segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Teatro para quem nunca fez teatro

 Teatro Para Quem Nunca Fez Teatro

(Tenê de Casa Branca

Quem É Quem No Teatro

 

Produtor: 

(...)  Profissionalmente  ele  se  encarregará  de  providenciar  o  dinheiro  suficiente

para  a  encenação  e  de  cuidar  do  espetáculo  como  um  investimento  financeiro.  Nem

sempre  ele  pertence  ao  meio.  O  teatro  também  pode  ser  visto  como  uma  maneira  de

ganhar  dinheiro,  como  tudo  na  vida.  Muito  ouvimos  falar  em  captação  de recursos,  ou

seja,  os  atores  ou  autores,  querendo  ver seus  trabalhos  realizados,  partem  em  busca  de

grandes  empresas  que  lhes  dêem  cobertura  financeira  para  montar  o  texto.  No  Brasil

ex istem leis que possibilitam  às empresas ser  recompensadas  pela  quantia  investida  em

teatro (ou seja, na cultura nacional), no ajuste de contas com o Imposto de Renda.

  Muitas vezes  o produtor  tem  suas  atividades  apenas na  arrecadação  do dinheiro,

passando  depois  a  tarefa  de  produtor  executivo,  que  será  encarregado  de materializar o

texto, escolhendo e buscando tudo que for necessário para isso. (...)

 

Autor:

  (...) O teatro está sempre baseado em um texto ou em um roteiro. (...)

  (...)  Um  texto  muito  antigo,  cujo   autor   morreu  e  não  tem  herd eiros  vivos,

transforma-se em  Domínio Público , isto  é, pode  ser  encenado sem nenhuma autorização

prévia  e  nada  se  paga  ao  autor.  Os  autores  vivos  ou  que  possuem  herdeiros  legais

recebem  sempre  quantias  (chamadas   Direitos  Autorais )  cada  vez  que  suas  obras  são

encenadas, através de uma porcentagem sobre o dinheiro arr ecadado nas bilheterias.

  Para  controlar  esses  pagamentos  existe no  Brasil  a  SBAT (Sociedade  Brasileira

de  Autores  Teatrais),  uma  organização  criada  em  1917,  junto  à  qual  os  textos  são

registrados,  e  quem  quiser  encená-los  deve  estar  regulamentado  com  suas  normas  e

obrigações. Seu endereço na internet é  www.sbat.com.br . (...)

 

Diretor:

  (...)  A  função  de  diretor  é  bem  recente  no  teatro.  Antigamente,  os  atores  se

encarregavam  da  direção  do  espetáculo,  ou  seja,  cada  um  fazia  a  sua  parte  conforme

estava escrito  no texto,  e em conjunto  cuidavam  do precário  cenário,  e os trajes  de cena

eram sempre dos próprios atores.

  Hoje é  sabido que o diretor é a  alma da  encenação. Também é público  que todos

os atores  premiados em seus trabalhos (em teatro ou  mesmo em cinema) atribuem muito

de seu rendimento às mãos e habilidade dos diretores.

  Ele  sabe  qual  gesto  enriquece  o  personagem,  qual  tipo  de  música  deve  fazer

fundo para uma cena e até qual a cor ideal para a roupa do personagem.

  É claro  que um diretor  não precisa  ser um músico, um cenógrafo ou  iluminador,

mas  é  preciso  que  tenha  sensibilidade  para  definir  tudo  àquilo  que  vai  se  juntar  ao

espetáculo.  Então,  ele  será  auxiliado  por  pessoas  capacitadas  especificamente:

figurinistas, músicos e cenógrafos, entre outros. (...)

 

 

 Algumas dicas para o diretor:

  (...)  Um bom  diretor  se  faz  no  decorrer  do   tempo.  Isso  significa  que,   apesar  do

talento, é  preciso  um  lon go  aprendizado,  porque  mesmo havendo  cursos  e escolas  para

diretores, a prática será a melhor professora. (...)

Nunca  use  ex tremos:  Uma  comédia  levada  aos  ex tremos  pode  se  transformar  num

tedioso espetáculo, assim como um drama  sem  nenhum  momento  de  descanso acaba se

tornando um martírio para quem assiste. (...)

  (...)  Em comédia ouvimos muito  a ex pressão            tempo   (do inglês  timing ). Isso quer

dizer  que o  ator  deve  ter um sincronismo com a platéia para d ar suas falas  no momento

oportuno  e  principalmente  nunca  emendar  as  falas  enquanto  a  platéia  esteja  rindo,

portanto impossibilitada de ouvir bem.

  Fazer rir é tão difícil quanto fazer chorar. Acreditem.

 

Personagem:

   (...)  Na  busca  do  ator,  leva-se  sempre  em  consideração  o  que  foi  criado  pelo

autor, muito embora alguns  atores e atrizes sejam capazes de grand es transformações no

palco. (...)

  (...) Bem, vamos entender melhor o que acontece.

  O  personagem  (palavra  originada  de            persona   ou   personae ,  máscara  usada  no

antigo  teatro  grego)  é  um  ser  inventado  pelo  autor.  Mas,  mesmo  sendo  imaginário,  ele

tem todas as características próprias de um ser humano e deve parecer real. (...)

  (...)  No  teatro  não  existem  pequenos  papéis.  Um  bom  ator  sempre  se  destaca,

seja qual for o tamanho do seu tex to. (...)

  (...)  Um  ator  deve  participar  da  peça  como  se  estivesse  em  um  time,  jogando

para ganhar.  O respeito aos  colegas e a disciplina são dois grandes aliados  para qualquer

pessoa  que  pretende  se  tornar  ator,  juntando-se  a  isso  a  humildade,  a  vontade  e  –  por

que não? – a sorte. (...)

 

Cenógrafo:

  (...) Toda peça acontece em determinado lugar, no tempo e no espaço.

  Para  dar  essa  idéia  para  a  platéia,  são  necessários  os  cenários,  um  faz-de-conta

que trará o espectador para a época e lugar da história.

  Surge o cenógrafo e mais além o cenotécnico, e o contra-regra.

  O  cenógrafo  cria  o  espaço  artificial  f azendo  com  que  ele  seja  o  mais  natural

possível.  Para  isso  vários  fatores  são  considerados:  os  recursos  do  teatro,  a

disponibilidade de verbas e principalmente a  idéia do diretor com relação ao  espetáculo.

(...)

 

Figurinista:

  Vestir um ator é muito mais que simplesmente criar roupas.

  O figurinista cria um comportamento visual para as cenas. Cada detalhe d a roupa

reflete o personagem, e para o ator a roupa é um elemento importante de sua atuação.

  Quando  a  ação  se  passa  em  épocas  passadas,  o  figurinista  recorre  a  pesquisas

para não ser anacrônico, dando furos, confundindo datas, fatos e costumes. (...)

 

Iluminador:

  O  iluminador  cria  todas  as  luzes  e  sombras  necessárias  ao  desenrolar  d a  peça.

(...)

 

 Sonoplasta:

  O  sonoplasta  ou  técnico  de  som  é  quem  se  encarrega  das  músicas  ou  ruídos

ex igidos pelo texto. (...)

 

 

Maquiador:

  (...)  Um  texto  pode  pedir  que  o  ator  envelheça  vinte  ou  mais  anos  durante  o

espetáculo. A  maquiagem  será  fundamental  para isso.  E  é  muito  interessante  notar  que

no teatro nada é feito para ser visto de perto. (...)

 

Ponto:

  (...)  O  ponto,  geralmente  um  homem,  ficava  posicionado  estrategicamente  no

piso  do  palco,  com  o  texto  da  peça  nas  mãos.  Cada  vez  que  os  atores  esqueciam  suas

falas, ele acudia falando em voz baixa o que eles deveriam repetir. (...)

 

Assessoria de Divulgação:

  Montado  o espetáculo,  é  sempre  necessário  que  se  faça a divulgação  para  atrais

os espectadores.

  Além  de  cartazes,  fotos  e  encartes  criados,  são  contratados  profissionais  que

levem  para  toda  a  imprensa,  escrita  e  falada,  notícias  sobre  os  atores,  autor,  diretor,

motivando textos para revistas, jornais, rádios e redes de televisão.

 

& Companhia:

  Os bilheteiros e porteiros cuidam da venda e da recepção dos ingressos. (...)

  (...)  Nos  bastidores,  as  camar eiras  auxiliam  os  atores  nas  trocas  de  rou pas  e

cuidam para que eles tenham todo conforto possível nos camarins. (...)

 

- Um Pouco Sobre A História Do Teatro

 

  A  palavra  “teatro”  deriva  da  palavra  grega                 “theastai”   que  significa  ver,

enx ergar.

  Na  Grécia  antiga,  os  festivais  anuais  em homenagem  ao  deus Dionísio incluíam

a representação de tragédias e comédias. (... )

  (...)  Desde  seu  aparecimento  (...)  difundiu-se  pelo  mundo,  passando  a  ser  uma

maneira de o homem retratar o pensamento se sua época. (...)

 

Roma: 

  Enquanto  na  Grécia  o  teatro  era  um  espetáculo  de  texto,  em  Roma  havia  um

circo,  onde  os  espetáculos  variavam  desde  lutas  de  gladiadores  até  a  morte  de

prisioneiros, o que era encarado como puro divertimento para as platéias. (...)

  (...)  Foram os  romanos os criadores da pantomima, que, por meio  de música,  era

realizada por um ator mascarado que representava todos os papéis.

  Houve  época  em  que  o teatro chegou a ser  considerado uma  atividade  pagã, por

força do cristianismo, o que prejudicou muito seu desenvolvimento.

  Curiosamente,  foi  a  própria  Igreja  que  ressuscitou  o  teatro,  na  Id ade  Média, por

meio de representações da história de Cristo.

 

China:

 Se em Roma a crueldade podia ser  tema do espetáculo, na China Antiga tu do era

muito diferenciado.

Japão:

  (...)  [Onde] Surgiram dois  estilos  de teatro:  Nô  (criado no século XIV) e  Kabuki

(criado no século XVII).

 

Idade Média:

  (...)  O  teatro  se  resumia  à  diversão  dos  senhores  feudais  pelos  menestréis,  um

misto  de  cantor  e  cômico  encarr egado  de  fazer  rir,  mas  que  também  aproveitava  as

situações para critica abertamente os costumes da época ou seus p róprios senhores. (...) 

  (...)  Na Itália surgem nesse  tempo grupos de atores que perambulavam  pelo  país

em carroças, com espetáculos irreverentes e alegres.

  Não  existia  um  texto, mas  sim  uma  situação.  Os p ersonagens criavam suas  falas

e deles dependia o sucesso da apresentação.

  Esse movimento se chamou        Commedia dell’Arte . (...)

  

- Como Montar Um Texto

 

  O  primeiro a  compr eender  todo  o sentido da  peça é  o diretor. Para  isso ele passa

algum  tempo  estudando  o  seu  conteúdo  e  os  personagens,  muitas  vezes  realizando

várias pesquisas complementares sobre o assunto. (...)

  A  encen ação  envolve todos os elementos que irão compor a peça,  desde escolha

de atores, cenários, figurinos etc.

  O  primeiro  passo  é  o  conhecimento  do  texto.  O  diretor  reúne  os  atores  para  a

chamada  leitura  branca,  na  qual  cada  um  lê  sua  parte  sem  se  preocupar  com  a

interpretação em si.

   Para muitos,  o  primeiro  passo  seria decorar  o  tex to,  o que é errado.  O  primeiro

passo é sempre compreender o texto. Decorar vem depois. (...)

  Na  fase  de conhecimento do  texto, não basta que o  ator  conheça bem suas  falas.

Ele  deve  conhecer a fala  de todos  os demais  atores  que participam da  peça. Para isso, o

diretor faz alguns exercícios, nos quais os atores devem dizer o texto dos outros. (...)

  Avançando no trabalho, chega a hora de colocar os atores em cena. 

  Essa  tarefa será feita no  próprio palco ou  em  um lugar do tamanho do palco (...).

Esse passo se chama  marcação . (...)

  Depois  de  bem  treinados,  é  chegada  a  hora  de  ensaiar  no  próprio  palco,  com  o

cenário  já colocado no local, e algum tempo depois o ensaio  será feito com os figurinos,

sobretudo  p  se  cronometrar  o  tempo  de  troca  de  roupa  [quando  houver ]  e  ajustar  os

trajes diante da ação corrida.

 

Textos

 

  Basicamente, existem dois  tipos de textos teatrais: o escrito especialmente  para o

teatro e o adaptado. (...)

  Também  é  muito  comum  no  teatro  moderno  a  chamada  criação  coletiva:  um

trabalho  que  ao  foi  escrito por  uma  só pessoa,  mas  nasceu  da  colaboração de um grupo

de pessoas, geralmente orientadas por um diretor. (...)

 

 

Conceito 

 

  Quanto  ao  conceito  do  tex to,  podemos  utilizar  princípios  ex tremos  para  sua

divisão: drama e comédia. No primeiro se faz chorar, no segundo se faz rir.

  Essa  divisão,  porém,  nem  sempre  funciona  na  prática.  O  teatro  moderno,  com

sua  total  liberdade  de  criação,  possibilita  num  mesmo  texto  as  duas  ações:  fazer  rir  e

chorar.

  Isso  porque,  ao  trabalhar  com  a  emoção,  o  cômico  pode  ser  muito  trágico  e  o

trágico virar comédia.

  Uma análise mais criteriosa pode dividir o texto em outros níveis, de acordo com

seu estilo. (...)

 

Atuando

 

  Não  podemos negar que a presença física ajuda bastante,  mas isoladamente é um

requisito que não transforma nenhuma pessoa em ator. (...)

  Se  observarmos  a  história  dos  grandes  atores  de  nosso  teatro,  alguns  nem

passaram  por  uma  escola,  mas  todos  eles  tiveram  disciplina,  garra  e  talento  para

finalmente chegar ao topo de suas carreiras.

  Atores não se criam, eles nascem.

  E ao nascer, devem ser providos de:

 

*Sensibilidade

  É  através da  sua  próp ria  emoção  que o  ator  transmite emoções  para  as  platéias.

A  sensibilidade  também  possibilita  o  melhor  entendimento  dos  personagens  e  das

situações.

 

*Comunicabilidade

  O  ator  deve  sentir,  mas  também  precisa  sab er  transmitir,  portanto  a  capacidade

de comunicação é outro requisito básico no pretendente a ator.

 

*Disciplina

  Essencial  em  qualquer  profissão.  Isso  inclui  o  fato  de  dedicar-se  plenamente para atingir seus objetivos. (...)

 

*Dicção

  Independentemente  de  seu  sotaque ou  timbre  de  voz, o  ator deve  ser ouvido até na última fila do teatro,  sem que para isso ele tenh a de gritar. Existem técnicas e pessoas

especializadas para  melhorar  a  dicção  dos  atores, e os  exercícios  devem  ser constantes,

incluindo o aquecimento que sempre é feito antes de cada espetáculo.

 

*Expressão corporal

  O ator em cena utiliza todo seu corpo para interpretar.

 

*Memória

  Decorar  tex to  é  um  trabalho  cansativo  e  exige  treinos  constantes  de

memorização.

 

                       www.desvendandoteatro.com  

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