segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Reuniões - como liderar uma

Saiba como liderar uma reunião

Da boa atuação do líder quase sempre dependerá o sucesso de uma reunião. Ao liderar uma reunião, você deverá perseguir sempre os seguintes objetivos:
ü  Motivar a participação de todas as pessoas
ü  Acompanhar atentamente o pensamento do grupo
ü  Fornecer informações para que a discussão tenha continuidade
ü  Manter o tema da discussão dentro dos limites dos problemas levantados e dos objetivos perseguidos
ü  Manter a descontração
ü  Propiciar um comportamento informal, sem cair na vulgaridade.
ü  Evitar e suplantar as situações delicadas
ü  Usar com propriedade a presença de espírito
ü  Fazer perguntas que estimulem o desenvolvimento e a concatenação das idéias do grupo
ü  Ser pontual para começar e concluir a reunião
ü  Manter a calma, a cordialidade e a tolerância.
ü  Reconhecer a importância de cada participante

A partir desses objetivos, podemos analisar algumas considera­ções sobre o papel e o comportamento do líder:
Se alguém comparece à reunião é porque deve ter algo a dizer. Cabe ao líder motivar a participação de todos.
Como, normalmente, o líder é também o superior hierárquico, deve procurar permanecer neutro. Se der uma opinião, os subordinados, até para garantirem o emprego talvez se sintam inibidos em dizer o que pensam verdadeiramente. Por isso, deve municiar a reunião com as informações que possuir, esclarecer dúvidas, estimular a discussão do tema, mas permanecer neutro.
Alguns se apresentam carrancudos por estarem tratando de assuntos muito sérios. Da mesma maneira, os subordinados, por poderem se sentir intimidados, talvez evitem dar opiniões e não participem como seria desejado. Lógico que não é para se desmanchar em sorrisos diante de assuntos graves, mas um semblante mais arejado poderá produzir melhores resultados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário