Personagem
O
personagem é intrínseco a tudo o que fazemos no palco. Desde a primeira aula
aparece constantemente em nosso trabalho. O personagem só pode crescer a partir
do relacionamento pessoal com o conjunto da vida cênica. Se o ator deve
realmente fazer seu papel, o personagem não pode ser dado como um exercício
intelectual, independente, desde movimento.a atenção prematura ao personagem,
num nível verbal pode levar o estudante a fazer de conta afastando-se do
envolvimento e do relacionamento com os colegas.
Um
ator deve ver e relacionar-se com o colega ator, não com um personagem. Jogamos
futebol com outras pessoas, não com os uniformes que estamos usando. Isto
significa, simplesmente que ambos os atores sabem que o outro sesta jogando e
sustentam o jogo.
1071
– Casal assistindo TV
-
Para
cada ator escrever uma lista de expressões, sentimentos a serem assumidos pelos
atores. (combinar com relação sentimentos1054)
1072
– Jogo do quem
-
Elaborar
uma lista de descrições corporais a serem feitas pelo ator,
1073
– Acrescentando um conflito ao personagem
-
Pai
esperando o filho adolescente que não chega no horário previsto.
1074
– Segure a emoção – improvise com ela
-
Dizer
uma frase, o grupo assume uma expressão e depois improvisa sempre com a mesma
expressão.
-
Ninguém
me ama. Eu nunca me divirto. Estou muito sozinho. Amanhã será melhor.
-
Improvisar
– criança no parque. Uma esquina na rua. Uma desta no escritório. Proposta de
casamento.
1075
– Segure a expressão corporal
-
Ombros
arqueados, estomago chupado, passos firmes)
-
Improvise
segurando este tipo físico. O que, quem, onde, o que.
1076
– Segure o espaço físico
1077
– Peça do figurino
-
Escolha
uma peça do figurino e crie um personagem.
-
Ele
impôs a peça do figurino ou deixou que a peça do figurino determinasse o
personagem?
1078
– Irritação Física
-
Cada um
tem um tipo de irritação física quem está incomodando, mas que não pode ser
remediado os outros estão observando.
-
Um
discurso de formatura – calça caindo, uma pulga na roupa, uma coceira no braço,
gases intestinais.
1079
– Irritação física II
-
Você
está sendo entrevistado para emprego, e descobre uma mancha em sua roupa.
-
Uma
reunião profissional e descobre que está com hálito de cerveja.
1080
– Hábitos e tiques nervosos
1081
– agilidade do personagem
-
Fornecer
lápis e papel para todos e lhes dar as seguintes categorias que eles anotam.
-
Animal,
imagem, ritmo, apetrechos em cena, peças do figurino, cor.
-
Lista de
personagens – Professor universitário, velho, banqueiro, pai, astronauta.
-
Escrever
as primeiras impressões que vem a mente sob as categorias dadas para cada
personagem
-
Ex.
Professor universitário – Animal – coruja, Imagem – pedra...
1082
– Agilidade de personagem II
-
Uma
categoria apenas. Os atores devem escrever tanto sobre o personagem dentro de
um limite de tempo.
-
Imagem,
detalhes físicos, alimentos, gostos, formação, amigos.
1083
– Agilidade de personagem III
-
A
platéia sugere personagens – uma professora solteirona e um vendedor de
sapatos.
-
Os dois
no palco improvisam após algum tempo.
1084
– Agilidade de personagem IV
-
Ler uma
lista de características – o grupo cria um personagem correspondentes a elas.
-
Ex –
barrigudo, cabeludo, magricela, cabelos calvos, andar lento...
1085
– Agilidade de personagem V
-
Todos
sentados em círculo, um fica no centro. Este citara categorias e a quem indicar
deve falar de um personagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário