segunda-feira, 11 de julho de 2016

O ator amador

O   Ator Amador

ü  Tem medo intenso do palco.
ü  Não sabe onde Colocar as mãos.
ü  Tem movimento de cena desajeitado – balança de lá pra cá, move-se pelo palco sem objetivo.
ü  Necessita sentar-se no palco.
ü  Lê rigidamente e mecanicamente as falas; esquece as falas.
ü  Sua expressão é pobre; apressa sua fala.
ü  Geralmente repete a fala que leu erradamente.
ü  Repete em voz baixa as palavras de seus colegas enquanto estão sendo pronunciadas.
ü  Não cria atividade e movimentação de cena.
ü  Não tem o sentido do tempo.
ü  Perde "deixas", é insensível ao ritmo.
ü  Veste seu figurino de forma desajeitada; a maquiagem tem uma aparência grosseira.
ü  "Emociona-se" com as suas falas em lugar de falar com os colegas atores.
ü  É exibicionista.
ü  Não tem sensibilidade para a caracterização.
ü  "Quebra" a cena.
ü  Tem medo de tocar os outros.
ü  Não projeta sua voz ou suas emoções.
ü  Não sabe aceitar direção.
ü  Tem relacionamentos supérfluos com os outros ou com a peça.
ü  É dependente da mobília e dos adereços.
ü  Torna-se a sua própria platéia.
ü  Nunca ouve os outros atores.
ü  Não tem relacionamento com a platéia.
ü  Baixa os olhos (não olha para os colegas atores).


Causas e Curas

ü  O medo do palco é o medo do julgamento. O ator tem medo de crítica, de ser ridículo, de esquecer, suas falhas etc. Pode ser superado por um treinamento e o ator saber exatamente o que tem que fazer no palco.

ü  A maioria dos atores imaturos usa apenas a boca e as mãos. Quando os alunos aprendem a atuar com o corpo todo, o problema de onde colocar as mãos. Na realidade, nunca surgirá depois que os alunos apreenderem a idéia do Ponto de Concentração, pois um foco definido e objetivo, enquanto estiverem no palco.

ü  O movimento de cena desajeitado é geralmente o resultado de direção em cena imposta. Quando o ator esta fazendo esforço para recordar, em vez de permitir que o movimento surja da realidade da cena, sua movimentação será fatalmente desajeitada.

ü  O ator imaturo sente necessidade de sentar ou balança de um pé para o outro porque está tentando esconder-se da platéia. Ele não tem foco e, portanto, está sem motivação para permanecer onde se encontra.
ü  A leitura mecânica resulta na não-criação de realidade. A recitação de palavras torna-se mais importante para o ator que a compreensão de seu significado e dos seus relacionamentos. Elas permanecem meras "palavras", em lugar de transformarem-se e, diálogo.

ü  A expressão pobre e a fala apressada geralmente são resultantes da falta de compreensão, por parte do ator, de que a platéia é um elemento integral do teatro. A expressão pobre tem a mesma origem que a leitura mecânica.

ü  Falas lidas erradamente e depois repetidas palavra por palavra são exemplos de memorização mecânica, que destroem definitivamente a espontaneidade. O treinamento mecânico decorado é também a causa de muitas outras qualidades amadorísticas. A capacidade para enfrentar uma crise no palco deve tornar-se uma segunda natureza, mesmo para o ator mais jovem. Por meio de treinamento, ele pode aprender a improvisar e solucionar qualquer problema que surja.

ü  A memorização prematura leva os atores a sussurrar as palavras do outro. Isto ocorre quando se permite que atores jovens levem o texto para casa, onde eles memorizam está escrito.

ü  A capacidade para criar atividade e movimentação de cena e marcação interessantes só pode surgir da compreensão dos relacionamentos e envolvimentos do grupo.

ü  O sentido do tempo teatral pode se ensinado. O tempo é o reconhecimento do outro dentro da realidade teatral.

ü  As falhas em sentir o ritmo (assim como o tempo) acontecem quando um ator é insensível à platéia e aos colegas atores.

ü  Todos temos sensibilidade natural para caracterização, em graus variados.

ü  Quando os atores "quebram ou saem do personagem em cena, eles perderam a visão dos relacionamentos internos da peça e também sua concentração.

ü  Isto significa resistência e medo de envolvimento.

ü  A projeção inadequada é causada pelo medo ou pela negligência com relação à platéia.

ü  A incapacidade para aceitar direção muitas vezes se origina em falta de objetividade ou comunicação entre o ator e o diretor. O ator pode não estar ainda livre o suficiente para assumir a sua responsabilidade perante o grupo.

ü  O ator que tem pouco ou nenhum relacionamento com os atores colegas e com a peça ainda está no estágio elementar do treinamento teatral.

ü  Quando o ator se move com hesitação no palco arrastando-se de uma cadeira para outra, ou movimentando-se sem objetivo pelo palco, ele está demonstrando medo de ficar exposto à platéia.

ü  Quando os atores saem do jogo e tornam-se a platéia de si mesmos, eles estão procurando aprovação. O seu ponto de concentração recai sobre eles mesmos.

ü  A incapacidade para ouvir outros atores é um problema vital. Significa que a meada dos relacionamentos do palco foi rompida ou não foi nunca compreendida.

ü  A resposta da platéia vem para o ator maduro. Esteja consciente que a frase "compartilhe com a  platéia" é o primeiro passo e o mais importante.


ü  O ator que arrasta tudo para dentro de seu ambiente imediato faz com que o seu universo assuma proporções de miniatura.

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