segunda-feira, 25 de julho de 2016

Oficina de Iniciação Teatral

Oficinas de teatro

 

Apresentação


Todo homem é potencialmente um criador, mas as pressões do meio, os aspectos culturais, os valores morais, as condições sócias econômicas, as limitações psicológicas e a falta de oportunidades, tendem a sufocar consideravelmente essa potencialidade.
A pretensão do Programa Oficinas de Teatro  é proporcionar uma série de experiências aos participantes (teóricas/praticas), não para serem elogiadas ou criticadas e sim avaliadas, pois em Teatro o fazer é atuar e somente atuando é que vamos fazendo e aprendendo.
Objetivos gerais

Ø  Difundir a pratica das atividades Teatrais no meio da comunidade, proporcionando um aprimoramento psíquico, físico e técnico.
Ø  Favorecer as relações interpessoais.
Ø  Dar oportunidade aos participantes para se conscientizarem e explorarem suas habilidades e conhecimentos.
Ø  Favorecer a integração social, o auto conhecimento, o lazer e a motivação.
Ø  Despertar o senso crítico de observação e avaliação.
Ø  Oportunizar um espaço onde possam utilizar seu tempo disponível em atividades de formação e desenvolvimento.
Ø  Utilizar o Teatro como instrumento de denuncia, educação, lazer, diálogo, desenvolvimento pessoal e comunitário.

 

Objetivos Específicos

      O Programa Oficinas de Teatro na Comunidade, não visa a formação de atores e atrizes, mas sim, de pessoas capazes de atuar no seu cotidiano, eventualmente nos palcos, não sendo meros espectadores, queremos principalmente preparar o individuo para o desempenho de todas as suas capacidades e habilidades na sua realização profissional, social e pessoal. Entre elas a:

Criatividade: criar é ter a capacidade de obter situações novas e adequadas, com originalidade na solução de problemas.

Flexibilidade: é a capacidade de um individuo em adaptar-se as situações, tanto nas atitudes, quanto no comportamento – jogo de cintura.

Iniciativa: quando o indivíduo tem capacidade de agir sobre a realidade, apresentado, antes de outros as soluções e influenciar acontecimentos.

Cooperação: é a capacidade de manter-se disponível e acessível a outro indivíduo ou ao grupo, demonstrando interesse em somar esforços.

Combatividade: é a capacidade de enfrentar e superar situações difíceis, buscando com persistência a consecução dos objetivos.

Comunicação: é capacidade de transmitir idéias verbalizadas ou com gestos, ou até mesmo escritas, de forma clara e convincente, de maneira a fazer-se facilmente compreendido.

Relacionamento grupal: é a capacidade de interagir, conviver e comunicar-se com o grupo. É a tolerância e respeito ao grupo/equipe.

Dinamismo: persistência na consecução dos objetivos, disposta a enfrentar desafios.

Negociação: argumentação convincente.

Organização: observação das prioridades, sistematização, métodos e ordem no trabalho.

Adaptabilidade: facilidade para lidar com situações diferentes.

Desenvolvimento do pensamento reflexivo e critico: capacidade de resolver problemas (conflitos) de forma consciente.

Controle de emoções: capacidade de manter-se controlado nas mais diversificadas situações.

Sensibilidade estéticaé a capacidade do discernimento para saber escolher o que é bom ou ruim, o que presta do que não presta.

Programa de Atividades


Somente com fins de orientação as Atividades, foram divididas em sete grandes grupos:

01 – Primeiros Contatos
Primeiros contatos - para um bom trabalho coletivo é fazer com que o grupo se conheça melhor, familiarize-se com a proposta e a metodologia do programa, para que nas atividades exista um clima de confiança, amizade, respeito e conseqüentemente leve a pessoa a perder o medo de se expor em grupo.

02 – Atividades Corporais
Nosso corpo é constituído de músculos, nervos, articulações, muitos dos quais raramente são ativados e trabalhados, para conseguirmos a total expressão de nosso corpo, precisamos estar livres da nossa auto censura e estarmos conscientes das nossas possibilidades corporais.  Portanto precisamos redescobrir nosso corpo e conscientiza-lo de suas potencialidades.
O corpo é a linguagem mais expressiva do ser humano.

03 – Atividades Vocais
São atividades para aperfeiçoar a comunicação vocal, explorando todos os recursos do organismo, conhecendo-o melhor saberemos tirar o máximo de proveito sem o risco de se machucar.

04 – Atividades Mentais
Vivemos na era dos enlatados aonde tudo já vem pronto para o consumo. Cada vez mais o homem se acomoda e busca sempre o caminho do mais fácil e com isto deixa de pensar, criar, inovar, modificar, criticar, etc.

05 - Atividades de Sensibilização
Nada esta na inteligência que não tenha passado pelos sentidos.
Processo que procura desenvolver todos os sentidos, para melhor percepção de si mesmo, do outro, do mundo.
Num individuo potencialmente criativo, todos os seus canais de recepção devem estar ativos, neste caso a informação será recebida por completo.

06 – Atividades de Improvisação
A improvisação é uma fase onde o participante com conhecimento de si, de seu corpo esta apto a trabalhar todas suas habilidades a partir de um tema ou uma situação proposta.

07 – Atividade Culminativa
É o coroamento de um trabalho coletivo que valoriza a contribuição individual, cujo objetivo final não é o aplauso, mas a gratificação pessoal decorrente da execução e exibição de um trabalho. Procuramos finalizar o Programa de Teatro na Escola, dentro das possibilidades, com uma apresentação do grupo, onde os mesmos elaboram o texto e demais materiais da apresentação.

Organização Estrutural

Participantes
Ø  Aberto a toda comunidade  - se necessário  estabelecer idades  mínimas para formação dos grupos.

Espaço Físico
Ø  Uma sala ampla, sem carteiras que seja compatível com o número de participantes.

Duração - O Programa Oficinas de Teatro na Comunidade é amplamente variável.
Ø  Curta Duração – Módulo mínimo 16 horas.
Ø  Média ou Longa duração – é necessário que se defina em conjunto levando em consideração as necessidades e desejos do contratante.
Obs – Como Longa Duração – pode ser oferecido Oficina com a montagem de espetáculo desde a criação texto aos cenários e figurinos pelo grupo.

Distribuição Carga Horária
Ø  Conforme as necessidades – distribuídas em semanais, quinzenais, ou condensadas (ex. finais de semana).

Custos
Ø  Necessário discutir pessoalmente em função das variáveis e  necessidades das comunidades.


ü Entre em contado que poderemos conversar como poderemos fazer a coisa acontecer.

ü Vitor Nawcki  - vnawcki@gmail.com
 

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