Escrito por Paulo Sacaldassy
Não é de
hoje que ouço comentários de diretores e de alguns atores mais experientes,
sobre a dificuldade que há de se reunir pessoas para montagem de um espetáculo
teatral. Mas se tem tanto jovem querendo fazer teatro, por que tanta
dificuldade? Estranho, não é mesmo? Só que esta, eu mesmo respondo: É que essa
galerinha que chega ao teatro, quer logo de cara entrar em cena.
Ora! É
preciso que eles saibam que a montagem de um espetáculo teatral não é tão
simples assim. É certo que muitos, vindos de experiências em montagens
escolares e, portanto, achando-se plenamente capacitados a assumir qualquer
papel que lhes for designado, não aceitam qualquer coisa. Pura bobagem. O que
precisa ficar claro é que tornar-se um ator e manter-se como tal, demanda tempo
e estudo.
Eu até
entendo a ansiedade dessa galerinha que quer ver aquilo que está escrito e decorado,
ganhando corpo e se tornando um espetáculo, mas se ela não se dispor a ensaiar,
o espetáculo não saí. E alguns, por pura preguiça, largam produções pela
metade, por acharam um saco ficar ensaiando, ensaiando e ensaiando.
Só que ter o
texto decorado na ponta da língua, ou fazer gracejos sobre um palco, ou ainda
brincar de faz-de-conta, não é nada em termos de teatro. Antes de reunir
condições para assumir a responsabilidade de interpretar qualquer papel, o
aspirante precisa entender que é fundamental e necessário, ensaiar, ensaiar e
ensaiar, quantas vezes forem necessárias. Às vezes, se leva mais tempo
ensaiando, do que o tempo que as apresentações ficam em cartaz.
Aliás, a
vida de um ator é ensaiar, se exercitar, ensaiar, estudar, ensaiar, interpretar
e ensaiar. Uma roda vida sem fim que faz com que a cada dia, o ator apure mais
e mais o seu talento, lapidando cotidianamente a sua arte de interpretar.
Teatro não é uma arte que se faz de supetão. Não é apenas lendo e decorando o
texto que se é capaz de interpretar.
Se vocês
repararem bem nas “interpretações” de grandes figurões das artes cênicas que
estão em cartaz nas várias novelas na atualidade, vão perceber o quanto a falta
de ensaio faz falta. Nem mesmo a experiência de anos é capaz de sustentar uma
boa interpretação. Como na TV é tudo rápido, sem tempo de ensaiar, é possível
ver “interpretações”, se dá para chamar assim, que dão nos nervos.
Por isso, se
você quer mesmo fazer teatro, mesmo que ainda não queira seguir carreira
profissional, precisa ter a consciência de que se faz necessário muito ensaio
antes de se colocar um espetáculo em cartaz. Não tenha tanta pressa em
aprender, pois se você seguir a profissão, vai precisar fazer isso
diuturnamente. E não interessa qual papel você for interpretar, seja o papel
principal, ou apenas uma florzinha estática que compõe o cenário, vai precisar
de ensaio, ensaio e ensaio.
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