Jogos
teatrais com objetos
Ponto
de partida
Os jogos teatrais são excelentes ferramentas pelas
quais podemos desenvolver em nossos alunos o gosto pela exposição de fatos
narrativos, além do domínio da técnica pela exposição de seminários que versem
sobre qualquer assunto, inclusive de outras disciplinas.
Objetivos
1) Levar os alunos ao domínio da modalidade oral da
língua culta.
2) Desenvolver a rapidez de raciocínio.
3) Capacitar os alunos para a exposição oral de
narrativas, bem como de seminários em qualquer disciplina.
4) Iniciar o desenvolvimento da habilidade
oratória.
Estratégias
1) Peça aos alunos que tragam de casa um objeto
pessoal que gostem muito, desde de que não seja um objeto de grande valor e que
tenha tamanho suficiente para caber numa caixa ou num saco de médio porte, que
você irá providenciar.
2) Peça para cada um falar um pouco sobre a
importância daquele objeto em sua vida.
3) Em seguida, peça aos alunos que depositem os
objetos na caixa ou no saco, que por sua vez, deve ser colocado no centro da
sala. Se for possível, leve-os para uma área mais ampla, como o pátio ou a
quadra poliesportiva da escola.
4) Peça aos alunos que se sentem em círculo em
volta da caixa ou saco.
5) O professor (no papel de coordenador) iniciará
uma narrativa oral qualquer, que todos deverão ouvir atentos.
6) Num dado momento, no meio dessa história, o
coordenador irá parar de narrar.
7) Em seguida escolherá um aluno (já no papel de
jogador) que se levantará e irá se dirigir até o centro do círculo, e sem olhar
para dentro da caixa ou saco, irá retirar de lá um objeto que deverá ser
introduzido por ele nessa narrativa que foi iniciada pelo coordenador. A
história deverá ser, daquele momento em diante, desenvolvida por ele até uma
segunda ordem do coordenador.
8) Mediante ordem do coordenador, outro jogador
(aluno) será escolhido para ir ao centro do círculo, retirar outro objeto, e da
mesma forma que o primeiro, dar continuidade à narrativa até que o coordenador
escolha outro, e assim por diante. De modo que todos os jogadores participem da
narrativa oral, que será construída socialmente.
Observação
Uma das regras mais importantes desse jogo é que,
durante a exposição de cada jogador, o objeto que ele colheu na caixa,
obrigatoriamente, deverá ser introduzido na história.
Comentários
Excelente exercício para desenvolver as habilidades
da modalidade oral da língua culta, este jogo poderá ser incrementado com novas
regras a cada partida, com o intuito de atingir um novo grau de dificuldade.
Por exemplo: numa outra rodada, exija do jogador
que dará continuidade à narrativa que ele inicie sua fala utilizando a última
palavra dita pelo jogador anterior.
Progressivamente coloque como regra a proibição do
uso excessivo de "muletas" lingüísticas tais como: "aí",
"aí, né", "então, né", "tipo assim" etc. Em
substituição, oriente os jogadores (alunos) a utilizarem expressões como:
"neste momento", "nesta altura", "dali alguns
minutos", "...algumas horas decorridas deste fato", "dali a
pouco", "de repente", "quando de repente" etc.
Observação
É sabido que o "né" (contração de não é)
é um marcador conversacional de uso muito comum na modalidade falada da língua.
Sendo assim, seria aparentemente contraditório pedir aos alunos que, na
exposição oral da narrativa, o substituísse por outra expressão. Todavia, essa
aparente contradição se dissipa se levarmos em conta que a atividade proposta
inclina-se muito mais para a elaboração de textos formais, de criação
literária, enquanto que o uso do marcador conversacional "né" é
encontrado com maior freqüência em atividades lingüísticas cotidianas mais
espontâneas, tais como a conversação entre amigos, ou seja, em situação de uso
menos formal.
Fonte:http://educacao.uol.com.br/planos-aula/jogos-teatrais-com-objetos.jhtm
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