sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Ator- movimentos e voz



1 - Aprenda a relaxar. Respire fundo. Há quem diga que contrair todos os músculos do corpo por alguns segundos e relaxá-los logo em seguida ajuda bastante. Outra técnica é aspirar por 4 segundos e expirar pelo mesmo tempo. Esse exercício de respiração vai ajudar a acalmá-lo.

2 -Tenha consciência corporal. Há aulas e técnicas específicas para o movimento dos atores. E não é à toa. Elas ajudam o ator a melhor utilizar o seu "território" e a ter domínio sobre o palco. Ao atuar, você não trabalha apenas com a voz e o rosto. Deve-se entregar literalmente de corpo e alma.
·       Sinta-se à vontade para inventar trejeitos para o personagem. Ele anda meio esquisito por causa dos ferimentos de guerra? Ela vive brincando como o cabelo? Ele tem um tique nervoso na perna? Ela fica cutucando as unhas toda hora? Saia um pouco do sript! Improvise, invente, use a criatividade! Tente imaginar como o seu personagem agiria na vida real. Imagine como ele se comportaria em uma sala de espera do consultório médico. O que ele estaria fazendo se fosse flagrado por uma câmera escondida?

3- Saiba projetar a sua voz. É preciso falar um pouco mais alto do que você faria normalmente para que a platéia possa ouvi-lo em alto e bom som, ou a câmera possa captar tudo. Não há nada mais irritante do que ver alguém falando e só pegar uma em cada três palavras.
·       Só não precisa exagerar e falar como um político gritando no palanque – o objetivo é entoar bem a voz e pronunciar claramente as palavras. Evite o vexame de ficar murmurando ou falando como se a platéia estivesse bem ao seu lado.
·       Caso esteja em uma peça teatral, lembre-se que as pessoas sentadas nas últimas fileiras possam lhe ouvir. É preciso ficar com a postura correta, projetar a sua voz e ficar com o corpo discretamente virado para a audiência.
·       Evite falar rápido demais. Nada pior do que um ator que embola as falas.

4 - Enuncie as palavras. Enunciar significa pronunciar de forma clara, principalmente o final das palavras, o qual tende a ser “comido” ou a se perder acusticamente.
·       Concentre-se para pronunciar todas as consoantes presentes nas falas. Dessa forma, você acaba desacelerando o discurso e, ao mesmo tempo, fica mais fácil para a platéia entender o que você está dizendo.
·       Só tome cuidado para não exagerar ao enunciar as palavras a fim de evitar parecer artificial (como se estivesse fazendo um vídeo didático para crianças, por exemplo). Outro risco ao pegar pesado no enunciado é ficar com a atuação carregada demais, quase canastrona. Em caso de dúvida se está exagerando ou não, pergunte ao diretor e aos seus colegas.

5 - Fale com os trejeitos do seu personagem. Mesmo que ele não tenha sotaque, há outros aspectos a serem levados em conta que podem não estar no script. Leve em conta a idade, raça, status social, crenças e a renda do personagem.

·       Um crítico de teatro comentou que certa atriz acabou estragando uma peça, pois ela vivia uma caipira muito simples e humilde vivendo na roça (sem acesso à televisão, vivendo da roça para casa e da casa para a roça) soltando um “Ninguém merece!” de vez em quando. Analise com cuidado as suas falas e use o bom-senso para avaliar o que é verossímil ao sair da boca do personagem.

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