O Ator Amador
ü Tem medo intenso do palco.
ü Não sabe onde Colocar as mãos.
ü Tem movimento de cena desajeitado – balança de lá pra
cá, move-se pelo palco sem objetivo.
ü Necessita sentar-se no palco.
ü Lê rigidamente e mecanicamente as falas; esquece as
falas.
ü Sua expressão é pobre; apressa sua fala.
ü Geralmente repete a fala que leu erradamente.
ü Repete em voz baixa as palavras de seus colegas
enquanto estão sendo pronunciadas.
ü Não cria atividade e movimentação de cena.
ü Não tem o sentido do tempo.
ü Perde "deixas", é insensível ao ritmo.
ü Veste seu figurino de forma desajeitada; a maquiagem
tem uma aparência grosseira.
ü "Emociona-se" com as suas falas em lugar de
falar com os colegas atores.
ü É exibicionista.
ü Não tem sensibilidade para a caracterização.
ü "Quebra" a cena.
ü Tem medo de tocar os outros.
ü Não projeta sua voz ou suas emoções.
ü Não sabe aceitar direção.
ü Tem relacionamentos supérfluos com os outros ou com a
peça.
ü É dependente da mobília e dos adereços.
ü Torna-se a sua própria platéia.
ü Nunca ouve os outros atores.
ü Não tem relacionamento com a platéia.
ü Baixa os olhos (não olha para os colegas atores).
Causas e Curas
ü O medo do palco é o medo do julgamento. O ator tem
medo de crítica, de ser ridículo, de esquecer, suas falhas etc. Pode ser
superado por um treinamento e o ator saber exatamente o que tem que fazer no
palco.
ü A maioria dos atores imaturos usa apenas a boca e as
mãos. Quando os alunos aprendem a atuar com o corpo todo, o problema de onde
colocar as mãos. Na realidade, nunca surgirá depois que os alunos apreenderem a
idéia do Ponto de Concentração, pois um foco definido e objetivo, enquanto
estiverem no palco.
ü O movimento de cena desajeitado é geralmente o
resultado de direção em cena imposta. Quando o ator esta fazendo esforço para
recordar, em vez de permitir que o movimento surja da realidade da cena, sua
movimentação será fatalmente desajeitada.
ü O ator imaturo sente necessidade de sentar ou balança
de um pé para o outro porque está tentando esconder-se da platéia. Ele não tem
foco e, portanto, está sem motivação para permanecer onde se encontra.
ü A leitura mecânica resulta na não-criação de
realidade. A recitação de palavras torna-se mais importante para o ator que a
compreensão de seu significado e dos seus relacionamentos. Elas permanecem
meras "palavras", em lugar de transformarem-se e, diálogo.
ü A expressão pobre e a fala apressada geralmente são
resultantes da falta de compreensão, por parte do ator, de que a platéia é um
elemento integral do teatro. A expressão pobre tem a mesma origem que a leitura
mecânica.
ü Falas lidas erradamente e depois repetidas palavra por
palavra são exemplos de memorização mecânica, que destroem definitivamente a
espontaneidade. O treinamento mecânico decorado é também a causa de muitas
outras qualidades amadorísticas. A capacidade para enfrentar uma crise no palco
deve tornar-se uma segunda natureza, mesmo para o ator mais jovem. Por meio de
treinamento, ele pode aprender a improvisar e solucionar qualquer problema que
surja.
ü A memorização prematura leva os atores a sussurrar as
palavras do outro. Isto ocorre quando se permite que atores jovens levem o
texto para casa, onde eles memorizam está escrito.
ü A capacidade para criar atividade e movimentação de
cena e marcação interessantes só pode surgir da compreensão dos relacionamentos
e envolvimentos do grupo.
ü O sentido do tempo teatral pode se ensinado. O tempo é
o reconhecimento do outro dentro da realidade teatral.
ü As falhas em sentir o ritmo (assim como o tempo)
acontecem quando um ator é insensível à platéia e aos colegas atores.
ü Todos temos sensibilidade natural para caracterização,
em graus variados.
ü Quando os atores "quebram ou saem do personagem
em cena, eles perderam a visão dos relacionamentos internos da peça e também
sua concentração.
ü Isto significa resistência e medo de envolvimento.
ü A projeção inadequada é causada pelo medo ou pela
negligência com relação à platéia.
ü A incapacidade para aceitar direção muitas vezes se
origina em falta de objetividade ou comunicação entre o ator e o diretor. O
ator pode não estar ainda livre o suficiente para assumir a sua
responsabilidade perante o grupo.
ü O ator que tem pouco ou nenhum relacionamento com os
atores colegas e com a peça ainda está no estágio elementar do treinamento
teatral.
ü Quando o ator se move com hesitação no palco
arrastando-se de uma cadeira para outra, ou movimentando-se sem objetivo pelo
palco, ele está demonstrando medo de ficar exposto à platéia.
ü Quando os atores saem do jogo e tornam-se a platéia de
si mesmos, eles estão procurando aprovação. O seu ponto de concentração recai
sobre eles mesmos.
ü A incapacidade para ouvir outros atores é um problema
vital. Significa que a meada dos relacionamentos do palco foi rompida ou não
foi nunca compreendida.
ü A resposta da platéia vem para o ator maduro. Esteja
consciente que a frase "compartilhe com a
platéia" é o primeiro passo e o mais importante.
ü O ator que arrasta tudo para dentro de seu ambiente
imediato faz com que o seu universo assuma proporções de miniatura.
Muito bom o material, parabéns!
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