WILLIAM SHAKESPEARE
William
Shakespeare nasceu no ano de 1564, em Stratford-up-on-Avon, um vilarejo nas
proximidades de Londres. Foi o terceiro filho de John Shakespeare e de Mary
Arden, que por sua vez era filha de um conceituado fazendeiro.
A
sólida situação financeira de sua família proporcionou a Shakespeare, até a sua
adolescência, a oportunidade de ter uma educação clássica, fazendo-o ainda
conhecedor de Cícero, Ovídio, Plauto, Sêneca, Terêncio e Virgílio. Segundo Ben
Jonson (autor de “Volponi”), dramaturgo que foi seu contemporâneo, a infância
de Shakespeare foi marcada pela ligação profunda com a natureza, com os livros
de estórias fantásticas e pelas companhias teatrais, que algumas vezes chegavam
à sua aldeia.
Casou-se
com Anne Hathaway, contra vontade da família e teve três filhos.
Já
em Londres em 1594, após ter trabalhado em diversos teatros, tornou-se
acionista de uma das mais importantes companhias de teatro londrinas, a “Lord
Chamberlain's Men”. Nessa época escreveu seus mais famosos poemas: “Vênus e
Adônis" e "A violação de Lucrécia".
Shakespeare
viveu durante o Século XVI, no momento em que a Europa passava pela apoteose da
intensa transformação de um sistema feudal para uma produção pré-capitalista; a
Reforma, o renascimento cultural e comercial, a expansão marítima, a ascensão
de uma nova classe social enriquecida que culminará nas Revoluções Burguesas
dos séculos XVII e XVIII.
A
obra teatral de Shakespeare pode ser dividida em 4 períodos que, vinculados à
realidade sócio econômica da época, refletem sua transição do otimismo ao
pessimismo:
WILLIAM
SHAKESPEARE
♦ 1o. Período (
1590/1594)
Peças: A comédia dos Erros, Titus Andronicus, Henrique VI (partes I,
II, e III), Ricardo III, A megera Domada, Os dois nobres de Verona, Rei João,
Trabalhos de Amor Perdidos.
São peças históricas e cômicas,
consideradas imaturas, quanto ao enredo, se comparadas com as da fase
posterior.
♦ 2o. Período (1595/1600)
Peças: Sonho de uma Noite de Verão, Ricardo II, Romeu e Julieta, O
mercador de Veneza, Henrique IV (partes I e II), As alegres comadres de
Windsor, Muito barulho por nada, Henrique V, Júlio César, Como Quiseres.
Nessa
fase, considerada luminosa e “quase perfeita”, Shakespeare legou ao mundo a
dimensão atemporal do drama histórico, a limpidez e a graça da comédia
romântica e a tragédia mais lida e encenada de todos os tempos: “Romeu e
Julieta”.
♦ 3o. Período (1601/1608)
Peças: Noite de Reis, Hamlet, Troilus e Créssida, Tudo Está Bom
quando Acaba Bem, Medida por Medida, Otelo, Rei Lear, Macbeth, Antônio e
Cleópatra, Timão de Atenas, Coriolano, Péricles.
É
o período das grandes tragédias. Nesta fase, não só a linguagem, o modo de
expressão complexo, o metaforismo sobrecarregado, a preferência pela afirmação
indireta, enigmática e paradoxal, são maneiristas, como também o é a propensão
ao estranho e ao bizarro. Cleópatra, o mouro Otelo, o maníaco e melancólico
Hamlet, e a maioria de seus heróis dos períodos das grandes tragédias são
figuras exóticas.
♦ 4o. Período ( 1609/1613)
Peças: Cimbelino, Conto de Inverno, A tempestade, Henrique VIII,
Dois nobres Fidalgos.
Durante
muito tempo, as últimas palavras de Próspero em “A tempestade”, foram
consideradas como um adeus de Shakespeare ao teatro. No entanto, apesar de sua
saída de Stratford, parece ao menos, ter colaborado com Fletcher em Henrique
VIII e Dois Nobres Fidalgos. A colaboração de um autor aposentado com um jovem
confrade, trabalhando em prol de sua antiga companhia sem lhe impor sua própria
versão.
Quando
e como morreu não se sabe, mas foi enterrado na quinta-feira, dia 25 de abril
de 1616.
SHAKESPEARE dá alguns
conselhos aos atores, em um trecho de “Hamlet”:
(Conversa entre o
Príncipe Hamlet da Dinamarca e o Primeiro Ator antes da representação para o
rei Cláudio e a corte da Dinamarca.).
Hamlet - “...” Não gesticule assim, serroteando o ar com a mão.
Contenha-se. Mesmo na torrente da paixão, é preciso manter o autocontrole. Ai,
me dói na alma, ouvir um ator desmiolado e barulhento cabeça-de-peruca
dilacerando uma paixão até a por em trapos, rachando os ouvidos do público.
Tornando a platéia, na sua maior parte, incapaz de apreciar qualquer coisa que
não seja confusão e barulheira. Evitem esse exagero, por favor.
Mas também não
se pode desprezar a caracterização do personagem. Ajuste o gesto à palavra e a
palavra ao gesto, tendo o cuidado de ser natural. O propósito do teatro sempre
foi oferecer um espelho à natureza, e ajudar a sociedade a se ver, como
realmente é! Já vi atores representarem - e muito elogiados, por sinal, que não
falavam como cristãos, nem como pagãos, nem sequer como homens! Esbravejavam e
mugiam tanto, que eu até achei que os homens eram feitos e muito mal feitos,
por péssimos aprendizes da natureza, de tão abominável que era a forma
encontrada por eles para imitar a humanidade.
Primeiro Ator - Creio
que em nosso elenco já corrigimos razoavelmente esse defeito, senhor.
Hamlet - Mas é preciso acabar de vez com ele! E os atores cômicos
então? Não digam mais do que está escrito no seu papel. Tem uns, que se põem a
dizer asnices, para agradar algum incauto da platéia, mesmo que nesse momento
esteja acontecendo no palco alguma coisa realmente importante. Além de ser
detestável, isso revela a mesquinha ambição do bobo que se comporta dessa
forma.
BEN JONSON: Na mesma época de Shakespeare surge na Inglaterra o
dramaturgo Ben Jonson que voltou à comédia tradicional, de costumes,
caráter e intriga.
Obra: “Volpone”
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