sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Habilidades essenciais para uma comunicação

Habilidades essenciais para uma comunicação eficaz

Quando se negocia algo pessoalmente os aspectos Visuais podem influenciar no resultado. Entretanto, quando o contato se dá por telefone, o lado que tiver os argumentos mais fortes costuma vencer Podemos ob­ter as implicações de tais fatos no telemarketing; além de enfatizar a necessidade de preparo antes de se fazer a ligação, uma conclusão evidente é que a venda por telefone, por exemplo, torna-se bem mais simples quando se está preparado com vantagens que sobrepujem as possíveis objeções.

Quando conseguimos nos concentrar no conteúdo do que a pessoa diz, nossas interpretações são mais exatas. Isso mostra a extrema importância de prestar­mos atenção no que o cliente fala.

É necessário saber se o receptor está entendendo exatamente a idéia que queremos transmitir É importante lembrar que a comunicação decorre de uma percepção seletiva: as pessoas tendem a ouvir e a registrar apenas aquilo que lhes interessa, desprezando o que consideram irrelevante. O que parece trivial para um, pode ser de grande importância para outro.

Muitas pessoas, antes mesmo de escutarem a mensagem até o fim, se convencem de que o conteúdo do que está sendo dito é ruim. Por exemplo, um fumante começa a ouvir um caso de outro fumante, que está com enfisema pulmonar; a irritação do fumante diante do que pensa ser uma menção velada a seu vício, pode virar hostilidade. Provavelmente o emissor nem pensou em provocar essa pessoa, mas houve uma predisposição negativa à mensagem.


Concentrar-se nas idéias
Muitas vezes o cliente chega até nós com idéias obscuras sobre o que ele quer Neste caso é muito importante que nossa concentração esteja totalmente voltada ao cliente para que possamos entende-lo e aju­dá-lo no que for preciso.

Usar a inteligência emocional
Às vezes perdemos o controle com alguns clientes irritados e levamos suas agressões para o lado pessoal. Façamos constantemente uso do resignificado, transformando situações negativas em positivas, en­tendendo que, na maioria dos casos, a irritabilidade do cliente é com algo que o desagradou na empresa e não com a pessoa que o atendeu.

Não interromper o cliente, escutar a mensagem completa.
Existem pessoas que pensam ter bola de cristal ao ouvir alguém falar algo que lhes é familiar ou que não queiram escutar, imediatamente se manifestam interrompendo o interlocutor, antecipando-se ao que ele ia dizer, afirmando: "Já sei o que você vai falar", cortando o diálogo de forma deselegante e abrupta.

Há também pessoas com alto grau de ansiedade, que interrompem os outros com muita facilidade, tornando-se geralmente um "chato", como no exemplo a seguir:

Numa roda de amigos, um deles, falando a respeito da viagem que fez à Europa, é interrompido pelo chato, que começa com o seu monólogo;

"Ah! Eu também estive lá, visitei cinco países, fui à Alemanha, França, Holanda, Itália e Áustria. Adorei a França, e você?" - Mas não dá chance da pessoa falar absolutamente nada -, e continua: em uma cidade ao norte da França que é lindíssima, me impressionei demais, a cidade é Metz. Você conheceu?”- pergunta, mas novamente não dá oportunidade da pessoa responder - e continua falando, falando, falando sem quase dar pausas para respiração”.


Resistir às distrações
É óbvio que é muito mais interessante e prazeroso observar um colega imitando o chefe com muita perfeição que ouvir um cliente nervoso, reclamando de alguma coisa. Precisamos resistir e não olhar para esse colega, enquanto estivermos falando ao telefone.

Ser empático
Procure entender o ponto de vista do cliente; é fundamental inverter os papéis, colocar-se no lugar dele, para que a compreensão torne-se mais fácil.

Evitar preconceitos e preferências
Se você tem preconceito contra o sotaque carioca, nordestino, sulista etc., não os hostilize por isso. As preferências também são tão prejudiciais quanto os preconceitos Quando descobrimos que um cliente é nascido na mesma cidade que a nossa, a tendência é tratá-lo com maior prazer e privilégio, quando, na realidade, devemos agir dessa forma com to­dos os clientes.


Para reflexão:
è  Quantas vezes, conversando com alguém ficamos mais preocupados em preparar a resposta que vamos dar do que em escutar. O que a pessoa está dizendo?
è  Quantas vezes nem escutamos ou só escutamos pela metade?
è  Quantas vezes nos concentramos em nossa própria argumentação e não na mensagem do emissor?
è  Quantas vezes interpretamos o que o outro diz sem ao menos deixá-lo concluir seu pensamento?
è  Quantas vezes, antes mesmo de ou­virmos às mensagens até o final, se convencemos de que o conteúdo é ruim?
è  Quantas vezes transformamos os clientes em meros ouvintes passivos?
è  Quantas vezes surgem equívocos na comunicação devido à falta de atenção e de saber escutar.



Desenvolvendo a Auto Motivação

Desenvolvendo a Auto-Motivação nas principais áreas da vida
Área física: Fazer exercícios físicos, cuidar da alimentação, beber 2 litros de água por dia, relaxar dormir, respirar profundamente.
Área mental: Ler mais, pesquisar, assistir bons filmes, bons programas de TV, evitar conversas negativas, falar em doenças, desgraças. 
Área Espiritual: Reservar todos os dias, um momento para recolhimento, para a oração, gratidão. Independente da sua religião. Todos as pessoas vitoriosas, acreditam profundamente em Deus, com o qual, procuram entrar em sintonia na busca de orientação, sabedoria e poder.
 Área social: Procure escolher melhor seus amigos, principalmente fuja daqueles que são inteligentes e negativos. Pois esses, por melhor quem seja seus projetos, eles sempre encontrarão uma forma de lhe provar que seu plano não vai dar certo. 
Procure criar um grupo de amigos sinceros, com os quais você passa contar nos bons ou maus momentos, e que estejam em harmonia com suas idéias, fortalecendo-o na conquista de suas metas. 
Evite fazer parte de “grupinhos”, “panelinhas”. Seja autêntico, ético e transparente com seus colegas e amigos. 
Também não seja individualista, pois, ninguém é uma ilha e Eu Equipe não ganha campeonato, quem ganha é a Equipe Unida. Um por todos e todos pela Instituição.
 Área familiar: Existem pessoas que são maravilhosas no trabalho, mas descarregam todas as suas tensões emocionais na família, quando chegam em casa. Faça um exame do seu relacionamento em casa e procure encontrar mais tempo para sua família e criar um clima de amor, compreensão mútua. Esse comportamento influencia profundamente o seu sucesso pessoal. 
Área financeira: Está comprovado que dinheiro, estabilidade financeira não é resultado do quanto você ganha, mas da forma que administra aquilo que você ganha. Muitas pessoas ganharam verdadeiras fortunas, e acabaram na miséria, enquanto outras, apesar dos poucos rendimentos, ao longo do tempo, conseguiram uma sólida situação financeira.Portanto desenvolva o hábito da economia.

 Área profissional: Procure ser extraordinário naquilo que você faz. Cada dia um pouco melhor. Kazien: Melhoria Contínua, o hoje sempre melhor

Motivação

O que é Motivação

Pode-se dizer que não se consegue motivar as pessoas, e que, paradoxalmente, é fácil desmotivá-las.
Por isso, a preocupação constante deve ser prevenir situações que possam desmotivar as pessoas.
Ninguém pode motivar ninguém. A motivação vem das necessidades internas de cada indivíduo e não de nossa vontade.
Gostamos de atribuir aos outros, objetivos que são nossos e não da pessoa.
É fácil perceber quando as pessoas estão atribuindo a outras, objetivos que na realidade são delas mesmas.
E necessário entender que as necessidades e desejos das pessoas levam sua marca e que não podemos mudá-las segundo nossa vontade.
Não se podem moldar as pessoas segundo planos que estejam fora delas mesmas.
Por isso, é importante conhecer, identificar as necessidades e anseios das pessoas e compatizá-los com sua atuação frente a vida.
Ademias, motivação é um fenômeno contínuo, nunca definitivamente resolvido para cada individuo.
Cada momento motivacional é único para cada pessoa.


Tipos de motivação

De um modo geral, as pessoas são levadas á ação, pelos seguintes fatores:

1. Fatores externos: Um pai diz ao filho que ele precisa tirar boas notas na escola, um garoto faz algo que sua mãe mandou, um funcionário obedece ao chefe.

2. Pressão social: Noventa por cento das pessoas trabalha porque a sociedade espera que ela trabalhe. Muitas pessoas desejam casar porque a sociedade espera isso delas, um funcionário procura progredir na empresa porque é isso que se espera dele.

3. Fatores internos: Ocasionalmente encontramos pessoas que agem por conta própria. São pessoas auto motivadas que agem em função do que julgam bom para elas e para o bem comum.

São pessoas que agem, não por terem sido mandadas, nem por terem sido pressionadas pelas expectativas das pessoas que a rodeiam, mas por consciência da conveniência de atingir objetivos fixados por elas próprias e pelo desejo de desfrutar dos frutos de suas realizações.


Como criar condições para a motivação

ü  Identificar as necessidades e anseios das pessoas
ü  Buscar o trabalho que mais atrai a pessoa
ü  Reconhecer o bom desempenho
ü  Facilitar o desenvolvimento da pessoa
ü  Projetar o trabalho de modo a torná-lo atraente
ü  Adotar um sistema de recompensas ligado ao desempenho
ü  Garantir meios para o "feedback" positivo
ü  Aperfeiçoar continuamente as práticas gerenciais


Fatores causadores da satisfação
ü  Responsabilidade
ü  Possibilidade de autodeterminação
ü  Possibilidade de realização
ü  Oportunidade para criar
ü  Liberdade para. errar
ü  Possibilidade de: crescimento pessoal
ü  Estar "por dentro das coisas"
ü  Estar sendo aceito


O que motiva as pessoas
ü  Reconhecimento
ü  Ser tratado como pessoa
ü  Ser tratado de modo justo
ü  Ser ouvido
ü  Desafios
ü  Novas oportunidades
ü  Orgulho do próprio trabalho
ü  Condições de trabalho adequadas
ü  Sensação de ser útil
ü  Ser aceito como é

Construindo seu futuro

ü  Definir seu objetivo de vida é essencial para que você Consiga criar seu futuro.
ü  Fazer boas escolhas é a coisa mais importante que você precisa para criar o futuro desejado.
ü  Se você não cria seu futuro, alguém vai criá-lo para você. E talvez você não goste desse futuro.
ü  Visualizar o futuro pode ser uma forma de melhorar o presente.
ü  Você é um viajante pelo tempo criando seu futuro.
ü  O condutor de sua nave nesta viagem pelo tempo é você mesmo.


Pare de procurar culpados

Dificilmente encontraremos algo tão prejudicial à conquista de uma vida feliz quanto a nossa tendência de procurar culpados para nossas desventuras e buscar desculpas para justificar nossas desventuras.
Se não somos felizes, a culpa é dos outros, dos governantes, da falta de recursos.
Se não progredimos, é por causa da falta de oportunidades, da falta de instrução, da falta de apoio.
O resultado dessa atitude é a acomodação e o. bloqueio de qualquer oportunidade de melhoria.


Como Formar Equipes Campeãs

Como formar Equipes Campeãs
Para formar e manter sua equipe, você deve concentrar-se nos quatros princípios básicos da formação de equipes: Dirigir, Motivar, Treinar, Delegar
Dirigir: É orientar, conscientizar, desafiar o colaborador a usar o melhor do seu potencial, para alcançar as metas, a missão, os objetivos da Organização.
 Motivar: A equipe mais motivada vai vencer sempre, como o Vietnã venceu os Estados Unidos, a França, o Afeganistão, a União Soviética. As vitórias não são dos projetos, das máquinas. As vitórias são sempre dos seres humanos. Pessoas com um motivo para lutar, vão vencer sempre. Como líder de equipes você pode facilitar a motivação pessoal  dos liderados. Um dos motivadores mais poderosos é a necessidade de sentir que aquilo que fazemos é importante. Cada ser humano tem um cartaz invisível pendurado no pescoço que diz: “por favor, faça-me sentir importante”. Precisamos sentir que nos diferenciamos. Queremos ser necessários, apreciados e reconhecidos. Quando você diz às pessoas que elas fizeram bem seu trabalho, cria um tipo especial de orgulho. As pessoas florescem diante de um elogio, mas perdem seu compromisso quando um bom desempenho não faz a menor diferença.
O elogio é a regra número 1 da Motivação. Elogie em público – corrija em particular. Todos nós já estivemos na presença de alguém que já foi corrigido de maneira humilhante. É embaraçoso, constrangedor para todos. Você quer cavar um buraco e se enterrar nele.
Se alguém fizer algo tão terrível a ponto de você perder o humor, reserve alguns momentos para esfriar a cabeça.
Depois chame a pessoa ao lado e corrija-a. Você obterá melhores resultados se permitir que as pessoas mantenham a dignidade enquanto aprender aquilo que fizeram de errado. Por outro lado, nada eleva mais uma pessoa do que ser elogiada na frente dos outros
Treinar: O treinamento é a chave para nos mantermos competitivos no mercado mundial. Confúcio dizia: “Vejo e esqueço. Ouço e me lembro. Faço e aprendo”. Diga como fazer, porque fazer e escreva os resultados que quer.
 Delegar: Para ser um formador de equipe que realmente se diferencia, você deve ser capaz de delegar.

  1. Defina claramente a tarefa.
  2. Ofereça diretrizes para começarem e prosseguirem.
  3. Monitore as tarefas.
  4. Ofereça informações ao longo do caminho.
  5. Recompense e reconheça o esforço, bem como os resultados. 

Caracteristicas de um Lider Campeão

Características do Lider Campeão
É Confiável : Assume a verdade, ainda que ela seja incômoda, tem noção do que é seu, do seu espaço, da sua individualidade e nunca “invade” o espaço do outro. Sabe manter compromissos.
  •  Faz promessas e cumpre, é previsível, inspira confiança em tudo o que faz. Sabe que o primeiro compromisso é consigo mesmo. Mantém sua palavra, não porque o outro vai cobrá-lo, mas sim porque sempre dá o máximo de si.  
É Humilde: Lider Campeão, pensa sempre em crescer, e isto faz com que procure sempre obter informações para aprender com os outros. Não tem vergonha de dizer: “não sei”, mas vou me informar a respeito. O humilde deve saber que é grande e se permite aprimorar-se, aprender sempre mais.
Segue sempre crescendo: Quer aprender informática, técnicas de lideranças, quer se manter atualizado, conversar sobre novos projetos, desenvolver sua personalidade para melhor trabalhar em grupo. Não importa sua idade. Nem se importa o quanto já realizou. Tem o impulso de ir sempre adiante, tranqüilo e sereno, vai desvendando os mistérios da existência.
Para ele, o crescimento é um impulso poderoso, inevitável, do qual é impossível fugir.
Pensa Grande: Pensar pequeno e pensar grande dá o mesmo trabalho!
Na verdade, é muito mais fácil ser especial, do que ser mais um. Para ser especial você só tem que desenvolver o seu potencial, para ser mais um, você vai ter que limitar sua força, andar com freio de mão puxado.
“Mire seus pensamentos, suas metas na lua, se errar o alvo, ainda poderá acertar nas estrelas”.
Saber lidar com erros: O lider vencedor sabe que um erro é sempre possível e, por isso mesmo, cuida para que não aconteça. Mas se ocorrer, analisa as consequências e não procura culpados, nem perde seu tempo se escondendo atras de acusações. Analisa a situação e procura imediatamente solucioná-la.
Está provado: Os erros crescem quando você se abate com eles; diminuem quando você assume que errou e os considera uma oportunidade de aprendizado.
Resolve os Problemas: O Lider Campeão sabe que as situações devem ser resolvidas antes que se compliquem.
Na antiga tradição dos Samurais, há uma conselho: “Quando o inimigo vacilar corte o seu pescoço”. Os problemas devem ser tratados como um inimigo.
Não se apegue a ele, não tenha piedade: corta logo o seu pescoço!

Não espere chegar a ultima hora para tomar suas decisões. Seja no trabalho, ou na vida pessoal, a Consciência do que está acontecendo leva-o a tomar as medidas essencias para que os problemas sejam resolvidos antes mesmo de surgirem. 

As principais causas do fracasso do lider

  As principais causas do fracasso do líder
  1. O hábito de mudar de objetivos conforme as circunstâncias.
  2. Falta de saúde, pensamentos negativos, alimentação imprópria, falta de exercícios.
  3. Incapacidade de tomar decisões prontamente e mantê-la após tomadas.
  4. Falta de persistência para terminar um projeto.
  5. Falta de entusiasmo.
  6. Intolerância – mente fechada, ignorante ou preconceito a assuntos políticos, religiosos, econômicos, discutir e brigar.
  7. Incapacidade de cooperar com os outros com espírito de harmonia; está sempre olhando o que o outro faz de errado.
  8. Falta de lealdade (leal: sincero – franco, honesto – fiel aos compromissos).
  9. Hábito de fazer fofocas negativas sobre a vida de outras pessoas.
  10. Descrença na existência de Deus.
  11. O hábito de mentir ou modificar a verdade.
  12. O hábito de individar-se exageradamente.
  13. O hábito de adiar – deixando para amanhã o que deveria ser feito ontem.
  14. Falar demais – ouvir pouco.
  15. Falta de domínio próprio (raiva, nervoso).
  16. Incapacidade de organizar o tempo.
  17. Falta de objetivo principal na vida.

 

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Entusiasmo

Entusiasmo
ü  Entusiasmo é a força motora que impele à atividade, é um estado de espírito que conduz a pessoa à ação..
ü  Some o entusiasmo,  a autoconfiança, a energia, a persistência e terá a receita para o êxito.
ü  Não é um produto da espontaneidade, precisa ser plantado, acompanhado, cultivado.

10 Motivos para viver com entusiasmo
ü  O entusiasmo é contagiante.
ü  As pessoas entusiasmadas são mais saudáveis.
ü  Entusiasmo e vontade de vencer andam juntos.
ü  Desanimo, tristeza e mau humor não resolvem problemas.
ü  Com entusiasmo você resolve mais rápidos seus problemas.
ü  Com entusiasmo sua imagem é de vencedor.
ü  Com entusiasmo você é mais persuasivo.
ü  O entusiasmo transforma o ambiente a sua volta.
ü  O entusiasmo é um escudo contra pessoas negativas.
ü  Agindo com entusiasmo você cativa as pessoas.

Dicas para viver com entusiasmo
ü  Afaste-se de fatos e de pessoas negativas.
ü  Valorize seus bons momentos.
ü  Não reclame e não fale mal dos outros.
ü  Cultive a alegria , o riso, o bom humor.
ü  Ilumine seus ambientes. A escuridão traz depressão.
ü  Seja alguém sempre pronto a colaborar.
ü  Surpreendas as pessoas com bons momentos.
ü  Procure fazer tudo com perfeição, preste atenção aos detalhes.
ü  Ande bem vestido, limpo, perfumado. Goste de sua imagem.

ü  Aja prontamente, não deixe para depois.