terça-feira, 27 de setembro de 2016

Relação de Sentimentos e reaçoes

Boa relação para voce trabalhar  personagens, improvisar situações que envolvem os sentimentos abaixo, criar um personagem que esteja vivendo tais sentimentos, Voce pode trabalhar na expressão vocal onde se enfatize os sentimentos, enfim use e abuse....

1054 – Sentimentos e reações


1.        Nervosa
2.        Com angustia
3.        Com ar ingênuo
4.        Com doçura
5.        Hesitante
6.        Sempre doce
7.        Amável
8.        Num desapontamento
9.        Meio agressiva
10.    Misteriosa
11.    Numa alegria evidente
12.    Voz máscula
13.    Espantada
14.    Olhando todos
15.    Com voz lenta e aveludada
16.    Recuando
17.    Excitada
18.    Com exaltação
19.    Noutro tom
20.    Aterrorizada
21.    Fica num suspense
22.    Em voz baixa
23.    Impressionada
24.    Olhando
25.    Cético
26.    Fala dançando
27.    Sério
28.    Espantado
29.    Oferecendo a face
30.    Sorrindo sempre
31.    Afirmativamente
32.    Preocupada
33.    Animada
34.    Forte
35.    Exaltada, gritando
36.    Desesperada
37.    Patética
38.    Perversa
39.    Maliciosa
40.    Atormentada
41.    Provocadora
42.    Com irritação
43.    Sentida
44.    Brincando
45.    Enigmática
46.    Com certa ameaça
47.    Irritado
48.    Louco de dor
49.    Ofegando
50.    Cumprimentando
51.    Gritando
52.    Suplicando
53.    Com ar de sonolência
54.    Desorientada
55.    Tentando recordar
56.    Impaciente
57.    Nervosa
58.    Com desprezo
59.    Com mais coragem
60.    Teimosa
61.    Desesperada
62.    Em pânico
63.    Resoluta
64.    Com naturalidade
65.    Advertindo
66.    Ríspida
67.    Saturada
68.    Irônica
69.    Pedindo
70.    Carinhosa e fraternal
71.    Suplicante
72.    Afirmativa
73.    Negligente
74.    Sempre implorando
75.    Cortante
76.    Superior
77.    Sempre terna
78.    Filosófica
79.    Fria
80.    Recuando o corpo
81.    Com rancor
82.    Chorosa
83.    Sombria
84.    Olhando para espelho
85.    Cínica
86.    Com lentidão calculada
87.    Curioso
88.    Perverso
89.    Queixoso
90.    Disciplente
91.    Com bom humor
92.    Com raiva concentrada
93.    Revoltada
94.    Enfurecida
95.    Risonha
96.    Maliciosa
97.    Desconfiada
98.    Violenta
99.    Com amargura
100.  Impaciente
101. Agoniada
102. Com melancolia
103.    vAIDOSAosa
104.    Doce
105.   Admirada
106.   Inquieta
107.    Impressionada
108.  Com um gesto profundo
109.  Triunfante
110   Perturbada
111.    Comovida
112.   Com angustia
113.   Reticente
114.    Chocada
115.    Meiga
116.     Atônita
117.     Brincando
118   Acariciando os cabelos
119.     Dolorosa
120.    Olhando em torno
121.    Com relutância
122.     Cruel
123.   Enciumada
124. Animada
125.     Conciliatória
126.  Humilde
127.  Suave e dolorosa
128.       Saliente
129.    Ameaçadora
130.    Perdendo a cabeça
131.    Sonhadora
132.     Berrando
133.      Espantada

134.    Meio alucinada

Atividades - Trabalhando os Sentimentos

Uma boa série de atividade para o  amador trabalhar os


Sentimentos


1031 – Alivio
-          Você está dormindo.
-          O vento estremece as janelas
-          Você acorda. Olha em volta. Vê sombras na parede. Fica com medo.
-          Você quer levantar. Não consegue.
-          De repente, acende-se a luz.
-          É a sua mãe. Não é nada. Que alívio.


1032 – Raiva
-          Você brinca com seu carrinho.
-          De repente um menino tira o seu carrinho. Que raiva.
-          Você vê o menino sair correndo. Puxa.
-          Você corre atrás dele. Não consegue pegar ele. Mais raiva. Você corre com raiva, com muita raiva.
-          Ele caiu. Largou o carrinho. Você corre ele foge, você pega o carrinho.

1033 – Surpresa
-          Você esta brincando com seus soldadinhos.
-          Eles estão todos arrumadinhos, parece um desfile militar.
-          Você ouve uma campainha da porta tocar. Quem será?
-          Você se levanta. Corre porque a campainha toca sem parar. Você abre a porta. Que surpresa. È um dos seus soldadinhos. Que surpresa.

1034 – Solidariedade
-          Está na hora do recreio.
-          Que fome. Você começa a comer.
-          Vê o lanche do seu colega cair no chão.
-          Você fica com pena. Oferece um pouquinho do seu lanche pra ele.

1035 – Hilaridade
-          Você sente o cheiro de jaca.
-          Procura.
-          Acha uma jaca na cozinha. Mete a mão na jaca.
-          Come, guloso, os bagos da jaca.
-          As mão ficam lambuzadas
-          Entra na sala seu colega, e sem perceber você cumprimenta-o com suas mãos sujas.
-          Ambos ficam lambuzados e começam a se lambuzar todo o corpo.

1036 –Ansiedade
-          Você se arruma para ir a praia. Que calor.
-          Você espera sua família, preparar toda bagagem, exageradamente.
-          Como demora.
-          Você fica impaciente, e começa andar, pela sala, olhar o tempo.
-          Após demora, percebe que todos estão prontos.
-          Todos saem e vão a praia.

1037 – Alívio II
-          Você arruma seu dinheiro na carteira.
-          Que vento.
-          Você vê seu dinheiro voar.
-          Você corre atrás. Você está quase pegando as notas.
-          Como sopra forte o vento.
-          Seu dinheiro voa cada vez mais longe.
-          Corre atrás do seu dinheiro.
-          Finalmente consegue pegar. Ufa que alívio.

1038 – Alívio III
-          Você é um ratinho, pequeno.
-          Sente o cheiro de queijo. Um queijo fresquinho.
-          Sai da toca, olha para os lados. Com muito cuidado.
-          De repente aparece o gato, você volta correndo para a toca.
-          Que susto, e o gato vai embora, aliviado, você olha para os lados e sai novamente.
-          Pega o queijo e come.

1039 – Amor
-          Você segura o seu bichinho de estimação. Acaricia ele.
-          De repente ele foge.
-          Você acompanha com o olhar ele indo embora.
-          Ele desaparece, você fica triste, com sua ausência.
-          Sem perceber ele retornou com um presente para você.
-          Vocês ficam bem juntinhos e felizes, juntos.

1040 – Raiva II
-          Você está de férias num acampamento.
-          Está cansado. Você dorme.
-          Sente um mosquito te incomodando, incomodando. Que raiva.
-          Sente mais mosquitos.
-          Você quer dormir. Começa a ficar com raiva.
-          Você se levanta, com raiva e preguiça. Pega o spray e acaba com os mosquitos.

1041 – Tédio
-          Você está na sala do médico.
-          É uma sala pequena, abafada.
-          Você espera pacientemente. Não tem ninguém para conversar.
-          Procurar revistas. Não encontra.
-          Como demora a chegar a hora d entrar.
-          Você começa perder a paciência.
-          Por que tanta demora?
-          O jeito é esperar, esperar...

1042 – Expectativa
-          Você vai jogar sua primeira partida no time titular.
-          Você entra no vestiário. Veste o uniforme do time.
-          Vai par ao campo. Faz um aquecimento.
-          Esse jogo que não começa, você fica na expectativa.
-          Do começo do jogo.

1043 – Poesia
-          Você está num barco.
-          Olha o mar. Contempla as ondas.
-          Segue com olhar o vôo das gaivotas, mergulhando e voando várias vezes.
-          Lá longe vê o sol se escondendo, todo avermelhado.

1044 – Hilaridade II
-          Sente um ratinho passando por cima dos seus pés.
-          Vê o ratinho por toda parte, no chão.
-          Você procura se livrar dos ratinhos.
-          Você sobe numa mesa, eles começam a subir pela mesa.
-          Você fica com medo.
-          Começa a espantar. Bate neles. Após luta eles vão embora.

1045- Beleza
-          Você vê uma flor. Que linda.
-          Você apanha a flor. Ela é perfumada.
-          Você vê muitas outras flores.
-          Apanha outra, outra
-          Esta está difícil de arrancar, você se cansa.
-          Você prepara um lindo buquê.
-          Sai entregar.

1046 – Beleza II
-          Você vê um colega triste.
-          Você chega conversar com ela, entrega-lhe uma flor.
-          Faz um colar de flores, conversam, ela começa a ficar feliz.
-          Resolvem sair e ir brincar.

-          Sentam e brincam juntos.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Teatro - Figurinos

FIGURINO

Desde os primórdios da humanidade o ser humano enfeita-se para a realização de diferentes rituais, utilizando elementos retirados diretamente da natureza ou materiais confeccionados a partir dela.No teatro,o figurino é um elemento muito importante,pois auxilia na compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos ,além de apresentar uma época, tempo, lugar, clima, condição social, etc. Se vamos fazer uma comédia de Martins Pena, que viveu no fim do século XIX, os personagens devem ter roupas de época. Para descobrirmos o modelo dessas roupas, temos que aprender a pesquisar. Existem muitos livros sobre figurinos de épocas e a maneira de fazê-Ios. Portanto, o novo figurinista terá de aprender a procurar nos livros a maneira como se vestiam os seus personagens.Compor um figurino pode ser executá-lo a partir de peças compradas prontas ou sobre peças do próprio guarda roupa do grupo ou companhia. 


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A criação do figurino pode acontecer sem nenhuma exigência rígida por parte do texto, diretor ou produtor. Tudo está aberto para novas possibilidades que venham adequar o figurino ao conjunto do espetáculo. 
Observar sempre os seguintes critérios:
· Tipo físico de cada ator 
· Personalidade do personagem 
· Repertório da peça 
· Época ( roupa, objetos, maquiagem)

INFLUÊNCIAS

Observar as cores, que sentimentos elas trazem. 

· PRETA : cor enriquecida porém, pesada. Boa para representar pecado, tristeza,solidão...Reduz a silhueta. 
· BRANCA: anima o ambiente mas, deve-se ter cuidado ao usa-la pois engorda, alonga a silhueta. 
· CINZA: entristece. 
· AZUL: serenidade paz porque lembra o céu mas ao mesmo tempo pode representar a tristeza, aquela que Jesus sentiu ao morrer por nós. 
· VERMELHA: cor quente, ideal para impactar mas, ela tende o lado sensual. 
· AMARELA: cor que representa alegria, luz, vivacidade... também pode representar uma certa apatia quando essa cor é usada em um tom mais claro. 

IMPORTANTE:

· Observar o tipo físico de cada ator/ dançarino ( baixo,alto,gorda,magro....), para ver que cor e modelo de figurino lhe vestem melhor. 
· Branco AUMENTA, preto diminui;

· Ter bastante CUIDADO com decotes, transparências, comprimento afim de não mostrar partes do corpo, evitando a sensualidade.


Teatro - Funções do figurino

Segundo Barthes, Langner e Girard e Oullet apud Pedrosa (1999), o figurino apresenta  as seguintes funções: 

1) Função Histórica: é aquela em que o traje se esforça para atingir veracidade 
arqueológica. 

2) Função Estética: é aquela em que as qualidades estéticas do traje não podem ser esquecidas. A proporção das peças deve ser de acordo com o tamanho do ator e as cores devem ser mantidas (no caso de trajes históricos). Deve-se, ainda, tomar cuidado com a iluminação para que esta não venha a alterar a composição harmônica do traje. 

3) Função Semântica: o traje carrega argumentos de forte valor, apresentando idéias, conhecimentos e sentimentos, tornando-se um metatexto, representado dentro da encenação. 

4) Função Simbólica: quando utilizada (simbologia das cores, por exemplo), serve para caracterizar e determinar a personagem. No teatro chinês, um traje claro, de seda, enfeitado com cores e borboletas, indica um papel amoroso. 

5) Função Espaço-temporal: indicação do lugar onde passa a cena. Através dessa função, sabe-se que a cena é de manhã, de tarde ou à noite, e se acontece dentro ou fora de casa, num quarto ou cozinha, ou outro lugar. 


6) Função de Criação do Imaginário: o traje pode recorrer a um código simbólico, muitas  vezes representado por adereços, em que um simples pedaço de papel pode se  transformar em uma espada.

Adriana Bernardes

Teatro - o papel do figurino

O papel do figurino cênico no teatro 

Adriana Bernardes

O papel principal do figurino é contribuir para a construção de uma personagem. Ele  pode ser considerado como uma variação particular do objeto cênico por ter uma função específica: a de contribuir para a elaboração da personagem pelo ator. O figurino acaba interferindo, também, no espaço cênico através das suas cores e formas, devendo, então, integrar-se a ele. Para que isso seja possível, o figurinista deve aliar o personagem ao espaço ou cenário, para que eles se tornem harmônicos, observando a linguagem de cada espetáculo, dada pelo diretor. É função do figurino orientar a visão, a interpretação, enfim, a leitura geral do espectador, pois cada detalhe do figurino envia um tipo de sinal para quem o assiste. Dessa maneira, assim que o ator entra em cena, o espectador terá grande parte das informações sobre a personagem, mesmo antes de surgirem às primeiras falas. Um bom figurino consegue repassar ao espectador as características psicológicas da personagem, consegue dizer por si só o que o ator não consegue dizer em palavras (HOLT, 1993). 
Para Leite e Guerra (2002), o figurino representa um forte componente na construção do espetáculo, seja no cinema, no teatro ou na televisão. Além de vestir os artistas, respalda a história narrada como elemento comunicador, pois induz a roupa a ultrapassar o sentido apenas plástico e funcional e a torna um objeto animado. 
A roupa é uma radiografia do comportamento. Logo à primeira vista, o figurino constitui-se num importante fator de rejeição ou aproximação do espectador em relação ao personagem, sendo essa quantidade de informações fundamental para transportá-lo de imediato para a fantasia do enredo (LEITE E GUERRA, 2002). Nesse sentido, Almeida apud
Pedrosa (1999) declara que: 
O teatro é a arte da sugestão e é o figurino que apresenta tais características sugestivas, sendo estas, indispensáveis para manter o clima plástico que os outros elementos cênicos instauram no palco. O papel do figurino cênico em uma montagem teatral é a forma mais precisa de se comunicar com a platéia.


Barthes apud Pedrosa (1999) afirma que todo o espetáculo é composto por uma série de elementos, que, quando organizados, proporcionam ao espectador a oportunidade de apreciá-los. Esse conjunto de elementos é uma densidade de signos que são interpretados pelo  espectador. Eles são obrigatoriamente signos artificiais; representam a realidade e têm função  comunicativa.