Muitos que chegam ao teatro, ávidos pela hora de subir ao palco, mal
sabem de quão árdua será a tarefa até que se possa chegar ao tão sonhado ponto.
Muitos e muitos exercícios são necessários, muitas e muitas leituras são
necessárias e algo, que talvez nem lhes tenha passado pela cabeça, se mostrará
quase que como fundamental: No teatro não se fala só pela boca.
O que ao primeiro momento pode causar espanto, ou até mesmo acreditar-se
ser algo simples de entender, com o tempo vai se mostrar algo que pode por
muito trabalho a perder. E eu lhes pergunto: O que fazer com as mãos quando se
está em cena, hein? É um problema, não é mesmo? Este é o primeiro sinal que não
se fala só com a boca.
O domínio do corpo em cena não é algo tão fácil de se alcançar e é
resultado de muitos anos de estudo e dedicação do fazer teatral. Aprender que a
voz nem sempre é importante em cena e que cada movimento representa algo,
demanda muita prática. Quantas vezes um simples olhar nos faz entender toda a
cena?
Não adianta decorar o texto, falar articulado, ter a voz impostada, e
não saber como se movimentar em cena, ou não saber onde colocar as mãos. Estar
em cena, embora pareça brincadeira de faz de conta, não tem nada de
brincadeira, por isso, quanto maior for á preparação, maior domínio do corpo se
terá em cena. A voz é apenas mais um elemento que vai compor a sua personagem.
Não tenha pressa em querer subir em um palco, pois, uma subida antes da
hora, pode vir a ser algo muito desastroso e deixar grandes seqüelas em suas
lembranças. O gostar ou não gostar é inerente a todo o Ser humano, não se pode
agradar à todos, mas podemos estar bem preparados para enfrentar a negação
daqueles que não gostarem do nosso trabalho.
Então, lembre-se que só a voz não sustenta a sua interpretação, é
preciso muito mais. É preciso saber como é o olhar, como é o andar, o que fazer
com as mãos, e até mesmo saber como impostar a voz corretamente. E como se faz
para conseguir isso? Exercícios, exercícios e exercícios. Depois disso, talvez
você esteja preparado para subir em um palco de verdade.
Eu sei como o teatro é encantador e nos apaixona ao ponto de não
percebermos o quanto temos que melhorar, mas a busca pela perfeição tem de ser
o objetivo. E, para matar a vontade de subir em um palco, sugiro que o faça
primeiro durante os seus árduos exercícios ou em pequenas apresentações que
sirvam como aprendizado do fazer teatral. A princípio, pode parecer pouco, mas
tenha certeza que será de grande importância.
E para finalizar, vou deixar uma coisa para se pensar. E se por um
acaso, a sua personagem for muda, hein?
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