quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Atividades - Integração

1363 - Integração Grupal – questionário

1.      O que espera de sua vida?
2.    Quem é a pessoa mais importante para você? Por quê?
3.    Como você enfrenta os aborrecimentos de sua vida?
4.    Qual o título do livro mais importante que você leu?
5.    Qual o melhor filme a que você já assistiu?
6.    O que você considera ser o mais belo numa pessoa?
7.    Como você manifesta sua amizade para com os outros?
8.    O que é mais sagrado para você?
9.          Você se sente isolado? Como assim?
10.      O que é o mais maravilhoso para você?
11.      Você confia facilmente nos outros? Como o manifesta?
12.      Qual o melhor programa de TV para você?
13.      Se você pudesse ser um animal, qual seria? Por quê?
14.      Que imagem você tem a seu respeito?
15.      Se pudesse destruir alguma coisa, o que destruiria? Por quê?
16.      Qual o pior prejuízo que alguém pode lhe causar? Por quê?
17.      O que você pretende realizar dentro dos próximos 10 anos?
18.      Como você resume numa palavra a sua vida?
19.      Qual a emoção mais forte que já teve?
20.      Qual a sua maior preocupação atual?
21.      Qual a coisa mais linda que já viu na sua vida?
22.      Qual a pior tragédia a que já assistiu?
23.      Você se sente seguro? Como assim?
24.      Qual a pessoa ou as pessoas que mais influenciaram sua vida?
25.      Como você encara a injustiça social?

Muito obrigado pela partilha.


1364 – Os provérbios

1.      Quem não corre, cansa; quem caminha alcança.
2.      Quem quer tudo, tudo perde.
3.      Ri melhor quem ri por último.
4.      Quem menos pode é quem paga o bode.
5.      Deus escreve certo por linhas tortas.
6.      A palavra de Deus tem véspera.
7.      Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
8.      Mais vale um amigo na praça do que dinheiro na caixa.
9.      Mais vale o anzol que o peixe.
10.  Uma andorinha só não faz o verão.
11.  De burro, só se espera coice.
12.  Duro com duro não faz bom muro.
13.  A experiência é a mãe da vida.
14.  De pequenino se torce o pepino.



1365 – Deus na minha vida

1.      Onde você encontrou Deus na sua vida?
2.      Quais pessoas que mais lhe influenciaram no seu crescimento espiritual?
3.      Você se sente apreciado?
4.      Quais foram os acontecimentos decisivos de sua vida?
5.      Que parte exerceu Deus no descobrimento de sua vocação?
6.      Pode lembrar-se de uma experiência de oração que foi marcante na sua vida?
7.      Quais os desafios mais difíceis que já enfrentou em sua vida?
8.      Quais as coisas pelas quais você é muito agradecido a Deus?
9.      Como você manifesta sua alegria e entusiasmo pela vida?
10.  Como costuma enfrentar os aborrecimentos e os sofri­mentos de sua vida?
11.  Como você manifestam os seus apreço e o seu amor para com as outras pessoas?
12.Como você encara a injustiça social que oprime tanta gente?
13.  Que imagem você tem a seu respeito?
14.  Qual a sua experiência mais feliz? E a mais infeliz?
15.  Você se sente realizado? Por quê?


1366 - Partilhando

Objetivo - aumentar a área livre de relacionamento, de comunicação, de abertura pessoal, diminuindo ao mesmo tempo a área secreta.

Perguntas e respostas

1.      Você se sente estimado? Por quê?
2.      Quantas pessoas amigas você tem realmente?
3.      Você se relaciona facilmente na sua comunidade? Explique.
4.      Que você entende por diálogo?
5.      Você sabe dialogar?
6.      Que qualidades você tem e que ajudam a vida comunitária?
7.      Quais as suas limitações e em que dificultam a vida comunitária?
8.      Com que pessoas você se relaciona melhor?
9.      Você se considera tímido?
10.  Que imagem você tem a seu respeito?
11.  Sua comunidade atual ajuda o seu crescimento?
12.  Quais os desafios mais difíceis que já enfrentou na vida comunitária?
13.  Explique como colabora para a construção de uma comunidade mais fraterna.
14.  Você se sente apoiado (a) na sua atual comunidade? Por quê?
15.  O que lhe parece prioritário na Vida comunitária? Por quê?
16.  Você se sente amado (a) e merecedor de confiança na sua comunidade?
17.  O que você entende por uma comunidade autêntica?
18.  Você sabe aceitar os outros com as suas limitações? Como assim?
19.  Como você aceita a correção fraterna?
20.  O que você entende por caridade?
21.  O que significa para você obediência religiosa?
22.  Que valores você mais aprecia numa comunidade fraterna?
23.  O que pode ser feito para aumentar a confiança numa comunidade?
24.  Você sente-se co-responsável para a construção de uma verdadeira comunidade? Como assim?
25.  PENSAMENTO: - «Não devemos exigir que os outros sejam como nós queremos, pois nem mesmo nós somos o que queremos».



1367 – Integração e Comunicação

Objetivos - Romper o gelo, normal num grupo que começa.
Favorecer o conhecimento e a integração dos membros por ocasião do primeiro encontro.

Perguntas e respostas

1.      Qual é a pessoa mais importante de nosso tempo? Por quê?
2.      Qual é o título do último livro que você leu?
3.      Qual a coisa mais maravilhosa que você conhece?
4.      Quem é Jesus para você?
5.      O que você considera o mais belo numa pessoa? Por quê?
6.      O que é o mais sagrado para você? Por quê?
7.      O que mais lhe aborrece numa pessoa? Por quê?
8.      Que valor você busca mais na sua vida? Por quê?
9.      Você se sente só? Como assim?
10.  Qual foi até hoje a sua experiência mais feliz? Explique.
11.  Qual foi até hoje a sua experiência mais desagradável? Explique.
12.  Qual foi o dia mais feliz de sua vida? Por quê?
13.  Qual é no momento a sua maior preocupação? Por quê?
14.  Descreva sua vida com apenas uma só palavra.
15.  Descreva com uma só palavra as pessoas de sua idade.
16.  Qual foi a emoção mais forte que você já teve na sua vida? Explique.
17.  O que o ajuda para sentir-se seguro?
18.  Qual é o seu divertimento predileto?
19.  O que é o Evangelho para você?
20.  Que pessoa, ou pessoas, mais o (a) influenciaram na sua vida? Explique.
21.  Que país você gostaria de conhecer? Por quê?
22.  O que significa para você ser um bom, ou boa religiosa?
23.  Você se considera livre? Como assim?
24.  Quais são os dons que você recebeu de Deus?
  1. Onde você encontra Deus na sua vida? Explique.


1368 – Partilha e relacionamentos

Objetivo - Aumentar a área livre de relacionamento, de comunicação, de abertura pessoal, diminuindo ao mesmo tempo a área secreta.

Perguntas e respostas

1.      Você se sente estimado? Por quê?
2.      Quantas pessoas amigas você tem realmente?
3.      Você se relaciona facilmente na sua comunidade? Explique.
4.      Que você entende por diálogo?
5.      Você sabe dialogar?
6.      Que qualidades você tem e que ajudam a vida comunitária?
7.      Quais as suas limitações e em que dificultam a vida comunitária?
8.      Com que pessoas você se relaciona melhor?
9.      Você se considera tímido?
10.  Que imagem você tem a seu respeito?
11.  Sua comunidade atual ajuda o seu crescimento?
12.  Quais os desafios mais difíceis que já enfrentou na vida comunitária?
13.  Explique como colabora para a construção de uma comunidade mais fraterna.
14.  Você se sente apoiado (a) na sua atual comunidade? Por quê?
15.  O que lhe parece prioritário na Vida comunitária? Por quê?
16.  Você se sente amado (a) e merecedor de confiança na sua comunidade?
17.  O que você entende por uma comunidade autêntica?
18.  Você sabe aceitar os outros com as suas limitações?
19.  Como você aceita a correção fraterna?
20.  O que você entende por caridade?                                             
21.  O que significa para você obediência religiosa?
22.  Que valores você mais aprecia numa comunidade fraterna?
23.  O que pode ser feito para aumentar a confiança numa comunidade?
24.  Você sente-se co-responsável pela construção de uma verdadeira comunidade?

25.  PENSAMENTO: - «Não devemos exigir que os outros sejam como nós queremos, pois nem mesmo nós somos o que queremos».

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Atividade - Coordenação motora

1420 – Coordenação motora
-          Marchar livremente
-          Marchar com palmas
-          Marchar para frente, para trás, para um lado e outro.
-          Marchar em quatro apoio
-          Marchar nas pontas do pés, dos calcanhares.
-          Correr livremente
-          Corre lentamente/rapidamente
-          Correr em linha reta.
-          Correr desviando de obstáculos.
-          Bater uma mão na outro
-          Bater duas vezes, uma mão na outro, duas vezes mão direita na coxa direita, mão esquerda na coxa esquerda.
-          Bater duas palmas, dar dois estalos de dedos.
-          Criar diferentes palmas...
-          Andar como um carrinho de mão, boneco de pau, robô...
-          Jogos com bola, quicar no chão, na parede, de mão em mão, com duas bolas, ao mesmo tempo em grupo.
-          Bater um pé, depois o outro, duas vezes um pé e depois o outro.
-          Bater só a ponta dos pés.
-          Bater só os calcanhares
-          Pular corda, cobrinha...
-          Saltar bastões...
-          Separar a ponta dos pés e juntá-las
-          Separar os calcanhares e juntá-los
-          Combinar os dois exercícios acima
-          Rastejar sentados
-          Passar sob um bastão, cada vez mais baixo, sem esbarrar.
-          Passar sob cadeiras os alunos enfileirados, formando um túnel.
-          Brincadeiras cantadas – escravos de Jô, marcha soldado.


Atividade - Educação da respiração

Educação da Respiração


Objetivo educacional

Desenvolver atividades que envolvem a respiração, mobilizando a atenção da criança para esse gesto.

Objetivos instrucionais

-          Associar o ato de respirar com sons.
-          Diferenciar as fases da respiração
-          Perceber o ritmo da própria respiração.
-          Perceber o ato de respirar como função vital.
-          Perceber o ritmo respiratório após uma corrida.

1412 – Emissão de sons
-          Emissão do A ou O prolongado, podendo associar a duração com um gesto, ou mesmo com um traçado de giz, caneta.

1413 – Contando
-          Inspirar e na expiração devagar ir contando. 1 2 3 4 5 6 7...

1414 – Sentindo a respiração
-          Colocar as mãos sobre o tórax, inspirar lentamente e sentir a aumento da caixa torácica.

1415 – Inspirar e expirar
-          Inspirar lentamente
-          Expirar lentamente.

1416 – Inspirar e expirar com tempo
-          Inspirar e expirar em 2 3 4 tempos.

1417 – Retendo a respiração
-          Inspirar e reter o ar por um tempo e expirar.

1418 – Percebendo a respiração
-          Perceber o ar fresco que entra e o ar quente que sai.

1419 – A respiração depois de grandes movimentos
-          Explicar o que acontece com a respiração quando corremos distancias curtas.

-          Prestar atenção à sua própria respiração após movimento acelerado.

Voce é uma pessoa agradavel

1371 - Será que és uma pessoa agradável

Muitas vezes pensamos que somos pessoas agradáveis. Quando os relacionamentos com os outros não vão bem e encontramos dificuldades, não entendemos a razão e temos a tendência de lançar a culpa sobre os outros.

Antes de proceder assim, seria ótimo se nos examinássemos minuciosamente a nós mesmos.

Assinale SIM ou NÂO para as perguntas seguintes.

 1 Você se sente realmente bem ao observar que os seus amigos e vizinhos prosperam e sobem na vida?
2 Será que você aprecia as pessoas pelas suas qualidades e não pela situação social ou por aquilo que pode usufruir delas?
3.    Será que você é capaz de escutar elogios de uma outra pessoa sem falar com esta pessoa?
4.         Será que você costuma dar às outras pessoas a atenção e a consideração que elas merecem9
5.         Será que é capaz de elogiar e estimular os esforços que os outros fazem em vez de criticá-los?
6.         Será que os outros podem confiar na sua lealdade e que saberá respeitar as confidências que lhe são feitas?
7.         Será que sabe tomar em consideração os desejos e os sentimentos dos outros, embora não sintonizem com os seus?
8.         Será que é capaz de controlar o seu temperamento, não se mostrando um dia agradável e o outro não?
9.         Será que é capaz de controlar o seu gênio, quando os outros discordam de você?
10. Será que é capaz de admitir ser prejudicado e reconhecer que foi injusto?
11. Será que se sente consciente em assumir as próprias obrigações, responsabilidades, trabalhos e gastos?
12. Será que você é cioso daquilo que diz respeito à sua pessoa e às suas habilidades?
13. Será que você está disposto a admitir suas falhas e desculpar-se das mesmas?
14. Falando em geral, é costume seu adaptar-se e amoldar-se aos outros porque isso o gratifica e é desejo seu que outros venham a usufruir sua presença?

15. Será que você é discreto e prudente com aquilo que diz para os outros acerca deles para não feri-los ou para que não se sintam envergonhados?

Para um relacionamento mais fraterno

1370 – Para um relacionamento mais fraterno

Um relacionamento humano mais fraterno acontece quando tomamos em conta, entre outras, as seguintes ponderações:

1.Amar
É uma lei humana, tão certa como a da gravidade: para vivermos plenamente, precisamos aprender a usar as coisas e amar as pessoas, e não amar as coisas e usar as pessoas.

2. Saber dar importância aos outros
Deve-se dar importância aos outros como pessoa e não como objeto. Eu dou importância ao outro, eu amo o outro porque há nele um bem absoluto, objetivo. Posso até não concordar com sua ação; o que ele faz pode ofuscar sua bondade objetiva; posso, então, rejeitar seu comportamento, mas isso não me dá o direito de rejeitá-lo como pessoa. A pessoa deve ser amada pelo que é, não pelo que faz e, inversamente, podemos rejeitá-lo por aquilo que faz, mas nunca por aquilo que é.

3. Julgar
Talvez se devesse inserir uma palavra sobre a diferença entre julgar uma pessoa e uma ação. Se vejo alguém roubando o dinheiro de outra pessoa, posso julgar que essa ação é moralmente errada, mas não posso julgar a pessoa. É tarefa de Deus, não minha, ou seja, julgar a responsabilidade humana. Entretanto, se não pudéssemos julgar uma ação como certa ou errada isso seria o fim de toda moralidade objetiva. Não podemos concordar com a idéia de que não existem coisas erradas ou certas, que tudo depende da maneira como você encara as coisas. Mas julgar a responsabilidade do outro é brincar de Deus.

4. Ser compreendido e amado
É uma outra lei tão certa como a da gravidade: aquele que é compreendido e amado crescerá como pessoa; aquele que é rejeitado morrerá sozinho em sua cela de confinamento solidário.
Para compreender as pessoas deve-se tentar escutar o que elas não estão dizendo, o que elas talvez nunca venham a dizer.

5. Semear
Semear, plantar com fé, com amor e esperança, sem a menor presunção de colher frutos das sementes plantadas. Fomos enviados para semear e não para ceifar; para plantar e não para colher. Hoje colhemos os frutos de sementes que outros plantaram e amanhã outros colherão frutos de sementes que nós plantamos.


6. Ser generoso em elogiar
Saber elogiar é uma arte. É preciso elogiar o que merece ser elogiado, isto é, aquilo em que o outro tem algum mérito. Devemos ser cautelosos em criticar. Importa descobrir algum motivo de elogio, naquilo que outros são e fazem.


7. Manter-se calmo e ser paciente
Manter-se calmo, sereno, é cultivar uma personalidade agradável. Ser sempre paciente, ter tempo para os outros, sem demonstrar enfado ou cansaço. «A caridade é paciente»...


8. Ser severo com o erro
Ser severo com o erro, mas extremamente indulgente com a pessoa que errou. O coração misericordioso atrai, conquista e desperta no outro o desejo de recuperar-se.
Não ter medo de reconhecer o próprio erro e voltar atrás. Errar e reconhecer o erro é conquista. Errar e perseverar no erro é derrota.

9. Usar de bondade, mansidão e perdão.
O que não se consegue com excesso de bondade, muito menos com excesso de severidade. Amor, bondade, perdão e mansidão poderão fazer com que o mau se torne bom e o bom se torne cada vez melhor.

10. Cultivar a arte de dialogar
O melhor conselheiro geralmente é aquele que melhor sabe escutar. Diálogo é intercâmbio, encontro de pessoas. Ambas as pessoas devem fazer uso do direito de falar e cumprir a obrigação de escutar. Trata-se de uma necessidade teológica para se conhecer as várias manifestações da vontade de Deus antes de tomar uma decisão.
O diálogo é uma comunicação que tem por finalidade o descobrimento de uma verdade importante para o crescimento pessoal e a vida dos indivíduos que dialogam.


11. Evitar a contestação farisaica
É fácil contestar as atitudes, criticar as idéias dos outros e condenar os erros que outros praticam. É fácil cair na atitude farisaica de que o errado é sempre o outro. Criticar os outros é uma maneira pouco decente de se elogiar a si mesmo. Se cada um limpasse a rua diante da própria casa, a cidade toda estaria limpa. Se cada qual corrigisse os próprios erros, a humanidade toda estaria em grande progresso.


12. Dizer muito obrigado
Todos já reparamos como as pessoas agradecem. Às vezes com simplicidade, humildade, verdadeiro reconhecimento, contudo, nem sempre isso ocorre. Há pessoas que agradecem, movidas por razões tão diferentes. Assim:
A -       Por educação: sem a participação interior. Quando uma criança recebe um presente, e não agradece, logo a mãe diz: «Como se diz»? E a criança agradece, dizendo: MUITO OBRIGADA. Se não damos um passo a mais, levados unicamente pelas boas maneiras, corre­mos o risco do agradecimento formal, frio, social. Nem sempre aprendemos no passado a colocar nas palavras o nosso coração reconhecido.
B -       Por dever: muita gente agradece por ofício, por dever. Como bom funcionário deve agradecer ao cliente. Assim ocorre no Banco, no Mercado, na Loja. Curioso é o coração humano: mesmo sabendo que é atraído pelo consumismo, ele gosta de ser tratado e acolhido bem.
C - Com amor. Isso acontece quando amamos aquele que nos ama e deste encontro do «eu» e do «tu» nasce a GRATIDÃO por tudo. É a gratidão que envolve e com­promete, semelhante ao filho junto ao pai. Gratidão que gera reciprocidade, comunhão, participação de vida.