Imaginação
A faculdade que
temos de reproduzir mentalmente imagens que foram percebidas anteriormente
chamamos de imaginação reprodutora. Mas o tipo de imaginação que mais nos
interessa, em termos de teatro, é a imaginação criadora, que se caracteriza
pela elaboração de novas combinações de imagens previamente recolhidas ao
cérebro. Por exemplo, temos no nosso cérebro as imagens de maçã e azul e,
assim, podemos formar uma ova combinação - maçã azul - algo que nunca vimos.
A situação dramática se caracteriza exatamente
por ser imaginária; ela pode ser a representação do que já existiu ou uma
combinação nova de várias situações que já existiram.
Não só a situação dramática, mas tudo o que se
passa em cena é imaginário: personagens, o tempo em que se desenvolve a ação, o
espaço - mesmo que, com o maior requinte, se coloquem paredes, móveis, objetos,
isto é, a representação de uma sala, que poderá já ter existido.
Daí o nosso empenho em chamar a atenção de nossos
alunos para a necessidade de desenvolver a capacidade de imaginar que, como já
afirmamos antes, aliada à concentração, é à base de todo trabalho teatral.
A capacidade de criar deve ser
estimulada.
Resolver problemas novos. Variar o que
foi aprendido em combinação.
Motivação e estímulos.
1005 – Classifique
Desenvolver o pensamento lógico e a capacidade de
classificar.
-
Tudo que serve
para comer.
-
Tudo que serve
para vestir.
-
Tudo que serve
para transportar.
-
Coisas que nascem
na terra.
-
O que queima.
-
Animais com
pelos.
-
Tudo que nasce
morre.
-
Animais de quatro
patas.
1006 – O que você faria se...
-
Se fosse um
cachorro.
-
Se pudesse voar.
-
Fosse invisível.
-
Fosse um peixe.
-
Ficasse perdido
no mato.
-
Fosse o
presidente da republica
-
Fosse um sorvete.
-
Fosse uma flor.
-
Estivesse num
bote em alto mar.
1007 – Seus desejos
-
Diga seu desejo e
justifique porque?
1008 – Imagine
O coordenador lê uma frase e o participante faz
suposições e comentários.
-
João ia andando e
caiu no meio da estrada. Por que?
-
Lídia começou a
chupar laranja e faz caretas. Por que?
-
O caminhão parou
no meio da estrada.
-
Ele saiu em
direção do hospital, muito apressado.
-
O carro da
polícia chegou.
-
Os bombeiros
passaram depressa.
-
Eu vi um ônibus
preto...
-
Eu vi um gato
andando devagar como...
-
A sua blusa é
branca como...
-
Aquele papel era
muito importante...
-
A menina linda
me...
1009 – Transforma acrescentar algo
Transformar, acrescentar ou tirar algo de um objeto.
1010 – Estabelecer associações
Estabeleça associações entre – pessoas, animais,
locais.
1011 – Fazer suposições
Escolha um tema e faça suposições, abstratas ou não.
1012 – Humazinar coisas
1013 – Fazer programas diferentes
1014 – Responder perguntas
1015 – Esgotar idéias sobre um tema x
O temas será sorteado pelo grupo.
1016 – Imaginar uma frase
Imaginar uma frase com todas as palavras começando
pela mesma letra.
1017 – Inventar uma história
1018 – Esgotar idéias sobre pessoas e
objetos
1019 – Vôo de imaginação
Vocês se dirigem para onde quiserem.
O que vocês viram, como era lá, o que tinha...
1020 – Vôo de imaginação II
- Agora vocês estão em um supermercado...
1021 – Mudou tudo, viro tudo
-
De vocês eu faço,
moveis, caminhões, mesas...
1022 – Mudo tudo, viro tudo II
-
De vocês eu faço
bruxos, mecânicos, pilotos...
1023 – Complete as linhas
1024 – Descubra no meio dos risco algo
Mostra-se aos alunos uma folha de papel em que
riscamos um traço qualquer e pedimos que eles, mentalmente, completem o
desenho e formem a imagem de algo que lhes é conhecido.
1025 – Escute uma palavra
e imagine
Dada uma palavra, imaginar e descrever um evento imaginário.
1026 – Dado um traço imagine
uma pessoa
Dado um traço fisionômico, imaginar uma pessoa.
Dado um traço de caráter, imaginar uma pessoa.
1027 – Imaginar as
pessoas envolvidas no fato
Conta-se um fato inventado e pede-se que imaginem as pessoas
envolvidas no acontecimento.
1028 – Imagine o que
aconteceu
Pedimos aos alunos que fiquem olhando em uma
determinada direção. Sem que eles vejam, faz-se um barulho qualquer, por
exemplo, deixa-se cair um objeto pesado no chão. Pedimos, então, que procurem
imaginar, livremente, sem a preocupação de adequação da resposta.
Um aluno poderá, por exemplo, dizer que foi um
tiro. Pergunto, então, quem atirou em quem e por quê. Talvez outro aluno diga
que foi um martelo que caiu. Para incentivar a imaginação, pergunto quem deixou
cair, e em que situação aconteceu.
1029 – A partir de uma
situação crie as pessoas
Damos alguns detalhes de uma
pessoa. Por exemplo: é um menino louro, de onze anos, magro, mal vestido, com
uma calça que se percebe que pertenceu a um menino maior. Ele usa camisa azul, rasgada
e suja. Está descalço e parece que nunca usou sapato. Ele está em pé, junto a
um caixote. Começamos a lazer perguntas, mobilizando toda a turma, com a
intenção de que se forme uma pequena história. Por exemplo, perguntamos: por
que ele está ali? o que está fazendo? como é o nome dele? ele tem irmãos? onde
mora? como é a sua família?
Outras perguntas poderiam ser
elaboradas de acordo com as respostas que viessem.
Quando se sente que a história
está ficando desinteressante, monótona, reaviva-se o interesse dos
participantes com perguntas assim: alguma coisa aconteceu de muito importante;
o que foi?
1030 – Dado uma foto
imagine
Dado um retrato, recorte de
jornal ou revista, imaginar uma história.
· Gostaríamos de focalizar o quanto nesses
jogos apareceu de teatral: personagens, situações dramáticas, enredos, esboço
de peças, sugestões de cenários, etc. Isto é muito natural porque a imaginação
é a última parte da fase preparatória e, logo a seguir, entraremos no campo dos
jogos dramáticos.
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