Saiba como resolver as situações mais delicadas numa reunião
Como tratar o tipo desinteressado
O
desinteressado que fica alheio à reunião. Senta-se num ponto afastado e
ocupa-se com objetos ou tarefas como ler jornais, revistas, rabiscar papéis.
Numa demonstração de desinteresse pelo que está sendo tratado.
Neste caso, para
contornar o problema, levante uma questão dando um prazo para que ele medite e
sugira uma resposta.
Como
evitar as conversas paralelas
É uma situação em que,
durante a reunião, o participante conversa com os companheiros que estão a sua
direita ou à esquerda, normalmente tratando de assuntos não pertinentes aos
objetivos pretendidos.
A solução é provocar
uma pausa para que o ruído da conversa sobressaia no ambiente de tal maneira
que as pessoas que estão conversando façam silencio, por se tocarem que estão
incomodando.
Se isto não funcionar, peça que a pessoa de a opinião
em voz alta para que todos possam participar.
Corno controlar o tipo monopolizador
É
a pessoa que sempre tem uma história ou um caso para contar, dá opinião extensa
sobre todos os assuntos, fala alto e ri ruidosamente.
É um tipo difícil de
tratar e, para controlá-lo, é preciso personalidade forte e atenção redobrada.
Uma alternativa é
procurar conversar com o participante antes da reunião e explicar delicadamente
que o seu comportamento prejudica o andamento dos trabalhos e a participação
dos demais componentes do grupo. Se não adiantar, durante a reunião, peça que
só fale quando chegar sua vez, interrompendo o sempre que se manifestar fora de
hora.
Como motivar o tipo calado
Age assim porque é tímido
ou não tem convicção sobre a importância da sua presença.
Para ajudá-lo a
participar mais ativamente, sempre que puder, peça sua opinião sobre assuntos
ligados a sua área ou sobre sugestões dadas por outros participantes. Faça-o
com delicadeza, mas com firmeza.
Como neutralizar o tipo pessimista
Para ele nada dará
resultado, todas as soluções são inviáveis, ninguém consegue achar o caminho,
vê tudo pelo lado negativo.
Se pedir a ele para
explicar por que não concorda, é capaz de arrumar bons exemplos comparativos
que justifiquem seu pessimismo.
A saída é pedir que,
durante um determinado tempo, ouça e anote as sugestões sem emitir opinião.
Como evitar a ação do tipo protetor
É o participante que está
sempre querendo explicar melhor o que o colega acabou de dizer. Por exemplo: “O
que o João quis dizer na verdade é que...”.
Inicialmente peça que
termine de ouvir a opinião do colega. Em seguida, depois que ele der sua versão
sobre a fala, pergunte a quem deu a opinião se aquela explicação estava
correta, se era aquilo mesmo que pretendeu dizer.
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