terça-feira, 27 de setembro de 2016

Atividades - Trabalhando emoções

 Emoções 

Existem grandes controvérsias sobre a melhor forma de conseguir, para uma cena particular, determinada emoção ou sentimento, seja do estudante que está iniciando ou do artista que interpreta. O problema de tornar claro o que se entende por emoção realmente não é simples. No entanto, para trabalhar diretamente com a emoção como um problema de atuação durante o treinamento, é preciso formular uma posição a respeito. Uma coisa é certa. Não devemos usar a emoção pessoal e/ou subjetiva (que usamos na vida diária) para o palco. É um assunto pessoal (como sentir ou acreditar) e não algo para ser mostrado no palco. No máximo, a emoção "verdadeira", colocada no palco, pode ser classificada como psicodrama. Não constitui uma comunicação teatral.

A emoção que necessitamos no palco só pode surgir da experiência imediata. Neste tipo de experiência reside a ativação de nosso eu total - movimento orgânico - que quando combinado com. a realidade teatral, espontaneamente produz energia e movimento (palco), tanto para os atores quanto para a platéia. Desta forma evita-se que velhas emoções, de vivencia passadas, sejam usadas no momento novo da experiência. Deve ter sido esta a f6rmula que gerou as emoções pessoais originais e, se assim for, todas as emoções que usamos na vida diária deveriam surgir de um movimento orgânico - do Onde, Quem e O que, envolvimentos e relacionamentos de nossa vida pessoal.

Por isso devemos criar nossa própria estrutura (realidade no teatro) e representá-la, em lugar de vivenciar velhas emoções.

Desta forma, é acionado todo um processo que cria sua própria energia e movimento (emoção) no aqui/agora. Evita-se assim o aparecimento do psicodrama em ambos os lados do palco, pois o psicodrama é um veiculo especialmente destinado a questões terapêuticas - com o objetivo de extrair emoções antigas dos membros participantes e coloca-las numa situação dramática, para examina-las e libertar o indivíduo de seus problemas pessoais. A estrutura dramática é a única semelhança com o teatro. No treinamento teatral , a emoção pode ser facilmente provocada por muitas mentiras. Deve-se tomar cuidado para não usar inadequadamente a emoção individual ou permitir que o ator o faça.

Quando o psicodrama é confundido com uma peça ou cena, ou quando de é considerado como sendo a cena, o ator é levado a explorar-se a si mesmo (suas emoções), em vez de vivenciar movimento total e orgânico. O que mais pode o psicodrama fazer além de extrair lágrimas que devem surgir apenas do sofri­mento individual, e que tornam impossível o desprendimento artístico? A emoção gerada no palco permanece alheia porque é útil somente dentro da estrutura da realidade estabelecida.

Quando, durante a oficina de trabalho, os exercícios, estão sendo usados para liberação emocional, eles devem ser interrompidos, pois os atores estão trabalhando apenas com os seus senti­mentos pessoais.

Por isso não devemos dar muito cedo aos alunos os exerci­cios de emoção, se quisermos evitar exibicionismo, psicodrama e mau gosto generalizado. O aluno ator não deve fugir para o seu universo subjetivo e "emocionar-se”, nem deve intelectualizar sobre o "sentimento", o que apenas limita a expressão do mesmo. A platéia não deve interessar-se pelo sofrimento, alegria ou frustra­cão pessoal do ator que está interpretando. É a habilidade do ator para interpretar o sofrimento, alegria e frustração do personagem o que os mantém cativos.
Alguns comentários sobre a emoção

Não vamos estudar com profundidade a emoção, mas tocar em alguns pontos para orientar alunos principiantes.

Ø  Procure sempre se perguntar: como eu me sentiria se fosse o personagem, nesta situação?
Ø  Cuidado para não representar a emoção ao, ao invés da ação.
Ø  Não deixe a emoção desviar suas intenções.
Ø  Há uma tendência para falar baixo as coisas tristes. É preciso que tudo que se fale seja ouvido por todos. A tristeza influi no tom, na inflexão, mas não no volume da voz.
Ø  A grande fonte de emoção é a escolha de intenções, fortemente energéticas, imaginativas. A in­tenção é motor da atuação.
Ø  Nem sempre a emoção é trágica, enorme, exagera­da, com manifestações ruidosas de choro, gritos, lamentações, ódios, e agressões. Ela pode estar sem presente, e ser, muitas vezes, tão sutil que se torna indefinível.
Ø  O que aconteceu na vida pessoal, de alegre ou de triste, pode futuramente ser utilizado no trabalho.
Ø  A emoção deve fluir, e não ser um bloco sólido. E dinâmica e não estática.
Ø  Se o ator compreendeu seu personagem, construiu suas razões internas, se seu relacionamento se ajusta ao de outros personagens, pode-se garantir que qualquer sentimento ou. Emoção que surja vai ser verdadeiro e artístico.
Ø  E difícil atingir um estado fortemente emocional, repentinamente, sem ficar falso.


1055 – Grito silencioso
-          O Grupo sentado gritar sem fazer nenhum som.
-          Grite com os lados do pé, os olhos, as costas, o estomago, as pernas, com o corpo todo.
-          Quando todos estiverem no seu máximo, peça que todos gritem soltando o som.

1056 – incapacidade de mover-se
-          representar uma situação em que está fisicamente imobilizado e assustado por um perigo vindo de fora.
-          Homem paralisado em cadeira de rodas, percebe outra atrás dele.

1057 – Incapacidade de mover-se II
-          Um grupo de pessoas está numa situação onde é impossível mover-se por causa de um perigo exterior.
-          Soldados em meio a um campo de minas.
-          Ladrões escondidos no armário.

1058 – Modificando emoções
-          Após completada uma ação. Repeti-la uma segunda vez, mas com uma ação interior diferente.
-          Uma menina se maquiando para o baile – prazer de ir a festa
-          Segunda ação interior – desapontamento porque soube que o seu ex namorado vai com outra.

1059 – Modificando a intensidade da ação interior
-          A emoção deve iniciar num determinado ponto e tornar-se progressivamente mais forte. De afeição, para amor, para adoração – De desconfiança para medo, para terror. – de irritação para raiva, para fúria.
-          Uma pessoa descobre que foi trocado por outra.

1060 – Emoção em salto
-          Cada ator escolhe alguma mudança radical de ação interior, que planifica anteriormente e introduz na cena. Ex. de medo para heroísmo, para amor, para piedade, etc.
-          Onde – na toca da raposa
-          Quem – dois soldados
-          O que – uma missão perigosa.
-          Mudanças de estados emocionais – de medo para heroísmo, de raiva para compreensão.

1061 – Mostrar emoção por meio de objetos
-          Uma série de objetos no palco. Balão, saco de areia, bola, correntes, triangulo, saca de café, fitas de elásticos, corda, brinquedos, escadas, etc.
-          Usar um objeto escolhido espontaneamente, no momento em que o ator necessitar dele, para mostras um sentimento ou relacionamento.

1062 – Mostras emoção por meio de objetos II
-          Os atores repetem a mesma cena realizada , procurando manter o sentimento dos objetos sem usa-los.

1063 – Jogo de emoção
-          Um ator inicia um jogo que pode ser ampliado para incluir outros atores. Ele comunica onde está – e quem é.
-          Aquilo que vai acontecer com ele deve girar em torno de um desastre, acidente, histeria, pesar. Outros atores entram em cena, como personagens definidos, estabelecendo relacionamento com o onde e quem.
-          Exemplo – Onde – esquina na rua. Quem – velho. O que – carro atropela o homem quando atravessa a rua. O velho tenta várias vezes atravessar a rua. É atropelado pelo carro e cai gemendo no solo. Outros atores entram como motoristas, agentes de polícia, amigos, transeuntes, ambulância...
-          Exemplo – onde – quarto de hospital . Quem – mulher. O que – sentada no leito de um parente que está morrendo

1064 – Rejeição
-          Estabelecer – onde, quem, o que. Os atores devem rejeitar outros atores, adotando os seguintes parâmetros.
-          Um grupo rejeita outro grupo.
-          Um grupo rejeita um individuo.
-          Um individuo rejeita um grupo
-          Um individuo rejeita outro individuo.
-          Exemplo – uma pessoa nova na vizinhança é rejeitado. Alguém é rejeitado por causa de sua raça. Professor substituto é rejeitado pela classe.

1065 – Emoção por meio de técnicas de câmera
-          Estabelecer – o que, quem, onde.
-          De tempos em tempos mudar o ator foco de atenções


Relação de Sentimentos e reaçoes

Boa relação para voce trabalhar  personagens, improvisar situações que envolvem os sentimentos abaixo, criar um personagem que esteja vivendo tais sentimentos, Voce pode trabalhar na expressão vocal onde se enfatize os sentimentos, enfim use e abuse....

1054 – Sentimentos e reações


1.        Nervosa
2.        Com angustia
3.        Com ar ingênuo
4.        Com doçura
5.        Hesitante
6.        Sempre doce
7.        Amável
8.        Num desapontamento
9.        Meio agressiva
10.    Misteriosa
11.    Numa alegria evidente
12.    Voz máscula
13.    Espantada
14.    Olhando todos
15.    Com voz lenta e aveludada
16.    Recuando
17.    Excitada
18.    Com exaltação
19.    Noutro tom
20.    Aterrorizada
21.    Fica num suspense
22.    Em voz baixa
23.    Impressionada
24.    Olhando
25.    Cético
26.    Fala dançando
27.    Sério
28.    Espantado
29.    Oferecendo a face
30.    Sorrindo sempre
31.    Afirmativamente
32.    Preocupada
33.    Animada
34.    Forte
35.    Exaltada, gritando
36.    Desesperada
37.    Patética
38.    Perversa
39.    Maliciosa
40.    Atormentada
41.    Provocadora
42.    Com irritação
43.    Sentida
44.    Brincando
45.    Enigmática
46.    Com certa ameaça
47.    Irritado
48.    Louco de dor
49.    Ofegando
50.    Cumprimentando
51.    Gritando
52.    Suplicando
53.    Com ar de sonolência
54.    Desorientada
55.    Tentando recordar
56.    Impaciente
57.    Nervosa
58.    Com desprezo
59.    Com mais coragem
60.    Teimosa
61.    Desesperada
62.    Em pânico
63.    Resoluta
64.    Com naturalidade
65.    Advertindo
66.    Ríspida
67.    Saturada
68.    Irônica
69.    Pedindo
70.    Carinhosa e fraternal
71.    Suplicante
72.    Afirmativa
73.    Negligente
74.    Sempre implorando
75.    Cortante
76.    Superior
77.    Sempre terna
78.    Filosófica
79.    Fria
80.    Recuando o corpo
81.    Com rancor
82.    Chorosa
83.    Sombria
84.    Olhando para espelho
85.    Cínica
86.    Com lentidão calculada
87.    Curioso
88.    Perverso
89.    Queixoso
90.    Disciplente
91.    Com bom humor
92.    Com raiva concentrada
93.    Revoltada
94.    Enfurecida
95.    Risonha
96.    Maliciosa
97.    Desconfiada
98.    Violenta
99.    Com amargura
100.  Impaciente
101. Agoniada
102. Com melancolia
103.    vAIDOSAosa
104.    Doce
105.   Admirada
106.   Inquieta
107.    Impressionada
108.  Com um gesto profundo
109.  Triunfante
110   Perturbada
111.    Comovida
112.   Com angustia
113.   Reticente
114.    Chocada
115.    Meiga
116.     Atônita
117.     Brincando
118   Acariciando os cabelos
119.     Dolorosa
120.    Olhando em torno
121.    Com relutância
122.     Cruel
123.   Enciumada
124. Animada
125.     Conciliatória
126.  Humilde
127.  Suave e dolorosa
128.       Saliente
129.    Ameaçadora
130.    Perdendo a cabeça
131.    Sonhadora
132.     Berrando
133.      Espantada

134.    Meio alucinada