segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Tecnicas de Miovimento para atores

 7 Técnicas de Movimento para Atores

POR KC WRIGHT 

O grande treinamento de atores se concentra em todo o instrumento: voz, mente, coração e corpo. Embora não possamos chegar longe sem técnica vocal, destreza intelectual e habilidades de trabalho de texto, uma forte presença física é crucial para o ator profissional. Com isso em mente, aqui estão sete métodos baseados em movimento que todos os atores devem estudar.

Técnica Alexander

Técnica Alexander aplica estratégias especializadas de consciência corporal para corrigir tensões desnecessárias em atores e não atores. O orador Frederick Matthias Alexander desenvolveu a técnica no final de 1800 como uma forma de combater seus próprios problemas vocais e rapidamente descobriu que desaprender certos hábitos de respiração e postura era a chave para maximizar sua própria funcionalidade física. A abordagem cresceu tremendamente no último século; A Técnica Alexander é ensinada (e praticada) em programas de treinamento em todo o mundo, e muitos atores juram por ela como uma solução para restrições físicas, vocais e até mentais.

Jacques Lecoq Técnica de Movimento

Este renomado ator e professor usou uma mistura de mímica, trabalho com máscaras e outras técnicas de movimento para desenvolver a criatividade e a liberdade de expressão dentro de seus alunos. L'École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq, a escola parisiense que ele fundou em 1956, ainda é um dos centros de treinamento físico mais proeminentes do mundo, desenvolvendo artistas de todos os tipos através de seu conservatório de dois anos e uma variedade de oficinas especializadas. O trabalho é em grande parte baseado em improvisação e se baseia em movimentos históricos como Commedia Dell'arte e trabalho de palhaço, bem como a famosa técnica de máscara neutra de Lecoq e exercícios psicológicos envolvendo elementos, cores e estações.

 

Mímica Corpórea

De acordo com o grande Étienne Decroux, "Uma das características do nosso mundo é que ele está sentado. A mímica corpórea se levanta." O famoso ator desenvolveu a técnica como um contra-argumento à pantomima, usando seus movimentos expressivos para ilustrar conceitos abstratos – não apenas como um espaço reservado para ações cotidianas. A técnica funciona do avesso como um modo de expressão, "tornando visível o invisível". Teatros físicos em todo o mundo usam mímica corpórea para explorar (e ilustrar) os recessos internos da emoção humana, transformando pensamentos e sentimentos em visuais dignos de palco.

Vista

Como a mímica corporal, Viewpoints explora a emoção humana em relação ao espaço, tempo e forma, mas com parâmetros específicos desenvolvidos pela coreógrafa Mary Overlie e pelas professoras de atuação Anne Bogart e Tina Landau. Como uma técnica teatral, Viewpoints é usado para criar uma história no palco através do tempo (tempo, duração, resposta cinestésica e repetição), espaço (relação espacial, topografia, arquitetura, forma e gesto) e som (altura, volume e timbre). Essa abordagem esteticamente focada é ensinada a atores e diretores e foi adotada por grandes teatros internacionais, incluindo a renomada companhia SITI em Nova York, co-fundada por Bogart e Tadashi Suzuki.

O Método Suzuki de Atuação

O grande diretor japonês Tadashi Suzuki criou esse regime extremamente físico, que treina os atores para trabalhar a partir de seu núcleo e constrói disciplina, força e foco. A prática rigorosa baseia-se em influências de artes marciais e as do japonês Noh, Kabuki e do coro grego antigo. Suzuki ensina que a atuação "começa e termina com os pés"; Inúmeros exercícios incluem formas controladas (e repetitivas) de pisar e agachar que criam um centro conectado e levam o corpo à beira da exaustão. O método originado na SCOT (Suzuki Company of Toga, Japão), é ensinado em todo o mundo, e é praticado na empresa SITI ao lado dos Mirantes de Bogart.

A Técnica Williamson

Criada pelo ator e professor Lloyd Williamson como uma espécie de acompanhamento físico para a formação intelectual de Sanford Meisner, essa técnica é conhecida como o "processo físico de comunicação na atuação". Baseando-se nos cinco sentidos, Williamson ensina que a consciência da estimulação sensorial cria experiência para o ator; Ao praticar flexibilidade e conexão física, o ator pode começar a criar comportamentos alinhados com essa experiência. A teoria baseia-se em si mesma; A observação sensorial cria experiência, a experiência inspira comportamento, o comportamento cria novos estímulos sensoriais e o ciclo continua.

Análise do Movimento Laban

Tanto uma linguagem para observar o movimento quanto uma técnica de atuação dedicada, a abordagem científica de Rudolf Laban divide o movimento em quatro categorias: corpo, esforço, forma e espaço. Aplicada ao treinamento teatral, a análise do movimento de Laban revela pequenas nuances por trás do comportamento, examinando desde movimentos dramáticos (se jogar em uma sala) até gestos cotidianos (tirar um pedaço de fiapos do ombro) e maximizar a especificidade a cada ação.

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