segunda-feira, 28 de maio de 2018

Como parar de gaguejar



Não há cura milagrosa e instantânea para a gagueira. Terapia, dispositivos eletrônicos e até medicamentos não conseguem solucionar o problema da noite para o dia. Os gagos, porém, podem combater a gagueira por conta própria, assim como conseguem progresso significativo em direção à fluência ao consultar terapeutas de fala. Leia essas dicas e técnicas se realmente quiser colocar a gagueira para trás e começar uma vida renovada e mais fluente.

Tratamentos caseiros

1 - Relaxe mental e fisicamente. 
ü Diga a si mesmo que você vai fazer tudo corretamente. Você provavelmente gaguejará caso fique preocupado com a gagueira. Relaxe tanto o corpo quanto a mente.
ü Relaxe o corpo:
ü Libere a tensão nas costas, pescoço e braços. Relaxe os ombros; deixe-os caírem ao nível natural.
ü Mexa os lábios por alguns segundos antes de falar. Cantores fazem isso como aquecimento.
ü Remova qualquer tensão colocada nas pernas e nos braços. Gire o torso.
ü Relaxe a mente:
ü Diga a si mesmo: “Sou maior que a gagueira; essa gagueira não é maior que eu!”.
ü Não diga a si mesmo que esta é uma situação de vida ou morte. Gaguejar é chato, mas não é tão problemático para os outros quanto é para você. Permita que esse pensamento o relaxe.
ü Concentre sua atenção em sua cabeça. Permita gentilmente que sua atenção chegue até as pontas mais distantes de seu corpo, respirando uniformemente. Isso pode ser feito através da meditação.

2 - Fique na frente de um espelho e enxergue seu reflexo como se ele fosse outra pessoa. 
ü Apenas comece a falar sobre qualquer coisa – como foi seu dia, como está se sentindo, o que planeja comer mais tarde – e veja a gagueira desaparecer.
ü É claro, falar em frente a um espelho não é a mesma coisa que conversar com outra pessoa; porém, este exercício deve aumentar muito sua confiança. Lembre-se do quão bem você falou em frente ao espelho enquanto se preparar para conversar com outra pessoa.
ü Tente falar consigo mesmo diariamente por 30 minutos. Pode parecer estranho no início, mas o exercício é escutar a própria voz sem gaguejar. Isso lhe dará muita confiança.

3 - Leia livros em voz alta. 
ü Sua habilidade de transmitir carisma melhorará. Apenas leia em voz alta. Será difícil no início, mas o ensinará a respirar adequadamente. Um grande problema que a maioria dos gagos possui é saber quando respirar durante leituras ou conversas. Com a leitura, você praticará e se livrará da gaguez com algum tempo.

4 - Visualize as palavras que serão ditas antes de transmiti-las. 
ü É difícil dominar isso, mas é algo realmente útil. Se você puder imaginar palavras, você as domina – dificultando nervosismos e, consequentemente, gagueira. As palavras não podem ser suas se você não puder imaginá-las. Tenha plena consciência do que irá dizer.
ü Tente usar sinônimos caso uma palavra trave sua leitura. Utilize uma palavra mais simples que não o faça gaguejar.
ü Tente soletrar a palavra caso fique preso nela. Você poderia ter de pronunciá-la muito lentamente e letra por letra, mas pelo menos teria a satisfação de saber que a pronunciou.
ü Não tenha medo de pausar enquanto visualiza ou soletra a palavra. Nós somos treinados para pensar que o silêncio é assustador; você tem de se treinar para pensar no silêncio como uma oportunidade.

5 - Ao gaguejar, tente liberar a tensão gradativamente.
ü Passe pela gaguez emitindo barulhos guturais a cada bloco de palavras. Por exemplo: “É s-s-s-s-s-s-s. GRRRRR, É simples”. Tente parar dizendo “Bláááá” e continue.

6 - Mantenha a mentalidade correta.
ü Antes de conversar, fique otimista em vez de pessimista. Ocasionalmente, o medo de gaguejar causa a própria gagueira. [1] Em vez de temê-la e esperar o acontecimento dela, tente visualizar o sucesso. Isso o ajudará a destruir qualquer nervosismo aleatório.

7 - Tente exercícios respiratórios para facilitar a fala. 
ü Geralmente, um gago terá problemas em respirar enquanto gagueja. A fala pode ser melhorada drasticamente através de exercícios respiratórios. Experimente estes para obter mais fluência durante conversas:
ü Respire fundo algumas vezes antes de começar a falar. Finja estar mergulhando na água, sendo que precisa respirar fundo antes de mergulhar. O exercício aliviará sua respiração e a regulará. Tente respirar profundamente com o nariz caso esteja numa situação social que cause desconforto.
ü Lembre-se de respirar enquanto fala e se gaguejar. Pessoas que gaguejam normalmente se esquecem de respirar assim que surge o primeiro indício de gagueira. Pause, respire um pouco e tente pronunciar a palavra ou frase novamente.
ü Não estabeleça nenhum recorde de velocidade. Existem muitos discursadores ágeis por aí, mas o objetivo não é falar como eles. Seu objetivo é conseguir expressar palavras e ser compreendido. Aprenda a falar em um ritmo moderado. Não há pressa aqui, e nem competições para saber quem fala mais rápido.

8 - Tente colocar um pouco de ritmo em sua fala. 
ü Pessoas que gaguejam tendem a perder a gagueira quando cantam por diversos motivos: as palavras cantadas são prolongadas, e a voz usada é suave e pronunciada mais facilmente do que em uma conversa normal. [2] Se você puder colocar um pouco de ritmo em sua fala (dê a ela uma qualidade oratória, como Martin Luther King, Jr.), sua gagueira irá diminuir ou desaparecer.

9 - Ao fazer um discurso, não olhe diretamente para alguém. 
ü Olhe sobre as cabeças das pessoas ou em um ponto determinado aos fundos do lugar. Desse jeito, você evitará ficar nervoso – o que poderia desencadear uma reação em cadeia de gagueira.
ü Ao conversar diretamente com alguém, veja se é possível fazer contato visual com essa pessoa. Você não precisa encará-la o tempo todo, mas fazer contato visual irá aliviá-la, o que o manterá confortável.

10 - Não se irrite por coisas pequenas. 
ü Compreenda que você cometerá alguns deslizes. Porém, não são os erros que definem seu caráter. O que define é sua capacidade de rebater esses erros – sua perseverança. Compreenda que você provavelmente perderá algumas batalhas, mas seu objetivo é vencer a guerra.

11 - Jamais desista.
ü Mesmo se as pessoas pensarem mal de você, não permita que a opinião delas afete sua motivação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário