sexta-feira, 1 de abril de 2016

Expressão Vocal

Pessoal - me perdoem se em alguns caos a c oisa não estiver muito organizada, sei que poderia melhorar em muito este material, mas também sei, que, hoje meu tempo é um pouco escasso, e entre enviar um material não cem por cento, e um não enviando a primeira opção ainda é a melhor.
Aceito sugestões e novo material....

Vamos ver um pouco de; Voz

 Voz
PONTOS BÁSICOS A SEREM TRABALHADOS NO APRIMORAMENTO DA VOZ

SAÚDE VOCAL (Cuidados com a voz)


Ø  Bocejar é um excelente exercício para as cordas vocais
Ø  O gargarejo é ótimo para a garganta, já que o movimento limpa a voz.
Ø  Cantar com a boca fechada é um ótimo exercício de ressonância.
Ø  Procure falar sempre com uma postura correta. Mantenha o tronco ereto
Ø  Não fale muito alto de manhã. Deixe a voz acordar com voce.
Ø  Evite falar em lugares muito barulhentos, competindo com o som alto.
Ø  Quem fala demais deve dar um descanso para a voz.
Ø  Ar condicionado e cigarros são péssimos para a voz, principalmente juntos.
Ø  Tomar líquidos muito frios ou muito quentes provoca choque térmico e prejudica p aparelho fonador.
Ø  Beber bastante água em temperatura ambiente para hidratar as cordas vocais.
Ø  Evitar mudanças bruscas de temperatura, pois favorecem inflamações.
Ø  Alimentos leves, verduras e frutas bem mastigados (maçã) relaxam a musculatura facial, melhorando a dicção.
Ø  O uso de anestésicos locais, mascaram a dor do esforço vocal, prejudicando a mucosa.
Ø  Sorrir relaxa toda a musculatura utilizada para a produção da voz.
Ø  O bom sono é essencial.

Como é a sua voz

Sua voz ao telefone ou numa conversa frente a frente deve ser um ponto forte em todas as ocasiões e circunstâncias. São importantes as impressões que você produz sobre as pessoas. Em encontros face a face, a enunciação medíocre pode muitas vezes ser compensada por um sorriso cativante ou uma personalidade calorosa.

Ao telefone, sua voz é tudo de que você dispõe para refletir sua personalidade. Antes de discar para o cliente sorria e continue sorrindo

Vejamos algumas qualidades da boa voz que podem ajudá-lo na conversa com o cliente, seja pessoalmente, seja ao telefone.

Atenção - Dê a impressão de que está inteiramente acordado, atento e interessado no interlocutor.

Afabilidade - Construa uma agradável imagem da firma que você representa, usando uma "voz com um sorriso" A urbanidade é contagiosa.

Naturalidade - Use linguagem simples e direta. Evite a repetição de palavras ou frases pouco conhecidas em especial, evite gíria, jargão, termos técnicos que talvez não sejam compreendidos.

Clareza: Fale clara e distintamente. Abra a boca para que o som possa sair. Mova livremente os lábios, a língua e a mandíbula.

Expressividade - A voz bem modulada transmite melhor. Use tom normal, nem muito alto nem muito baixo. Fale a uma velocidade moderada, nem muito rápida nem muito lentamente. Varie tom da voz. Isso destacará o significado de frases e emprestará a vitalidade ao que você diz. A voz informa se você está ou não pensando.

Sinceridade - De a impressão de que acredita no que diz e sabe do que está falando. Sua abordagem deve ser confiável, cheia de fatos e honestidade. Quando for falar com um cliente, prepare-se para a conversa com as informações pertinentes que interessem a ele. Nada pode ser mais prejudicial ao relacionamento com o cliente do que declarações excêntricas sem ligação com a realidade. E nada mais eficaz do que argumentos de venda bem planejados, destacando os benefícios, cuidadosamente personalizados, que terá a pessoa com quem você conversa.

A voz

A primeira manifestação de voz na História da Humanidade, acha-se na Bíblia, no capítulo do Gênesis. Deus disse: Faça-se a luz e a luz foi feita. É a tradição dando ênfase a comunicação oral e não a um pensamento ou a um gesto.

O homem pré-histórico já  se expresava por sons e gesto. Com o desenvolvimento da sua inteligência, o homem descobriu que os sons que emitia inconscientemente num esforço, na luta ou na dor, serviriam para exteriorizar seus sentimentos, assim foram constituídas as primeiras sílabas da linguagem onomatopaica com que imita outros animais e ruídos da natureza.


Respiração
O primeiro cuidado que se deve tomar para que a voz adquira a qualidade desejada é respirar corretamente.
Sua função vital é um ato reflexo e inconsciente, é a base fundamental da palavra , pois o som vocal depende de uma força motora que é o ar expelido pelo pulmões.
O gesto respiratório compreende dois tempos: inspiração e a expiração. Inspiração - o tórax se dilata e o ar penetra nos pulmões. Na expiração o ar é expelido por um movimento inverso

A inspiração deve ser rápida, silenciosa e invisível, a expiiração suave e prolongada.

Tipos de Respiração

Respiração Abdominal -  (baixa) – não é a apropriada em função de que comprime as vísceras abdominais, impelindo o ventre para frente. Nas mulheres exerce forte pressão sobre órgão genitais, sendo a causa de muitas disodias.

Respiração clavicular – (alta) também é condenada, pois sendo os pulmões mais estreitos nas ápices, a provisão de ar é insuficiente, visível, fatigante, além de provocar o congestionamento das veias do pescoço.

Respiração diafragmática – (média) é a mais indicada que melhor regula a fonação, porque proporciona maior provisão de ar com menor esforço.

Exercícios respiratórios exagerados, não são aconselháveis pois podem levar  a uma fadiga cardíaca. O importante é saber dominar a expiração.

Lembre-se que a mais longa frase musical já registrada é de 18 segundos, logo não é preciso exageros.

A inspiração por via nasal é mais aconselhada porque o ar é filtrado, aquecido e umedecido. Entretanto durante o canto ou mesmo a palavra, a respiração pode ser buconasal, pois os tempos necessários para as pausas nem sempre permitem uma inspiração exclusivamente por via nasal.

Diafragma

O diafragma é um grande músculo transversal que tem a forma abóbada e que separa a cavidade torácica da cavidade abdominalol. É constituído de fibras musculares que se fixam na base da caixa torácica.


A Importância da fonoaudióloga
Para que o operador tenha uma comunicação eficaz, é necessário também fazer uso da fonoaudióloga, que não sã previne e trata dos distúrbios da comunicação oral e escrita, como também trabalha em direção a um "optimum" em linguagem, fala e voz.

Detectamos que sem o necessário preparo específico, algumas pessoas sobrecarregam o aparelho fonador, adquirindo problemas de voz e, muitas vezes, alterações na respiração e outros. Isto pode ser evita­do através de medidas extremamente simples.
Notamos grande carência de informação e de ser­viços preventivos nesta área de trabalho que cresce dia a dia em importância e eficiência.
O que é preciso para cuidar bem da voz e da audição
Ø              Embasamento teórico e prático para a auto-avaliação da voz, fala, linguagem, respiração e pontos de tensão.
Ø  Prevenção dos problemas vocais: disfonia - alteração da voz, como rouquidão e calos nas cordas vocais, cansaço ao falar etc.
Ø              Aprimoramento e manutenção da qualidade vocal através de técnicas específicas.

Prevenção dos problemas auditivos.

Ambiente de trabalho

Levantamento de dados e sugestões feitas pelos operadores e consultores de ergonomia para tornar o ambiente de trabalho o mais adequado possível, prevenindo, combatendo ou minimizando o stress auditivo e vocal.


Como se estabelece a comunicação

A mensagem guardada no cérebro do emissor chega ao receptor através de um código fonético que será transmitido através da voz.

O receptor ouve a mensagem e tenta decodifica-la. Ao fazê-lo, envia uma resposta. Desta forma se estabelece a comunicação.

A mensagem que queremos enviar encontra-se em nosso cérebro em forma de palavras, imagens, cheiros, sabores e faz parte do nosso pensamento, de nos­sa linguagem interior especificamente da fala. Os sons desta, articulados pelos lábios, língua, dentes etc., se organizam formando palavras e frases.

Para que a fala seja ouvida, utilizamo-nos da voz, que é produzida pelas cordas vocais.

Quando enviamos uma mensagem face a face, todo o nosso corpo conversa, pois utilizamos: gestos e mímicas expressões faciais, desenho e escrita. Até nossa aparência física, tipo de vestimenta e vocabulário escolhido comunicam algo, aumentando a probabilidade de nossa mensagem ser recebida mesmo que:
-      a voz seja rouca ou baixa;

-      a dicção seja falha, não conseguindo pronunciar determinados sons;

-      a fala seja rápida demais ou telegráfica (faltando elementos);

-      a fala e a linguagem tenham se perdido (lesão cerebral), ficando apenas sons e gestos etc.


Mas ao telefone nosso único recurso é a fala.


  
PRIMEIRO EXERCÍCIO

Entrada (inspiração ) - saida ( expiração)

Entrada rápida - saída rápida
Entrada lenta - saída lenta
Entrada lenta - saída rápida
Entrada rápida - saída lenta


SEGUNDO EXERCÍCIO

Entrada rápida - retenção - saída rápida
Entrada lenta - retenção - saída lenta
Entrada lenta - retenção - saída rápida
Entrada rápida - retenção - saída lenta


TERCEIRO EXERCÍCIO

Inspirar-contar 1,2,3,
Segurar - contar 1, 2, 3,
Expirar-contar 1,2,3,
Pausa - contar 1, 2, 3,


QUARTO EXERCÍCIO

Ø  Oxigenação: Visualizar uma vela ao longe e soprar lentamente.

Ø  Cheirar a flor e soprar a vela

Relaxamento

Uma boa voz é impossível com tensão no aparelho fonador.
O   relaxamento é realizado com os músculos e com a mente, visando o
equilíbrio e a harmonia psicossomáticos.


PRIMEIRO EXERCÍCIO

Contração de todo o corpo
Pequena pausa
Relaxação


SEGUNDO EXERCÍCIO

Movimento pendular dos braços.
Bem relaxados.
  

TERCEIRO EXERCÍCIO

Relaxar o pescoço bem devagar ( cabeça/mental)
Relaxar o peito abrindo os braços, acompanhando o enchimento dos
pulmões.

(coração/emoções)

Relaxar os quadris, com rotações lentas ( quadril/instintivo)


 DINÂMICA VOCAL - intensidade, potência da voz
A intensidade é que diferencia a voz forte da voz fraca.
 E o volume. Varia de acordo com o estado emocional da pessoa.
PRIMEIRO EXERCÍCIO
Paula! Paula! vem cá.
Atenção ! Atenção! contagem regressiva!
10,9,8,7,6,5,4,3,2,1, Fogo
alô alô estou falando ... telefonista
Alô alô telefonista, telefonista
Alôooo
Ei, você aí. espere.... Eu quero falar com você. Ei! Ei! vemcá.
 RITMO (fluência)
O ritmo é a musicalidade da fala, é a colocação mais ou menos prolongada das vogais, a pronúncia correta das palavras.
PRIMEIRO EXERCÍCIO
A, E, 1, O, U, Ma, Me, Mi, Mo, Um
A, O, E, U, 1, Fa, Fo, Fu, Fi, Fa, Fo, Fu, Fi
Alp. Olp, Ulp, Ilp; Alp, Olp, Ulp, Ilp

F/V B/P G/C D/T
Art, Ort, Urt, Irt, Irt, Urt, Ort, Art

ARTICULAÇÃO

A articulação consiste na reprodução adequada dos distintos fonemas pertinentes a cada idioma. A clareza de expressão oral é dada pela articulação correta das palavras, das sílabas e dos sons que a compõem.
PRIMEIRO EXERCÍCIO
Trava-linguas
O pente do padre Pedro é preto
lara amarra a arara, a rara arara de Araraquara
Um tigre, dois tigres, três tigres tristes
O rato roeu a roupa roxa do rei de Roma
Creio que é feio o bloqueio do meio alheio.
Os pregos pretos nos pratos prontos
Um papo de pata dentro de um prato de prata
Toco preto, porco crespo
O prato de prata premiado é precioso e sem preço

MELODIA VERBAL
Para enriquecer o que se diz é preciso melhorar a música da palavra.
PRIMEIRO EXERCÍCIO
Nesta rua, nesta rua, tem um bosque ( cantando)
Que se chama, que se chama solidão ( falando)
Dentro dele, dentro dele mora um anjo ( cantando)
Que roubou, que roubou, meu coração ( falando)
Se eu roubei, se eu roubei, seu coração ( cantando)
Tu roubastes, tu roubastes o meu também ( falando)
Se eu roubei, se eu roubei, seu coração( cantando)
É porque, é porque te quero bem( falando)

 EXPRESSIVIDADE
Dependendo da ênfase, uma palavra ou outra de uma frase, pode lhe conferir valores diferentes.
PRIMEIRO EXERCÍCIO
- Eu nao entendo; passei toda a manhã à sua procura.
- EU não entendo; passei toda a manhã à sua procura!
- Eu NÃO ENTENDO; passei toda a manhã à sua procura!

- Eu não entendo; PASSEI TODA A MANHÃ à sua procura!
- Eu não entendo, passei toda a manhã À SUA PROCURA!

EMOTIVIDADE
Se a voz reflete com nitidez o que se passa no interior de quem fala, devemos cuidar de nossas emoções nos diálogos telefônicos.
PRIMEIRO EXERCÍCIO
Ponha cor em suas palavras.
Frio                                                                      Morno
Gelado                                                                 Abafado
Calmo                                                                  Tempestuoso
Trovão                                                                  Calafrios
Ensopado                                                             Bravo
Feliz                                                                     Raivoso
Alegre                                                                  Triste
Nervoso                                                               Sorriso amarelo
Chorando                                                             Rindo
Gritando                                                              Carrancudo
Áspero                                                                 Fluir
Macio                                                                   Sussurrar
Crocante                                                              Duro
Delicado                                                              Molinho




SEGUNDO EXERCICIO
Prestar uma informação ao cliente interpretando diferentes emoções.
Insegurança, raiva, medo, pressa, cansaço alegria, etc.

TERCEIRO EXERCÍCIO
Cumprimentando-se com números.
QUARTO EXERCÍCIO
Locução de rádio com voz normal
QUINTO EXERCÍCIO

Identificação com a voz

SEXTO EXERCÍCIO
Você está me escutando?
SÉTIMO EXERCÍCIO
Transmissão de mensagens através de símbolos.


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