quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Comunicação - A importancia de recordar nomes

A Importância de Recordar Nomes

è  Na venda profissional, o nome é muito importante. A fim de estabelecer a necessária comunicabilidade entre vendedores e compradores, são essenciais a compreensão e a aceitação.
è  Mencionar o nome do cliente facilita esse processo de estabelecimento de comunicabilidade. O cliente está interessado, em primeiro lugar, em si mesmo. Em segundo lugar, no negócio, e, por último, em você. 
è  Quando lhe menciona o nome e o pronuncia corretamente, consegue que ele localize a atenção em você.
è  Trata-se da mais simples de todas as técnicas para fortalecer a apresentação do produto ou serviço, mas, ainda assim, muitas vezes é ignorada. Por mais que se distraia a atenção do cliente, você pode sempre recuperá-la simplesmente chamando-o pelo nome.
è  O cliente sentirá uma inclinação muito maior para escutá-lo e lhe dedicar toda atenção quando você o cumprimenta pelo nome e o pronuncia certo.
è  Em todos os casos em que acrescentar um novo nome Alista de clientes potenciais, certifique-se de que o anotou cor­retamente. Não hesite em perguntar: "Qual é a maneira correta de pronunciar seu nome?" E escreva também o cargo que ele tem e as responsabilidades na empresa.


Se você foi abençoado com uma memória excepcional, dê graças a Deus. Mas se, como a maioria, tem problemas para gravar nomes, leve em conta as sugestões seguintes:

è  No exato momento em que for apresentado ao cliente, repita-lhe o        nome.Nas apresentações, o nome é murmurado ou dito apressadamente e senão o ouvir com clareza, peça ao cliente que o repita. Ele não se sentirá insultado. Na verdade, você demonstra interesse, querendo saber-lhe o nome correto, e o lisonjeia dessa maneira.

è  Procure usar várias vezes o nome na conversa inicial como cliente. Comece suas perguntas com o nome e use-o para finalizar os comentários que fizer.

è  Todas as vezes que lhe mencionar o nome, dê uma boa olhada em seu cliente. Tente descobrir no nome algum detalhe que possa relacionar como próprio cliente, ou com algum lugar ou coisa. As­sociando o nome a algo conhecido, você terá mais facilidade em recordá-lo.

è  Repita várias vezes o nome. Faça isso com a freqüência cabível na conversa. O nome se fixará mais forte em sua memória a cada vez que o repetir.

è  Cultive o hábito de anotar os nomes dos clientes potenciais que conhecer durante o dia. Ver o nome por escrito ajuda-o a lembrar­se porque neste caso você usa outro dos sentidos: a visão. A noite, repasse a lista e veja quantos nomes pode lembrar como pessoas, c não apenas como palavras pelas quais são conhecidas.


è  Lembrar nomes é fundamental para a comunicação eficiente em vendas. Procure sempre aprender técnicas e aplicar sugestões que possam ajudá-lo nesta área.

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