1 - Aprenda a relaxar. Respire fundo. Há quem diga
que contrair todos os músculos do corpo por alguns segundos e relaxá-los logo
em seguida ajuda bastante. Outra técnica é aspirar por 4 segundos e expirar
pelo mesmo tempo. Esse exercício de respiração vai ajudar a acalmá-lo.
2 -Tenha consciência corporal. Há aulas e técnicas
específicas para o movimento dos atores. E não é à toa. Elas ajudam o ator a
melhor utilizar o seu "território" e a ter domínio sobre o palco. Ao
atuar, você não trabalha apenas com a voz e o rosto. Deve-se entregar
literalmente de corpo e alma.
·
Sinta-se
à vontade para inventar trejeitos para o personagem. Ele anda meio esquisito
por causa dos ferimentos de guerra? Ela vive brincando como o cabelo? Ele tem
um tique nervoso na perna? Ela fica cutucando as unhas toda hora? Saia um pouco
do sript! Improvise, invente, use a criatividade! Tente imaginar como o seu
personagem agiria na vida real. Imagine como ele se comportaria em uma sala de
espera do consultório médico. O que ele estaria fazendo se fosse flagrado por
uma câmera escondida?
3- Saiba projetar a sua voz. É preciso falar um pouco
mais alto do que você faria normalmente para que a platéia possa ouvi-lo em
alto e bom som, ou a câmera possa captar tudo. Não há nada mais irritante do
que ver alguém falando e só pegar uma em cada três palavras.
·
Só não
precisa exagerar e falar como um político gritando no palanque – o objetivo é
entoar bem a voz e pronunciar claramente as palavras. Evite o vexame de ficar
murmurando ou falando como se a platéia estivesse bem ao seu lado.
·
Caso
esteja em uma peça teatral, lembre-se que as pessoas sentadas nas últimas
fileiras possam lhe ouvir. É preciso ficar com a postura correta, projetar a
sua voz e ficar com o corpo discretamente virado para a audiência.
·
Evite
falar rápido demais. Nada pior do que um ator que embola as falas.
4 - Enuncie as palavras. Enunciar significa
pronunciar de forma clara, principalmente o final das palavras, o qual tende a
ser “comido” ou a se perder acusticamente.
·
Concentre-se
para pronunciar todas as consoantes presentes nas falas. Dessa forma, você
acaba desacelerando o discurso e, ao mesmo tempo, fica mais fácil para a
platéia entender o que você está dizendo.
·
Só tome
cuidado para não exagerar ao enunciar as palavras a fim de evitar parecer
artificial (como se estivesse fazendo um vídeo didático para crianças, por
exemplo). Outro risco ao pegar pesado no enunciado é ficar com a atuação
carregada demais, quase canastrona. Em caso de dúvida se está exagerando ou
não, pergunte ao diretor e aos seus colegas.
5 - Fale com os trejeitos do seu
personagem. Mesmo
que ele não tenha sotaque, há outros aspectos a serem levados em conta que
podem não estar no script. Leve em conta a idade, raça, status social, crenças
e a renda do personagem.
·
Um
crítico de teatro comentou que certa atriz acabou estragando uma peça, pois ela
vivia uma caipira muito simples e humilde vivendo na roça (sem acesso à
televisão, vivendo da roça para casa e da casa para a roça) soltando um
“Ninguém merece!” de vez em quando. Analise com cuidado as suas falas e use o
bom-senso para avaliar o que é verossímil ao sair da boca do personagem.
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