segunda-feira, 28 de maio de 2018

Como falar alto


Como Falar Alto
Nem todo mundo tem vocação para falar alto. Se você anseia por ser ouvido, então deve prestar atenção tanto em sua abordagem física quanto mental na hora de falar. Projete sua voz em uma sala respirando fundo, mantendo uma boa postura e falando a partir do diafragma. Além disso, procure falar com confiança e propriedade. Descubra a sua voz e aprenda a compartilhá-la.

Projetando a voz
Respire pelo diafragma. Ele é o principal músculo envolvido na respiração e está localizado junto ao estômago.  Inspire e expire profundamente, de forma a aumentar o volume de ar nos pulmões. Concentre-se na barriga: deixe-a expandir conforme inala o ar e contraia conforme expira. Além disso, fale conforme exala de uma respiração profunda para impor mais as palavras.
Mantenha uma postura ereta e confortável, relaxando os ombros e mantendo as costas retas. Essa postura permite expandir os pulmões à capacidade total, o que impõe mais a voz. Além disso, ela também ajuda a manter o diafragma aberto para que mais ar possa fluir de forma mais rápida.
Fale de maneira uniforme. Respire de forma profunda e agradável e use esse ar como combustível para a voz. Não fale rápido ou descontroladamente, soltando todo o ar em uma frase. Deixe a capacidade pulmonar sustentá-lo através de toda uma sentença.
Pratique a técnica de respirar profundamente e projetar a voz. Talvez algum tempo seja necessário até dominar essa técnica, mas seja paciente. Aproveite o tempo para entrar em sintonia com seu corpo e se envolver criticamente com o seu padrão de respiração. Tome consciência da garganta, dos pulmões, do diafragma e da barriga conforme você fala. Além disso, experimente praticar em uma sala com pessoas e veja a reação delas.
Pense em como você se sente quando fala. Talvez você se sinta constrangido ao falar em público ou se sinta desconfortável em se afirmar ou ser confrontado. Procure analisar os seus padrões de pensamentos e considere o que será necessário trabalhar mais, além da sua voz ao falar.
Pratique a técnica de falar com confiança. Domine as palavras e não tenha medo do que os outros pensarão. Além disso, note quando você estiver hesitando e perceba o seu impulso. Procure superar o medo do julgamento alheio.
Tente não se desculpar ou restringir as coisas que você diz. Se você sempre hesitar, então não conseguirá alcançar capacidade máxima do som da sua voz.
Fale com a pessoa no mesmo patamar, e não como se ela fosse superior. Procure suprimir a baixa autoestima e finja até fazer isso.
Regule o volume da voz de acordo com as pessoas ao seu redor. Quando você estiver conversando ou falando com um grupo de pessoas, procure falar mais ou menos no mesmo volume delas. Esteja ciente da energia da conversa: fale alto quando a energia for alta e fale baixo quando a energia for baixa. Nem sempre é necessário falar alto para ser ouvido.[7]
Dicas
Quanto mais cedo você começar a treinar essa técnica, mais rápido ela se tornará um hábito e você se sentirá confortável com essa maneira nova e mais poderosa de falar.
Você tem audição sensível e consegue ouvir-se gritando? Grave a sua voz e a ouça. Em seguida, você pode aumentar o seu volume de modo a se sentir como se não estivesse gritando.
Os pulmões contêm quase 2.400 km de vias aéreas e mais de 300 milhões de alvéolos. A cada minuto são respirados 13 litros de ar.
Fale a partir da barriga e não da garganta ou do nariz.
Avisos
Procure não falar muito alto em situações inadequadas. Parte do ensinamento sobre como usar a voz concentra-se também em aprender quando não usá-la.
Procure não distorcer a voz. Basta falar de maneira forte, deixando o ar sair em uma velocidade constante. Além disso, evite gritar com muita frequência. Existe uma linha tênue entre falar alto e gritar com alguém.

Como falar melhor


Como Falar Melhor
Perder a inibição para falar, preparar aulas ou palestras, falar de improviso, evitar o "branco", dirigir ou participar de reuniões, são problemas de comunicação verbal que podem ser eliminados com técnica, disciplina e treinamento. Para mostrar como isso é possível e facilitar a vida.


Algumas dicas

1. Seja você mesmo
Essa é a primeira e maior dica de como falar melhor: a naturalidade acima de tudo. Nenhuma técnica poderá ser mais importante que a sua naturalidade. Aprenda, aperfeiçoe, progrida, mas ao falar, seja sempre natural.


2. Pronuncie bem as palavras
Pronuncie completamente todas as palavras. Principalmente não omita a pronúncia dos "s" e "r" finais e dos "1" intermediários. Por exemplo fale primeiro, janeiro, terceiro, precisar, trazer, levamos, e não, janero, tercero, precisa, tra/.é, levamo.
Pronunciando todos os sons corretamente. a mensagem será melhor compreendida pelos ouvintes e haverá maior valorização da imagem de quem fala. Faça exercícios para melhorar a dicção lendo qualquer texto com o dedo entre os dentes c procurando falar da forma mais clara possível.


3. Fale com boa intensidade
Se falar muito baixo, as pessoas que estiverem distantes não entenderão suas palavras e deixarão de prestar atenção. Também não deverá falar muito alto porque, além de se cansar rapidamente, poderá irritar os ouvintes. Fale numa altura adequada para cada ambiente. Nunca deixe, entretanto, de falar com entusiasmo e vibração. Se não demonstrar interesse por aquilo que transmite, não conseguirá também interessar sua plateia.


4. Fale com boa velocidade
Não fale rápido demais. Se a sua dicção for deficiente será ainda mais grave, já que dificilmente alguém conseguirá entendê-lo.
Também não fale muito lentamente, com pausas prolongadas, para não entediar os ouvintes. Use um aparelho gravador para conhecer melhor a velocidade da sua fala e decidir-se pelo melhor estilo.


5. Fale com bom ritmo
Alterne a altura e a velocidade da fala para construir um ritmo agradável de comunicação. Quem se expressa com velocidade e altura constantes acaba por desinteressar os ouvintes, não pela falta de conteúdo, mas pela maneira "descolorida" como se apresenta.




6. Tenha um vocabulário adequado
Um bom vocabulário tem de estar isento do excesso de termos pobres e vulgares, como palavrões e gírias. Por outro lado, não se recomenda um vocabulário repleto de palavras difíceis e quase sempre incompreensíveis. Evite também o vocabulário específico da sua profissão diante de pessoas não familiarizadas com esse tipo de palavreado. Evitando o vocabulário pobre e vulgar, não tendo a preocupação de se expressar com palavras difíceis e reservando o vocabulário profissional dentro da mesma área, você estará desenvolvendo um vocabulário simples, objetivo e suficiente para identificar todas as suas ideias e pensamentos.


7. Cuide da gramática
Um erro gramatical, dependendo da sua gravidade, poderá atrapalhar a apresentação e até mesmo destruir sua imagem. Toda a gramática precisa ser correta. mas principalmente, faça uma revisão de concordância e conjugação de verbos. Muitos hesitam na construção das frases porque têm dúvida sobre a concordância a fazer ou o verbo a conjugar. Além disso, aumente suas leituras de livros de bons autores e observe atentamente a construção das suas frases. A leitura é uma das melhores fontes de aprendizado.


8. Tenha postura correta
Fique sempre bem posicionado. Ao falar, procure não colocar as mãos nos bolsos, nas costas, cruzar os braços, nem se debruce sobre a mesa, cadeira ou tribuna. Deixe os braços naturalmente ao longo do corpo ou acima da linha da cintura e gesticule com moderação. O excesso de gesticulação é mais prejudicial que a falta. Distribua o peso do corpo sobre as duas pernas, evitando o apoio ora sobre uma perna, ora sobre a outra. Essa atitude torna a postura deselegante. Também não fique se movimentando desordenadamente de um lado para o outro e quando estiver parado, não abra demasiadamente as pernas. Só se movimente se pretender se aproximar dos ouvintes ou dar ênfase à determinada informação.

Não relaxe a postura do tronco com os ombros caídos. Poderá passar uma imagem negligente ou de excesso de humildade. Cuidado também para não agir de forma contrária, não levantando demasiadamente a cabeça, nem mantendo rígida a posição do tórax. Poderá passar uma imagem arrogante e prepotente. Deixe o semblante sempre descontraído e, sendo possível, sorridente. Não fale em alegria com a fisionomia fechada, nem em tristeza com a face alegre. Lembre-se sempre que é preciso existir coerência entre o que falamos e o que demonstramos na fisionomia. Ao falar, olhe para todas as pessoas para ter certeza de que estão ouvindo e prestando atenção nas suas palavras.
Principalmente ao ler, este cuidado tem de ser redobrado, pois existe sempre a tendência de olhar o tempo todo para o texto, esquecendo a presença de ouvintes.








9. Tenha início, meio e fim
Toda fala, seja numa simples conversa ou numa apresentação para uma grande plateia, precisa ter início, meio e fim.

O início
No início, procure conquistar os ouvintes desarmando suas resistências e conquistando seu interesse e atenção. Para isso. poderá usar algumas das seguintes dicas:

• Conte uma pequena história que tenha estreita relação com o conteúdo da sua mensagem.
Histórias normalmente despertam o interesse.
• Elogie sinceramente os ouvintes.
• Use uma frase que provoque impacto.
• Diga que não irá consumir muito tempo.
• Faça uma citação de autor respeitado pelos ouvintes.
• Use um fato bem humorado. Entretanto, evite piadas.
• Levante uma reflexão.
• Demonstre sutilmente que conhece o assunto e possui experiência.
• Aproveite uma circunstância fazendo um comentário sobre alguém presente ou que tenha
falado há pouco, ou ainda sobre um acontecimento conhecido dos ouvintes.

No início, você não deverá:
• Pedir desculpas por estar com problemas físicos (gripe, resfriado, dor de cabeça, etc.) ou por não estar devidamente preparado para falar.
• Contar piadas.
• Fazer perguntas quando não desejar a resposta.
• Tomar partido sobre assuntos polémicos.
• Começar com "chavões" ou frases muito usadas. Por exemplo: A união faz a força; Uma
andorinha só não faz verão, etc.
• Fazer citações de autores muito polémicos. Saiba ainda que o início deverá ser breve, neutro e guardar interdependência com o restante da fala.


O meio
Na primeira parte do meio. prepare o tema a ser abordado:
• Conte numa única frase sobre a matéria que irá abordar. Por exemplo: "Vou falar sobre o lazer
do homem moderno".
• Em seguida, faça um relato histórico do tema ou levante um problema para o qual dará solução.
• Finalmente, fale sobre as etapas do assunto que irá desenvolver. Por exemplo: se o tema fosse lazer, as etapas poderiam ser o lazer no campo, o lazer na praia e o lazer no clube.
Na segunda parte, desenvolva o assunto principal atendendo ao que foi preparado. Se fez um relato histórico, agora fale do presente; se levantou um problema, agora dê a solução; se dividiu o tema, agora cumpra as etapas prometidas.
Use comparações, exemplos, estatísticas, testemunhos, enfim tudo que puder para confirmar o conteúdo da sua exposição. Se sentir que alguém poderia fazer alguma objeção às suas afirmações, este é o momento de refutá-la.


O fim
No final, faça uma breve recapitulação. Em apenas uma ou duas frases, faça o resumo do que apresentou.
Em seguida, para encerrar, use os mesmos recursos sugeridos para iniciar: elogiar o auditório, fazer uma citação, aproveitar uma circunstância, um fato bem humorado, levantar uma reflexão, etc. Além
disso, poderá pedir que ajam de acordo com suas propostas. Não encerre dizendo "era isso que eu tinha para falar" ou outras formas vazias, sem objetividade.


10. Pratique bastante
Treine bastante e, sempre que puder, aproveite a oportunidade para falar. Não se esqueça também que o
bom comunicador deve saber ouvir.

Dicas - como elaborar uma boa apresentação


Comunicação empresas - Dicas para criar e elaborar apresentações


1 - O momento da criação - O momento de criar é a fase mais delicada de todo o processo. Nesse instante você vai precisar refletir bem para eleger o assunto que irá expor. O bom resultado de todos os demais requisitos para que você se desempenhe bem diante da plateia dependerá dessa etapa.

2 - Determine o tema e seus objetivos. Para que você tenha boa atuação diante do público precisará antes determinar de forma correta qual o assunto que irá apresentar e os objetivos que pretende conseguir. Embora eu esteja me referindo à criatividade, você poderá se valer de métodos simples para disciplinar e cumprir esta etapa.

3 - Fale sobre um assunto de seu domínio - Facilite a vida. Para se sentir confortável com sua apresentação escolha um tema de seu domínio. Quanto mais você conhecer o assunto mais seguro e confiante se mostrará diante dos ouvintes.

4 - Delimite o tema - De maneira geral, os assuntos são amplos e permitem que você os delimite a determinados aspectos mais restritos. Se, por exemplo, a sua exposição fosse sobre o mercado financeiro. Essa matéria se compõe de diversos aspectos que poderiam ser selecionados de acordo com a intimidade que você tivesse com eles.

Se estivesse mais familiarizado com os diversos tipos de financiamento, sendo possível, poderia restringir sua apresentação a esse aspecto. Da mesma forma, se estivesse mais preparado para falar sobre a evolução das taxas de juros no mercado internacional, se não encontrasse inconvenientes pelas características do evento, essa deveria ser sua opção. E assim, teria uma infinidade de escolhas pertinentes à sua experiência.

5 - Associe ao que conheça bem - Além de optar pelo aspecto do tema sobre o qual tenha mais conhecimento, procure também desenvolver o assunto fazendo associações com histórias e exemplos que você conheça muito bem e que guardem algum tipo de relação direta ou indireta com o objetivo da apresentação.

Se você estivesse tratando dos diferentes tipos de financiamento e soubesse como constituir uma empresa, poderia contar a história de determinada companhia que se constituiu graças a um tipo específico de financiamento.

Nesse caso, você discorreria sobre as diversas etapas para se constituir uma empresa, que é o assunto que você domina, e depois faria a ligação com os tipos de financiamento relatando um exemplo de uma organização que pode ser constituída por ter escolhido corretamente o empréstimo de que necessitava.

6 - Escolha um assunto apropriado à circunstância - De nada adiantaria falar de um aspecto do tema sobre o qual tenha total domínio se ele não fosse ao encontro das expectativas da plateia. Por isso considere sempre que o público espera que você desenvolva temas do interesse dele, apropriados ao contexto e à circunstância da apresentação.

7 - Seja cuidadoso nessa pesquisa. Verifique quem são os ouvintes, qual é a formação intelectual predominante do grupo, se houve algum critério para que as pessoas fossem convidadas, que assunto foi prometido a elas e quais as informações que possuem sobre o tema.
Normalmente, com pequenas modificações no assunto que você conhece bem será possível atender a essa expectativa dos ouvintes. Com um exemplo apropriado, uma ilustração, ou uma metáfora bem empregada, talvez você leve o tema bem próximo ao que as pessoas desejam ouvir.

8 - Cuidados especiais. Ao definir o assunto que irá apresentar, tenha alguns cuidados importantes como, por exemplo, revestir com uma roupagem nova e atraente informações que estejam ultrapassadas e já se mostrem desinteressantes. Não há nada mais desestimulante que o 'cheiro de naftalina' em uma apresentação.

9 - Inove. Nenhum assunto, por mais antigo e comentado que seja, deve ser descartado. Se você encontrar um bom ângulo de análise, ele parecerá novo, como se fosse uma mensagem inédita para a plateia. Procure desenvolver aspectos do tema que sejam inusitados para o público, pois ao sair do lugar-comum e se afastar da mesmice conquistará mais facilmente a atenção das pessoas.

10 - Fale do que mais gostar. E não abra mão do que vou sugerir agora: se tiver possibilidade de interferir na escolha da matéria a ser apresentada, fale sobre o que você mais gostar. É quase certo que, se você discorrer sobre o que lhe der prazer, seu desempenho encantará a plateia, pois demonstrará envolvimento, disposição, energia e vontade de falar com os ouvintes. E sua mensagem será única, especial, particular.

Comunicação - Como conversar na empresa


Comunicação - Como conversar na empresa

 

1 - Não deixe ninguém de fora. Principalmente quando pessoas tímidas estiverem no grupo, encontre uma forma de fazê-las participar para que se sintam incluídas. Faça perguntas simples a respeito da família, das viagens que realizaram, dos projetos que concretizaram ou que estejam em andamento. Pode ter certeza de que essas pessoas se sentirão agradecidas em poder se expressar e não deixar a imagem de que são inibidas.

2 - Valorize a presença de todos no grupo. Mesmo que a pessoa não seja tímida, se ela estiver calada, procure pedir a opinião dela sobre determinados temas para que também possa participar. Em todas as situações, sendo a pessoa tímida ou não, depois que ela falar faça algum tipo de comentário para mostrar que ficou interessado em seu relato.

3 - Faça perguntas apropriadas. Ao conversar não basta apenas fazer perguntas ao interlocutor, é preciso saber qual o questionamento mais adequado para cada circunstância. Para isso, você precisa estar certo do tipo de resposta que deseja e o que pretende fazer com a informação.

4 - Faça perguntas fechadas. Se você precisa iniciar uma conversa, afastar possíveis resistências para chegar a um acordo, ou obter informações rápidas, com respostas curtas e objetivas, faça perguntas fechadas. Nessas circunstâncias as mais apropriadas são: 'quem?', 'há quanto tempo?', 'onde?', 'quando?'.

5 - Faça perguntas abertas. Por outro lado, quando seu objetivo for o de motivar as pessoas para que se envolvam mais na conversa, ou deseja identificar as intenções, desejos ou necessidades que elas efetivamente possuem, faça perguntas abertas, que exigem repostas mais longas e produzem informações mais bem elaboradas. As mais apropriadas são: 'o quê?', 'por quê?', 'como?', 'de que maneira?'.

6 - Você terá vantagens sabendo perguntar. Observe que com as perguntas fechadas você conseguirá respostas objetivas e terá oportunidade de obter rapidamente informações relevantes, sem truncar a conversa, ou desviar a atenção do tema discutido. Enquanto que com as perguntas abertas você fará com que as pessoas falem mais e elaborem o raciocínio de forma mais ampla.

7 - Não discorde sem necessidade. Nem sempre será possível fugir dos confrontos de ideias, mas evite criar resistências desnecessárias. Se tiver de discordar de alguém, em vez de expressar sua opinião imediatamente, procure pedir explicações que demonstrem sua vontade de esclarecer o assunto. Diga, por exemplo: vamos ver se consegui entender bem esse ponto.

8 - Evite perguntas constrangedoras. Ninguém gosta de fazer o papel de desinformado ou incompetente. Por isso, afaste as perguntas que possam provocar constrangimentos. Sempre que puder, não levante questões muito complexas, que sejam difíceis de responder ou que obriguem a pessoa a se desculpar.

9 - Se precisar estique a conversa. Para não deixar a conversa morrer use expressões que motivem a pessoa continuar falando. Geralmente são perguntas curtas ou sinalizações que motivam à sequência do raciocínio ou possibilitam explicações complementares. Por exemplo: 'e aí?'; 'estou compreendendo seu ponto'; 'nem imagino como você se saiu dessa', 'o que você fez?'; 'e então?'; 'como assim?'; 'e você concordou?'.

10 - Demonstre que acompanha a conversa. Use principalmente movimentos da cabeça para afirmar ou negar enquanto a pessoa estiver falando, assim você demonstrará que acompanha a conversa e está interessado nas informações dela. Se puder, interprete reações de surpresa, de espanto, de dúvida, de ansiedade para que a pessoa perceba seu interesse.

Como conversar de forma sincera


Como conversar com as pessoas de forma sincera

A comunicação é um importante elo entre os homens, e é a partir dela que estabelecemos relações de confiança. Desde o primórdios, a emissão de sons e sinais, gravura nas cavernas e registros dos mais variados fazem parte  da nossa comunicação e, consequentemente, das nossas relações.

Pessoas conversando
Conversar faz parte do dia a dia. E para que as pessoas conversem de maneira sincera, estabelecendo uma relação confiável, vale a pena anotar algumas dicas:
– Linguagem: fique atento para saber se a conversa deve ser formal ou informal. Em situações de comunicação profissional, utilize uma linguagem mais formal e correta, especialmente se for falar em público. Em conversas informais, com amigos, familiares e pessoas mais próximas, você pode utilizar a informalidade. Esteja sempre atendo a gírias e palavras de baixo calão;
– Seja claro e objetivo: dê preferência para uma comunicação eficaz e clara. Saiba sempre a mensagem que quer transmitir, e faça da forma mais objetiva possível. Pense no que vai falar para se expressar da maneira adequada. Fale o que realmente deseja. Se for algo negativo, tome cuidado com o tom de voz e utilize a sensibilidade. Seja sutil, mas verdadeiro;
– Ouça: uma conversa é sempre uma via de mão dupla. Isso significa que você deve saber falar, mas também ouvir. Ouça a pessoa com quem está conversando, sem interrompê-la, demonstre interesse e atenção ao que ela diz e procure sempre olhar nos olhos, pois atitudes assim transmitem confiança.
Vale lembra que precisamos tomar cuidado também com as conversas e relações estabelecidas pela internet. Escreva corretamente, tomando cuidado com a ortografia, acentuação e pontuação, uma vez que elas podem dar outro sentido a sua mensagem.
Além disso, não deixe de ler atentamente antes de enviar qualquer texto. Evite ser prolixo, mensagens curtas e diretas deixam a conversa mais clara e objetiva.
No mais, conversar é sempre bom, não é mesmo?  Faz muito bem e é uma forma de expressar nossas ideias e pensamentos, além de ouvir o que os outros têm a dizer. Para estabelecermos relações de confiança é preciso nos comunicar de maneira sincera. Então siga as dicas e tenha uma comunicação eficiente.

Como apresentar um projeto e agradar a platéia


Como apresentar um projeto e manter a platéia acordada

1) Se você fala rápido demais, repita as mensagens mais importantes usando outras palavras. Quem não entendeu da primeira vez entenderá da segunda. Se fala devagar, não desvie o olhar da platéia nos instantes de pausas mais prolongadas. Após o intervalo, volte a falar com mais ênfase.
2) Cuidado com os grunhidos "né", e "tá". Além de horríveis, demonstram insegurança.
3) Conheça o interlocutor. Se o grupo estiver familiarizado com o tema, não simplifique as informações.
4) Nunca, jamais, em hipótese alguma decore a palestra. Faça um roteiro: conte o problema, apresente a solução e, por fim, demonstre sua esperança no apoio dos diretores ao projeto.
5) Nada de tecnofobia. Mostre quanto você está antenado com as tecnologias e vá direto ao computador. Com o sistema datashow, você dá um clique cada vez que quer mudar a página. E se o computador pifar? Leve umas cartolinas com as principais informações da palestra. "Você vai mostrar que está sempre pronto para enfrentar o pior", diz Polito.
6) Cuidado com a postura. Não fale com as mãos nas costas, mantenha o paletó abotoado e olhe para todas as pessoas da platéia alternadamente. Há dois erros que as pessoas costumam cometer numa apresentação: falta de gestos ou excesso de gestos. Use-os, mas com moderação.
7) Evite as piadas. O risco de ninguém achar graça é grande e aí, meu chapa, vai ser difícil segurar a apresentação numa boa. Deixe a piada para o final, se for o caso.
8) Corrija problemas de dicção com dois exercícios bem simples. Morda o dedo indicador e leia em voz alta o mais claro possível. Dois minutos por dia bastam. Outro: leia poesias em voz alta. Esse é o mais eficiente dos dois, segundo Polito. Além de melhorar a dicção, pode ser muito romântico.

Dicas de Reinaldo Polito concedidas à Revista Você S.A., em abril de 1998, para Maria Tereza Gomes

Importancia da linguagem corporal em entrevistas


A influencia da linguagem corporal na entrevista de emprego

Todos nós nos comunicamos através da fala e do corpo. A linguagem corporal é toda expressão realizada por meio de movimentos corporais transmitidos a um receptor.
Essa linguagem é uma ferramenta extremamente valiosa utilizada por muitos recrutadores para avaliar o perfil de candidatos em seleções de emprego.
Durante uma entrevista, devemos ficar atentos com a comunicação oral e com a postura, pois o entrevistador também avalia esse critério, mesmo que inconscientemente. Em média:
-  65% das informações transmitidas em uma conversa são corporais.
- 35% são orais. Sabendo utilizá-las bem, você poderá conquistar o emprego que tanto deseja.
A seguir, veja 6 dicas que podem te ajudar a se sair bem em seu processo seletivo:

Tenha um bom aperto de mão:  A princípio pode parecer um gesto simples, mas o seu aperto de mão pode dizer muita coisa sobre o seu perfil. É através dele que você demonstra sua personalidade. No entanto, não pode ser forte demais para não machucar a mão do entrevistador.
Respeite o espaço do entrevistador: Mantenha uma boa distância entre você o recrutador. Ficar muito próximo pode invadir o espaço dele e passar uma imagem negativa.
Evite também qualquer contato mais íntimo, como beijo e abraço.
Esteja atento aos braços: Evite cruzá-los, pois essa atitude pode ser interpretada como desinteresse.
Gesticular as mãos pode ser uma ótima opção caso esteja ansioso durante a entrevista. Só fique atento quanto à moderação das mesmas.
 Mantenha uma postura correta: A postura também é um indicador quanto ao interesse pela entrevista.
Fique com a coluna reta ao se sentar e quando estiver de pé.
Olhe nos olhos: O contato visual faz com que o candidato demonstre confiança e determinação.

Sorria: Mesmo que esteja nervoso ou ansioso, sorria. Um sorriso transmite cordialidade e tranquilidade.
Ainda que você não seja escolhido durante a seleção, é sempre muito importante passar uma boa imagem para os novos contatos.
Nem sempre você vai se lembrar de todos os itens aqui citados, mas tente ao máximo ser natural e vá com o pensamento positivo sempre que for convocado para uma entrevista. Você com certeza alcançará resultados extraordinários.