quarta-feira, 10 de agosto de 2016

A voz e o ator

A VOZ E O ATOR

A voz é o retrato da personalidade do indivíduo.
Tudo que é sentido, reprimido, extravasado ou vivido por uma pessoa, é capaz de
ser percebido pela voz.
De que forma isto acontece? Como pode a palavra dizer uma coisa e o som outra?
Através das inflexões. A melodia crescente ou decrescente que se faz, determina o que vai na alma do falante.

Por exemplo, quando se quer pedir alguma coisa ou fazer um “dengo”, costuma-se
usar maior nasalidade; se quiser demonstrar aborrecimento, a voz sairá fria, seca e assim por diante.

Juntamente com as expressões faciais, o tom vocal reflete as emoções e sensações humanas.
Uma voz colorida ou clara, é rica em inflexões, já uma voz escura ou opaca, tem
uma linha melódica pobre.
O ator utiliza-se de variações vocais constantemente para o engrandecimento do seu trabalho. Talvez, até o segredo de uma boa interpretação, esteja na correta ou
adequada inflexão de palavras e frases.
É preciso que ele tenha sensibilidade para perceber as intenções do autor de determinado texto. A partir do momento que ele entender que emoções deverão ser passadas para o público, o texto decorado ganhará verdadeiramente, vida

Exercicios - Voz

Exercicios de voz

As consoantes oclusivas


Proporcionam bons exercícios para dominar a expiração, porque gastam mais ar: Inspirar e expirar repetindo, muitas vezes lentamente:
è   P B T D G Q

Ler frases longas onde se encontrem freqüentemente essas consoantes:

A gata branca capenga que gostava de pegar camundongos na copa da casa de campo do conde guatinguetacal corre atrás da bola que rebola e bate no peito do papagaio que grita e depois no bico do galo pedrês que bebe água no balde da bica do quintal e também no papo do pato pintado que dá bicadas na pata do pacato boi preto e branco que pastava no granado.

Respirar profundamente e atacar a frase logo no início da expiração, para não desperdiçar ar.

O aluno deve esforçar-se para sustentar os finais das frases, economizando o ar expirado.

Dizer numa só expiração:

Quadrilha – Carlos Drummond de Andrade

João amava Teresa que amava Raimundo
Que amava Maria que amava Joaquim que
Amava Lili que não amava ninguém
João foi para os Estados Unidos
Teresa para o convento
Raimundo morreu de desastre Maria ficou para tia
Joaquim suicidou-se e Lili casou com
J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.




Um bom exercício será ler em voz alta esse trecho de Vinicius de Morais, tomando uma respiração profunda antes de iniciar e partir ligando todas as palavras sem se preocupar com a pontuação até sentir que já se está esgotando a reserva de ar nos pulmões; então, por uma imperceptível contração do diafragma respire rapidamente e continue.Assim sucessivamente até o fim.

Elegia Lírica – Vinícius de Moraes


Meu benzinho adorado minha triste irmãzinha eu te peço por tudo o que há de mais sagrado que você me escreva uma cartinha sim dizendo como é que você vai que eu não sei eu ando tão zaranza por causa do teu abandono eu choro e um dia pego tomo um porre danado que você me quer e sabe o que eu faço eu vou me embora para sempre e nunca mais vejo este rosto lindo que eu adoro porque você é toda a minha vida e eu só escrevo por tua causa ingrata e só trabalho para casar com você quando a gente puder porque agora tudo está tão difícil mas melhora não se afobe e tenha confiança em mim que te quero acima do próprio Deus que me perdoe eu dizer isso mas é sincero porque ele sabe que ontem pensei o dia todo em você e acabei chorando no rádio por causa daquele estudo de Chopin que você tocou antes de ir embora e imagina só que eu estou fazendo uma história para você muito bonita e quando chega a noite eu fico tão triste que até dá pena e tenho vontade de ir correndo te ver e beijo o ar feito bobo Com uma coisa no coração que já fui até no médico mas ele disse que é nervoso e me falou que eu sou emotivo e eu peguei ri na cara dele e ele ficou uma fera que a medicina dele eu só queria te ver uma meia hora eu pedia tanto que você acabava ficando enfim adeus que já estou cansado de tanta saudade e tem gente aqui perto e fica feio eu chorar na frente deles eu não posso adeus meu rouxinol me diz boa noite e dorme pensando neste que te adora e se puder pensa o menos possível no teu amigo para você não se entristecer muito que só mereces felicidade do teu definitivo e sempre amigo.

Tipos de Respiração

Respiração
O primeiro cuidado que se deve tomar para que a voz adquira a qualidade desejada é respirar corretamente.
Sua função vital é um ato reflexo e inconsciente, é a base fundamental da palavra, pois o som vocal depende de uma força motora que é o ar expelido pelos pulmões.
O gesto respiratório compreende dois tempos: inspiração e a expiração. Inspiração - o tórax se dilata e o ar penetra nos pulmões. Na expiração o ar é expelido por um movimento inverso

A inspiração deve ser rápida, silenciosa e invisível, a expiração suave e prolongada.

Tipos de Respiração

Respiração Abdominal - (baixa) – não é a apropriada em função de que comprime as vísceras abdominais, impelindo o ventre para frente. Nas mulheres exerce forte pressão sobre órgão genital, sendo a causa de muitas disodias.

Respiração clavicular (alta) também é condenada, pois sendo os pulmões mais estreitos nos ápices, a provisão de ar é insuficiente, visível, fatigante, além de provocar o congestionamento das veias do pescoço.

Respiração diafragmática(média) é a mais indicada que melhor regula a fonação, porque proporcionam maior provisão de ar com menor esforço.

Exercícios respiratórios exagerados, não são aconselháveis, pois podem levar a uma fadiga cardíaca. O importante é saber dominar a expiração.

Lembre-se que a mais longa frase musical já registrada é de 18 segundos, logo não é preciso exageros.

A inspiração por via nasal é mais aconselhada porque o ar é filtrado, aquecido e umedecido. Entretanto durante o canto ou mesmo a palavra, a respiração pode ser buconasal, pois os tempos necessários para as pausas nem sempre permitem uma inspiração exclusivamente por via nasal.

Diafragma


O diafragma é um grande músculo transversal que tem a forma abóbada e que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. É constituído de fibras musculares que se fixam na base da caixa torácica.

Exercicios - Respiração

Exercícios Respiratórios

Os exercícios respiratórios são recomendados para aumentar a capacidade vital, são indispensáveis para a correção de todos os defeitos e deficiências da voz e da palavra, variando de acordo com as necessidades de cada um e as características de seu tipo respiratório.

A inspiração deve ser efetuada por via nasal, pois o ar assim é filtrado, aquecido e umedecido.

O tempo de duração da pausa e da expiração deve ser aumentado gradativamente. A retenção do ar não deve ir além de 5 segundos para não forçar a pressão sobre as cordas vocais; e a expiração deverá ser tão prolongada quanto for possível.

Os exercidos serão feitos em combinação com a emissão de sons:

è  Inspiração nasal, suave, lenta, profunda, silenciosa.

Pausa

  • Expiração nasal, lenta suave, prolongada.
è  Inspiração idêntica à anterior.

Pausa

  • Expiração bucal soprando muito suavemente; lábios em posição de assoviar.
è  Inspiração idêntica.

Pausa

  • Expiração bucal em A afônico.
è  Inspiração nasal, suave, lenta, profunda, silenciosa.
  • O mesmo exercício expirando em O afônico.
è  Inspiração rápida e profunda.
Pausa.
  • Expiração sonora com a boca fechada, porém com as maxilas separadas.
è  Inspiração nasal, suave, lenta, profunda, silenciosa.

Pausa

·      Expiração iniciar com a boca fechada emitindo um som médio e terminar com a boca aberta emitindo: mmmmmmmmmmmmmmooooomooomomooooommmmmmoooo.
è  Pequenas inspirações rápidas pelo nariz até sentir que os pulmões estão cheios de ar.
Pausa.
·      Expirar rapidamente com força.
è Pequenas inspirações rápidas pelo nariz até sentir que os pulmões estão cheios de ar.
Pausa.
  • Expirar emitindo consoantes fricativas:
             s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s
      z z z z z z z z z z z z z z z z z z z z z z z z z
       j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j j  j
      ch ch ch ch ch ch ch ch ch ch ch ch ch ch
è  Pequenas inspirações rápidas pelo nariz até sentir que os pulmões estão cheios de ar.

Pausa


·       Expirar contando: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17...

Ator Amador e seus erros

27 erros do ator inexperiente quando esta no palco
Autor:J. Humberto Mello, melloh@bol.com.br

Coletania de erros que eu sempre lutei contra durante o meu processo de formação de ator e ainda uso muito nos meus cursos de teatro. Acho que vale a pena compartilhar,,,

1- Tem medo intenso do palco O medo do palco é o medo do julgamento. O ator tem medo de crítica, de se sentir ridículo, de esquecer suas falas, etc. quando acontece com um ator treinado geralmente é o resultado de um treinamento rígido e autoritário. Pode ser superado por uma compreensão dinâmica das frases (suas intenções explicitas e implícitas), o compartilhamento com a platéia. O ator precisa mostrar e não contar.


 2- Não sabe onde colocar as mãos A maioria dos atores imaturos pensam que tem apenas a boca e as mãos. Quando os alunos aprendem a encenar com o corpo todo (fiscalizar sempre) o problema de onde colocar as mãos desaparece. Na realidade, nunca surgirá depois que os atores compreenderem a idéia do ponto de concentração, pois terão sempre um foco definido e objetivo, enquanto estiverem no palco.

3- Tem movimento de cena desajeitado - balança-se de lá pra cá no palco sem objetivo. O movimento de cena desajeitado é geralmente o resultado de direção de cena imposta ou do ato dele ficar tentando lembrar das suas marcas de cena. Quando o ator está fazendo esforço para recordar, em vez de permitir que o movimento surja da realidade da cena, sua movimentação será fatalmente desajeitada. Qualquer exercício de envolvimento com objetos, ajudará neste ponto.

4- Necessita sentar-se no palco O ator imaturo sente a necessidade de sentar-se no palco ou balançar de um pé para o outro, por que está tentando se esconder da platéia. Ele não tem "foco" e, portanto, está sem motivação para permanecer aonde se encontra.

5- Lê rigidamente e mecanicamente as falas; esquece falas A leitura mecânica resulta na não criação da realidade. A recitação da palavra torna-se mais importante para o ator do que a compreensão do seu significado e do seu relacionamento. Elas permanecem meras "palavras", em lugar de transformar-se em "diálogo".

6- Sua expressão é pobre; apressa e atropela a sua fala A expressão pobre e a fala apressada geralmente são resultantes da falta de compreensão por parte do ator, de que a platéia é um elemento integral do teatro. A expressão pobre tem a mesma origem que a leitura mecânica. No caso de haver um defeito físico real na fala do ator, serão necessários exercícios terapêuticos.

7- Geralmente repete a fala que leu erradamente Falas lidas erradas e depois repetidas palavras por palavras são exemplo de memorização mecânica, que massacra definitivamente a espontaneidade. O treinamento mecânico (decoração) é também a causa de muitas outras qualidades amadorísticas. A capacidade para enfrentar uma crise no palco deve tornar-se uma segunda natureza, mesmo para o ator mais jovem. Por meio de treinamento ele pode aprender a improvisar e solucionar qualquer problema que surja.
8- Repete de voz baixa as palavras de seus colegas enquanto estão sendo pronunciadas A memorização prematura leva o ator a soçobrar a palavra do outro. Isso ocorre quando se permite que atores imaturos memorizem o texto antes de algumas leituras coletivas para se definir as intenções das falas.

9- Não cria movimentação de cena A capacidade para criar atividades e movimentação de cena e marcação interessante só pode surgir da compreensão e do relacionamento em grupo.

10- Não tem o sentido do tempo (timing) O sentido de tempo teatral pode ser ensinado. O tempo é o reconhecimento do outro dentro da realidade teatral.

11- Perde “deixas”; é insensível ao ritmo A falha em sentir os ritmos (assim como o tempo) acontece quando um ator é insensível a platéia e aos colegas atores.

12- Veste seu figurino de forma desajeitada; sua maquiagem tem aparência grosseira Prefiro não comentar...

13- Emociona-se com suas falas em lugar de falar com os colegas atores Sem comentários...

14- É exibicionista, se sente o melhor em cena Sem comentários... senão eu vou ser deselegante né.

15- Não tem sensibilidade para a caracterização, o diretor tem que entregar tudo pronto pra ele. Todos temos sensibilidade natural para criar caracterização em graus variados, basta experimentar, soltar a criatividade. A direção corrige isso com laboratórios com o elenco.

16- Quebra a cena , atrapalhando os outros atores e a direção. Quando os atores "quebram" ou saem do personagem em cena, eles perdem a visão dos relacionamentos internos da peça e também do seu ponto de concentração.

17- Tem medo de tocar os outros Isso significa resistência e medo de envolvimento.Os exercícios de contato podem ajudar muito nesse caso.

18- Não projeta sua voz ou suas emoções, fala pra dentro A projeção inadequada é causada pelo medo ou pela negligência em relação à platéia. Imaginemos que sempre há uma velhinha surda na ultima fila do teatro. Ela pagou ingresso e merece ouvir tudo.

19- Não sabe aceitar direção, sempre se justifica quando corrigido ou orientado. A incapacidade para aceitar direção muitas vezes se origina em falta de objetividade ou comunicação inadequada entre o ator e o diretor. O ator pode não estar ainda livre o suficiente para assumir a sua responsabilidade diante do grupo.

20- Tem relacionamento supérfluo com os outros atores ou a peça, não se aprofunda O ator que tem pouco ou nenhum relacionamento com os atores colegas e com a peça, ainda está no estágio elementar do treinamento teatral. A realização de jogos e a utilização de todos os exercícios de atuação que se referem ao envolvimento em grupo devem auxiliar aqui.
21- É dependente da mobília e dos adereços Quando o ator se move com excitação no palco, arrastando-se de uma cadeira para outra, ou movimentando-se sem objetivo pelo palco, ele está demonstrando medo de ficar exposto a platéia. Este é problema central dos atores imaturos. Dar com maior freqüência exercícios de interação grupal e compartilhar com a platéia será de grande utilidade.

22- Torna-se sua própria platéia Quando os atores saem do jogo e tornam-se a platéia de si mesmo, eles estão procurando aprovação. O seu ponto de concentração recai sobre eles mesmos.

23- Nunca ouve os outros atores A incapacidade para ouvir outros atores é um problema vital. Significa que a meada dos relacionamentos de palco foi rompida ou nunca foi compreendida.

24- Não tem relacionamento com a platéia A resposta da platéia vem para o ator amadurecido. Esteja consciente que a frase: "compartilhe com a platéia" é o primeiro passo e o mais importante de todos.

25- É ignorante em relação ao seu próprio corpo, descuidando assim de sua voz e habilidades corporais, nao se aprimora. O ator que arrasta tudo para dentro do seu ambiente imediato faz com que o seu universo possua proporções em miniatura. Exercícios de tato irão melhorar o medo de olhar os outros.

26- Baixa os olhos (não olha para os colegas) Muitos atores principiantes não possuem o hábito de cuidar do seu corpo. Esse descuido acarreta sérios problemas físicos, e isso o ajudará a sair prejudicado em seus espetáculos, pois o corpo perfeitamente capacitado (incluindo voz e adereços) é a arma essencial para a realização de um bom espetáculo. Para se possuir uma máquina humana perfeita é sempre bom fazer exercícios de alongamentos e cuidar de seus sentidos em qualquer lugar que se vá.


27- O “estrelismo” O "estrelismo" é uma manifestação do próprio ator, essa manifestação deve ser bem distinta do exibicionismo. O exibicionismo não passa de uma fase que muitos atores imaturos possuem. O estrelismo é uma fase avançada do exibicionismo, ou seja, os atores que não são preparados desde cedo pensam que todo vínculo teatral gira ao seu redor, estando totalmente enganado. Isso porque um grupo não depende apenas de uma pessoa. Exercícios de interação social ou trabalhos psicológicos específicos pode diminuir ou acabar com um mal tão fatal que ocasiona intriga e falecimento dos grupos. 

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Timidez

Timidez – Dez dicas para vencer

Pessoas tímidas sofrem! Seja por não terem coragem de falar o que querem, pelo medo da exposição, o nervoso em certas situações, a dificuldade de fazer amigos ou a insegurança que surge quando mais precisamos ser confiantes. Para alguns, a timidez atrapalha um pouco mas não chega a ser um problema grave ou causar grandes prejuízos. Porém, há casos em que a vergonha e inibição são tão fortes que prejudicam a vida social, os estudos, o trabalho e os relacionamentos. Quando a característica faz a pessoa isolar-se, sentir-se intimidado o tempo todo, ter autoestima baixa e preocupação constante com o que os outros pensam, é hora de procurar ajuda para encontrar a moderação e amenizar as consequências ocasionadas por esse traço da personalidade.
Esse é um assunto que posso falar com propriedade, porque sou e sempre fui tímida, mas só quem me conhece há bastante tempo sabe que eu já melhorei bastante desse problema. Quem é tímido geralmente é assim desde criança, mas chega um momento em que a vida começa a nos exigir que coloquemos a cara para bater e quem não fizer isso fica para trás. Esse foi um dos motivos para eu me obrigar a lutar para equilibrar um pouco essa minha característica. Algumas táticas e mudanças de comportamento me ajudaram nesse processo, e são elas que quero dividir com vocês:

1) Faça aulas de teatro
Alguns anos atrás era comum colocar as crianças em escolas de teatro para ajudá-las a lutar contra a timidez. Eu fui uma dessas crianças, entrei numa escola com 11 anos, fiz teatro durante um ano e posso dizer que foi a coisa mais importante e eficaz para melhorar meu comportamento e a forma como me sentia. O teatro causou uma grande mudança positiva na minha vida, acredito que hoje eu seria bem diferente se não o tivesse feito. Nas aulas não tinha desculpa esfarrapada ou moleza, todo mundo tinha que subir no palco e interpretar. Eu era absurdamente horrível e passei muita vergonha, mas também me diverti, melhorei minha consciência corporal e enfrentei meus medos. Com certeza, fazer aulas de teatro por um tempo é uma das melhores maneiras de diminuir a timidez.

2) Faça um curso em grupo
Se só de imaginar-se em cima de um palco você já pensa em se esconder debaixo da cama, tudo bem, há alternativas. Procure uma atividade em que você precise interagir com outras pessoas e que seja feita em turma. Pode ser um curso de idioma, dança de salão, maquiagem, xadrez, vôlei, futebol ou o que quiser, só não vale fazer aula particular! O ideal é que você tenha que falar com pessoas diferentes, que estão ali para aprender o mesmo que você. Assim você terá duas opções: se comunicar ou sair correndo. No começo pode ser difícil mas é uma barreira que, quanto mais vezes você enfrentar, mais fácil se tornará passar por esse tipo de situação.

3) Sorria!
Pessoas tímidas costumam estar sempre sérias e passam a impressão de serem antipáticas ou não quererem fazer amizade, mas, no fundo, não se sentem exatamente assim. Sorrir é mais fácil do que puxar conversa e faz você se mostrar aberto a amizades, então preste atenção à sua expressão facial quando estiver próximo a alguém. É uma pequena atitude para você dar o primeiro passo num contato social sem se sentir tão acanhado. E não é tão difícil. Tente!

4) Aumente o tom da sua voz
Quanto mais baixo você falar, pior. Além de demonstrar sua insegurança (e você sabe que está demonstrando, o que te deixa mais inibido ainda), corre o risco da pessoa que está te ouvindo dizer bem alto “QUÊ? FALA ALTO, NÃO TO TE ESCUTANDO” e você se sentir mais envergonhado ainda. Claro que é uma enorme falta de tato do outro fazer isso, mas se algum dia já te disseram que você fala baixinho, procure fazer um esforço para começar a falar um pouco mais alto. Você vai perceber que um tom mais adequado de voz faz você se impôr e se sentir mais seguro ao falar.

5) Cuide-se
Baixa autoestima é um dos principais problemas que afetam os tímidos e, para alguns, é a principal causa da timidez. Se você não está contente com a sua aparência, talvez trabalhar nisso seja o caminho. A solução pode ser ganhar ou perder peso, fazer um tratamento de pele, cuidar melhor do cabelo ou descobrir qual seu estilo. Tire da cabeça a ideia de que tudo isso é futilidade. Confiança é uma qualidade importante para o seu bem-estar e felicidade e não é preciso se tornar escravo da beleza e da moda para conquistá-la, basta dedicar um pouco do seu tempo a si mesmo. Te fará muito bem, pode acreditar.

6) Aceite elogios
Prometa que, daqui pra frente, você nunca mais vai contrariar quem te fizer um elogio. Nada de “imagina, eu sou feio/tenho tal defeito” ou “mas o fulano é bem melhor que eu”. Resista ao impulso de se depreciar, como se estivesse se desculpando por ter defeitos, quando alguém disser algo bom sobre você. A menos que venha de um puxa saco de carteirinha, você não tem motivos para não acreditar que a pessoa está sendo sincera.

7) Faça amigos com os mesmos interesses
Interesses em comum aproximam as pessoas rapidamente e logo você estará solto o suficiente para falar, fazer piadas e rir. E não precisa necessariamente fazer amizade com pessoas extrovertidas, o importante é que se sinta bem ao falar com elas. Se for alguém tagarela então, melhor ainda, assim você não corre o risco de passar por um momento de silêncio constrangedor (mas não precisa pirar se isso acontecer, é normal!). Sem contar que uma pessoa que gosta das mesmas coisas que você pode te apresentar a várias outras que também têm os mesmos gostos e ficará muito mais fácil ampliar seu círculo de amizades.

8) Aprenda a aceitar a rejeição
Há pessoas de tudo quanto é jeito no mundo, só não existe ainda alguém que não tenha defeitos. Então, acredite, todo mundo já foi rejeitado algum dia. Os bonitos, os feios, os tímidos, os extrovertidos, os inteligentes, os bem vestidos, os nerds, os descolados… Todos, sem exceção, sabem qual é a sensação de não serem aceitos, porque já passaram por isso pelo menos uma vez na vida. É bom você saber disso para aprender a dar menos importância a quem não gosta do seu jeito ou da sua personalidade. Se decidir guiar sua vida e mudar suas características de acordo com o que cada um espera de você, vai viver para agradar os outros e nunca conseguirá agradar a si mesmo.

9) Pare de roer as unhas
Além de deixar suas mãos horríveis (e fazer você sentir vergonha delas), roer as unhas é um hábito típico de pessoas inseguras. Pessoas tímidas levam a mão à boca em momentos em que não sabem o que fazer com elas e como gesticular. É também uma maneira de “se esconder” e descontar o nervosismo. Perder essa mania fará você se mostrar menos inseguro aos outros, e saber esconder a insegurança é também uma maneira de diminuí-la.

10) Tenha postura
Em primeiro lugar: levante a cabeça! Você não vai encontrar nada de interessante no chão, então olhe pra frente, endireite a coluna e pare de arrastar os pés. A postura é o principal sinal de linguagem corporal que denuncia se você se sente seguro de si mesmo. O simples fato de andar ereto, e não totalmente curvado, aumenta (muito!) sua confiança.

Quero deixar claro: Não há nada de errado em ser tímido se isso não te incomoda. Se você se sente bem e não tem vontade de mudar, não mude! As dicas são para mostrar a quem se sente incomodado de alguma forma com a timidez que há alternativas praticáveis para se sentir melhor, mais seguro e confiante. Antes de qualquer coisa, o importante é ser você mesmo e não tentar ser algo que não é!

Dicção

O problema dicção
Melhorar a voz, ser compreendido, falar mais alto, qualidade vocal...
Nas apresentações de “teatro falado” muitas vezes o público não consegue entender o que o ator está falando(problema muito comum com atores iniciantes). 

Aqui temos algumas dicas e exercícios que ajudam a ampliar a clareza e o volume da fala.
1- Concurso de caretas (10 min, para relaxar a musculatura da cara, ou da face).
2- Passar a língua entre a gengiva e os lábios e bochecha (relaxar a musculatura)
3- Fazer os lábios vibrarem como criança brincando de carrinho. Deixa que de coceira no nariz, que saltem gotículas de saliva... (relaxar a musculatura)
4- ME, NE NHE, ME, NE, NHE, ME, NE, NHE… MA, NA, NHA… Alternar velocidade. Observar de onde é emitido cada som [M labial, N nasal inferior e NH nasal superior] (Exercício que ajuda a relaxar a musculatura, a perceber a vibração dos sons, e a projetar o som para um melhor aproveitamento).
5- Prender entre os dentes uma tampa de caneta, rolha... E falar um texto, verso ou versículo (para articular melhor as sílabas).
6- Com os lábios encobrir totalmente os dentes e falar um texto, verso ou versículo (para articular melhor as sílabas).
7- Prender o nariz e falar um texto, verso ou versículo (para articular melhor as sílabas).
8- De duplas, de frente, iniciando bem próximos, cada fala um texto, verso ou versículo, da um passo para traz e repete mais alto, mais um passo e mais alto... (Articulação das palavras e volume). Obs: Todas as duplas ao mesmo tempo.
9- “A culpa é tua e não minha”. Uma dupla de cada vez, sentada no palco começa a dizer a frase “A culpa é tua e não minha”, calmamente e vai cada ator tentando impor ao outro a culpa, mas não podem se tocar nem alterar a frase. (este exercício trabalha alem da dicção e volume, a intenção e emoção. Cada ator ajuda o outro a se superar).
10- Cada ator deve ter decorado um texto, e o tamanho não deve ser menor do que os primeiros quatro versículos de Salmos capítulo 23. Forma-se uma roda com todos os atores e um vai para o meio da roda. Alguém da roda bate uma palma e fica com as mãos erguidas (as palmas viradas para o ator do centro, e na altura do rosto de quem bateu), quem está no meio começa a dizer o texto olhando para os olhes deste, outro bate palma e mantém as mãos erguidas, o do meio vira-se e continua o texto, e assim vai, a todo instante um bate a palma e o que está falando deve virar-se para quem bateu. Obs: 1)-Sempre quem bate deve ficar com as mãos erguidas até que outro o faça. 2)- Se o texto não for grande ou se o ator do meio não pegou um ritmo bom, deve repetir seu texto sem parar. 3)- Para virar de um para o outro não faze-lo no meio da silaba. Digamos que esteja dizendo “O Senhor é meu pastor...” e a palma veio na hora que começou a dizer ‘pastor’ não vire enquanto está dizendo ‘pas’, diga ‘pas’ para o que já estava virado e vire rapidamente para quem bateu a palma e diga ‘tor’ para este.(este exercício exige uma maior concentração além de valorizar o olhar do ator, pois nenhuma silaba deve ser jogada no ar e sim dirigida a quem está de braços erguidos).
Ao inicio e ao final pode-se cantar alguma canção a meia voz.
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