quarta-feira, 13 de abril de 2016

Jogos Teatro - Iniciação 41 a 80

Continuamos com Viola Spolin



41 - A substancia do espaço
CAMINHAR NO ESPAÇO

Grupo grande (não é necessário platéia).
Peça aos alunos-atores para se moverem pelo palco, dando substância ao espaço na medida em que caminham. Eles não devem sentir ou mostrar o espaço como se fosse um material conhecido (água, lodo, melado etc.), mas devem explorá-lo como uma substância totalmente nova e desconhecida.

Instruções - Atravesse essa substância e estabeleça contato com ela. Não dê um nome a ela - ela é o que é! Use seu corpo todo para estabelecer contato! Sinta contra o queixo! O nariz! O joelho! Os quadris!
Se os jogadores tentarem usar somente as mãos, faça os ficarem com elas junto ao corpo para que se movam como uma massa só.
Continue dando instruções: Empurre-a. Explore. Você nunca sentiu essa substância antes. Faça um túnel. Volte pelo espaço que seu corpo moldou. Faça a substância voar. Movimente-a. Faça ondas.

APOIO E ESFORÇO NO ESPAÇO

Grupo grande com platéia.
Faça os jogadores caminharem pelo palco, estabelecendo contato com a substância.


MOLDANDO O ESPAÇO
Um jogador só.
Peça aos jogadores para fazer qualquer objeto da substância do espaço. Em alguns casos, pode-se dizer "descubra" o objeto, em vez de "faça". Tente ambos os casos.

PC - construir um objeto a partir da substância do espaço.

MOLDAR O ESPAÇO EM GRUPO
Dois ou mais jogadores.
Peça aos jogadores para construírem juntos um objeto, animado ou inanimado, a partir da substância do espaço, e então usá-lo. Depois os jogadores devem puxar a substância, mantendo-a ligada ao espaço, devem agitá-la, deixar que ela os suspenda, e enrolá-la em torno de si mesmo e dos outros etc.

Transformação de objetos
A primeira pessoa cria um objeto e passa para a próxima.
O     próximo jogador deve manipular o objeto até que mude de forma e então passa para um terceiro.


42 - Não-movimento - Aquecimento


43 - Penetração
Se, por um lado, este exercício pode ser integrado como uma parte das instruções durante alguns dos exercícios sensoriais, por outro lado pode ser útil como um aquecimento especial durante as sessões de Orientação. Note que este não é um exercício completo, ele é simplesmente uma sugestão para enfatizar uma parte importante do jogo.
Dê o Ponto de Concentração para os times e diga4hes que podem fazer o que quiserem diante da platéia.

PC - penetrar no ambiente. Peça aos alunos para pensar em seus equipamentos sensoriais como um instrumento estendido - algo que pode se mover, cortar, pe­netrar.

Instrução - Penetre naquela cor! Penetre naquele sabor! Deixe que seu ouvido penetre no som.


44 - Acrescente uma parte
,Um jogador vai para O palco e coloca um objeto que seis uma parte de um objeto maior. Um outro jogador vai até li e adiciona uma parte até que todos tenham tido a oportunidade de colocar alguma coisa.
Exemplos - o primeiro jogador coloca uma direção de carro no palco. O segundo jogador adiciona um pára-brisa, o terceiro coloca um assento traseiro. E assim sucessivamente.
O   primeiro jogador coloca uma janela, o segundo adiciona uma cortina, etc.


45 - Acrescente um objeto
O   primeiro jogador vai para o palco e coloca um objeto num ambiente geral, ao redor do qual um Onde possa ser construído. Cada novo jogador usa todos os objetos já colocados e então adiciona o seu.

Exemplo - O primeiro jogador coloca uma pia no palco, o segundo adiciona uma banheira. E assim sucessivamente.


46 – Plantas Baixas
Cada jogador fará uma planta de um local. Por sorteio cada um irá improvisar e mostrar onde está.

PC – Os jogadores devem mostrar onde estão, estabelecendo contato físico com todos os objetos desenhados na planta.


47 – Onde estou?
Idêntico ao anterior, mas agora os jogadores devem concentrar-se no onde e o que estão fazendo.

Exemplo – uma pessoa mostra que se encontra numa biblioteca – outros devem entrar na cena, para completá-la.


48 – De onde vim para onde vou
Um jogador deve sair ou entrar no palco, que será usado apenas como passagem, não deve haver outra ação do que aquela necessária para comunicar a platéia de que lugar ele veio e para onde ele vai.

PC – mostrar de que lugar veio e para onde vai


49 – O que aconteceu lá fora?
O jogador deve sugerir o que aconteceu lá fora, onde o jogador estava.


50 – O que vai acontecer lá fora.
O jogador deverá passar a platéia o que irá acontecer lá fora.


51 – Onde com ajuda
Dois jogadores estabelecem, onde, quem, e o que e realizam a cena estabelecendo contato com os objetos do ambiente auxiliando-os uns ao outro e solucionar o problema.


52 – Onde com obstáculos
Dois jogadores e um deverá tentar obstruir que o outro uso os objetos do palco.


53 – Encontrando objetos no ambiente imediato
Os jogadores estabelecem um relacionamento simples e uma discussão que deve manter todos envolvidos. Pode ser o encontro de um comitê, uma assembléia de trabalhadores, etc. Durante este encontro, cada ator deve manipular dúzias de objetos que estão no ambiente imediato, Não devem planejar antecipadamente quais serão os objetos.


54 – Onde com atividades não relacionadas
Exemplo – construir um barco dentro de uma sala de estar.

PC – os jogadores devem estabelecer contato físico com todos os objetos que estão no ambiente, como estão indicados na planta baixa, enquanto realizam suas atividades entre eles.

Variante – os grupos fazem as plantas e escrevem as atividades que irão executar.


55 – Chegando tarde em casa
Jogador deverá mostrar que horas está chegando em casa. Antes ele escreve num papel a.


56 – Quem esta batendo?


57 – Quem esta batendo II
Um jogador não é visível para a platéia. Esta ouve apenas a sua batida.

PC – na batida, mostrar, quem, o que, onde.


58 – Acrescente um objeto ao onde
Cada jogador que subir ao palco e colocar alguma coisa no onde. Mas o jogador não pode acrescentar seu objeto até que tenha usado todos os outros objetos já colocados no onde.

PC – construir um onde cheio de detalhes.


59 – Espelho três
Em fileira de mãos dadas buscar as mais diferentes formas de equilíbrio


60 – Exercício do tempo
Jogador escreve folha qual o clima vai enfrentar.

PC – tipo de tempo ou clima que o jogador está experimentando.


61 – Qual o clima
O grupo irá passar qual o clima vivenciado, mostrar para platéia qual o clima que estão experimentando, sem usar as mãos.

Instrução – sinta entre os dedos, na espinha, na ponta do nariz.


62 – Exercício do tempo dois
Dois jogadores estabelecem o que, quando e onde.


63 – Jogo do quem acrescentando o que e onde.
Um jogador esta no palco e entre o B,


64 – Explorando um ambiente mais amplo
Em grupo estabelecem o onde – interagem para mostrar este local.
Exemplo – um parque temático, um campo de futebol, um super mercado.


65 – Lista de lugares onde estou
Uma janela                  uma prisão                  um açougue                uma caverna
Uma farmácia             um hospital                 um quarto de criança  um hotel
Um cemitério              um sótão                     uma torre                    um escritório
Uma casa arvore         um bar                        uma sala jantar            um consultório dentista
Uma biblioteca            uma igreja                   uma quitanda              uma redação jornal


66 – Onde trocado
Cada grupo cria uma planta baixa – cria uma situação – quando pronto você troca as plantas baixas para complicar a situação.


67 – No restaurante
Dois jogadores sentados estabelecem relacionamento, durante uma conversação em um restaurante os jogadores usam tudo que acontece restaurante.

Instrução – use guarda napos, migalhas de pão, aperitivos, brinde, música.


68 – Onde por meio de três objetos
Por sorteio, você recebe três objetos e deverá criar em cima desta situação.


69 – Demonstração
Um jogador deve vender ou demonstrar alguma coisa para a platéia.

Instrução – venda diretamente para nós. Olhe para nós.


70 – Incidente no Passado
O jogador A conta para jogador B um incidente do passado, depois B conta para C acrescentando algo.


71 – Ensinando
O jogador vai ensinar aos outros como tirar fotocópias, tocar violão, tirar fotografias, usar a internet, jogar sinuca.

72 – O jogo da blablação
O jogador A está o palco entra jogador B – tentando estabelecer o diálogo.


73 – Blablação.
Os jogadores fazem a cenas usando a Blablação – depois a repetem usando a linguagem normal


74 – Língua estrangeira
Grupo estabelece uma linguagem onde cada um deve inventar uma língua diferente, e tentar se comunicar com ela.


75 – Duas cenas com blablação
Cada grupo deve fazer sua cena sem ser interrompido pelo outro grupo, você pode dar ordens para estes grupos congelarem hora um, hora outro, e se revezando, ver se o grupo não perde a linha de pensamento.


76 – Verbalizar o onde
Os jogadores permanecem sentados calmamente no palco. Sem abandonar suas cadeiras, eles passam a cena verbalmente descrevendo sua ação e relacionando-se com o onde e os outros jogadores. Eles narram a sim mesmo.


77 – O que está além?
A está o palco, B entra. A deve descobrir onde B esteve e o que fez, sem que B lhe diga. A deve iniciar uma cena, relacionada com aquilo que B fez fora do palco.


78 - O que está alem?
Dois jogadores fizeram alguma coisa antes d entrar em cena, ou vão fazer alguma coisa ao saírem. Isto nunca deve ficar claro.

PC – naquilo que aconteceu fora de cena ou o que vai acontecer – enquanto estão envolvidos com a atividade no palco.


79– O que está além?
Estão envolvidos no palco e algo vai acontecer a qualquer momento.


80 – Preocupação A
De preferência sentados no mesmo ambiente imediato, Restaurante, trem. Cada um deverá mostrar uma preocupação.

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