segunda-feira, 11 de abril de 2016

Atividade - Iniciação - 01 a 20

Vamos começar oferecendo atividades de Iniciação Teatral - querem um super dica - Trabalhem com o Livro Improvisação Teatral - Viola Spolin - é um excelente material principalmente para quem está iniciando.Tenho usado muito e os resultados são muito bom.

Segue vinte - Jogos Teatrais



Jogos de iniciação – Extraido do Livro

Improvisação Tetral – Viola Spolin


001 - Exposição

Divida o grupo em dois. Mande uma parte para o palco para que fiquem enfileirados de canto a canto, enquanto os outros permanecem na platéia.  Cada grupo deve observar o outro. Oriente: "Vocês olham para nós". "Nós olhamos para vocês". Os que estiverem no palco logo se sentirão desconfortáveis.  Uns irão rir e trocarão o pé de apoio, outros ficarão imóveis e tentarão aparentar indiferença. Se a platéia começar a rir, pare-os imediatamente. Continue orientando: "Vocês olham para nós. Nós olhamos para vocês”.

Quando cada pessoa do palco tiver mostrado um certo grau de desconforto, dê ao grupo uma tarefa para realizar. Contar é uma atividade útil, uma vez que requer foco: diga-lhes para contar os tacos do chão ou as cadeiras da platéia. Eles devem continuar contando até que você lhes diga para parar, mesmo que tiverem de contar as mesmas coisas várias vezes. Mantenha os contando até que mostrem relaxamento físico. Então seus corpos terão uma aparência natural, muito embora no início continuem a mostrar sinal de anos de tensão muscular.

Quando o desconforto inicial tiver desaparecido e eles estiverem absortos com o que estão fazendo, troque os grupos: o grupo da platéia vai para o palco, e os jogadores tomam-se platéia agora. Trabalhe com o segundo grupo da mesma forma como com o primeiro. Não lhes conte que você dará algo para eles fazerem. A ordem para contar (ou o que quer que seja) só deverá ser dada após se sentirem desconfortáveis.

Como vocês se sentiram logo que subiram no palco?
Como os atores pareciam nos primeiros momentos em que estavam no palco?
Como você sentiu seu estômago?
Como você se sentiu quando estava contando os tacos do chão?
E o tremor no estômago? O que aconteceu com seus olhos cheios de lágrimas? Você sentiu relaxamento da tensão no pescoço?


02 - O que estou vendo? Vendo um esporte
Dois times. Jogadores divididos pela contagem de dois (um para cada time). Este é o primeiro time formado aleatoriamente e é muito importante.

Pelo acordo grupal, o time decide que esporte irá assistir. Quando chegar ao acordo, o time vai para o palco. Os próprios jogadores devem avisar: "pronto!" quando estiverem prontos.

PC -  ver.

Instrução - Veja com os pés! Veja com o pescoço! Veja com o corpo todo! Veja como se fosse 100 vezes maior! Mostre, não conte! Veja com os ouvidos! Use o corpo todo para mostrar o que você está vendo!


03 - Vendo um esporte, relembrar.
Todos sentam-se silenciosamente e pensam em um esporte que assistiram, seja há dez anos atrás ou na semana passada.
PC - em toda a cena - ver as cores, ouvir os sons, observar as pessoas, seguir os movimentos etc.
Instrução - Focalize as cores! Ouça os sons! Concentre-se nos aro­mas! Agora os coloque todos juntos! Veja o movimento! Focalize o que está acima, abaixo, à sua volta!

04 - Ouvindo os sons do ambiente
Todos devem sentar silenciosamente por um minuto e ouvir os sons do ambiente imediato. Comparam, então, os sons que ouviram: pássaros, tráfego, cadeiras sendo arrastadas etc.
PC - ouvir os sons a sua volta.

05 – O que estou ouvindo?
Cada time decide (pelo acordo grupal) o que irão ouvir. Eles devem escolher ou uma conferência ou um programa musical e devem decidir especificamente que tipo de conferência ou concerto deve ser (por exemplo, música clássica, psicologia, jazz).
PC - em ouvir.

06 - Sentindo o eu com o eu
Começando com as solas dos pés, eles devem sentir o que está em contato com os seus corpos em cada ponto. Os pés sentem as meias, os sapatos o chão, as pernas sentem as calças ou os vestidos; os quadris sentem a cinta; o dedo sente o anel; os dentes sentem a língua etc.
PC - em sentir o eu com o eu.
Instrução - Sinta tudo o que está em contato com o corpo! Sinta seus pés dentro dos sapatos, suas pernas dentro das calças! Sinta a atmosfera à sua volta! Sinta o espaço!

Quando os jogadores já tiverem sentido todas as partes do corpo, peça para levantarem-se e andarem pela sala.

Pontos Observação
ü Avise aos alunos para não tocarem as partes com suas mãos, mas para sentirem com as várias partes do corpo.
ü  Dê instruções continuamente durante todo o exercício.
ü  Tarefa para casa: Diga aos alunos para tomarem alguns mi­nutos por dia para sentir a penetração na atmosfera enquanto andam.


07 - Jogo de identificação dos objetos
Os jogadores ficam num círculo. Um deles é chamado para o centro, onde fica com as mãos para trás. O professor-diretor, então, dá-lhe um objeto. Usando seu sentido de tato, ele deve adivinhar que objeto é aquele.

Pergunte ao jogador: De que cor é o objeto? Qual é a sua forma? Qual é o seu tamanho? Para que serve?

Ponto Observação - melhor escolher objetos que são razoavelmente reconhecíveis, embora nem sempre muito conhecidos ou utilizados diariamente.


08 - Jogo do Tato
Sentados, silenciosamente, os jogadores se concentram no tato de um único objeto que eles todos tenham usado centenas de vezes, como um sabonete por exemplo.
Pergunte aos jogadores: Vocês acham que suas mãos se lembram de um sabonete? A resposta será unânime: "Sim!”.
Troque os objetos após algum tempo, mas mantendo-os familiares (fichas de pôquer, carta de baralho, grampos de papel, apontador de lápis, caixa de pente, carimbo de borracha, maçã).

PC - no objeto.
Instrução - deixe que sua mão lembre!
PO – vá diretamente para o exercício seguinte após os atores terem re­solvido este problema.


09 - O que estou pegando
Cada time deve selecionar um objeto ou substância conhecida (areia, barro etc.) através do acordo grupal. Quando o time tiver chegado a um acordo, ele vai para o palco. Todos os membros do time usam o mesmo objeto ou substância simultaneamente.

PC - focalizar toda a energia em um objeto - seu tamanho, forma, textura, temperatura etc.
Instrução - Sinta a textura! Sinta sua temperatura! Sinta seu peso! Sinta sua forma!
PO - tarefa para casa: Peça aos alunos para tomarem alguns minutos de cada dia para pegar e manipular objetos, depois colocar o objeto sobre a mesa e tentar lembrar como ele era.


10 - O que estou comendo?
Cada time escolhe alguma coisa muito simples para comer. Quando tiverem chegado ao acordo grupal, o primeiro grupo vai para o palco e começa a comer, sentindo o sabor e o aroma da comida.

PC - sentir o sabor e o aroma da comida.
Instrução - Mastigue a comida! Sinta sua textura na boca! Sinta O sabor! Deixe o alimento descer pela sua garganta!
PO - tarefa para casa: Enquanto estiverem comendo em casa, os alunos devem tomar alguns minutos para se concentrarem no sabor e no aroma da comida.


11 - Exercício de espelho n. 1
O         jogador B olha para o jogador A. A é o espelho, e B inicia todos os movimentos. O jogador A reflete todas as atividades e ex­pressões faciais de B. Olhando para o espelho, B realiza uma atividade simples como lavar-se, vestir-se etc. Depois de um certo tempo, troque os papéis, sendo que B é o espelho e A, o iniciador dos movimentos.

PC - na exata reflexão dos movimentos do iniciador, dos pés à cabeça.
Instrução - siga os movimentos exatamente! Faça ações exatas e precisas! Seja um espelho!
PO - este exercício pode lhe dar um breve índice do sentido natural de cada aluno para atuar, fazer brincadeiras, inventividade, habilidade para criar tensão, e sentido de tempo. Observe:

No jogador A (espelho)
ü  o estado de alerta do corpo
ü  precisão da observação (atenção)
ü  habilidade para seguir o jogador B e não fazer suposições. Quando B faz uma atividade conhecida, por exemplo, ma­quiar-se, o jogador A se antecipa e, portanto, assume a ação seguinte, ou ele permanece com B?
ü  Habilidade para fazer o reflexo. Por exemplo: se B usa a mão direita, A usa a mão direita ou à esquerda?

No jogador B (iniciador da atividade)
ü  Inventividade (suas ações são mais elaboradas ou são super­ficiais).
ü  Exibicionismo (ele faz brincadeiras para fazer a platéia rir?).
ü  Humor (ele brinca com o espelho e altera a ação?).
ü  Variação (ele, sem a sua orientação, - muda os ritmos do movimento)?


12 - Quem é o espelho?
Faça com que os alunos usem esse exercício sem contar para a platéia quem é o espelho. Esse esforço para confundir a platéia requer uma concentração muito maior e produz um maior envolvimento com o problema e entre eles. Este é um passo inicial para quebrar as barreiras entre ator e ator e entre ator e platéia.

                                                                                                                                                                   
13 - Cabo-de-guerra
Os jogadores devem jogar cabo-de-guerra com uma corda imaginária. A corda é o objeto entre eles.

PC - dar realidade à corda invisível.
Instrução - Sinta a corda! Sinta sua textura! Sua grossura! Torne-a real!
PO - A ação corporal deve vir a partir da realidade da corda. Se a concentração completa for colocada no objeto entre os atores, eles usarão tanta energia como se estivessem puxando uma corda de verdade.
Observe o aluno que "se encaixa no problema", guiando-se mais pela ação de seu companheiro do que pelo POC. Ainda que possa ser muito esperto, ele está fugindo do problema.
Este é um exercício muito importante, uma vez que mostra tanto para os jogadores como para a platéia que - como num jogo - quase todos os problemas podem ser soluciona­dos através da inter-relação dos jogadores. Nenhum joga­dor pode fazer o exercício sozinho. Ele mostra também a necessidade de dar realidade ao objeto para que haja essa inter-relação.
Seus jogadores devem sair desse exercício com todos os efeitos físicos de ter realmente jogado cabo-de-guerra (por exemplo: transpirando, sem fôlego, com as faces coradas etc.). Se isto não ocorrer, ao menos parcialmente, então esteja certo de que eles estavam fingindo.


14 – Continuar atividade
Uma pessoa vai para o palco, escolhe uma atividade simples e começa a fazê-la. Outros jogadores vêm para o palco, um de cada vez, e se juntam ao primeiro naquela atividade.

PC - em mostrar uma atividade.
- A atividade simples pode ser pintar uma cerca, bater um tape­te, esfregar o chão, juntar folhas etc.
Os jogadores não devem saber de antemão o que o primeiro jogador irá fazer.


15 – Jogo da Bandeja
Coloca-se uma dúzia ou mais de objetos sobre uma bandeja, depositada no centro do círculo de jogadores. Após dez ou quinze segundos, a bandeja é coberta ou retirada. Os jogadores escrevem individualmente a lista dos objetos que conseguem lembrar. As listas são comparadas com a bandeja de objetos.


16 - Jogo dos seis objetos
Todos os jogadores, exceto um que fica no centro, sentam-se em circulo. O jogador do centro fecha os olhos enquanto os outros passam um objeto qualquer de mão em mão. Quando O joga­dor do centro bater palma, o jogador que foi pego com o objeto na mão deve segura-lo até que o jogador do centro aponte para ele e dê uma letra do alfabeto. (Nenhum esforço deve ser feito para esconder o objeto do jogador do centro.).
Então, o jogador que está com o objeto deve começar a passá-lo novamente de mão em mão. Quando o objeto chegar às suas mãos novamente, ele deve ter falado o nome de seis objetos que comecem com a letra sugerida pelo jogador do centro.
Se o jogador não conseguir falar os seis objetos durante a volta que o objeto deu, ele deve trocar de lugar com o jogador do centro. Se o círculo for pequeno, o objeto deve dar duas ou tre's voltas.


17 -      Jogo da bola
Primeiro, o grupo decide sobre o tamanho da bola e, depois, os membros jogam a bola de um para o outro no palco. Uma vez começado O jogo, o professor-diretor dirá que a bola terá vários pesos.

PC - no peso e tamanho da bola.
Instrução - A bola é cem vezes mais leve! A bola é cem vezes mais pesada! A bola é normal novamente!

Todos os jogadores se concentraram no peso da bola? Eles mostraram ou contaram?


18 - Envolvimento em duplas
Os jogadores estabelecem um objeto entre eles e começam uma atividade com ele (como no Cabo-de-Guerra). Neste caso, o objeto que eles escolherem determina a atividade (por exemplo: estender um lençol, colocar um cobertor na cama).

PC - no objeto entre eles.
PO - maneira de evitar que os alunos-atores planejem o Como é fazer com que cada time escreva o nome de um objeto num pedaço de papel. Colocam-se os papéis nu­ma caixa e cada time pega um pedaço antes de ir ao palco. Isso é agradável para todos.
Para este primeiro envolvimento, sugira que o objeto seja do tipo que normalmente sugira uma resposta tátil.


19 - Envolvimento em três ou mais
O grupo combina um objeto, o qual não pode ser usado sem o envolvimento de todos os membros do grupo. Eles devem participar numa ação conjunta, na qual todos movimentam a mesma coisa.
Observe para que os alunos não trabalhem separadamente enquanto estiverem no grupo.

Exemplos -      puxar uma rede de pesca, puxar um barco para a praia, empurrar um carro encalhado.

Avaliação - Eles mostraram o objeto ou contaram?


20 - Envolvimento sem as mãos
Os jogadores estabelecem um objeto animado ou inanimado entre eles. Os jogadores devem colocar o objeto que está entre eles em movimento sem o auxílio das mãos.

PC - mostrar e manipular o objeto entre eles sem usar as mãos.
EX: empurrar uma pedra, empurrar um carro, colocar um tobogã em movimento, escalar uma montanha (corda amarrada na cintura), colocar uma tábua nos ombros.

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