separa a cavidade torácica da cavidade abdominalol. É
constituído de fibras musculares que se fixam na base da caixa torácica.
A Importância da fonoaudióloga
Para que o
operador tenha uma comunicação eficaz, é necessário também fazer uso da
fonoaudióloga, que não sã previne e trata dos distúrbios da comunicação oral e
escrita, como também trabalha em direção a um "optimum" em linguagem,
fala e voz.
Detectamos que sem
o necessário preparo específico, algumas pessoas sobrecarregam o aparelho
fonador, adquirindo problemas de voz e, muitas vezes, alterações na respiração
e outros. Isto pode ser evitado através de medidas extremamente simples.
Notamos grande carência de informação e
de serviços preventivos nesta área de trabalho que cresce dia a dia em
importância e eficiência.
O que é
preciso para cuidar bem da voz e da audição
Ø Embasamento
teórico e prático para a auto-avaliação da voz, fala, linguagem, respiração e
pontos de tensão.
Ø Prevenção dos problemas vocais: disfonia - alteração
da voz, como rouquidão e calos nas cordas vocais, cansaço ao falar etc.
Ø Aprimoramento
e manutenção da qualidade vocal através de técnicas específicas.
Prevenção dos problemas auditivos.
Ambiente de trabalho
Levantamento de dados e sugestões feitas pelos
operadores e consultores de ergonomia para tornar o ambiente de trabalho o mais
adequado possível, prevenindo, combatendo ou minimizando o stress auditivo e
vocal.
Como se estabelece a comunicação
A mensagem guardada no cérebro do emissor chega ao
receptor através de um código fonético que será transmitido através da voz.
O receptor ouve a
mensagem e tenta decodifica-la. Ao fazê-lo, envia uma resposta. Desta forma se
estabelece a comunicação.
A
mensagem que queremos enviar encontra-se em nosso cérebro em forma de palavras,
imagens, cheiros, sabores e faz parte do nosso pensamento, de nossa linguagem
interior especificamente da fala. Os sons desta, articulados pelos lábios,
língua, dentes etc., se organizam formando palavras e frases.
Para
que a fala seja ouvida, utilizamo-nos da voz, que é produzida pelas cordas
vocais.
Quando
enviamos uma mensagem face a face, todo o nosso corpo conversa, pois
utilizamos: gestos e mímicas expressões faciais, desenho e escrita. Até nossa
aparência física, tipo de vestimenta e vocabulário escolhido comunicam algo,
aumentando a probabilidade de nossa mensagem ser recebida mesmo que:
- a
voz seja rouca ou baixa;
- a
dicção seja falha, não conseguindo pronunciar determinados sons;
- a
fala seja rápida demais ou telegráfica (faltando elementos);
- a
fala e a linguagem tenham se perdido (lesão cerebral), ficando apenas sons e
gestos etc.
Mas ao telefone nosso único recurso é a fala.
PRIMEIRO EXERCÍCIO
Entrada (inspiração ) - saida (
expiração)
Entrada rápida - saída rápida
Entrada lenta - saída lenta
Entrada lenta - saída rápida
Entrada rápida - saída lenta
SEGUNDO EXERCÍCIO
Entrada rápida - retenção - saída rápida
Entrada lenta - retenção - saída lenta
Entrada lenta - retenção - saída rápida
Entrada rápida - retenção - saída lenta
TERCEIRO EXERCÍCIO
Inspirar-contar 1,2,3,
Segurar - contar 1, 2, 3,
Expirar-contar 1,2,3,
Pausa - contar 1, 2, 3,
QUARTO
EXERCÍCIO
Ø
Oxigenação: Visualizar uma vela ao longe e
soprar lentamente.
Ø
Cheirar a flor e soprar a vela
Relaxamento
Uma boa voz é impossível com tensão no
aparelho fonador.
O relaxamento é realizado com os músculos e com
a mente, visando o
equilíbrio e a harmonia psicossomáticos.
PRIMEIRO EXERCÍCIO
Contração de todo o corpo
Pequena pausa
Relaxação
SEGUNDO EXERCÍCIO
Movimento pendular dos braços.
Bem relaxados.
TERCEIRO EXERCÍCIO
Relaxar o pescoço bem devagar (
cabeça/mental)
Relaxar o peito abrindo os braços,
acompanhando o enchimento dos
pulmões.
(coração/emoções)
Relaxar os quadris, com rotações lentas
( quadril/instintivo)
A intensidade
é que diferencia a voz forte da voz fraca.
E o volume. Varia de acordo com o estado
emocional da pessoa.
PRIMEIRO EXERCÍCIO
Paula! Paula! vem cá.
Atenção !
Atenção! contagem regressiva!
10,9,8,7,6,5,4,3,2,1, Fogo
alô alô
estou falando ... telefonista
Alô alô
telefonista, telefonista
Alôooo
Ei, você
aí. espere.... Eu quero falar com você. Ei! Ei! vemcá.
RITMO (fluência)
O ritmo é
a musicalidade da fala, é a colocação mais ou menos prolongada das vogais, a
pronúncia correta das palavras.
PRIMEIRO EXERCÍCIO
A, E, 1, O,
U, Ma, Me, Mi, Mo, Um
A, O, E,
U, 1, Fa, Fo, Fu, Fi, Fa, Fo, Fu, Fi
Alp. Olp, Ulp, Ilp; Alp, Olp, Ulp, Ilp
F/V B/P G/C D/T
Art, Ort, Urt, Irt, Irt, Urt, Ort,
Art
ARTICULAÇÃO
A
articulação consiste na reprodução adequada dos distintos fonemas pertinentes a
cada idioma. A clareza de expressão oral é dada pela articulação correta das
palavras, das sílabas e dos sons que a compõem.
PRIMEIRO EXERCÍCIO
Trava-linguas
O pente do
padre Pedro é preto
lara
amarra a arara, a rara arara de Araraquara
Um tigre,
dois tigres, três tigres tristes
O rato
roeu a roupa roxa do rei de Roma
Creio que
é feio o bloqueio do meio alheio.
Os pregos
pretos nos pratos prontos
Um papo de
pata dentro de um prato de prata
Toco
preto, porco crespo
O prato de
prata premiado é precioso e sem preço
MELODIA VERBAL
Para
enriquecer o que se diz é preciso melhorar a música da palavra.
PRIMEIRO EXERCÍCIO
Nesta rua,
nesta rua, tem um bosque ( cantando)
Que se
chama, que se chama solidão ( falando)
Dentro
dele, dentro dele mora um anjo ( cantando)
Que
roubou, que roubou, meu coração ( falando)
Se eu
roubei, se eu roubei, seu coração ( cantando)
Tu
roubastes, tu roubastes o meu também ( falando)
Se eu
roubei, se eu roubei, seu coração( cantando)
É porque,
é porque te quero bem( falando)
EXPRESSIVIDADE
Dependendo
da ênfase, uma palavra ou outra de uma frase, pode lhe conferir valores
diferentes.
PRIMEIRO EXERCÍCIO
- Eu nao
entendo; passei toda a manhã à sua procura.
- EU não
entendo; passei toda a manhã à sua procura!
- Eu NÃO
ENTENDO; passei toda a manhã à sua procura!
- Eu não
entendo; PASSEI TODA A MANHÃ à sua procura!
- Eu não
entendo, passei toda a manhã À SUA PROCURA!
EMOTIVIDADE
Se a voz
reflete com nitidez o que se passa no interior de quem fala, devemos cuidar de
nossas emoções nos diálogos telefônicos.
PRIMEIRO EXERCÍCIO
Ponha cor
em suas palavras.
Frio Morno
Gelado Abafado
Calmo Tempestuoso
Trovão Calafrios
Ensopado Bravo
Feliz Raivoso
Alegre Triste
Nervoso Sorriso
amarelo
Chorando Rindo
Gritando Carrancudo
Áspero Fluir
Macio Sussurrar
Crocante Duro
Delicado Molinho
SEGUNDO EXERCICIO
Prestar
uma informação ao cliente interpretando diferentes emoções.
Insegurança,
raiva, medo, pressa, cansaço alegria, etc.
TERCEIRO EXERCÍCIO
Cumprimentando-se
com números.
QUARTO EXERCÍCIO
Locução de
rádio com voz normal
QUINTO EXERCÍCIO
Identificação com a voz
SEXTO EXERCÍCIO
Você está
me escutando?
SÉTIMO EXERCÍCIO
Transmissão
de mensagens através de símbolos.
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