Erros do Ator inexperiente
Autor:J. Humberto
Mello
Coletanea de erros que eu sempre lutei contra durante o meu processo de formação de ator e ainda uso muito nos meus cursos de teatro. Acho que vale a pena compartilhar,,,
Coletanea de erros que eu sempre lutei contra durante o meu processo de formação de ator e ainda uso muito nos meus cursos de teatro. Acho que vale a pena compartilhar,,,
1- Tem medo intenso do palco
O medo do palco é
o medo do julgamento. O ator tem medo de crítica, de se sentir ridículo, de
esquecer suas falas, etc. Quando acontece com um ator treinado geralmente é o
resultado de um treinamento rígido e autoritário.
No caso do ator
iniciante,é preciso que este tenha domínio sobre a personagem.É preciso que
participe de dinâmicas que o exponha ,afim de acostuma-lo à observação e
ao julgamento.
por uma compreensão dinâmica das frases (suas intenções explicitas e implícitas), o compartilhamento com a platéia. O ator precisa mostrar e não contar.
por uma compreensão dinâmica das frases (suas intenções explicitas e implícitas), o compartilhamento com a platéia. O ator precisa mostrar e não contar.
2- Não sabe onde colocar as mãos
A maioria dos
atores imaturos pensam que tem apenas a boca e as mãos. Quando os alunos
aprendem a encenar com o corpo todo (fiscalizar sempre) o problema de onde
colocar as mãos desaparece. Na realidade, nunca surgirá depois que os atores
compreenderem a idéia do ponto de concentração, pois terão sempre um foco
definido e objetivo, enquanto estiverem no palco.
3- Tem movimento de cena desajeitado - balança-se de lá pra cá no palco sem
objetivo.
O movimento de
cena desajeitado é geralmente o resultado de direção de cena imposta ou do ato
dele ficar tentando lembrar das suas marcas de cena. Quando o ator está fazendo
esforço para recordar, em vez de permitir que o movimento surja da realidade da
cena, sua movimentação será fatalmente desajeitada. Qualquer exercício de
envolvimento com objetos, ajudará neste ponto.
4- Necessita sentar-se no palco
4- Necessita sentar-se no palco
O ator imaturo
sente a necessidade de sentar-se no palco ou balançar de um pé para o outro,
por que está tentando se esconder da platéia. Ele não tem "foco" e,
portanto, está sem motivação para permanecer aonde se encontra.
5- Lê rigidamente e mecanicamente as falas; esquece falas
A leitura mecânica
resulta na não criação da realidade. A recitação da palavra torna-se mais
importante para o ator do que a compreensão do seu significado e do seu
relacionamento. Elas permanecem meras "palavras", em lugar de
transformar-se em "diálogo".
6- Sua expressão é pobre; apressa e atropela a sua fala
A expressão pobre
e a fala apressada geralmente são resultantes da falta de compreensão por parte
do ator, de que a platéia é um elemento integral do teatro. A expressão pobre
tem a mesma origem que a leitura mecânica. No caso de haver um defeito físico
real na fala do ator, serão necessários exercícios terapêuticos.
7- Geralmente repete a fala que leu erradamente
7- Geralmente repete a fala que leu erradamente
Falas lidas
erradas e depois repetidas palavras por palavras são exemplo de memorização
mecânica, que massacra definitivamente a espontaneidade. O treinamento mecânico
(decoração) é também a causa de muitas outras qualidades amadorísticas. A
capacidade para enfrentar uma crise no palco deve tornar-se uma segunda
natureza, mesmo para o ator mais jovem. Por meio de treinamento ele pode
aprender a improvisar e solucionar qualquer problema que surja.
8- Repete de voz baixa as palavras de seus colegas enquanto estão sendo
pronunciadas
A memorização
prematura leva o ator a soçobrar a palavra do outro. Isso ocorre quando se
permite que atores imaturos memorizem o texto antes de algumas leituras
coletivas para se definir as intenções das falas.
9- Não cria movimentação de cena
9- Não cria movimentação de cena
A capacidade para
criar atividades e movimentação de cena e marcação interessante só pode surgir
da compreensão e do relacionamento em grupo.
10- Não tem o sentido do tempo (timing)
10- Não tem o sentido do tempo (timing)
O sentido de tempo
teatral pode ser ensinado. O tempo é o reconhecimento do outro dentro da
realidade teatral.
11- Perde “deixas”; é insensível ao ritmo
11- Perde “deixas”; é insensível ao ritmo
A falha em sentir
os ritmos (assim como o tempo) acontece quando um ator é insensível a platéia e
aos colegas atores.
12- Veste seu figurino de forma desajeitada; sua maquiagem tem aparência grosseira
Prefiro não comentar...
13- Emociona-se com suas falas em lugar de falar com os colegas atores
Sem comentários...
14- É exibicionista, se sente o melhor em cena
Sem comentários...
senão eu vou ser deselegante né.
15- Não tem sensibilidade para a caracterização, o diretor tem que entregar tudo pronto pra ele.
Todos temos sensibilidade natural para criar caracterização em graus variados, basta experimentar, soltar a criatividade. A direção corrige isso com laboratórios com o elenco.
16- Quebra a cena , atrapalhando os outros atores e a direção.
Quando os atores
"quebram" ou saem do personagem em cena, eles perdem a visão dos
relacionamentos internos da peça e também do seu ponto de concentração.
17- Tem medo de tocar os outros
Isso significa
resistência e medo de envolvimento.Os exercícios de contato podem ajudar muito
nesse caso.
18- Não projeta sua voz ou suas emoções, fala pra dentro
18- Não projeta sua voz ou suas emoções, fala pra dentro
A projeção
inadequada é causada pelo medo ou pela negligência em relação à platéia.
Imaginemos que sempre há uma velhinha surda na ultima fila do teatro. Ela pagou
ingresso e merece ouvir tudo.
19- Não sabe aceitar direção, sempre se justifica quando corrigido ou orientado.
A incapacidade para aceitar direção muitas vezes se origina em falta de objetividade ou comunicação inadequada entre o ator e o diretor. O ator pode não estar ainda livre o suficiente para assumir a sua responsabilidade diante do grupo.
19- Não sabe aceitar direção, sempre se justifica quando corrigido ou orientado.
A incapacidade para aceitar direção muitas vezes se origina em falta de objetividade ou comunicação inadequada entre o ator e o diretor. O ator pode não estar ainda livre o suficiente para assumir a sua responsabilidade diante do grupo.
20- Tem relacionamento supérfluo com os outros atores ou a peça, não se aprofunda
O ator que tem pouco ou nenhum relacionamento com os atores colegas e com a peça, ainda está no estágio elementar do treinamento teatral. A realização de jogos e a utilização de todos os exercícios de atuação que se referem ao envolvimento em grupo devem auxiliar aqui.
21- É dependente da mobília e dos adereços
Quando o ator se move com excitação no palco, arrastando-se de uma cadeira para outra, ou movimentando-se sem objetivo pelo palco, ele está demonstrando medo de ficar exposto a platéia. Este é problema central dos atores imaturos. Dar com maior freqüência exercícios de interação grupal e compartilhar com a platéia será de grande utilidade.
22- Torna-se sua própria platéia
Quando os atores
saem do jogo e tornam-se a platéia de si mesmo, eles estão procurando
aprovação. O seu ponto de concentração recai sobre eles mesmos.
23- Nunca ouve os outros atores
A incapacidade
para ouvir outros atores é um problema vital. Significa que a meada dos
relacionamentos de palco foi rompida ou nunca foi compreendida.
24- Não tem relacionamento com a platéia
A resposta da
platéia vem para o ator amadurecido. Esteja consciente que a frase:
"compartilhe com a platéia" é o primeiro passo e o mais importante de
todos.
25- É ignorante em relação ao seu próprio corpo, descuidando assim de sua voz e habilidades corporais, nao se aprimora.
O ator que arrasta
tudo para dentro do seu ambiente imediato faz com que o seu universo possua
proporções em miniatura. Exercícios de tato irão melhorar o medo de olhar os
outros.
26- Baixa os olhos (não olha para os colegas)
26- Baixa os olhos (não olha para os colegas)
Muitos atores
principiantes não possuem o hábito de cuidar do seu corpo. Esse descuido
acarreta sérios problemas físicos, e isso o ajudará a sair prejudicado em seus
espetáculos, pois o corpo perfeitamente capacitado (incluindo voz e adereços) é
a arma essencial para a realização de um bom espetáculo. Para se possuir uma
máquina humana perfeita é sempre bom fazer exercícios de alongamentos e cuidar
de seus sentidos em qualquer lugar que se vá.
27- O “estrelismo”
O
"estrelismo" é uma manifestação do próprio ator, essa manifestação
deve ser bem distinta do exibicionismo. O exibicionismo não passa de uma fase
que muitos atores imaturos possuem. O estrelismo é uma fase avançada do
exibicionismo, ou seja, os atores que não são preparados desde cedo pensam que
todo vínculo teatral gira ao seu redor, estando totalmente enganado. Isso
porque um grupo não depende apenas de uma pessoa. Exercícios de interação
social ou trabalhos psicológicos específicos pode diminuir ou acabar com um mal
tão fatal que ocasiona intriga e falecimento dos grupos.
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