quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O problema é de todos

O Rato e a Ratoeira

Numa planície da Ática, perto de Atenas, morava um fazendeiro com sua mulher; ele tinha vários tipos de cultivares, assim como: oliva, grão de bico, lentilha, vinha, cevada e trigo. Ele armazenava tudo num paiol dentro de casa, quando notou que seus cereais e leguminosas, estavam sendo devoradas pelo rato. O velho fazendeiro foi a Atenas vender partes de suas cultivares e aproveitou para comprar uma ratoeira. Quando chegou em casa, adivinha quem estava espreitando?

Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que haveria ali. 

Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. 

Correu para a esplanada da fazenda advertindo a todos: 

- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !!

A galinha disse: 

- Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.

O rato foi até o porco e disse: 

- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira !

- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser orar. Fique tranqüilo que o Sr. Será lembrado nas minhas orações.

O rato dirigiu-se à vaca. E ela lhe disse: 

- O que ? Uma ratoeira ? Por acaso estou em perigo? Acho que não !

Então o rato voltou para casa abatido, para encarar a ratoeira. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o da ratoeira pegando sua vítima. 

A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia pego. 

No escuro, ela não viu que a ratoeira havia pego a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher… O fazendeiro chamou imediatamente o médico, que avaliou a situação da esposa e disse: sua mulher está com muita febre e corre perigo.

Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal. 
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. 

Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco. 

A mulher não melhorou e acabou morrendo. 

Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo. 

Moral:
“Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, toda fazenda corre risco. O problema de um é problema de todos.”

O verdadeiro amor

A coruja e a águia

Coruja e águia, depois de muita briga, resolveram fazer as pazes.
- Basta de guerra - disse a coruja. O mundo é tão grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra.
- Perfeitamente - respondeu a águia. - Também eu não quero outra coisa.
- Nesse caso combinemos isso: de ora em diante não comerás nunca os meus filhotes.
- Muito bem. Mas como vou distinguir os teus filhotes?
- Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheio de uma graça especial que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
- Está feito! - concluiu a águia.
Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.
- Horríveis bichos! - disse ela. Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E comeu-os.
Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi justar contas com a rainha das aves.
- Quê? - disse esta, admirada. Eram teus filhos aqueles monstreguinhos? Pois, olha, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste...

MORAL: 
Quem o feio ama, bonito lhe parece.
O amor de uma mãe que sempre ve seus filhos como os mais bonitos

Verdadeiros amigos

Os Viajantes e o Urso

Um dia dois viajantes dera de cara com um urso. O primeiro se salvou escalando uma árvore, mas o outro, sabendo que não ia consguir vencer sozinho o urso, se jogou no chão e fingui-se de morto. O urso se aproximou dele e começou a cheirar sua orelha, mas, convencido de que estava morto, foi embora. O amigo começou a descer da árvore e perguntou:
_O que o urso estava cochichando em seu ouvido?
_Ora, ele só me disse para pensar duas vezes antes de sair por aí viajando com gente que abandona os amigos na hora do perigo.

Moral da história:
A desgraça põe à prova a sincaridade e a amizade

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Algumas - Dicas para sobreviver no palco

Dicas
·       Lembre-se de manter a respiração constante ao estar em cena. Assim fica mais fácil relaxar e atuar, além de dizer as falas mais claramente.
·       Estude atores que admira. Assista aos vídeos deles e ouça as dicas que eles têm para dar. Anote tudo e procure usá-las quando estiver ensaiando.
·       Se você não conseguir lembrar de uma ou duas falas, improvise. O que seu personagem diria naquele momento nessa mesma situação? Às vezes, esse truque funciona. Diga algo que tenha a ver com a cena e a situação. É melhor tentar improvisar do que ficar parado feito um poste sem saber o que dizer.
·       Faça aquecimento antes de tentar projetar a voz. Faça exercícios simples de respiração para ajudar a aquecer sua garganta e mexa o corpo para espantar o nervosismo antes de entrar no palco.
·       Para ajudar a compor um personagem, observe as pessoas ao seu redor. Observe-as na rua ou lugares públicos. Preste atenção nas manias ou trejeitos delas e aproveite o que puder para incluir na composição do personagem.
·       Lembre-se de um momento marcante da sua própria vida para emprestar emoção ao personagem. Por exemplo, se ele está arrasado, procure lembrar-se de como se sentiu ao perder alguém muito querido.
·       Caso tenha pavor de entrar no palco, é preciso praticar bastante na frente da sua família primeiro.
·       Peça a opinião sincera dos outros quando à sua atuação. E há diretores que dão aulas particulares para que o ator possa melhorar.
Relaxe e não entre em pânico se algo der errado – lembre-se que os imprevistos podem passar despercebidos se você souber incorporá-los à cena

Trabalhando em equipe no Teatro

Trabalhando em Equipe

1-  Ouça o diretor. Ele tem uma visão geral da história, então ele sabe o que está fazendo. Respeite as críticas e sugestões dele. Caso ele queira que você faça algo e você saiba o por quê de fazer essa ação, então basta ir em frente.
·       Siga as orientações de palco e inclua as mesmas nos seus ensaios. Mas caso você não entenda por quê o diretor está pedindo algo, pergunte! Você não é obrigado a sair pulando de uma ponta a outra do palco sem saber o por quê. O diretor vai adorar o fato de que você quer realmente entender o personagem.
·       Pergunte para tirar sua dúvidas sobre os motivos por trás de determinada ação. Se você não tem certeza de como seu personagem reagiria a uma certa circunstância ou sobre o modo de dizer uma fala específica, não tenha medo de pedir ajuda ao diretor. Ele normalmente tem uma noção clara de como a cena deve ficar.

2 - Não dê uma de diva. Evite ver-se como o centro do universo e da peça ou filme. Toda a produção e o resultado final dependem do trabalho em equipe. Afinal de contas, o que você faria sem os outros atores, cenários, técnicos e figurinos? Resposta: Pelado sobre um palco mal-iluminado.
·       E, caso você tenha o papel principal em uma produção, não pense que, por causa disso, se papel é o mais difícil. Pegue leve com o seu ego. Tente administrar toda a equipe ou trabalhar com o som e a iluminação ao mesmo tempo durante toda a produção. Já parou para pensar no que aconteceria se o pessoal do som te odiasse? No mínimo, a sua arma não faria barulho algum quando disparasse. Pegou o espírito da coisa? Então, procure ser legal com todo mundo -- a equipe tanto pode realçar o seu talento como destruir o seu trabalho. Em um time, esqueça a palvra "eu" e pense sempre em termos de "nós".

3 - Saiba atuar e contracenar. De nada adianta você dizer as falas de forma espetacular se não estiver prestando atenção ao que o seu parceiro de cena está dizendo. Ele pode ter mudado o tom de uma cena e deixado a mesma mais intensa e com mais raiva -- você tem que acompanhá-lo, como se estivesse dançando com ele.
·       Leia as falas com os seus colegas e pratique. Mesmo que você saiba as suas de cor e salteado, é preciso praticá-las em equipe para que a cena fique boa. Divirta-se nos ensaios! Experimente, ouse, crie!

4 - Use a audiência a seu favor. Dependendo da peça, pode-se até interagir com ela. Mesmo que o script não lhe dê essa liberdade, não se esqueça que ela está ali, e isso é ótimo! Aproveite a energia positiva das pessoas. Não há nada igual a sentir e trocar energia positiva com a platéia.
Quando a platéia cair na risada ou aplaudir, dê um tempinho para que possam mostrar o quanto gostaram da cena ou da fala. Deixe a risada ou as palmas ficarem mais baixas antes de continuar. Com o tempo e a prática, você vai pegando a hora certa de fazer uma pausa rápida e quando retomar a ação.

5 - Saiba ser gentil e humilde. Reconheça o trabalho do resto da equipe. Eles se esforçaram tanto quanto você!
·       Deseje boa sorte para seus colegas e saiba elogiar quando eles se destacam em uma cena.

·       Agradeça à equipe pelos esforços. Por exemplo, se a maquiadora é muito boa, diga algo como: “Adorei o seu trabalho. Ninguém teria me deixado mais parecido com o personagem!”

Atuando no palco

Entrando em Ação

1 - Dê vida e emoção ao personagem. Parece ser desnecessário fazer esse lembrete, mas graças a inúmeros atores sem o menor talento aparecendo em papéis de destaque na tv e no cinema, esse mandamento já não é tão óbvio. Seu trabalho como ator consiste em fazer com que a platéia possa ver e perceber o que você está sentindo, seja no palco ou em frente das câmeras. Use suas próprias emoções para sintonizá-las com as do personagem – a partir de agora, vocês dois são um só.
·       Encontre um sentimento dentro de si mesmo que combina com o que o seu personagem sentiria em determinada situação. A mãe do personagem acabou de falecer? Procure lembrar-se de quando você perdeu seu bichinho de estimação mais querido da infância. Você passou dias chorando, certo? Use essa lembrança. Pode parecer bobagem comparar a perda de um cachorrinho à perda da mãe, mas a platéia só verá o resultado final: dor, sofrimento, lágrimas sem fim. Ela vai realmente acreditar que é por causa da dor da perda da mãe, e nem vai imaginar o que você pensou para chegar a essa dramatização.
·       Saiba manipular o tom da sua voz. Se o seu personagem está magoado, sua voz deve soar mais áspera e menos controlada do que de costume. E se ele estiver nervoso ou eufórico, sua voz deve ficar mais alta.
·       Use gestos e linguagem corporal para transmitir emoções. Nada de ficar em pé com os braços jogados ao lado do corpo. Se o personagem está furioso, balance as mãos e bata com os pés no chão. Se está triste, curve-se e abaixe um pouco a cabeça. Ou seja, faça com que seu corpo reaja de forma lógica de acordo com o sentimento trabalhado.

2 - Saiba disfarçar as gafes. Nunca, jamais deixe transparecer que cometeu um erro. Não deixe que a platéia perceba. Se você não der bandeira, ninguém vai perceber que você errou a entonação ou trocou uma palavra ou outra.
·       Caso esteja dançando ou se movendo em cena, não deixe o rosto virado para baixo. Na vida de um ator, é essencial demonstrar auto-confiança. Mantenha o sorriso no rosto e aquela cara de quem sabe muito bem o que está fazendo.
·       Se você se confundir com uma fala ou outra, as únicas pessoas que vão perceber são seus colegas de elenco. Encontre um jeito de chegar à cena seguinte. Se o seu parceiro de cena for profissional como você, isso não será problema algum.

3 - Viva o momento plenamente. A partir do segundo em que pisa no palco, deixe para trás todos os seus problemas pessoais, financeiros ou o cansaço. Agora você existe para dar vida a uma história e um personagem.
·       Caso esteja enfrentando sérios problemas na vida pessoal, transforme o palco em uma válvula de escape. A arte de atuar deve ser seu lugar feliz, e não mais um fator para ser somado à sua lista de problemas e obrigações. Aproveite o momento para se tornar outra pessoa e mergulhar em outra vida em um mundo diferente. Páre de pensar sobre os problemas e concentre-se na ação no palco. O público vai perceber se você estiver com a cabeça cheia pensando em outras coisas além da encenação.

4 - Não deixe de ser o seu personagem no palco. Se tudo der errado em cena, lembre-se de continuar agindo como o personagem ao invés de voltar a ser você mesmo. Resista à tentação de rir das brincadeiras que alguns engraçadinhos da audiência fizerem para você. Mantenha-se firme no papel, aconteça o que acontecer ao seu redor.
·       Caso aconteça um imprevisto, mantenha-se como o personagem e reaja da forma que acha que ele reagiria.

5 -  Mantenha uma atitude positiva. Não deixe que o medo de não agradar acabe com a sua concentração. Geralmente, se você está curtindo a cena e vivendo-a intensamente, a platéia acaba embarcando nessa junto com você.
·       Saiba levar as críticas para o lado construtivo. Se o diretor lhe pedir que faça algo de um jeito diferente do que estava fazendo, não leve isso para o lado pessoal. Ao invés disso, tenha a maturidade de perceber a chance de aperfeiçoar a sua atuação.
·       A sua atuação fica melhor e mais natural quando você está realmente curtindo o momento ao invés de ficar preocupado. Ao manter uma atitude positiva e relaxar, você conseguirá entregar-se de corpo e alma ao personagem.

6 - Libere suas inibições. Pratique exercícios de relaxamento e mergulhe de cabeça no personagem sem preocupar-se com o que os outros vão pensar de você. Lembre-se: Você não é ator para ficar nervoso; você faz o que faz por paixão ao ofício.
·       Encare o espelho e diga para si mesmo:“Agora sou outra pessoa. Tudo o que eu era jã não existe mais nesse momento. Agora, sou [e diga o nome do seu personagem].” Como você não é mais a mesma pessoa, não precisa ficar preocupado com o que os outros vão pensar de você. Lembre-se de que, em cena, a audiência está vendo apenas o seu personagem, e não quem você é na vida real. 

7 - Saiba quando é a sua vez de entrar em cena. Esteja ciente de que, caso esqueça a hora certa de fazer isso, seus colegas de palco vão pegar no seu pé. Isso sem falar no sentimento de culpa que você vai ter. Para evitar esse problema, antes mesmo da sua hora, esteja a postos perto do palco e já encarnando o personagem, com todos os acessórios necessários à mão.
·       Vá ao banheiro antes da sua hora de entrar em cena. Já pensou deixar todo mundo na mão porque estava fazendo xixi ou um lanche?
·       Escute com atenção quando estiver chegando a sua hora. Mesmo que você já esteja careca de saber quando é o momento de entrar em cena, preste atenção no que está acontecendo na cena anterior. Nesses minutos que antecedem a sua entrada no palco, evite distrair-se ou conversar.
·       É claro que emergências existem. E, por emergências para um ator deixar de entrar em cena na hora certa, entenda-se: Morte ou problemas de saúde que realmente impeçam o desempenho do papel. Um bom ator deve ser, antes de mais nada, um bom profissional.

8 - Esteja ciente do seu “lugar ao sol” no palco. Para ser mais direto, procure a “lâmpada certa” e fique embaixo dela. Assim poderão te ver bem.
·       Ao falar, vire-se discretamente para o público. O objetivo é fazer com que a audiência possa ver e ouvi-lo claramente e parecer estar realmente tendo uma conversa (e não virando o corpo de propósito).
·       Se estiver em uma filmagem, evite olhar diretamente para a câmera, a não ser que o diretor peça para você fazer isso. Ao invés de ficar olhando para a câmera, procure concentrar-se em falar e interagir com os seus parceiros de cena.



Personagem - Identificando Traços e personalidade

Identificando Traços de Personalidade do Personagem

1 - Crie um histórico para o personagem. Muitos atores costumam criar um segredo sobre o personagem que só eles sabem, e o qual motiva as ações e decisões dele. Essa é uma técnica boa e que vale a pena tentar. Além do segredo guardado a sete chaves, conheça o seu personagem tão bem como a si mesmo. Torne-o real, gente como a gente, e não apenas mais um personagem que logo será esquecido.
·              O que o personagem faz no tempo livre? Como ele reage a determinadas situações? Quem são seus amigos? O que o faz feliz? Como seria um diálogo dele com ele mesmo? Qual é a visão geral de mundo que ele tem? Qual é a sua cor preferida? E o prato preferido? Onde ele mora?
·              Se o personagem é baseado em uma pessoa real, pesquise tudo que puder sobre ela. De qualquer forma, todo personagem pede uma pesquisa sobre a época e o lugar em que viveu e os acontecimentos históricos que marcaram esse período.

2 - Pergunte sempre a si mesmo o por quê. Ao saber as motivações do seu personagem, você fará com que tudo se encaixe no seu devido lugar. Analise a composição do personagem como um todo, mas ao mesmo tempo, procure encontrar uma motivação para as atitudes dele cena por cena. Essa motivação vai permear toda a trama e interações com os outros personagens? Se a resposta é afirmativa, qual é essa força que guia as ações dele?
·              A motivação normalmente aparece no script. Caso contrário, seu diretor deve esclarecê-la para você, além de explicar o conceito por trás de tudo. Pegue a primeira cena e analise o que você quer e como vai chegar lá. Você vai acabar chegando a dois caminhos: algo simples como "aceitação" ou "uma sensação de bem-estar e segurança", seguido de "fazer meu inimigo/par romântico/amigo tomar determinada atitude". Assim que você tiver esse conceito claro em mente, basta dar vazão às emoções para chegar a onde quer.

3 - Estude suas falas. Para estar seguro ao atuar, é preciso concentrar-se no se personagem e saber as falas de cor e salteado. Quando se está nervoso, é fácil esquecer ou confundir as falas. Para evitar fazer feio no palco ou em frente das câmeras, estude suas falas a ponto de poder recitá-las mesmo dormindo.
·       Leia suas falas todas as noites. Assim que conseguir decorá-las, experimente recitá-las para si mesmo sem nem mesmo olhar para o script.
·       Peça a ajuda de amigos ou familiares para praticar as falas. É uma forma de decorar tanto as palavras como o contexto e o momento certo de dizê-las.
·       E a vantagem é que, caso o seu parceiro de cena esqueça as falas, você vai conseguir disfarçar o erro!
·       Pratique as falas do jeito que pretende fazer no palco ou na frente das câmeras. Experimente diferentes maneiras de dizer a mesma coisa para observar o efeito que a fala causaria no público e qual seria a mais autêntica e verossímil.

4 - Faça anotações no seu script. Apesar de você ter que apagar tudo depois, fazer anotações pode ajudá-lo bastante. Se preciso, desenvolva abreviações e códigos que só você entende.
·       Anote a onde vão a pausas ou entonações das falas. Elas são tão importantes quanto as palavras. Lembrar-se de quando exatamente deve fazer pausas ou mudar a entonação da voz é essencial para uma atuação convincente.
·       Anote também as emoções que permeiam as falas. Por exemplo, pode ser que, em um só parágrafo, você encontre quatro motivações diferentes. Pode-se começar furioso, ter uma explosão de raiva e então tentar recompor-se. Anote todas as emoções em cima das frases certas para ajudá-lo a atuar as falas da melhor forma possível.
·       Escreva as suas reações. Para tanto, será preciso fazer anotações em cima das falas dos outros atores também. Imagine como se sentiria ao ouvir tal fala. O que está se passando pela sua cabeça ao ver o que está se passando ao seu redor? Ao encontrar as respostas, anote-as.
Especifique o volume e a entonação da voz nas falas. Pode haver uma ou duas falas que devem ser ditas muito mais altas que as outras, ou uma ou mais palavras-chave que exijam destaque. Encare suas falas como música, incluindo crescendos, decrescendos, pronúncias e sotaques.