Objetivos
Teatro na educação
Dentre os objetivos próprios do Teatro Aplicado à Educação,
salientamos os seguintes.
Conscientização e aprimoramento da percepção sensorial, da
imaginação e da criatividade.
Partindo-se do princípio de que toda
pessoa tem um potencial perceptivo, imaginativo e criativo não o
suficientemente explorado (às vezes até tolhido), o teatro na escola visa
explorar e desenvolver tal potencialidade. Assim é que um de seus objetivos
específicos é o desenvolvimento da acuidade perceptiva, básica para o estimulo
imaginação, caracterizando-se como uma reordenação de experiências e imagens
transformáveis em novas idéias.
Desenvolvimento da
expressão e da comunicação
A conscientização e aprimoramento da percepção
sensorial, da imaginação e da criatividade possibilitam uma expressividade
crescente, que, num dado momento, requisita uma comunicação mais eficiente,
mais facilmente atingível pelos exercícios dramáticos. Apesar da atual
tendência em exagerar-se o valor da expressão corporal em detrimento da oral,
acreditamos que no nosso estágio cultural a palavra é ainda o principal meio de
dar-se e receber-se uma idéia. O teatro é o Instrumento mais próprio para o
desenvolvimento da comunicação verbal, oral ou escrita, sem prejuízo das
outras, pois o teatro é, na verdade, a expressão total do ser humano.
Controle de emoções.
A vivência no como se de sentimentos de medo, ansiedade,
alegria etc., faz com que estas emoções sejam simbolicamente enfrentadas e
controladas durante (os exercícios, havendo, posteriormente, uma natural
transferência para as situações reais.
Desenvolvimento do
pensamento reflexivo e critico
Os exercícios dramáticos requisitam a utilização e o
desenvolvimento da capacidade de resolver problemas (conflitos), o que resulta
no crescimento da habilidade de fazer opções conscientes.
Integração de conhecimentos
O
trabalho em exercícios de Teatro Aplicado à Educação implica, normalmente,
numa utilização de conhecimentos e experiências anteriormente adquiridos, de
modo a conseguir-se uma melhor comunicação de uma determinada proposição dada
no exercício.
Desenvolvimento de um comportamento organizado
Sendo o
teatro uma atividade grupal, não pode permitir o individualismo exacerbado,
pois, para que o resultado saia satisfatório para todos, o sentido de grupo (ou
sociedade) deve prevalecer.
Desenvolvimento da participação e da iniciativa
As inúmeras e variadas possibilidades de
participação em experiências dramáticas, que requerem sempre a participação de
todo a e sua contribuição, possibilitam o desenvolvimento destas capacidades.
Desenvolvimento de um comportamento responsável
Os exercícios dramáticos requisitam constante
pesquisa da natureza e do conhecimento mais amplo do verdadeiro significado da
vida humana, o que acarreta o sentimento de humanidade, que implica em
responsabilidade consigo mesmo e com os outros.
Desenvolvimento da sensibilidade estética e orientação do
lazer
Além dos exercícios que farão, os alunos de teatro
na escola terão oportunidade de assistir a espetáculos teatrais, o que,
fatalmente os conduzirá a uma apreciação estética mais evoluída e consciente,
que os afastará de alguns lazeres menos satisfatórios à sua formação como
pessoa.
Exploração de aptidões e informações profissionais
Sendo o teatro na escola uma atividade
essencialmente grupal, que requer diferentes tipos de participação (como ator,
como iluminador, como sonoplasta etc.), ele permite que seus participantes descubram,
aos poucos e por si aptidões que podem
ser desenvolvidas mais tarde.
Desenvolvimento da psicomotricidade
A busca de uma boa expressão e comunicação, através
dos exercícios dramáticos, revela e incentiva a utilização controlada dos
movimentos corporais, que devem ser compreendidos em interação com o meio
ambiente.
Ajustamento individual e social
Através de consecutivas vivências de papéis, o aluno
consegue situar com mais facIlidade a fantasia na realidade, o pensamento nas
palavras e nos gestos, conhecer a si próprio e aos outros, separar a imaginação
do real, desoprimir o real pela imaginação e desbloquear a personalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário