segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Reuniões - como resolver situações delicadas

Saiba como resolver as situações mais delicadas numa reunião

Como tratar o tipo desinteressado
O desinteressado que fica alheio à reunião. Senta-se num ponto afastado e ocupa-se com objetos ou tarefas como ler jornais, revistas, rabiscar papéis. Numa demonstração de desinteresse pelo que está sendo tratado.
Neste caso, para contornar o problema, levante uma questão dando um prazo para que ele medite e sugira uma resposta.

Como evitar as conversas paralelas
É uma situação em que, durante a reunião, o participante conversa com os companheiros que estão a sua direita ou à esquerda, normalmente tratando de assuntos não pertinentes aos objetivos pretendidos.
A solução é provocar uma pausa para que o ruído da conversa sobressaia no ambiente de tal maneira que as pessoas que estão conversando façam silencio, por se tocarem que estão incomodando.
Se isto não funcionar, peça que a pessoa de a opinião em voz alta para que todos possam participar.

Corno controlar o tipo monopolizador
É a pessoa que sempre tem uma história ou um caso para contar, dá opinião extensa sobre todos os assuntos, fala alto e ri ruidosamente.
É um tipo difícil de tratar e, para controlá-lo, é preciso personalidade forte e atenção redobrada.
Uma alternativa é procurar conversar com o participante antes da reunião e explicar delicadamente que o seu comportamento prejudica o andamento dos trabalhos e a participação dos demais componentes do grupo. Se não adiantar, durante a reunião, peça que só fale quando chegar sua vez, interrompendo o sempre que se manifestar fora de hora.

Como motivar o tipo calado
Age assim porque é tímido ou não tem convicção sobre a importância da sua presença.
Para ajudá-lo a participar mais ativamente, sempre que puder, peça sua opinião sobre assuntos ligados a sua área ou sobre sugestões dadas por outros participantes. Faça-o com delicadeza, mas com firmeza.

Como neutralizar o tipo pessimista
Para ele nada dará resultado, todas as soluções são inviáveis, ninguém consegue achar o caminho, vê tudo pelo lado negativo.
Se pedir a ele para explicar por que não concorda, é capaz de arrumar bons exemplos comparativos que justifiquem seu pessimismo.
A saída é pedir que, durante um determinado tempo, ouça e anote as sugestões sem emitir opinião.

Como evitar a ação do tipo protetor
É o participante que está sempre querendo explicar melhor o que o colega acabou de dizer. Por exemplo: “O que o João quis dizer na verdade é que...”.

Inicialmente peça que termine de ouvir a opinião do colega. Em seguida, depois que ele der sua versão sobre a fala, pergunte a quem deu a opinião se aquela explicação estava correta, se era aquilo mesmo que pretendeu dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário