segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Teatro - o papel do figurino

O papel do figurino cênico no teatro 

Adriana Bernardes

O papel principal do figurino é contribuir para a construção de uma personagem. Ele  pode ser considerado como uma variação particular do objeto cênico por ter uma função específica: a de contribuir para a elaboração da personagem pelo ator. O figurino acaba interferindo, também, no espaço cênico através das suas cores e formas, devendo, então, integrar-se a ele. Para que isso seja possível, o figurinista deve aliar o personagem ao espaço ou cenário, para que eles se tornem harmônicos, observando a linguagem de cada espetáculo, dada pelo diretor. É função do figurino orientar a visão, a interpretação, enfim, a leitura geral do espectador, pois cada detalhe do figurino envia um tipo de sinal para quem o assiste. Dessa maneira, assim que o ator entra em cena, o espectador terá grande parte das informações sobre a personagem, mesmo antes de surgirem às primeiras falas. Um bom figurino consegue repassar ao espectador as características psicológicas da personagem, consegue dizer por si só o que o ator não consegue dizer em palavras (HOLT, 1993). 
Para Leite e Guerra (2002), o figurino representa um forte componente na construção do espetáculo, seja no cinema, no teatro ou na televisão. Além de vestir os artistas, respalda a história narrada como elemento comunicador, pois induz a roupa a ultrapassar o sentido apenas plástico e funcional e a torna um objeto animado. 
A roupa é uma radiografia do comportamento. Logo à primeira vista, o figurino constitui-se num importante fator de rejeição ou aproximação do espectador em relação ao personagem, sendo essa quantidade de informações fundamental para transportá-lo de imediato para a fantasia do enredo (LEITE E GUERRA, 2002). Nesse sentido, Almeida apud
Pedrosa (1999) declara que: 
O teatro é a arte da sugestão e é o figurino que apresenta tais características sugestivas, sendo estas, indispensáveis para manter o clima plástico que os outros elementos cênicos instauram no palco. O papel do figurino cênico em uma montagem teatral é a forma mais precisa de se comunicar com a platéia.


Barthes apud Pedrosa (1999) afirma que todo o espetáculo é composto por uma série de elementos, que, quando organizados, proporcionam ao espectador a oportunidade de apreciá-los. Esse conjunto de elementos é uma densidade de signos que são interpretados pelo  espectador. Eles são obrigatoriamente signos artificiais; representam a realidade e têm função  comunicativa. 

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