quarta-feira, 30 de março de 2016

Apostila - Criatividade

Criatividade


Talvez não esteja respeitando a ordem, nem mesmo sendo mais coerente de todos, mas é o que eu tenho, quero passar isto adiante e gostaria muito, mesmo que este material pudesse de alguma forma ser útil, não somente aquelas pessoas que gostam e fazem Teatro, mas sim que sirva para todos que de alguma forma estão querendo o Desenvolvimento pessoal em todos os aspectos.

Segue hoje - Criatividade



Apostila - Criatividade


A criatividade, ou o poder criador, é o melhor remédio contra a inércia a acomodação. É a solução para os problemas que, sem ela, se avolumam e se agigantam. Ela acaba com os impossíveis e os impraticáveis.

Sem criatividade, não teríamos a televisão, nem o cinema, nem o alfinete; em outras palavras, não teríamos nada de tudo o que marca o progresso contemporâneo.

Seria um engano pensar que a criatividade se exerça somente com relação a grandes problemas e grandes inventos.

Precisamos dela quase que a todo o momento, nas pequenas coisas de cada dia.

A imaginação não se limita a poucas pessoas escolhidas que, por acaso, estejam em posição de destaque ou que sejam consideradas inteligentes.


01 - Definição criatividade

Toda a definição de criatividade inclui o elemento essencial da novidade. Criamos quando descobrimos e exprimimos uma ideia, um artefato ou uma forma de comportamento que seja nova para nós.

Criar é dar existência a algo novo que tenha um objetivo, tenha sempre a característica de ser único e original. A novidade criadora emerge em grande parte do remanejamento do conhecimento existente.

Ao dizer: Uma maça azul. Você usou o conhecimento da fruta maça adicionando ao seu
conhecimento das cores.

Além da novidade uma ideia deve resolver, clarear uma situação, um ato ou uma ideia é
considerada criativa não apenas por ser nova, mas também porque consegue algo adequado a uma determinada situação.

Criar envolve então, a capacidade de mudar a maneira pela qual cada pessoa aborda um problema, de produzir ideias relevantes e ao mesmo tempo inusitadas, de ver além da situação imediata e redefinir o problema ou um aspecto dele.

A característica de criatividade pertence aos artistas, mas estende-se aos cientistas, executivos, vendedores, podendo aparecer em qualquer profissão ou ramo de atividade.

Essa capacidade pode-se encontrar em todo o género de atividade. A mãe poderá ser criativa na forma de cuidar da educação de seus filhos, estimulando o seu desenvolvimento ou planejamento as suas festas, a dona de casa pode ser criativa fazendo saladas ou sobremesas incomuns o homem pode ser criativo em sua casa, à medida que elabora melhoramentos e comodidade particulares a sua situação.


2 - A criatividade existe em todos

Não existe pessoa não criativa. 

Em seu íntimo cada um de nós sabe que é capaz de grandes feitos, uma criança constrói um mundo de sonhos a despeito de suas poucas forças, sobrepuja tudo que o ameaça com sua capacidade de imaginação, que pode também ser chamada de criação, assim seu poder criativo e altamente desenvolvido, mas esta capacidade muitas vezes é desestimulada, desencorajada e até sepultada pelo adulto e pela agressividade do meio ambiente.

Quando chegamos a idade adulta, esquecemos e desprezamos nossa capacidade de grandes feitos, ficamos na "coerência e rigidez" do mundo adulto, diminuímos nossa capacidade de crescer e mudar, relegamos a segundo plano nossa originalidade.

Nós humanos tentamos habitualmente até nos proteger de nossas próprias ideias novas.

Precisamos redescobrir como mudar, a fim de renovar nossa capacidade de solucionar problemas de maneiras originais e satisfatórias, em lugar de persistir na imitação e aceitação passiva.

Se todo homem é um solucionador de problemas nato, consequentemente pode ser chamado de criativo, este potencial necessita ser exigido, exercitando e expressado.


3 - Características da pessoa criativa.

Vamos fazer uma análise das características que proporcionam a pessoa maior criatividade, a fim de podermos, redescobrir, conhecer nossas próprias capacidades e saber quais os pontos que devem ser estimulados.

Inteligência: Normalmente superior à média, mas não no ápice da escala. Não necessariamente precisa-se ser inteligente para ser criativo e vice-versa. A junção da criatividade com a inteligência aparece mais no cientista do que no artista

Observação: Maior sensibilidade, ao meio ambiente. Os criativos observam coisas que aos outros passam (cores, textura, reações pessoais, pormenores do noticiário)...

Fluência: Produz muitas ideias sobre o mesmo assunto, brinca com as ideias.

Flexibilidade: Tenta várias abordagens. Por exemplo, um "criativo" não pensa em tijolos só para construir casas, pensa como um peso papel, para escultura, moer e fazer pó, atirar em alguém.

Originalidade: Produzir ideias raras, resolver problemas de maneira incomum, usar cores e situações de modo não costumeiro.

Elaboração: Segue adiante com sua ideia, pinta um quadro, constrói um rádio.

Ceticismo: No reino das ideias a maioria das pessoas é conservadora, confiando no experimenta provado e desconfiando do novo. A pessoa criativa é mais cética em face às ideias aceitas e aberta às novas.

Humor. Ele enxerga mais sentido em uma mesma situação e consegue "brincar" e trabalhar com ele.

Persistência: Leva a cabo suas ideias, mesmo que importunado pelo comodismo dos críticos.

Inconformismo: As pessoas que mais prontamente se conformam são as menos criativas, reprimem suas emoções e negam a si mesmo o acesso ao seu subconsciente criador.

Independencia: A pessoa independente é mais capaz de realização criadora, tem ideias originais e é aberta a experiência.


4 - Fases do ato criador

Conhecimento: Inspiração, noção do que fazer, necessidade, definição do problema a ser resolvido.

Preparação: Rigorosa investigação das potencialidades da ideia germinal, o criador lê, anota, discute, indaga, pondera, coleciona, explora, propõe possíveis soluções e pondera suas forças e fraquezas.

Muitas vezes precisamos nos familiarizar com ideias alheias para que estas formem o trampolim no qual nossa imaginação se projeta.

Depois que o criador familiarizou com o trabalho do outro, tem que pô-lo de lado para fazer emergir a suas próprias ideias.

Para realizar uma ideia criadora deve-se dominar os meios de exprimi-la.

Incubação: E quando o inconsciente faz as suas inesperadas conexões que constituem a essência da criação. Pode ser um período curto ou longo.

As vezes divaga-se muito, a ponto do criador perder de vista completamente o seu alvo gerando e
desânimo, é o momento que a disciplina e a perseverança entram em ação.

Iluminação: De repente o criador percebe a solução de seu problema. Podemos ilustrar esta
situação com o momento no qual ísaac Newton vendo uma maçã cair da árvore elaborou a teoria da
gravidade. Ele não definiu a teoria naquele momento, mas organizou seu farto conhecimento sobre

o assunto de forma a chegar à conclusão.
Embora não se possa encomendar a inspiração, na maioria das vezes podemos propiciar a situação
colocando-se em um ambiente calmo, livrando-se de elementos que obstam o pensamento livre.

Execução: O intelecto e o julgamento têm que terminar a obra que criou. O criador deverá
distinguir no material que elaborou o que é válido e o que não é. Esse período dura de acordo com a
complexidade da criação.


05 - Condições para ser mais criativo

Veremos agora como nós podemos nos tornar criativos, como desenvolver nossa criatividade e nos colocar receptivo à criação.

Escreva - todo dia, pelo menos uma ideia sobre estes assuntos: como eu posso fazer meu trabalho melhor; como eu poderia ajudar outras pessoas; como eu posso ajudar a minha empresa;como eu posso ajudar o meu país

Defina - por escrito seus objetivos específicos de vida; carregue esta relação no bolso sempre.

Anote - não saia sem papel e lápis ou algo para escrever Anote tudo, não confie na memória.

Armazene ideias - coloque em cada envelope um assunto Ideias para a casa, para aumentar a sua eficiência no trabalho, para ganhar mais dinheiro. E vá aumentando este banco de dados através de leitura, viagens, conhecimento com novas pessoas, filmes, competições esportivas, etc.

Observe - tudo cuidadosamente. Observe e absorva. Aproveite o que você observa. E
principalmente, observe tudo como se fosse a última vez que você fosse ver.

Desenvolva - uma forte curiosidade sobre pessoas, coisas, lugares Ao falar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante

Aprenda - a escutar e a ouvir, tanto com os olhos quanto os ouvidos. Perceba o que não foi dito.

Descubra - novas fontes de ideias. Através de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos e de artigos.

Compreenda - primeiro. Depois julgue.

Mantenha - o sinal verde de sua mente sempre ligado, sempre aberto.

Procure - ter uma atitude positiva e otimista. Isso ajuda você a realizar seus objetivos.
Escolha - uma hora e um lugar para pensar alguns minutos, todos os dias.

Ataque - seus problemas de maneira ordenada. Uma delas é descobrir qual é realmente o problema, se não você não vai achar a solução. Faça seu subconsciente trabalhar. Ele pode e precisa. Dia e noite fale com alguém sobre a ideia, não deixe ela morrer.

Construa - grandes ideias a partir de pequenas ideias. Associe ideias; combine. Adapte. Modifique. Aumente Diminua. Substitua. Reorganiza-as. E finalmente, inverta as ideias que tem.

Evite - coisas que enfraqueçam o cérebro: barulho, fadiga, negativismo, dietas desequilibradas, excessos em geral.

Crie - grandes metas. Grandes objetivos.

Aprenda - a fazer perguntas que desenvolvam o seu cérebro. Quem? Quando? Onde? O que? Por que? Qual? Como?

Aja - Lembre-se - que uma ideia razoável colocada em ação é muito melhor do que uma grande ideia arquivada.

Use - o seu tempo ocioso com sabedoria. Lembre-se que a maior parte das grandes ideias, os grandes livros, as grandes composições musicais, as grandes invenções foram criadas no tempo ocioso dos seus criadores.

Pesquisa: Estar continuamente aberto para pesquisa.

Receptividade: Se a verdade que as ideias criadoras não podem ser forçadas, é certo, também que elas não surgem, se não nos colocarmos receptivos.

Conhecimento: Conhecimento claro dos objetivos.

Dedicação e desprendimento: O criador precisa estar apaixonadamente empenhado no seu trabalho para reunir a energia necessária para a longa e prolongada jornada do pensamento criador.

Interrogação: modificar o que sabemos a fim de achar o que não sabemos. Para pensar
criativamente precisamos olhar de maneira nova o que normalmente consideramos assentado.

Uso dos erros: Não aceitar o erro como final, mas como uma razão para mudar. A pessoa criativa deve tratar dos seus erros com respeito para ver onde eles a conduzem.


06 - Bloqueios à criatividade

Por outro lado existem sentimentos, posicionamentos individuais, as vezes até inconscientes, que impedem que a criatividade aflore.

Passividade: Aceitar os fatos e explicações sem questionamento. Não se sentir capaz de poder mudar determinada situação.

Apego ao estabelecido: Grande amor às coisas como elas são. Sentimento de segurança em relação a estar vivendo em uma situação conhecida, aceita por todos.

Desejo ou obrigação de conformidade: Conformar-se com a situação em que está inserido por vontade própria, por pressão do grupo em que está inserido ou por falta de autorização de agir de forma diferente.

Falta de autoconfiança: Não acreditar nas suas possibilidades de realizações. Não ter segurança quanto a qualidade de suas produções e à sua aceitação.

Falta de auto-conhecimento: Não saber do que é capaz. Não conhecer suas potencialidades e limitações.

Noção equivocada de sucesso: Acreditar em padrões de sucesso não condizentes com a atualidade ou com as necessidades do grupo social que está inserido. Perseguir um ideal ultrapassado ou em desarmonia com suas próprias possibilidades.

Tendência a comparação: Acreditar que as pessoas tem um padrão de habilidades semelhantes e temer estar em um nível inferior aos demais.

Condicionamento negativo precoce: Receber julgamento negativo de suas habilidades antes que a maturidade permita que o próprio indivíduo o faça. Isto acontece muito quando professores ou pais mal orientados, exprimem um julgamento precipitado ao primeiro sinal de insucesso em determinada tarefa.

Ausência de sentimentos e emoções positivas: Pessoas que se deixam levar pela amargura. Tem sentimento acentuado de observação para coisas tristes, desgraças e catástrofes. Uma visão pessimista de futuro.

Dependência excessiva do grupo: São pessoas que sentem incapazes de tomar uma decisão sem consultar o grupo ou de obter dele um sinal de aprovação, mesmo que esta decisão seja de caráter pessoal e não atinja o andamento das ações da equipe.

Torpor emocional: A vivência diária em uma cidade grande, com tantos desafios e ameaças pode deixar as pessoas um pouco "adormecidas" sem capacidade de apreciar o belo, de se emocionar ou mesmo de se indignar. Isto diminui a capacidade de fazer fluir os sentimentos e, consequentemente, freia as emoções.




07 - Dicas de criatividade

Combine elementos
- A combinação de uma canhão com um trator agrícola, gerou o tanque de guerra.

Que tal substituir
-  Por falta de um material apropriado um trabalhador pendurou uma lâmpada num balde de ponta cabeça para sinalizar uma obra numa estrada. Isto foi tão eficiente que se usa até hoje.

Exageeeeeeere
- O mais famoso sanduíche do mundo, o Big Mac, foi criado por um funcionário que violou as regras da empresa em 1967.

Ou então reduza
- E o caminho contrário do exagero. Os aparelhos eletrônicos tendem a ser cada vez menores.Isto implica em simplificar, modificar criar.

Inverta a sequencia
- Se você é o melhor jogador de ténis, jogue futebol e vice versa.

Mude seu ponto de vista
- Vire seu problema de cabeça para baixo, tenha pontos de vistas diferentes.

Descubra novos usos
- As grandes ideias surge quando você menos espera. O vidro que vai ao microondas antigos faróis das locomotivas.

Inverta o rumo
- Inverter a direção as vezes dá bons resultados. O inventor do aspirador queria inventar algo que soprasse o pó de cima dos móveis e acabou descobrindo que era melhor aspirar.

Ouse adaptar
- A instalação de uma borracha em uma das extremidades do lápis.

Não faça nada
- Thomas Edison só chegou a uma lâmpada quando resolveu colocar nada - ou seja o vácuo dentro da retorta.

08 - A criatividade nas empresas

Motivação e criatividade

O sentimento de auto-realização é uma das principais motivações humanas. Com base nessa premissa, pode-se afírmar, cientificamente, que todo ser humano deseja realizar um bom trabalho. Se não o faz, é por alguma forma de desajustamento, por um desinteresse que reflete frustração, desorientação e falta de adequada supervisão.

Não é exagero, assim, dizer-se que "funcionários-problema" quase sempre são decorrência de "chefia problema".

Não havendo "clima de realização" não pode haver produtividade. Quando se exige dos
subordinados apenas execução, quando não se possibilita que se manifestem, que contribuam com sua iniciativa, que dêem vazão à sua criatividade, estamos nos privando de sugestões valiosas e sufocando o espírito de cooperação pessoal. Toda a energia criativa é embotada e, como consequência, surgem a acomodação e a rotina esterilizantes.

Tudo isto deve ser entendido em termos relativos, pois os exageros são prejudiciais. Não se pretende transformar a empresa num "clube de criação", num "festival de soluções mirabolantes". A organização tem suas políticas e práticas que devem ser obedecidas através das chefias, em todos os níveis hierárquicos.

Dentro dessas condições, a criatividade tem seu lugar adequado. Se, todavia, a criatividade é uma força autónoma, que deve ser livremente manifesta, sua materialização na empresa estará logicamente condicionada a um poder de julgamento - o da administração - para que sua execução resulte em produtividade. E função da gerência saber equilibrar organização e criatividade, o estabelecido e o inovador.

Não há dúvida de que, assim como a não-delegação, a não-criatividade expõe a admmistração a sérios riscos de estagnação e custos elevados.

Não se pode forçar ninguém a ser criativo, mas pode-se induzi-lo. E bom lembrar que não se deve intimidar ou ameaçar: todos devem estar motivados a criar.

Para isso é necessário um clima criativo.

Clima Criativo

Formar uma atmosfera criativa significa seguir orientação com o objetivo de:

• Surgir ideias novas sobre os problemas da empresa;
• Assegurar-se que essas ideias serão analisadas e avaliadas;
• Proporcionar um treinamento que possibilite a criação e o desenvolvimento de novas ideias, ou seja, o pensar criativamente.

Que atitude deve tomar um gerente para formar um clima criativo? Quais os fatores que inibem a criatividade?

Fatores negativos - A criatividade

Nas organizações existem situações típicas de insucesso que funcionam como fatores negativos à
criatividade:




1. Excesso de Trabalho
Centralização, burocracia
Pilhas de papel para despacho
Recepção arbitrária de clientes e funcionários ctc.

2. Barreiras às Comunicações
Bloqueio de ideias pelos "trâmites legais"
Rotinas que emperram
Estudos demorados
O tradicional engavetamento "para exame posterior" ctc.

3. Decisões Demoradas
Aguardaremos melhor oportunidade
Merece exame mais acurado
Ótimo trabalho: vai ser examinado em reuniões de diretoria
etc.

4. Falta de Prestígio
ausência de autonomia, falta de delegação, não atribuição de tarefas de responsabilidade, falta de aprovação
e elogio, inexistência de perspectivas de promoção etc.

5. Distância Social
contato difícil, convencionalismo, falta de "calor humano", chefia "abafada"; "fale com o secretario" etc.

6. Perfeccionismo
receio de se expor a críticas, gosto pelos detalhes cm sacrifício do essencial, eternas revisões c formulações,
com perda de oportunidades e esvaziamento das ideias.

7. Controle Excessivo de Trabalho
mais importante que a produtividade é o relógio de ponto rigor exagerado: qualquer desvio dos" padrões
"é considerado indisciplina, passível de punição".

8.1nsegurança
medo de correr riscos e de responsabilidades, de ser superado por subordinados.

9. Local Inadequado
condições desconfortáveis de trabalho, barulho, insalubridade.

10. Chefia Autocrata
"pensar é a atribuição da chefia , sugestões - ociosidade e perda de tempo", "Quem é o chefe?", "Quem é
pago para dar soluções?"

11. Chefia Displicente
só a "experiência" resolve, "se deu certo ontem e dá certo hoje, para que mudar"?
A experiência demonstra que por melhores que sejam as intenções, os planos e as normas
institucionalizadas, é o clima organizacional que permitirá deflagrar processos criativos na empresa.

Mesmo nas organizações em expansão, quando as oportunidades de promoção constituem fatores de
automotivação, os itens enumerados acima funcionam como forma restritiva de amortecimento e apatia.

O crescimento gera o risco da euforia do sucesso para o administrador. O conforto das soluções já encontradas embota o espírito criador.

"Deu certo", "está dando certo", "para que se preocupar", "dará certo", "até que"... novos tempos, novas ideias, novos sucessos dos outros, fechem a porta, liquidando ilusões eufóricas e "êxitos garantidos".

Daí a criatividade e a inovação serem meta prioritária nas diretrízes de uma administração voltada para uma
expansão auto-sustentada. Desse modo, a renovação, a modernização, não são conquistas rotineiras ou ao
acaso, nem fruto de providências meramente tecnológicas, mas objeto de sistemático esforço e estímulo
permanente.

Fatores positivos à criatividade

Entre as atitudes e providências para motivar à criatividade, destacamos:

1. Revelar compreensão pelas ideias sugeridas sem demonstrar preconceitos:
Ideias que eram inexequíveis ontem podem se tornar realizáveis, dependendo das circunstâncias.
2. Favorecer oportunidade para que novas sugestões sejam apresentadas:
Esteja receptivo: dê atenção e tempo para que as ideias sejam expostas.
3. Estimular o pessoal a resolver os problemas.
Ao propor questões, use perguntas provocativas que encaminhem à solução.
4. Criar condições para que as ideias sugeridas sejam testadas na prática.
Quantas iniciativas vitoriosas foram, a princípio, consideradas ideias absurdas?
5. Conscientizar o pessoal no sentido de estar permanentemente aberto a melhorias que aumentem a
produtividade.
Quem lida diretamente com os problemas pode melhor "criar" soluções.

ó.Valorizar a colaboração e recompensar as ideias aproveitadas.
Divulgue os resultados da aplicação, conceda um certificado de mérito, publique, registre na ficha funcional
etc.

Como participar efetivamente de um programa criativo

Pressupostos
Uma empresa tem que preservar o seu recurso mais importante: o HOMEM. E tem que estimular um recurso
que o homem possui, que é a capacidade de criar coisas não programadas: a IMAGINAÇÃO.

Uma empresa tem que ser feita para o homem: os empregados, da produção ao escritório, em qualquer
organização, representam seu maior potencial.

A empresa que não preserva e não desenvolve seus recursos humanos está fadada ao insucesso.

Então, por que não tornar criativo o empregado na sua profissão e, em conseqilência. na sociedade?

Para isso, é necessário que ele deseje expressar as ideias que possui.

Para tanto, a Administração deve favorecer as condições para que ele se mostre sinceramente interessado e
entusiasmado a apresentar ideias criativas. Isso implica em desenvolver uma política baseada na análise
completa e profunda das sugestões recebidas, antes de rejeitá-la.

O princípio básico é o de elogiar uma ideia, mesmo que possua falhas. Procurar valorizar os
aspectos positivos, embora tenha que rejeitar uma sugestão. A frustração não trabalhada invalida
futuras contribuições.

09 - Atividades para exercitar a criatividade

01 - Combine elementos -a partir do exemplo abaixo crie cinco novos produtos/objetos.
Ex: Canhão + trator agrícola = tanque de guerra.

02 - Substitua - vocês estão perdidos numa selva tropical e lhes falta alguns objetos que vocês
devem substituir por outros, diga quais seriam estes substitutos para os seguintes objetos:
01 - Escova de dentes:
02 - Abrigo da chuva:
03 - Anzol de pesca:
04 - Uma faca:
05 - Uma bússola:


03 - O que vocês fariam se:

01 - Fossem o presidente do Brasil:
02 - Encontrassem uma lâmpada mágica:
03 - Ganhassem um elefante cor de rosa:
04 - Tivessem que reduzir em 10% o consumo de gasolina em Curitiba:
05 - Fossem obrigados a aumentar em 30% a produtividade de uma industria sem aumentar salários:


04 - Sobrevivência - Formar duas fileiras de pessoas frente a frente, cada um com seu par. Será
estipulado um tempo para que os pares se observem todos os detalhes de quem está a sua frente.
Pedir que se virem de costas e executem ter modificações em sua aparência. Virar de frente novamente e cada par deve tentar descobrir as três modificações do seu par. Numa segunda rodada solicitar que façam cinco modificações.


Obs: em muitos casos as pessoas dizem não conseguir fazer as suas modificações, mas o exercício as força conseguir.Lembre-se a observação é um pré requisito para a criatividade. Não existe esta de não sei, não consigo, não posso.


05 - Transformação de um objeto - Por exemplo será passado ao grupo uma caneta e cada um deverá descobrir uma nova função para esta caneta, sendo que a pessoa não pode contar e sim mostrar aos outros participantes qual será esta nova função. Quando os outros descobrirem passa-se o objeto para outra pessoa que deverá dar uma nova função, assim segue até todos participarem.


06 - Parte de um todo - Uma pessoa vai a frente e inicia um gesto, um movimento, outros participantes que descobrirem a situação entram para complementar estes gestos. È interessante que os participantes não falem, podem sim fazer sons e ruídos.


07 - Jogo do desenho - O grupo é dividido em dois sub grupos. O coordenador da atividade solicita que uma pessoa de cada grupo venha até ele. Para ambos é mostrado uma palavra, por exemplo vaca - estes deverão retornar ao seu grupo e informar qual a palavra era - sendo que ele não pode falar ou fazer gestos, deverá somente desenhar. Qual grupo descobrir primeiro a palavra marca um ponto. O coordenador poderá designar dois juizes para fiscalizar os grupos.


08 - Metamorfose - cada um dos participantes deverá representar um tipo estipulado pelo coordenador, o restante do grupo deverá descobrir quem ele estava tentando transmitir.
Exemplo de tipos - Denstista - médico - carteiro - motorista - datilografo - mecânico - pintor cozinheiro - lavadeira - pescador ....

09 - Crie uma frase - Da uma lista abaixo com 200 opções cada participante vai escolher três, aleatoriamente e com as mesmas deverá formar uma frase. Pode-se aumentar o numero de escolha para cada participante.

Raça
Trono                         
Grito                          
Túmulo
Sabonete
Bicho
Rádio                         
Desejar
Para sempre
Vento
Pinheiro
Quarto
Plantas
Grupo
Não diga que
Verão
 Jovem
Mandar
Tamanha alegria
Meu medo
Fulminar
Relógio
Sonhar
Mentira
Disparado
Viagem longa
Piedade
A vida é linda
Fazer
Fotografia
Pente
Eu te amo
Portas
Oceano
Quadrado
Sangue
Bar
Sorriso
Ratos                         
Amor
Beira mar                               
Partida
Rainha                                   
Figura
Sapatos                                  
Aranha
Telhados                                
Esquina
Sino
Lábios
Tesoura
Nadar
Antigo
Nada
Amigo
Louco
Cansado
Palco
Maduro
Grávida
Ensaio
Gordo
Filho                                                  
Corpo
Filme
Proteção
Solução
Cenário
Muro
Martelo
Desespero
Caixa
Caveira
Destruição
Emocionar
Espinho
Luta
Facas
Foice
Garrafa
Guarda chuva
Guerra
Idades
Imagem
Impossível
Janela
Jardim
Lago
Luta
Morte
Mundo
Musica
Sepultura
Fora da lei
Não tem volta
Só o teu nome
Maluco
Sonharei contigo
Não é mentira
Meu crime
Molhando a pele
Perdendo o sono
Impulso
Infinito
Muralhas
Eu vou morrer
Adormecido
Sinal da cruz
Dentes
Pareciam loucas
Locomotiva
Bolinhas de gude
Cortejo
E nem que fosse
A teus pés
Disco voador
Mau gosto
Ouvir
Mozart
Até onde
Eu procurarei
O vento apagou
Pudesse
Na primeira manhã
Eu cantei
Há coisas que sim
Esses pensamentos
Tudo se fazia
Nunca estiveram
Eu nunca fui lá
 Já não se viam
Você parece louca
Não te assustes
Como se fosse
Milênios depois
Um louco sonho
Tudo bem oculto
Eram cegos
Cadáveres
Lua
Nua
Céu
Mel
Mágoa
Tudo
Ouro
Solidão
Sol
Para mim
Apenas
Domingo
Caminho
Susto
Aumento
Ciúmes
Amargo
Guarda noturno
Pesadelo
Mulheres
Outro mundo
País distante
Ataque cardíaco
Piscina
Faz três semanas
Policia
Sem nenhum medo
O mundo é frágil
Batem
Camisa
Montanha
Tempestade
Verão
Em chamas
Ternura
Ilusão
Tarde
Seco
Orvalho
Esquecimento
Gesto
Paisagem
Inocente
Lábios
Canivete
Vidraça
Fonte
Escada
Umidade
Fogo
Madeira
Machado
Telefone
Deserto
Falso
Violenta
Nunca
Coração
Desespero
Paciência
Amor


10 - Responda - o coordenador lê uma frase e o participante faz suposições e comentários?

01 - João ia andando e caiu no meio da rua. Por que?

02- Lídia começou a chupar laranja e faz muitas caretas. Por que?
03 -O caminhão parou no meio da estrada;
04 - O carro da polícia chegou.
05 - A menina linda me disse...
05 - Eu vi um ônibus cheio de....
06 - Os bombeiros passaram com muita pressa...
07 - ele saiu em direção do hospital muito apressado...
08 - Tudo indicava que a situação estava resolvida, até que...
09 - Meu maior medo é que ...
10 O melhor caminho decididamente não foi...
11 - Parecia que tudo seria...
12 - A sua blusa é branca como...

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