Comunicação
- Como
conversar na empresa
1 - Não deixe ninguém
de fora. Principalmente quando pessoas tímidas estiverem no
grupo, encontre uma forma de fazê-las participar para que se sintam incluídas.
Faça perguntas simples a respeito da família, das viagens que realizaram, dos
projetos que concretizaram ou que estejam em andamento. Pode ter certeza de que
essas pessoas se sentirão agradecidas em poder se expressar e não deixar a
imagem de que são inibidas.
2 - Valorize a presença
de todos no grupo. Mesmo que a pessoa não seja
tímida, se ela estiver calada, procure pedir a opinião dela sobre determinados
temas para que também possa participar. Em todas as situações, sendo a pessoa
tímida ou não, depois que ela falar faça algum tipo de comentário para mostrar
que ficou interessado em seu relato.
3 - Faça perguntas
apropriadas. Ao conversar não basta apenas fazer perguntas ao
interlocutor, é preciso saber qual o questionamento mais adequado para cada
circunstância. Para isso, você precisa estar certo do tipo de resposta que
deseja e o que pretende fazer com a informação.
4 - Faça perguntas
fechadas. Se você precisa iniciar uma conversa, afastar
possíveis resistências para chegar a um acordo, ou obter informações rápidas,
com respostas curtas e objetivas, faça perguntas fechadas. Nessas
circunstâncias as mais apropriadas são: 'quem?', 'há quanto tempo?', 'onde?',
'quando?'.
5 - Faça perguntas
abertas. Por outro lado, quando seu objetivo for o de
motivar as pessoas para que se envolvam mais na conversa, ou deseja identificar
as intenções, desejos ou necessidades que elas efetivamente possuem, faça
perguntas abertas, que exigem repostas mais longas e produzem informações mais
bem elaboradas. As mais apropriadas são: 'o quê?', 'por quê?', 'como?', 'de que
maneira?'.
6 - Você terá vantagens
sabendo perguntar. Observe que com as perguntas fechadas você
conseguirá respostas objetivas e terá oportunidade de obter rapidamente
informações relevantes, sem truncar a conversa, ou desviar a atenção do tema
discutido. Enquanto que com as perguntas abertas você fará com que as pessoas
falem mais e elaborem o raciocínio de forma mais ampla.
7 - Não discorde sem
necessidade. Nem sempre será possível fugir
dos confrontos de ideias, mas evite criar resistências desnecessárias. Se tiver
de discordar de alguém, em vez de expressar sua opinião imediatamente, procure
pedir explicações que demonstrem sua vontade de esclarecer o assunto. Diga, por
exemplo: vamos ver se consegui entender bem esse ponto.
8 - Evite perguntas
constrangedoras. Ninguém gosta de fazer o papel de desinformado ou
incompetente. Por isso, afaste as perguntas que possam provocar
constrangimentos. Sempre que puder, não levante questões muito complexas, que
sejam difíceis de responder ou que obriguem a pessoa a se desculpar.
9 - Se precisar estique
a conversa. Para não deixar a conversa morrer use expressões
que motivem a pessoa continuar falando. Geralmente são perguntas curtas ou
sinalizações que motivam à sequência do raciocínio ou possibilitam explicações
complementares. Por exemplo: 'e aí?'; 'estou compreendendo seu ponto'; 'nem
imagino como você se saiu dessa', 'o que você fez?'; 'e então?'; 'como assim?';
'e você concordou?'.
10 - Demonstre que
acompanha a conversa. Use principalmente movimentos da
cabeça para afirmar ou negar enquanto a pessoa estiver falando, assim você
demonstrará que acompanha a conversa e está interessado nas informações dela.
Se puder, interprete reações de surpresa, de espanto, de dúvida, de ansiedade
para que a pessoa perceba seu interesse.
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