Identificando Traços de Personalidade do
Personagem
1 - Crie um histórico para o personagem. Muitos
atores costumam criar um segredo sobre o personagem que só eles sabem, e o qual
motiva as ações e decisões dele. Essa é uma técnica boa e que vale a pena
tentar. Além do segredo guardado a sete chaves, conheça o seu personagem tão
bem como a si mesmo. Torne-o real, gente como a gente, e não apenas mais um
personagem que logo será esquecido.
·
O que o
personagem faz no tempo livre? Como ele reage a determinadas situações? Quem
são seus amigos? O que o faz feliz? Como seria um diálogo dele com ele mesmo?
Qual é a visão geral de mundo que ele tem? Qual é a sua cor preferida? E o
prato preferido? Onde ele mora?
·
Se o
personagem é baseado em uma pessoa real, pesquise tudo que puder sobre ela. De
qualquer forma, todo personagem pede uma pesquisa sobre a época e o lugar em
que viveu e os acontecimentos históricos que marcaram esse período.
2 - Pergunte
sempre a si mesmo o por quê. Ao saber as motivações do seu personagem,
você fará com que tudo se encaixe no seu devido lugar. Analise a composição do
personagem como um todo, mas ao mesmo tempo, procure encontrar uma motivação
para as atitudes dele cena por cena. Essa motivação vai permear toda a trama e
interações com os outros personagens? Se a resposta é afirmativa, qual é essa
força que guia as ações dele?
·
A
motivação normalmente aparece no script. Caso contrário, seu diretor deve
esclarecê-la para você, além de explicar o conceito por trás de tudo. Pegue a
primeira cena e analise o que você quer e como vai chegar lá. Você vai acabar
chegando a dois caminhos: algo simples como "aceitação" ou "uma
sensação de bem-estar e segurança", seguido de "fazer meu inimigo/par
romântico/amigo tomar determinada atitude". Assim que você tiver esse
conceito claro em mente, basta dar vazão às emoções para chegar a onde quer.
3 - Estude
suas falas. Para
estar seguro ao atuar, é preciso concentrar-se no se personagem e saber as
falas de cor e salteado. Quando se está nervoso, é fácil esquecer ou confundir
as falas. Para evitar fazer feio no palco ou em frente das câmeras, estude suas
falas a ponto de poder recitá-las mesmo dormindo.
·
Leia suas
falas todas as noites. Assim que conseguir decorá-las, experimente recitá-las
para si mesmo sem nem mesmo olhar para o script.
·
Peça a
ajuda de amigos ou familiares para praticar as falas. É uma forma de decorar
tanto as palavras como o contexto e o momento certo de dizê-las.
·
E a
vantagem é que, caso o seu parceiro de cena esqueça as falas, você vai
conseguir disfarçar o erro!
·
Pratique
as falas do jeito que pretende fazer no palco ou na frente das câmeras.
Experimente diferentes maneiras de dizer a mesma coisa para observar o efeito
que a fala causaria no público e qual seria a mais autêntica e verossímil.
4 - Faça anotações no seu script. Apesar de você ter que
apagar tudo depois, fazer anotações pode ajudá-lo bastante. Se preciso,
desenvolva abreviações e códigos que só você entende.
·
Anote a
onde vão a pausas ou entonações das falas. Elas são tão importantes quanto as
palavras. Lembrar-se de quando exatamente deve fazer pausas ou mudar a
entonação da voz é essencial para uma atuação convincente.
·
Anote
também as emoções que permeiam as falas. Por exemplo, pode ser que, em um só
parágrafo, você encontre quatro motivações diferentes. Pode-se começar furioso,
ter uma explosão de raiva e então tentar recompor-se. Anote todas as emoções em
cima das frases certas para ajudá-lo a atuar as falas da melhor forma possível.
·
Escreva
as suas reações. Para tanto, será preciso fazer anotações em cima das falas dos
outros atores também. Imagine como se sentiria ao ouvir tal fala. O que está se
passando pela sua cabeça ao ver o que está se passando ao seu redor? Ao
encontrar as respostas, anote-as.
Especifique o volume e a entonação da voz nas
falas. Pode haver uma ou duas falas que devem ser ditas muito mais altas que as
outras, ou uma ou mais palavras-chave que exijam destaque. Encare suas falas
como música, incluindo crescendos, decrescendos, pronúncias e sotaques.
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