segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Atividades - Personagem, concentração ...

Interpretação


Todas as atividades dramáticas, tem o objetivo de formar atores e atrizes.
Mas não somente para a formação de atores e atrizes, pode perfeitamente ajudar a viver bem na família e em sociedade, pois torna as pessoas mais espontâneas e capazes de se adaptarem as mais diversas situações do cotidiano.


Exercícios de Interpretação

Cultura dramática

Alertamos que para serem atores, para interpretar os mais diversos papéis é fundamental que eles tenham uma cultura dramática.
Compreende um conhecimento da História do Teatro, da Arquitetura teatral, dos métodos de interpretação, atores consagrados em diferentes épocas e atuações.
Não se pretende formar um acadêmico erudito, mas se propõe oferecer a seus participantes uma cultura geral do teatro que lhes de segurança para pisar no palco

Ø  A interpretação, embora inspirada no texto e orientada pelo diretor, é uma criação do ator.
Ø  Portanto o ator deve preparar-se durante todo seu dia a dia para o espetáculo.
Ø  Desde o momento em que recebe seu personagem deve trabalhar nele.
Ø  O ator deve ser sensível, emotivo e racional ao mesmo tempo, observador imaginativo.
Ø  Não somente ter habilidades intelectuais , mas também físicas, com flexibilidade corporal, a técnica vocal, a descontração, a concentração e o ritmo que devem ser treinados.
Ø  O ator deve atuar com sinceridade, que não significa, sinceridade absoluta, porque o teatro é uma transposição da verdade.
Ø  Na construção do personagem o ator vai aos poucos desenvolvendo suas capacidades e habilidades.
Ø  Os tipos de interpretação variam segundo cada época da História do Teatro.
Ø  Temos diversos métodos de interpretação – Stanilawski, Brecht, Grotovski, Planchon, e outros
Ø  O ator é um instrumento musical do qual se serve o diretor – o personagem.


1119 – Concentração
Sentados no chão, os participantes recebem a proposta de olhas e descobrir o maior numero de cores, formas, pormenores.
-          Da sala, de objetos colocados na sala
-          Dos colegas
-          Da mão de um colega ou a sua
-          De um quadro na parede
-          De uma vista pela janela
-          De uma árvore
-          De uma musica
-          De uma voz
-          De um gesto
-          De um filme.

O importante é que se mantenha um clima de silencio, que se olhe e observe, depois feche os olhos e descreva o que viu.

1120 – Olhar-se - observar
-          Olhar-se no espelho, observar suas feições. Descreve-las de olhos fechados.
-          Apalpar um objeto, de olhos fechados e descrevê-los quanto ao tamanho, peso, cheiro, maciez, utilização.
-          Fazer o mesmo com três objetos.
-          Colocar na boca algo – doce, acido, salgado, ... dizer como é. O que é?

1121 – identificar sons
-          Ouvir uma fita e dizer quais são os instrumentos.
-          Ouvir os sons do ambiente.

1122 – Relatar
-          Tipos de pessoas que encontrei na rua.
-          Tipos de sons.
-          Letreiros e anúncios. -
-          Cenas entre as pessoas
-          Um incidente
-          O céu e a natureza.
-          A temperatura
-          Um local detalhadamente, uma igreja.

1123 – Criando e reproduzindo gestos
-          Sentados em círculo o primeiro cria dois gestos e passa para o segundo que os repetira e cria mais dois passando ao terceiro, que reproduz e cria mais dois até todos completarem o círculo.

1124 – Criando uma palavra
-          O primeiro diz uma palavra e passa para o seguinte que repete, e acrescenta mais uma, assim por diante.

1125 – Volta da prisão
-          Uma mulher que cometeu um crime não muito grave, volta da prisão para seu marido, a quem ama.
-          O marido consciente de sua posição fica perturbado porque sua mulher é uma ex-presidiária e isso causará um choque em seu meio social.

1126 – Novo talento
-          Membro influente de um grupo de teatro é visitada por novo membro.
-          A nova é muito talentosa e atraente.
-          A influente dá as boas vidas, mas suspeita que poderá haver algo errado entre essa linda mulher e seu marido.
-          Criar um final trágico.

1127 – jovem colecionadora
-          Uma jovem tem uma coleção de animais de cristal.
-          Ela, a mãe e mais um irmão vivem numa mansão em ruínas.
-          O passado rico da família é sempre lembrado pela mãe.
-          O irmão vai todos os dias compulsivamente, ao cinema.
-          A mãe quer voltar ao passado, cassando a filha com um moço rico.
-          O irmão, obrigado pela mãe, traz para a casa da família um amigo tímido e pobre.
-          A jovem se apaixona por ele, mas a mãe não permite o casamento.
-          A jovem é coxa e isto assusta o rapaz.
-          O rapaz sai de casa e não volta mais, o irmão continua indo ao cinema.
-          A jovem tranqüilamente brinca e conversa com os animais de cristal

1128 – Relaxamento grupal
-          Sentar-se confortavelmente no chão, em silencio.
-          Aos poucos ir imaginando você em sua postura de relaxamento.
-          Tentar deixar-se ir levando pelo pensamento e imagens.

1130 – Personagem solo
-          Entre uma e outra aula, os participantes são convidados a selecionar uma personagem apresentada numa listagem – esnobe, velho, inválido, militante, professor, entusiasta, triste.
-          Selecionado o personagem cada um interpreta seu personagem.

1131 – Duas personagens
-          Um rapaz e uma moça.
-          As duas pessoas devem iniciar um diálogo amigável e descontraído.
-          Estão falando ao telefone e marcam um encontro.
-          Existe uma certa aflição, pois será seu primeiro encontro.

1132 – Professoras em férias
-          Duas professoras passam as férias juntas.
-          Conversam durante o café da manhã.
-          A mais velha esta interessada em visitar museus e igrejas, a mais jovem quer ir a praia.
-          Existe mais nove professoras.
-          A cena do café é difícil elas não se entendem.
-          A relação entre as duas não está bem.
-          Num segundo momento, a mesma cena é realizada por uma dupla diferente.

1133 – A poeta e o fantasma
-          Uma jovem está escrevendo um poema, sentada no pátio de uma igreja.
-          Ela é visitada por um fantasma.
-          Inicialmente, na ação, a poeta não está assustada com a presença do fantasma.
-          Mais tarde há uma perda de tensão, de impacto, de clareza de definição, devido certamente a que o fantasma também está escrevendo seu poema ou copiando da poeta.
Quando a jovem deixa seu lugar, a definição, a oportunidade e a invenção constroem um clima elegante, na qual a poeta toma o lugar do fantasma no túmulo

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