quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Verdades e mitos sobre a voz

VERDADES E MENTIRAS SOBRE O USO DA VOZ

1 – Pastilhas e balas de hortelã ajudam a melhorar a voz.
R: Falso. Pastilhas e balas de hortelã causam uma sensação de alívio momentâneo, dando a impressão de que se pode ir além, quando na verdade a causa do problema continua.

2 – Todo ator deve consultar um médico otorrinolaringologista, para avaliar as condições de suas pregas vocais.
R: Verdadeiro. Somente o otorrino tem condições, através de exames específicos, de diagnosticar possíveis alterações.

3 – O fumo causa danos à voz.
R: Verdadeiro. O fumo causa danos ao ser humano como um todo. A nicotinaprovoca irritação e ressecamento das pregas vocais.

4 – Falar cochichado repousa a voz.
R: Falso. Quando se cochicha, está se fazendo um esforço vocal e, ao contrário do que se pensa, tensionando as pregas vocais.

5 – O ator pode alterar sua voz de acordo com as características de cada personagem sem prejuízo vocal.
R: Verdadeiro. Desde que tenha feito um trabalho preparatório de suporte com um
fonoaudiólogo, o ator pode “brincar” com sua voz sem, contudo, prejudicar suas pregas vocais.

6 – Antes de entrar em cena deve-se fazer um aquecimento vocal.
R: Verdadeiro. Como toda musculatura corporal deve ser aquecido antes de qualquer exercício, o mesmo acontece com a musculatura do aparelho fonador.

7 – Quando estou rouco fico sem falar por um tempo e a voz melhora.
R: Falso. Se a rouquidão não for proveniente de um estado gripal, a voz só apresentará melhora, realmente, quando for feito um trabalho de reeducação vocal.

8 - Atores que pouco movimentam os lábios dificultam o entendimento de sua comunicação verbal.
Resposta: Verdadeiro. É necessária uma boa articulação de todos os fonemas para que o ator apresente uma boa dicção.

9 - Ingerir bebida alcoólica antes do espetáculo favorece melhor desempenho vocal.
Resposta: Falso. Bebidas alcoólicas "anestesiam" as pregas vocais dando a sensação de poder ultrapassar seu limite, gerando um esforço vocal.

10 - O ato constante de pigarrear ocasiona danos nas pregas vocais.
Resposta: Verdadeiro. O pigarro provoca um atrito entre as pregas vocais, prejudicando-as.
11 - O ator deve ter suporte de um profissional da voz.
Resposta: Verdadeiro. Somente um especialista em voz poderá orientar, adequadamente, os melhores exercícios indicados para cada caso.

12 - Para interpretar personagens regionais deve-se recorrer a atores das respectivas regiões.
Resposta: Falso. Todo ator, com ajuda de um profissional da voz poderá colocar ou inibir qualquer sotaque.

13 - Perdas auditivas interferem na intensidade vocal.
Resposta: Verdadeiro. Quando não há um feed back auditivo adequado, a voz
poderá sair muito baixa ou muito alta, sem que o indivíduo perceba.

14 - A coordenação fono-respiratória é fundamental para uma boa voz.
Resposta: Verdadeiro. É preciso que haja um adequado equilíbrio entre a saída de
ar e a emissão sonora, para que haja preservação de uma boa qualidade vocal.

15 - Falar alto, em cena, pode prejudicar a voz.
Resposta: Falso. Desde que se use o impulso do ar proveniente do diafragma, podese falar em qualquer intensidade sem prejuízo das pregas vocais.


Prevenindo problemas de voz

O QUE FAZER PARA PREVENIR PROBLEMAS DE VOZ
1 - Evite fumar ou usar drogas - causam irritação nas pregas vocais.

2 - Evite café, mate e bebidas gasosas antes de exposições vocais prolongadas -
provocam ressecamento das pregas vocais.

3 - Ingira bastante água em temperatura ambiente - propicia maior hidratação das
pregas vocais.

4 - Chocolates, amendoim e pipoca aumentam a secreção de muco, provocando
pigarros - evite comê-los antes de exposições orais.

5 - A maçã tem ação adstringente e auxilia na limpeza da boca e faringe - favorece
uma boa emissão vocal.

6 - Ao falar em público, evite roupas apertadas que prejudiquem a respiração.

7 - Evite gritar ou competir com ruídos externos (música alta, barulho de britadeiras, alto falantes, etc.).

8 - Evite pigarros - o atrito das pregas vocais provoca irritação e descamação do
tecido.

9 - Evite cantar no período menstrual - a alteração hormonal pode provocar edema
nas pregas vocais.

10 - Sussurros e cochichos desencadeiam um esforço maior que o necessário para  emissão de voz normal.

11 - Descanse sua voz, mais ou menos 10 minutos, após fala ininterrupta de 45
minutos.

12 - Bebidas alcoólicas anestesiam as pregas vocais, provocando sensação de
poder ir além do seu limite.

13 - Mantenha seu pescoço protegido, se estiver em ambiente fechado com ar
refrigerado.

14 - Evite falar enquanto faz exercícios físicos - a tensão causa esforço na fala.


Atenção: Rouquidão, dor, queimação, ardência e cansaço vocal não podem persistir por mais de 15 dias. Caso aconteça procure um médico otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo.

A voz e o ator

A VOZ E O ATOR

A voz é o retrato da personalidade do indivíduo.
Tudo que é sentido, reprimido, extravasado ou vivido por uma pessoa, é capaz de
ser percebido pela voz.
De que forma isto acontece? Como pode a palavra dizer uma coisa e o som outra?
Através das inflexões. A melodia crescente ou decrescente que se faz, determina o que vai na alma do falante.

Por exemplo, quando se quer pedir alguma coisa ou fazer um “dengo”, costuma-se
usar maior nasalidade; se quiser demonstrar aborrecimento, a voz sairá fria, seca e assim por diante.

Juntamente com as expressões faciais, o tom vocal reflete as emoções e sensações humanas.
Uma voz colorida ou clara, é rica em inflexões, já uma voz escura ou opaca, tem
uma linha melódica pobre.
O ator utiliza-se de variações vocais constantemente para o engrandecimento do seu trabalho. Talvez, até o segredo de uma boa interpretação, esteja na correta ou
adequada inflexão de palavras e frases.
É preciso que ele tenha sensibilidade para perceber as intenções do autor de determinado texto. A partir do momento que ele entender que emoções deverão ser passadas para o público, o texto decorado ganhará verdadeiramente, vida

Exercicios - Voz

Exercicios de voz

As consoantes oclusivas


Proporcionam bons exercícios para dominar a expiração, porque gastam mais ar: Inspirar e expirar repetindo, muitas vezes lentamente:
è   P B T D G Q

Ler frases longas onde se encontrem freqüentemente essas consoantes:

A gata branca capenga que gostava de pegar camundongos na copa da casa de campo do conde guatinguetacal corre atrás da bola que rebola e bate no peito do papagaio que grita e depois no bico do galo pedrês que bebe água no balde da bica do quintal e também no papo do pato pintado que dá bicadas na pata do pacato boi preto e branco que pastava no granado.

Respirar profundamente e atacar a frase logo no início da expiração, para não desperdiçar ar.

O aluno deve esforçar-se para sustentar os finais das frases, economizando o ar expirado.

Dizer numa só expiração:

Quadrilha – Carlos Drummond de Andrade

João amava Teresa que amava Raimundo
Que amava Maria que amava Joaquim que
Amava Lili que não amava ninguém
João foi para os Estados Unidos
Teresa para o convento
Raimundo morreu de desastre Maria ficou para tia
Joaquim suicidou-se e Lili casou com
J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.




Um bom exercício será ler em voz alta esse trecho de Vinicius de Morais, tomando uma respiração profunda antes de iniciar e partir ligando todas as palavras sem se preocupar com a pontuação até sentir que já se está esgotando a reserva de ar nos pulmões; então, por uma imperceptível contração do diafragma respire rapidamente e continue.Assim sucessivamente até o fim.

Elegia Lírica – Vinícius de Moraes


Meu benzinho adorado minha triste irmãzinha eu te peço por tudo o que há de mais sagrado que você me escreva uma cartinha sim dizendo como é que você vai que eu não sei eu ando tão zaranza por causa do teu abandono eu choro e um dia pego tomo um porre danado que você me quer e sabe o que eu faço eu vou me embora para sempre e nunca mais vejo este rosto lindo que eu adoro porque você é toda a minha vida e eu só escrevo por tua causa ingrata e só trabalho para casar com você quando a gente puder porque agora tudo está tão difícil mas melhora não se afobe e tenha confiança em mim que te quero acima do próprio Deus que me perdoe eu dizer isso mas é sincero porque ele sabe que ontem pensei o dia todo em você e acabei chorando no rádio por causa daquele estudo de Chopin que você tocou antes de ir embora e imagina só que eu estou fazendo uma história para você muito bonita e quando chega a noite eu fico tão triste que até dá pena e tenho vontade de ir correndo te ver e beijo o ar feito bobo Com uma coisa no coração que já fui até no médico mas ele disse que é nervoso e me falou que eu sou emotivo e eu peguei ri na cara dele e ele ficou uma fera que a medicina dele eu só queria te ver uma meia hora eu pedia tanto que você acabava ficando enfim adeus que já estou cansado de tanta saudade e tem gente aqui perto e fica feio eu chorar na frente deles eu não posso adeus meu rouxinol me diz boa noite e dorme pensando neste que te adora e se puder pensa o menos possível no teu amigo para você não se entristecer muito que só mereces felicidade do teu definitivo e sempre amigo.

Tipos de Respiração

Respiração
O primeiro cuidado que se deve tomar para que a voz adquira a qualidade desejada é respirar corretamente.
Sua função vital é um ato reflexo e inconsciente, é a base fundamental da palavra, pois o som vocal depende de uma força motora que é o ar expelido pelos pulmões.
O gesto respiratório compreende dois tempos: inspiração e a expiração. Inspiração - o tórax se dilata e o ar penetra nos pulmões. Na expiração o ar é expelido por um movimento inverso

A inspiração deve ser rápida, silenciosa e invisível, a expiração suave e prolongada.

Tipos de Respiração

Respiração Abdominal - (baixa) – não é a apropriada em função de que comprime as vísceras abdominais, impelindo o ventre para frente. Nas mulheres exerce forte pressão sobre órgão genital, sendo a causa de muitas disodias.

Respiração clavicular (alta) também é condenada, pois sendo os pulmões mais estreitos nos ápices, a provisão de ar é insuficiente, visível, fatigante, além de provocar o congestionamento das veias do pescoço.

Respiração diafragmática(média) é a mais indicada que melhor regula a fonação, porque proporcionam maior provisão de ar com menor esforço.

Exercícios respiratórios exagerados, não são aconselháveis, pois podem levar a uma fadiga cardíaca. O importante é saber dominar a expiração.

Lembre-se que a mais longa frase musical já registrada é de 18 segundos, logo não é preciso exageros.

A inspiração por via nasal é mais aconselhada porque o ar é filtrado, aquecido e umedecido. Entretanto durante o canto ou mesmo a palavra, a respiração pode ser buconasal, pois os tempos necessários para as pausas nem sempre permitem uma inspiração exclusivamente por via nasal.

Diafragma


O diafragma é um grande músculo transversal que tem a forma abóbada e que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. É constituído de fibras musculares que se fixam na base da caixa torácica.

Exercicios - Respiração

Exercícios Respiratórios

Os exercícios respiratórios são recomendados para aumentar a capacidade vital, são indispensáveis para a correção de todos os defeitos e deficiências da voz e da palavra, variando de acordo com as necessidades de cada um e as características de seu tipo respiratório.

A inspiração deve ser efetuada por via nasal, pois o ar assim é filtrado, aquecido e umedecido.

O tempo de duração da pausa e da expiração deve ser aumentado gradativamente. A retenção do ar não deve ir além de 5 segundos para não forçar a pressão sobre as cordas vocais; e a expiração deverá ser tão prolongada quanto for possível.

Os exercidos serão feitos em combinação com a emissão de sons:

è  Inspiração nasal, suave, lenta, profunda, silenciosa.

Pausa

  • Expiração nasal, lenta suave, prolongada.
è  Inspiração idêntica à anterior.

Pausa

  • Expiração bucal soprando muito suavemente; lábios em posição de assoviar.
è  Inspiração idêntica.

Pausa

  • Expiração bucal em A afônico.
è  Inspiração nasal, suave, lenta, profunda, silenciosa.
  • O mesmo exercício expirando em O afônico.
è  Inspiração rápida e profunda.
Pausa.
  • Expiração sonora com a boca fechada, porém com as maxilas separadas.
è  Inspiração nasal, suave, lenta, profunda, silenciosa.

Pausa

·      Expiração iniciar com a boca fechada emitindo um som médio e terminar com a boca aberta emitindo: mmmmmmmmmmmmmmooooomooomomooooommmmmmoooo.
è  Pequenas inspirações rápidas pelo nariz até sentir que os pulmões estão cheios de ar.
Pausa.
·      Expirar rapidamente com força.
è Pequenas inspirações rápidas pelo nariz até sentir que os pulmões estão cheios de ar.
Pausa.
  • Expirar emitindo consoantes fricativas:
             s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s
      z z z z z z z z z z z z z z z z z z z z z z z z z
       j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j  j
      ch ch ch ch ch ch ch ch ch ch ch ch ch ch
è  Pequenas inspirações rápidas pelo nariz até sentir que os pulmões estão cheios de ar.

Pausa


·       Expirar contando: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17...

Ator Amador e seus erros

27 erros do ator inexperiente quando esta no palco
Autor:J. Humberto Mello, melloh@bol.com.br

Coletania de erros que eu sempre lutei contra durante o meu processo de formação de ator e ainda uso muito nos meus cursos de teatro. Acho que vale a pena compartilhar,,,

1- Tem medo intenso do palco O medo do palco é o medo do julgamento. O ator tem medo de crítica, de se sentir ridículo, de esquecer suas falas, etc. quando acontece com um ator treinado geralmente é o resultado de um treinamento rígido e autoritário. Pode ser superado por uma compreensão dinâmica das frases (suas intenções explicitas e implícitas), o compartilhamento com a platéia. O ator precisa mostrar e não contar.


 2- Não sabe onde colocar as mãos A maioria dos atores imaturos pensam que tem apenas a boca e as mãos. Quando os alunos aprendem a encenar com o corpo todo (fiscalizar sempre) o problema de onde colocar as mãos desaparece. Na realidade, nunca surgirá depois que os atores compreenderem a idéia do ponto de concentração, pois terão sempre um foco definido e objetivo, enquanto estiverem no palco.

3- Tem movimento de cena desajeitado - balança-se de lá pra cá no palco sem objetivo. O movimento de cena desajeitado é geralmente o resultado de direção de cena imposta ou do ato dele ficar tentando lembrar das suas marcas de cena. Quando o ator está fazendo esforço para recordar, em vez de permitir que o movimento surja da realidade da cena, sua movimentação será fatalmente desajeitada. Qualquer exercício de envolvimento com objetos, ajudará neste ponto.

4- Necessita sentar-se no palco O ator imaturo sente a necessidade de sentar-se no palco ou balançar de um pé para o outro, por que está tentando se esconder da platéia. Ele não tem "foco" e, portanto, está sem motivação para permanecer aonde se encontra.

5- Lê rigidamente e mecanicamente as falas; esquece falas A leitura mecânica resulta na não criação da realidade. A recitação da palavra torna-se mais importante para o ator do que a compreensão do seu significado e do seu relacionamento. Elas permanecem meras "palavras", em lugar de transformar-se em "diálogo".

6- Sua expressão é pobre; apressa e atropela a sua fala A expressão pobre e a fala apressada geralmente são resultantes da falta de compreensão por parte do ator, de que a platéia é um elemento integral do teatro. A expressão pobre tem a mesma origem que a leitura mecânica. No caso de haver um defeito físico real na fala do ator, serão necessários exercícios terapêuticos.

7- Geralmente repete a fala que leu erradamente Falas lidas erradas e depois repetidas palavras por palavras são exemplo de memorização mecânica, que massacra definitivamente a espontaneidade. O treinamento mecânico (decoração) é também a causa de muitas outras qualidades amadorísticas. A capacidade para enfrentar uma crise no palco deve tornar-se uma segunda natureza, mesmo para o ator mais jovem. Por meio de treinamento ele pode aprender a improvisar e solucionar qualquer problema que surja.
8- Repete de voz baixa as palavras de seus colegas enquanto estão sendo pronunciadas A memorização prematura leva o ator a soçobrar a palavra do outro. Isso ocorre quando se permite que atores imaturos memorizem o texto antes de algumas leituras coletivas para se definir as intenções das falas.

9- Não cria movimentação de cena A capacidade para criar atividades e movimentação de cena e marcação interessante só pode surgir da compreensão e do relacionamento em grupo.

10- Não tem o sentido do tempo (timing) O sentido de tempo teatral pode ser ensinado. O tempo é o reconhecimento do outro dentro da realidade teatral.

11- Perde “deixas”; é insensível ao ritmo A falha em sentir os ritmos (assim como o tempo) acontece quando um ator é insensível a platéia e aos colegas atores.

12- Veste seu figurino de forma desajeitada; sua maquiagem tem aparência grosseira Prefiro não comentar...

13- Emociona-se com suas falas em lugar de falar com os colegas atores Sem comentários...

14- É exibicionista, se sente o melhor em cena Sem comentários... senão eu vou ser deselegante né.

15- Não tem sensibilidade para a caracterização, o diretor tem que entregar tudo pronto pra ele. Todos temos sensibilidade natural para criar caracterização em graus variados, basta experimentar, soltar a criatividade. A direção corrige isso com laboratórios com o elenco.

16- Quebra a cena , atrapalhando os outros atores e a direção. Quando os atores "quebram" ou saem do personagem em cena, eles perdem a visão dos relacionamentos internos da peça e também do seu ponto de concentração.

17- Tem medo de tocar os outros Isso significa resistência e medo de envolvimento.Os exercícios de contato podem ajudar muito nesse caso.

18- Não projeta sua voz ou suas emoções, fala pra dentro A projeção inadequada é causada pelo medo ou pela negligência em relação à platéia. Imaginemos que sempre há uma velhinha surda na ultima fila do teatro. Ela pagou ingresso e merece ouvir tudo.

19- Não sabe aceitar direção, sempre se justifica quando corrigido ou orientado. A incapacidade para aceitar direção muitas vezes se origina em falta de objetividade ou comunicação inadequada entre o ator e o diretor. O ator pode não estar ainda livre o suficiente para assumir a sua responsabilidade diante do grupo.

20- Tem relacionamento supérfluo com os outros atores ou a peça, não se aprofunda O ator que tem pouco ou nenhum relacionamento com os atores colegas e com a peça, ainda está no estágio elementar do treinamento teatral. A realização de jogos e a utilização de todos os exercícios de atuação que se referem ao envolvimento em grupo devem auxiliar aqui.
21- É dependente da mobília e dos adereços Quando o ator se move com excitação no palco, arrastando-se de uma cadeira para outra, ou movimentando-se sem objetivo pelo palco, ele está demonstrando medo de ficar exposto a platéia. Este é problema central dos atores imaturos. Dar com maior freqüência exercícios de interação grupal e compartilhar com a platéia será de grande utilidade.

22- Torna-se sua própria platéia Quando os atores saem do jogo e tornam-se a platéia de si mesmo, eles estão procurando aprovação. O seu ponto de concentração recai sobre eles mesmos.

23- Nunca ouve os outros atores A incapacidade para ouvir outros atores é um problema vital. Significa que a meada dos relacionamentos de palco foi rompida ou nunca foi compreendida.

24- Não tem relacionamento com a platéia A resposta da platéia vem para o ator amadurecido. Esteja consciente que a frase: "compartilhe com a platéia" é o primeiro passo e o mais importante de todos.

25- É ignorante em relação ao seu próprio corpo, descuidando assim de sua voz e habilidades corporais, nao se aprimora. O ator que arrasta tudo para dentro do seu ambiente imediato faz com que o seu universo possua proporções em miniatura. Exercícios de tato irão melhorar o medo de olhar os outros.

26- Baixa os olhos (não olha para os colegas) Muitos atores principiantes não possuem o hábito de cuidar do seu corpo. Esse descuido acarreta sérios problemas físicos, e isso o ajudará a sair prejudicado em seus espetáculos, pois o corpo perfeitamente capacitado (incluindo voz e adereços) é a arma essencial para a realização de um bom espetáculo. Para se possuir uma máquina humana perfeita é sempre bom fazer exercícios de alongamentos e cuidar de seus sentidos em qualquer lugar que se vá.


27- O “estrelismo” O "estrelismo" é uma manifestação do próprio ator, essa manifestação deve ser bem distinta do exibicionismo. O exibicionismo não passa de uma fase que muitos atores imaturos possuem. O estrelismo é uma fase avançada do exibicionismo, ou seja, os atores que não são preparados desde cedo pensam que todo vínculo teatral gira ao seu redor, estando totalmente enganado. Isso porque um grupo não depende apenas de uma pessoa. Exercícios de interação social ou trabalhos psicológicos específicos pode diminuir ou acabar com um mal tão fatal que ocasiona intriga e falecimento dos grupos.