Então aí via algumas dicas - espero que te ajude em algum momento .....
Gestos e Posturas
A naturalidade
Não existe
técnica que possa ser mais importante que a naturalidade – acima de tudo
naturalidade
Ser natural
não significa permanecer no erro.
A
gesticulação nunca poderá parecer treinada e programada. Isto mostra artificialismo,
o público não deseja ver uma máquina de falar.
A postura
antes de falar
O cuidado
com a postura deve ocorrer antes mesmo de você chegar a tribuna. Suas atitudes,
sua maneira de sentar, de olhar, de cruzar e descruzar as pernas, em fim tudo o
que fizer esta sendo observado pela platéia.
Se for
possível procure sempre sentar do meio para trás, isto lhe proporciona em
espaço para observar antecipadamente sua platéia e tirar conclusões.
As
pernas
Os erros mais comuns das pernas
01 – Movimentação desordenada
ü
Certos oradores, por nervosismo ou por falta de
consciência do que fazem, ficam movimentando as pernas para frente, para trás,
para os lados.
ü
Chegam até a bater os pés no chão a cada nova
frase.
ü
Isto distrai q platéia e após algum tempo todos
estarão mais entretidos nas suas pernas do que na mensagem do texto.
ü
No inicio sugerimos ficar de frente para o
auditório, plantado sobre as duas pernas, dando bom equilíbrio ao corpo.
02 – Apoio incorreto
ü
Jogando o peso do corpo totalmente sobre uma das
pernas, isto retira a elegância do posicionamento.A postura quebrada com o
apoio sobre uma das pernas, não é apenas deselegante como também pode
prejudicar a respiração.
ü
Também abrir em demasia as pernas, como se
fossem um compasso, fica uma figura feia.
ü
Não fique por muito tempo com os pés juntos,
esta posição, tira seu equilíbrio e impede mobilidade.
03 – Cruzar os pés em forma de “x”
ü
Cruzar as pernas é uma atitude incorreta quando
esta de pé, e muito mais quando esta sentada.
ü
Encolher debaixo da cadeira que está sentado.
ü
Observe num restaurante como a grande maioria se
senta. Aqueles que cruzam as pernas normalmente não são freqüentadores assíduos
deste lugar.
04 – animal enjaulado
ü
Aquele que fala andando constantemente de um
lado para outro.
ü
Muito movimento distrai a atenção da platéia.
Ninguém se concentra na mensagem quando o movimento é exagerado.
05 – A gangorra
ü
Nesta movimentação das pernas o corpo do orador
mais parece uma gangorra. Primeiro apóia todo seu corpo nos calcanhares e
depois transfere todo o peso para as pontas dos pés. Assim fica o tempo todo
neste vaivém sem propósito.
ü
Há aqueles que fazem o movimento no sentido
lateral, levantando as partes de dentro dos pés apoiados nas partes externas.
06 – O pendulo
ü
Os movimentos começam lentos e cadenciados e vão
aumentando a velocidade a medida que o tempo passa.
ü
O corpo é inclinado para esquerda e para a
direita, chamam a atenção, provocam risos, chegam a sair do campo de captação
dos microfones.
07 – A rigidez
ü
Apresentam um posição aparentemente correta, mas
podem estar excessivamente rígidos, o que muitas vezes impede movimentos,
provoca cansaço e até dores.
08 – Canguru saltitante
ü
É um tipo de movimentação das pernas que associa
vários dos defeitos já analisados.
09 – Cruzar e descruzar
ü
É um defeito apresentado por alguns oradores
quando falam sentados.
ü
Não ficam satisfeitos com a posição das pernas e
passam a cruza-las e descruza-las com uma freguencia exagerada.
10 – Espreguiçadeira
ü
Ainda na posição sentada, o orador estica o
corpo todo para trás, as pernas para frente, parecendo que está numa
espreguiçadeira.
11 –
Vaivém
ü
Um tipo de movimentação desordenada, só que
neste caso o movimento ocorre apenas para frente e parra trás, num
desconfortável vaivém das pernas.
A posição correta de pé
ü
Inicialmente fique de frente para o público,
posicionado sobre as duas pernas, possibilitando bom equilíbrio ao corpo.
ü
Para evitar cansaço provocado por esta postura
num tempo prolongado, jogue o peso do corpo, ora sobre uma perna oura sobre a
outra, bastante flexionar levemente uma das pernas.
ü
Com o passar do tempo o deslocamento das pernas
precisa seguir a inflexão da voz , o ritmo e a velocidade da fala.
ü
Normalmente as pernas devem ficar afastadas a
uma distancia aproximadamente de um palmo, cerca de 20 cm, o que lhe dará um
bom equilíbrio e promoverá uma postura elegante.]se uma das pernas estiver um
pouco mais a frente, o equilíbrio poderá ser maior.
ü
Para as mulheres, principalmente quando usarem
saias, poderão colocar uma das pernas um pouco a frente a outro. Embora
deixa-las levemente afastadas também não seja errado.
A posição correta sentado
ü
Quando você falar sentado, poderá agir de duas
maneiras distintas.
ü
Colocar os dois pés no chão – demonstrando
firmeza na atitude.
ü
Cruzar uma perna sobre a outra, deixando as
coxas encostadas. Posição confortável e muito indicada quando se fala em
entrevistas, na TV.
ü
Para as mulheres – as pernas juntas, puxadas
para trás, sem entrar embaixo da cadeira, inclinadas para o lado, com um dos
pés levemente sobreposto ao outro. Em alguns casos chegam a cruzar os pés em
forma de x sem que se constitua em um erro.
Os sapatos
ü
Seria desnecessário falar, mas ainda tem pessoas
que não se preocupam com este detalhe.
ü
Mantenha-os limpos e engraxados, e as solas e
saltos em perfeitas condições de uso.
As calças
ü
O importante é estar vestido de acordo com os
padrões da época em que a pessoa se apresenta.
ü
Seja discreto, que apareça você, não sua roupa.
ü
O mesmo serve para as mulheres, que embora
tenham mais alternativas de se vestir, busquem sempre o discreto. Os excessos
prejudicam.
ü
Não queira aparentar mais ou menos idade do que
você tem. O público percebe seus disfarces.
Falar em pé ou sentado
Quando puder
escolher entre estas opções, escolha a que melhor se sentir.
Não existe regras
que obriguem a uma atitude ou outra.
Falar em pé
é um posicionamento mais visível e mais livre
Cada caso é um caso
Siga antes
de tudo o bom senso e coloque em pratica a sua capacidade de observação. Não
hesite tomar uma decisão que contrarie qualquer recomendação, desde que esteja
convencido que esta é a melhor opção para você.
Os braços e as mãos
Poucas pessoas antes e mesmo depois de treinamentos sabem
utilizar corretamente os braços e as mãos.
Mesmo depois
de aprender as técnicas, nunca perca a naturalidade do gesto.
A diferença
entre o certo e o errado é quase sempre tão pequena que o comunicador nem
percebe.
Com as mãos
nós:
- Solicitamos
- Obrigamos
- Chamamos
- Expulsamos
- Suplicamos
- Negamos
- Recusamos
- Interrogamos
- Admiramos
- Nomeamos
- Confessamos
- Intimidamos
- Duvidamos
- Ensinamos
- Ordenamos
- Incitamos
- Desprezamos
- Desafiamos
- Juramos
- Abençoamos
- Recomendamos
- Exaltamos
- Festejamos
- Lastimamos
- Desanimamos
- Desesperamos
- Calamos
Os erros mais comuns
É importante
ressaltar que os defeitos mais graves na utilização de gestos
Ø O
excesso da gesticulação
Ø A
falta de gesticulação
Embora o excesso é prejudicial a falta de gesticulação é
pior ainda.
Leva nota
máxima quem misturar sobriedade com intensidade.
01 – Mão atrás das costas
ü
Falar constantemente com as mãos colocadas atrás
das costas é um erro comum e presente até em comunicadores experientes.
ü
Colocar as mãos atrás das costas por rápido
período, com naturalidade, já não é erro.
ü
Mais comum é deixar uma mão atrás na posição de
descanso, deixando a outra livre para se movimentar.
02 – Mão mo bolso
ü
é uma postura prejudicial , deselegante.
ü
Muitos colocam as mãos no bolso, e fazem gestos
dentro do bolso o que é pior ainda.
ü
Quem fala com as mãos no bolso da impresso de
insegurança, de medo, pouco a vontade.
ü
Será positivo se as mãos permanecerem por pouco
tempo no bolso e sempre com naturalidade.
ü
Porém, antes de criticar a atitude, é preciso
analisar as circunstancias que cercam o acontecimento, nem sempre é
necessariamente um defeito de postura.
03 – Braços cruzados
ü
Braços cruzados indicam via de regra uma atitude
defensiva.
ü
Passam insegurança e pouco a vontade.
ü
Normalmente é sempre um posicionamento
incorreto.
ü
Positivo quando você quer demonstrar uma atitude
de desafio, ou a idéia de espera.
04 – Gestos abaixo da linha da cintura
ü
Experimente falar fazendo gestos abaixo da linha
da cintura. Ficam estranhos, parecem sem vida.
ü
Gestos abaixo da linha da cintura não possuem
expressividade e não complementam nem transportam convenientemente a mensagem
até os ouvintes.
ü
Se for sua intenção demonstrar incerteza,
dúvida, impotência diante de uma circunstancia, poderá estnder os braços um
pouco afastados do corpo na posição vertical e com as palmas da mão voltadas
para frente e dedos abertos.
ü
Querendo solicitar silencio – movimentos rápidos
e curtos abaixo da linha da cintura, com as mãos esticadas, os dedos voltados
para frente.
05 – Gestos acima da linha da cintura
ü
Na maioria das vezes são exagerados e prejudicam
a imagem e a comunicação do orador.
06 – apoiar-se sobre a mesa, a cadeira, a tribuna, etc.
ü
Não é uma atitude recomendável, porque prende e
limita os movimentos e quase sempre determina um comportamento tímido e
inseguro.
ü
Se for para prender uns braços trêmulos e
nervosos, serve como recurso, por pouco tempo.
ü
Uma posição para descanso, não será prejudicial
por pouco tempo.
07 – Partindo do cotovelo
ü
Quando o movimento é apenas do antebraço,
partindo do cotovelo, com o braço colado no corpo.
ü
Demonstração que o orador esta reprimido, sem
desenvoltura para a condução natural da mensagem.
ü
Uma postura mais freqüente nas mulheres e,
nestes casos, embora se considere um erro, não se pode considerar um erro
grave.
08 – Postura Segurando um guarda chuva
ü
Nesta postura o orador coloca os cotovelos
grudados no corpo, com antebraço inclinado para cima.
09 – Movimentos alheios
ü
São movimentos alheios a mensagem que colocam
para o público.
ü
Fecham as mãos em concha, entrelaçam os dedos,
prendem uma mão com a outra, seguram a cola do paletó, mexer na pulseira do
relógio, tirando e pondo a aliança, mexendo com uma caneta, estalando os dedos,
limpando as unhas, alisando os cabelos, coçando o queixo, enfiando o dedo nos
ouvidos e no nariz.
10 – Detalhes que sobressaem
ü
Pulseiras reluzentes, grandes anéis e outros
objetos que sobressaiam muito aos olhos da platéia costumam desviar a atenção,
tirando a concentração dos ouvintes.
ü
Há quem utiliza ponteiras para apontar detalhes
do que estão expondo. É recomendável, mas depois de apontarem o que desejam,
continuam a falar com a ponteira, como se fosse uma batuta de maestro.
ü
Também devem cuidar com os pequenos detalhes –
tais como as unhas, que precisam estar bem cuidadas, cortadas e limpas. Evite
exageros normalmente o público não gosta de esmaltes incolores.
O Tronco
ü
Em geral é uma parte negligenciada por todos.
ü
A postura do tronco sofre influencia direta do
posicionamento das pernas. Se as mesmas estiverem em posição correta
automaticamente o tronco estará.
ü
Cuida com a postura extremamente relaxada, com o
corpo curvado deselegantemente para frente, ou para os lados, com os músculos
derrubados, o peito retraído e os ombros caídos. Esta atitude passa uma imagem
de perdedor, medroso, fracassado.
ü
As pessoas de maior estatura devem cuidar muito
da sua postura
ü
Também não tome uma atitude excessivamente arrogante
e altiva, cria antipatia da platéia.
ü
Nos movimentos de maior expressão, incline o
corpo levemente para frente, da impressão de confirmação, aproximação dos
ouvintes.
ü
Para uma atitude defensiva, ou de precaução –
afaste para trás o peito.
A cabeça
ü
Deverá guardar equilíbrio com o restante do
corpo e serve principalmente para complementar ou indicar idéias afirmativas ou
negativas.
ü
A cabeça baixa dá a impressão de medo, receio do
público.
ü
A cabeça levantada excessivamente, com o queixo
erguido, assusta a platéia.
ü
Se você quiser comunicar mensagens que indiquem:
tristeza, sofrimento, desolação, dor, amargura, cansaço, derrota... Baixar a
cabeça é uma ótima forma de ilustrar a comunicação.
ü
A cabeça levantada ilustra idéias de: desafio,
coragem, provocação, insulto...
ü
Cuidado ao final de sua apresentação não
demonstrar com sua cabeça sua insatisfação com a mesma, saia da tribuna como se
tivesse proferido o melhor discurso de sua vida.
O semblante
·
O semblante
talvez seja a parte mais expressiva de todo o corpo.
·
Cada sentimento possui formas diferentes de ser
apresentada pelo semblante. O queixo, a boca, as faces, o nariz, os olhos, as
sobrancelhas e a testa trabalham isoladamente, ou em conjunto, para demonstrar
idéias e sentimentos.
·
Se falarmos de um assunto que deveria provocar
tristeza, não podemos demonstrar uma fisionomia alegre ou indiferente.
·
Evite os excessos nos movimentos do semblante –
muito freqüentes poderá transforma-lo num orador caricato
·
Em grandes auditórios a comunicação de sua
fisionomia deverá ser mais acentuada, para que a platéia perceba.
·
O mesmo deverá ocorrer quando estiver lendo um
texto, para compensar sua falta de gesticulação você deve compensar pela
movimentação fisionômica.
·
Normalmente profissionais das áreas técnicas ou
administrativas possuem semblante mais pesado, em contrapartida os das áreas
comerciais possuem semblante mais aberto e aliviados.
A boca
ü
A boca comunica quando fala e também quando se
cala.
ü
Com leves e sutis movimentos, ela pode comunicar
– espanto, tristeza, alegria, ironia, ternura, desprezo, descontentamento,
decepção, amargura – empurre o lábio inferior com o lábio superior,
ü
Para transmitir expectativa, espera, ansiedade –
deixe a boca levemente entre aberta.
ü
Para expressar descoberta, reflexão,
entendimento – morda levemente o canto do lábio inferior.
A
importância do sorriso
ü
O sorriso quebra barreiras, desarma adversário,
conquista amigos, muda opiniões, abre vontades e corações.
ü
Não hesite sorria, sempre que puder, mas faça-o
com o coração.
Os olhos
ü Através
dos olhos podemos obter retorno da mensagem que colocamos para o auditório.
ü Verificamos
o comportamento da platéia, se estão interessados, se concordam com as nossas
afirmações, se apresentam resistências.
ü Serve
também para valorizar os elementos da platéia, aquele que não é olhado pelo
orador pode sentir-se ignorado e marginalizado.
ü Todos
precisam passar pelo ângulo visual do comunicador, para sentirem que a sua
presença é importante naquele local.
Atitudes
que você deve evitar
01
– Fugir com os olhos
ü
Este é um cuidado que deve ser tomado em
qualquer local, tanto em grandes públicos como em pequenos. É desagradável
falar com alguém que fica constantemente fugindo os olhos, olhando para baixo,
para cima, para os lados, parece não prestar atenção ao que dizemos.
ü
O extremo contrário também deve ser evitado,
deixa as pessoas pouco a vontade, e assim atrapalha a comunicação.
02
– Olhar para um ponto fixo
ü
Muitos oradores com medo de encarar seus
ouvintes fogem com olhar para objetos, ou pessoas que se mostram mais
receptivas a sua comunicação.
03
– Olhar desconfiado
ü
Olha para todos, mas não movimenta a cabeça, faz
somente o movimento com os olhos, dando a impressão de que algo de ruim esta
para acontecer.
ü
Se o auditório for grande, certamente que está sentado no fundo
não irá perceber este movimento de olhos.
04
– Olhar limpador de para-brisa
ü
O orador ficar mudando de direção de um lado
para outro sem para, semelhante a um limpador de para-brisa.
05
– Olhar perdido
ü
É o olhar típico de que está na sala somente com
o corpo e sua mente voa muito distante.
ü
O orador está voltado totalmente para si.
Como
olhar
- Você não deve olhar somente com os olhos, mas com o corpo todo.
·
Procure ver todos os presentes na sala, siga
olhando de parte em parte da platéia, varie para não ser repetitivo.
·
Se houver uma mesa de honra, olhe as vezes para
eles.
A postura correta para
iniciar
Não existe
uma regra fixa e rígida para a posição inicial dos braços e das mãos.
Cada um
deverá se comportar da forma mais conveniente, como se sentir melhor e mais
natural.
Vejamos
algumas posturas recomendadas para iniciar a fala:
01 – Braços ao longo do corpo
Ø É
uma posição inicial que dá bons resultados. Braços ficam ao longo do corpo, sem
se movimentar, enquanto você iniciar sua apresentação.
Ø Após
ter assentado os nervos e controlado a adrenalina – pode começar os gestos.
Ø Quando
o orador está inseguro, os braços ao longo do corpo ficam pesados, parecem
chumbo, pode acontecer de você não conseguir mudar desta postura, ficando
imobilizado.
02 – Com posicionamento aparentemente incorreto
Ø Mãos
atrás das costas, apoiadas sobre a mesa, são posições incorretas para falar.
Entretanto dependendo das circunstancias, desde que por curto espaço de tempo,
podem constituir posturas aceitáveis e até recomendáveis.
Ø Desaconselhamos
mãos no bolso, e braços cruzados, chamam muita a atenção.
Ø A
postura inicial, com as mãos atrás das costas ou apoiadas sobre a mesa,
recomendada quando você se sentir inseguro e precisa de alguns instantes para
se acalmar.
Ø Não
inicie com frases leves, cumprimente os ouvintes, acostume-se com a platéia,
sentir o ambiente, e aos poucos vá se soltando.
03 – Truque das fichas de anotação
ü
Se você tiver que fazer um vocativo muito
extenso, mencionar muitas pessoas que estão sentadas a mesa de honra e outras
personalidades importantes, leve uma folha com o nome de todos.
ü
Passado a apresentação dobre-a, ou deixe-a sobre
a mesa.
ü
É recomendado para quem estiver nervoso que
utilize sempre papel cartolina, ele não demonstra que você está nervoso e não
mostra seu tremor.
04 – Mãos fechadas em forma de concha
ü
Colocar uma das mãos sobre a outra, cruzadas em
forma de concha, como se estivesse protegendo um pequeno inseto .
ü
As mãos devem estar na frente do corpo acima da
linha da cintura.
ü
Quando soltar as mãos para gesticular, cuidado
para não voltar com freguencia e rapeidamente a posição inicial.
05 – Apoio na tribuna
ü
A tribuna permite que você inicie a apresentação
naturalmente apoiado sobre ela.
ü
Normalmente as mãos são colocadas como os dedos polegares
na parte superior e os demais dedos depositados na lateral.
ü
É elegante e confere segurança e convicção ao
orador.
Postura para ler em público
01 – Como segurar o papel
ü
Segure o papel não muito embaixo, nem muito alto
para que não esconda seu rosto.
ü
Conserve na parte superior do peito.
ü
Se o papel servir apenas como um roteiro,
deixe-o mais abaixo. Assim demonstrará que ele contém apenas alguns tópicos ou
lembretes.
ü
Acompanhe a leitura sempre com o dedo polegar,
assim você não se perderá.
ü
Use a outra mão para gesticular, quando parada
segure o papel.
ü
Durante a leitura os gestos devem ser moderados,
realizados sem exageros, pouco acima da linha da cintura.
02 – comunicação visual
ü
Poucos olham para os ouvintes quando estão
lendo.
ü
Não é necessário olhar o tempo todo, será
suficiente olhar durante as pausas e nos finais das frases.
ü
Se possível treine antes de ler em público.
Quanto mais treinar, mais se soltará do papel e mais se aproximará dos
ouvintes.
Como Usar microfones
Microfone de lapela
- Não apresentam grandes dificuldades, ele é preso na roupa. Dá maior liberdade de movimentos.
- Procure deixa-lo na altura da parte superior do peito, ele tem boa sensibilidade.
- Quando falar não mexa no fio.
- Procure não bater a mão no peito, próximo ao microfone, os ruídos são ampliados.
- Cuidado com comentários alheios, poderão ser ouvidos.
- Não se esqueça de retira-lo ao final de sua apresentação.
Microfone de pedestal
- Exige maiores cuidados para sua melhor utilização
- Verifique o mecanismo da haste, onde o microfone se sustenta e se existe regulagem na parte superior onde ele é fixado.
- Teste a sensibilidade do microfone para saber a que distancia que deverá falar. Normalmente a distancia indicada é de dez a quinze centímetros.
- Procure não deixar o microfone na altura do seu rosto.
- Não segure a haste e fale sempre olhando sobre o microfone.
- Fale, não grite, aja como se estivesse conversando com um pequeno grupo de amigos. Transmita a sua mensagem com vibração, mas sem gritar.
- Se tiver que segurar o microfone na mão, cuide para não movimentar a mão que segura o microfone.
Dicas de boa gesticulação
O orador gesticula bem quando
não tem a preocupação de procurar rapidamente apoio para as mãos.
O gesto
natural, parte do ombro e deve corresponder a uma idéia.
A
gesticulação fica mais eficiente quando as mãos se movimentam algum tempo na
altura do peito.
Procure
sempre variar os gestos, evite realizar muitas vezes o mesmo movimento, para
que ele não fique marcado aos olhos dos ouvintes.
Gesticulação correta
Observe como
as pessoas se comunicam e como utilizam seus gestos. Avalia o que é bom e o que
não funciona.
01 – Enumerar partes
·
Para enumerar diversas partes de um assunto ou
de uma idéia podemos usar o dedo indicador de uma das mãos tocando separadamente os dedos da outra mão.
- Segurar a ponta de um dos dedos de uma das mãos com as pontas dos dedos polegar, indicador e médio da outra.
- Idem a anterior, somente não utilizando o dedo polegar.
- O dedo indicador poderá tocar o dedo da outra mão até que a parte enumerada da idéia seja completada. Ex: encontramos ali, três fatos distintos – o primeiro... quando enunciar, o segundo, trocar de dedos e manter o mesmo procedimento.
- Quando as partes enumeradas forem muito longas, você deve tocar o dedo de uma das mãos com o dedo indicador da outra assim que começa a falar sobre a parte da idéia.
- Quando tiver que demonstrar valores diferentes de peso, importâncias – execute os gestos em alturas distintas. A parte menos importante realize o gesto na altura da cintura, altura do peito, cabeça...
- Se as partes ultrapassarem a cinco, o que não é recomendável, recomece a contagem ou passe a utilizar a outra mão.