sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Ator- movimentos e voz



1 - Aprenda a relaxar. Respire fundo. Há quem diga que contrair todos os músculos do corpo por alguns segundos e relaxá-los logo em seguida ajuda bastante. Outra técnica é aspirar por 4 segundos e expirar pelo mesmo tempo. Esse exercício de respiração vai ajudar a acalmá-lo.

2 -Tenha consciência corporal. Há aulas e técnicas específicas para o movimento dos atores. E não é à toa. Elas ajudam o ator a melhor utilizar o seu "território" e a ter domínio sobre o palco. Ao atuar, você não trabalha apenas com a voz e o rosto. Deve-se entregar literalmente de corpo e alma.
·       Sinta-se à vontade para inventar trejeitos para o personagem. Ele anda meio esquisito por causa dos ferimentos de guerra? Ela vive brincando como o cabelo? Ele tem um tique nervoso na perna? Ela fica cutucando as unhas toda hora? Saia um pouco do sript! Improvise, invente, use a criatividade! Tente imaginar como o seu personagem agiria na vida real. Imagine como ele se comportaria em uma sala de espera do consultório médico. O que ele estaria fazendo se fosse flagrado por uma câmera escondida?

3- Saiba projetar a sua voz. É preciso falar um pouco mais alto do que você faria normalmente para que a platéia possa ouvi-lo em alto e bom som, ou a câmera possa captar tudo. Não há nada mais irritante do que ver alguém falando e só pegar uma em cada três palavras.
·       Só não precisa exagerar e falar como um político gritando no palanque – o objetivo é entoar bem a voz e pronunciar claramente as palavras. Evite o vexame de ficar murmurando ou falando como se a platéia estivesse bem ao seu lado.
·       Caso esteja em uma peça teatral, lembre-se que as pessoas sentadas nas últimas fileiras possam lhe ouvir. É preciso ficar com a postura correta, projetar a sua voz e ficar com o corpo discretamente virado para a audiência.
·       Evite falar rápido demais. Nada pior do que um ator que embola as falas.

4 - Enuncie as palavras. Enunciar significa pronunciar de forma clara, principalmente o final das palavras, o qual tende a ser “comido” ou a se perder acusticamente.
·       Concentre-se para pronunciar todas as consoantes presentes nas falas. Dessa forma, você acaba desacelerando o discurso e, ao mesmo tempo, fica mais fácil para a platéia entender o que você está dizendo.
·       Só tome cuidado para não exagerar ao enunciar as palavras a fim de evitar parecer artificial (como se estivesse fazendo um vídeo didático para crianças, por exemplo). Outro risco ao pegar pesado no enunciado é ficar com a atuação carregada demais, quase canastrona. Em caso de dúvida se está exagerando ou não, pergunte ao diretor e aos seus colegas.

5 - Fale com os trejeitos do seu personagem. Mesmo que ele não tenha sotaque, há outros aspectos a serem levados em conta que podem não estar no script. Leve em conta a idade, raça, status social, crenças e a renda do personagem.

·       Um crítico de teatro comentou que certa atriz acabou estragando uma peça, pois ela vivia uma caipira muito simples e humilde vivendo na roça (sem acesso à televisão, vivendo da roça para casa e da casa para a roça) soltando um “Ninguém merece!” de vez em quando. Analise com cuidado as suas falas e use o bom-senso para avaliar o que é verossímil ao sair da boca do personagem.

Ator - Desenvolvendo o Personagem

Você tem que fazer um vídeo para uma de suas aulas ou quer ser um ator? Você está estrelando uma peça na escola que será filmada? Está gravando um vídeo para o YouTube? Leia este guia para descobrir regras de atuação com ou sem uma câmera.

Identificando Traços de Personalidade do Personagem

1 - Crie um histórico para o personagem. Muitos atores costumam criar um segredo sobre o personagem que só eles sabem, e o qual motiva as ações e decisões dele. Essa é uma técnica boa e que vale a pena tentar. Além do segredo guardado a sete chaves, conheça o seu personagem tão bem como a si mesmo. Torne-o real, gente como a gente, e não apenas mais um personagem que logo será esquecido.
·              O que o personagem faz no tempo livre? Como ele reage a determinadas situações? Quem são seus amigos? O que o faz feliz? Como seria um diálogo dele com ele mesmo? Qual é a visão geral de mundo que ele tem? Qual é a sua cor preferida? E o prato preferido? Onde ele mora?
·              Se o personagem é baseado em uma pessoa real, pesquise tudo que puder sobre ela. De qualquer forma, todo personagem pede uma pesquisa sobre a época e o lugar em que viveu e os acontecimentos históricos que marcaram esse período.

2 - Pergunte sempre a si mesmo o por quê. 
Ao saber as motivações do seu personagem, você fará com que tudo se encaixe no seu devido lugar. Analise a composição do personagem como um todo, mas ao mesmo tempo, procure encontrar uma motivação para as atitudes dele cena por cena. Essa motivação vai permear toda a trama e interações com os outros personagens? Se a resposta é afirmativa, qual é essa força que guia as ações dele?
A motivação normalmente aparece no script. Caso contrário, seu diretor deve esclarecê-la para você, além de explicar o conceito por trás de tudo. Pegue a primeira cena e analise o que você quer e como vai chegar lá. Você vai acabar chegando a dois caminhos: algo simples como "aceitação" ou "uma sensação de bem-estar e segurança", seguido de "fazer meu inimigo/par romântico/amigo tomar determinada atitude". Assim que você tiver esse conceito claro em mente, basta dar vazão às emoções para chegar a onde quer.

3 - Estude suas falas. 
Para estar seguro ao atuar, é preciso concentrar-se no se personagem e saber as falas de cor e salteado. Quando se está nervoso, é fácil esquecer ou confundir as falas. Para evitar fazer feio no palco ou em frente das câmeras, estude suas falas a ponto de poder recitá-las mesmo dormindo.
·       Leia suas falas todas as noites. Assim que conseguir decorá-las, experimente recitá-las para si mesmo sem nem mesmo olhar para o script.
·       Peça a ajuda de amigos ou familiares para praticar as falas. É uma forma de decorar tanto as palavras como o contexto e o momento certo de dizê-las.
·       E a vantagem é que, caso o seu parceiro de cena esqueça as falas, você vai conseguir disfarçar o erro!
·       Pratique as falas do jeito que pretende fazer no palco ou na frente das câmeras. Experimente diferentes maneiras de dizer a mesma coisa para observar o efeito que a fala causaria no público e qual seria a mais autêntica e verossímil.

4 - Faça anotações no seu script. Apesar de você ter que apagar tudo depois, fazer anotações pode ajudá-lo bastante. Se preciso, desenvolva abreviações e códigos que só você entende.
·       Anote a onde vão a pausas ou entonações das falas. Elas são tão importantes quanto as palavras. Lembrar-se de quando exatamente deve fazer pausas ou mudar a entonação da voz é essencial para uma atuação convincente.
·       Anote também as emoções que permeiam as falas. Por exemplo, pode ser que, em um só parágrafo, você encontre quatro motivações diferentes. Pode-se começar furioso, ter uma explosão de raiva e então tentar recompor-se. Anote todas as emoções em cima das frases certas para ajudá-lo a atuar as falas da melhor forma possível.
·       Escreva as suas reações. Para tanto, será preciso fazer anotações em cima das falas dos outros atores também. Imagine como se sentiria ao ouvir tal fala. O que está se passando pela sua cabeça ao ver o que está se passando ao seu redor? Ao encontrar as respostas, anote-as.
Especifique o volume e a entonação da voz nas falas. Pode haver uma ou duas falas que devem ser ditas muito mais altas que as outras, ou uma ou mais palavras-chave que exijam destaque. Encare suas falas como música, incluindo crescendos, decrescendos, pronúncias e sotaques. 

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Recomendações para enfrentar o medo de falar em publico

06 – Recomendações para controlar o medo


Quando o medo aparecer, encare-o normalmente.
ü  Você não é o único que sente medo. A grande maioria sente, muitos não confessam.
ü  Não entre em pânico quando o medo aparecer. Ele é normal e com o tempo você poderá domina-lo.

Controle seu nervosismo
ü  Não sofra antecipadamente, isto somente alimenta mais seu nervosismo.
ü  Fumar em demasia, roer unhas, cruzar de maneira descontrolada, braços e pernas, somente aumentam seu nervosismo.
ü  Procure uma posição de relaxamento para seu corpo, respire profundamente, solte braços e pernas.

Tenha uma atitude correta
ü  Os nossos gestos revelam nosso comportamento interior.
ü  Normalmente nossos gestos são inconscientes.
ü  Procure conhecer suas maneiras e gestos.
ü  Demonstre pela sua postura um comportamento confiante e seguro, faca-o sem hesitar.

Antes de pensar como, saiba o que falar
ü  Prepare seu tema com pesquisas, material de apoio e não se esqueça que uma grande exposição será completada com observações tiradas do momento da apresentação. Um incidente, uma coisa fora do normal.
ü  Não esqueça que apresentar um assunto que não foi convenientemente preparado é como andar num campo minado, cada passo teme pisar em uma bomba.
ü  Além de tirar sua tranqüilidade, é um risco que não se deve correr.

Não pinte o diabo mais feio do que é
ü  Não tire conclusões antecipadas.
ü  Enquanto aguardar sua vez não fique criando monstros imaginários.
ü  Enganar-se na pronuncia, trocar palavras, perder-se durante a exposição, podem ocorrer, normalmente não acontece com que esta devidamente preparado.
ü  A mensagem sendo boa a platéia será benevolente.

Não adquira vícios
ü  Mexer em botões, lápis, giz, folha de papel, fio do microfone...
ü  Tudo isto distrai a atenção do público e suas palavras ficaram em segundo plano.
ü  Acostume-se desde cedo a não colocar os cotovelos sobre a mesa ou tribuna.
ü  Segurar objetos, se apoiar ora numa perna ora noutra...

Chame sua voz com a respiração
ü Normalmente a primeira alteração em uma pessoa nervosa é percebida pela sua voz.
ü O nervosismo deixa a voz enroscada, a frase é pronunciada com dificuldade.
ü Tossir, pigarrear, além de ser desagradável a platéia, não resolve os problemas, somente agrava.
ü  Respire profundamente e em seguida a voz voltara ao estado normal.



A prática irá proporcionar-lhe o reflexo
ü  Mesmo ocorre quando se aprende a dirigir.
ü  Com o passar dos tempos vamos superando etapas e detalhes antes não percebidos passam a ganhar valor.
Com o tempo você agira por reflexo, repetição, então poderemos dizer que você está mais bem preparado, confiante como um velho motorista

Combatendo as causas do medo

05 - Combata as causas do medo

Formação pessoal

ü  O aprendizado não advém apenas da disposição de ler ou escutar, provém sim da ação, do fazer, a prática leva a perfeição.
ü  Vivemos na era dos enlatadas onde tudo já vem pronto para o consumo. Cada vez mais a tendência é a acomodação,  buscamos sempre o caminho do mais fácil e com isto deixamos de pensar, de criar, inovar, modificar, fazer...
ü  Desenvolva atividades que estimulem o desenvolvimento de suas potencialidades, habilidades e capacidades, tais como: criatividade, observação, memorização, expressão corporal, expressão vocal, ritmo...
ü  Nada está na inteligência que não tenha passado pelo sentidos – São Thomaz de Aquino.


Pratique e adquira experiência

ü  Elimine ou reduza ao mínimo a possibilidade de se defrontar com algum dado desconhecido e com o qual não esteja familiarizado.
ü  A falta de experiência também gera insegurança. E a melhor forma de supera-la é enfrentar as situações que aparecem.
ü  Experiência com o público - conheça o seu público, estude suas características gerais e aprenda aproveita-las a seu favor.
ü  Hostilidade, apatia, críticas, etc...


Conheça o assunto

ü  Conheça o assunto com a maior profundidade que puder sobre o assunto que ira expor.
ü  Não tenha dúvidas sobre o conteúdo e estude as respostas adequadas para cada uma.
ü  Prepare a matéria procurando saber mais do que irá expor, esse conhecimento adicional aumentará a sua confiança.
ü  Descubra o que os ouvintes já sabem sobre o assunto.
ü  Procure entrar em contato com a atividade sobre a qual ira apresentar em visitas aos locais. (exemplo – fábricas, hospitais, asilos, etc.). Ter experiência no assunto, ter casos para contar é um diferencial.
ü  Nunca ache que você já sabe tudo. É importante sobrar informações. Se você irá falar 15 minutos se prepare para 30 minutos.
ü  Faça uma ficha memória e leve-a como roteiro e fonte de consulta para ter a certeza da seqüência e dos temas importantes.
ü  Cronometre o seu treinamento para ter uma idéia do tempo necessário, principalmente para iniciantes.
ü  Prepare-se para todo tipo de perguntas. Se você realmente dominar o assunto tem como prever muitas objeções e perguntas possíveis.



Vencendo o medo de falar em público

04 - Vencendo o medo

Entendemos o mecanismo do medo de falar, identificamos as suas causas e como se manifestam, agora vamos estabelecer metas de conduta para vencer o medo de falar em público.


Aprenda controlar seu medo

ü  Vencer o medo não significa extermina-lo, isso é quase impossível.
ü  O medo excessivo e descontrolado é negativo, limita a capacidade de comunicação e impede que se use sua plenitude. Mas elimina-lo por completo é também prejudicial, pode ficar tão confiante que pode se tornar negligente.
ü  Domine o medo e não o elimine. Sempre alerta, não se descuidando da preparação do assunto.


Seja você mesmo

ü  Não tente ser nada além de você mesmo.
ü  Não faça piadas se você naturalmente não é engraçado.
ü  Não ande pelo palco se isto não é confortável para você.
ü  Não se leve muito a sério, se você cometer um erro, não será o fim do mundo.


Seja positivo

ü  Antes de qualquer apresentação sempre imaginamos o que poderá ocorrer de ruim. Nem sempre isto acontece.
ü  Dirija seus pensamentos para imagens positivas de uma apresentação positiva.
ü  Pense no prazer que sentirá fazendo uma boa apresentação imagine os aplausos, o sucesso, o elogio, faça tudo parecer uma tarefa agradável e prazerosa.


Trabalhe sua auto-estima

Um recurso útil e que costuma dar ótimos resultados para combater o medo é relacionar aspectos positivos da nossa vida.
ü  Nossas vitórias.
ü  Os momentos difíceis que conseguimos superar.
ü  Os elogios que recebemos.
ü  Os bons trabalhos que executamos.
ü  Os planos que criamos e conseguimos realizar.
ü  As boas iniciativas que tomamos.
ü  Outras apresentações que saímos bem.


Saiba onde vai pisar


ü  Qual o local da apresentação
ü  Se você será o único a se apresentar
ü  Qual a ordem das apresentações
ü  Se haverá um espaço para perguntas e respostas
ü  Para quem você irá falar
ü  Quanto tempo você terá
ü  Quais os instrumentos disponíveis


Pare de criar monstros

ü  Pense que nem sempre o seu medo poderá ser percebido pela platéia.
ü  Ficar mais nervoso nos momentos em que antecedem a apresentação e nos primeiros momentos é natural.

Comece devagar

No inicio, o medo está mais atuante e o nervosismo é mais acentuado porque a descarga de adrenalina é maior. Este momento de insegurança e desequilíbrio emocional é que precisa ser contornado.
ü  Não fale no início da apresentação com muita intensidade de voz, executando gestos largos.
ü  Ao estarmos mais calmos devemos falar com um volume de voz moderado, um pouco mais devagar, respirando a cada pausa.
ü  Não fale logo que chegar a tribuna, porque esse é o momento em que a adrenalina esta fervendo no sangue. Respire fundo, ajuste com calma o microfone, acerte as folhas, beba um gole de água. Aja com naturalidade.
ü  Ao cumprimentar a platéia, respire e aproveite para por oxigênio no organismo. Senhoras, (respire) Senhores, (respire) caros colegas (respire).


Relaxe
ü  Exercícios de relaxamento são excelentes para combater os efeitos do medo e preparam o nosso organismo para falar.

Seja Breve


ü  Não canse seu público. Ele vai ficar inquieto e você mais nervoso ainda.
ü  Se for depois ou antes de um jantar, economize palavras.
ü  Se tiver outros além de você seja breve.
ü  A concisão é uma grande virtude.
ü  É muito difícil fazer um mau discurso de um discurso pequeno. Portanto não canse sue público.