Atividades
Teatrais – Desenvolvendo Pessoas
Atividades Teatrais
não existem apenas para aquelas pessoas desenvoltas e desinibidas.,
deveria sim, oportunizar a participação de todos, pois, a prática teatral tem sua importância pela
grande contribuição ao desenvolvimento e formação da personalidade.
O teatro não tem contra indicação nem
pré-requisito. "Além de promover o autoconhecimento e desenvolver a
autoconfiança, fazer teatro é um exercício de escuta do próximo", Todo
mundo deveria fazer teatro pelo menos uma vez na vida!
Tão notórios são seus benefícios para a formação de
crianças e jovens, que o teatro foi reconhecido como importante conteúdo
escolar pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, documentos que orientam o
trabalho dos professores do Ensino Básico. Inclusive, já se discute a inclusão
da disciplina na grade curricular obrigatória das escolas brasileiras.
Enquanto isso não ocorre , os cursos de teatro extracurriculares podem proporcionar essa rica experiência as crianças.
Geralmente, o curso são compostos por uma série de exercícios e atividades
lúdicas e ao final de cada período, o grupo pensa, monta e apresenta uma peça
de teatro.
Ser aplaudido é a perfeita situação que traduz o
sentimento de bem-estar que envolve os praticantes da arte teatral. E isso se
reflete na autoestima da criança, pois ela faz parte de um trabalho que é
apreciado pelas pessoas. A psicóloga e professora de Artes Betina Rugna afirma
que a criança fica contente em representar e sentir-se importante: "ela
afirma para si mesma que se gosta e tem o seu valor". Quando é convidada a
expor suas próprias ideias para transformá-las em comunicação artística, a
garotada também fica mais segura: "eles se sentem potentes e agentes do
mundo", resume a orientadora cênica da Casa do Teatro.
Se o seu filho morre de vergonha de falar na frente
de muitas pessoas, como na apresentação de um trabalho escolar, o teatro pode
ajudá-lo a aprimorar seu jogo de cintura. Quando estão representando
personagens, as crianças conseguem se soltar. "Ao atuar, elas perdem a
timidez porque ninguém as está julgando", explica a psicóloga e professora
de Artes Betina Rugna. Os exercícios de aquecimento vocal, como a repetição da
frase "paca tatu, cutia não", melhoram a impostação da voz e garantem
confiança na hora de falar em público.
Quando se pretende representar alguém, é
importantíssimo colocar-se em seu lugar: tentar entender como o personagem
pensa e o que sente. Esse simples exercício de imaginação acaba por desenvolver
a empatia, habilidade importantíssima para o relacionamento social. Compreendendo melhor cada um, a criança
aprende a tolerar as diferenças e a respeitar o próximo. Além disso, como a atividade
teatral é coletiva, a criança precisa aprender a se relacionar com diversas
pessoas, inclusive aquelas de que não gosta muito. Com o tempo, isso
"promove a integração, a criança fica mais acessível no convívio com o
outro. Pode facilitar inclusive o convívio com os familiares",
Conhecer o outro nos ajuda a conhecer melhor a nós
mesmos, a definir nossa identidade. O teatro também auxilia nessa jornada
quando "possibilita a elaboração interna de questões pessoais e coletivas
por meio da metáfora, da poesia, do lúdico, do criativo",. Que mesmo sem
perceber, os alunos expressam suas inquietações por meio do trabalho teatral,
esse "descarrego" também os deixa mais tranquilos.
Muitas atividade e exercícios propostos são direcionadas
para estimular a percepção dos sentidos. Isso faz com que a criança desenvolva melhor
coordenação motora, percepção espacial e consciência de seu corpo, além de
aumentar sua capacidade de expressão.
Por ser uma atividade coletiva, o teatro também
aprimora a convivência em grupo. O sucesso de todos depende do trabalho de cada
um. Por isso, é importante aprender a lidar com o colega, saber expor ideias e
críticas e principalmente aprender a respeitar a opinião dos outros. Encenar
uma peça também exige comprometimento e dedicação. Os ensaios são recorrentes e
a criança irá aprender que seu atraso atrapalha o progresso de todo grupo,
tornando-se, assim, mais responsável.
Como teatro é uma arte multidisciplinar (envolve
literatura, artes plásticas, música entre outros), a prática proporciona o
desenvolvimento de diversas habilidades. Os participantes podem explorar a
criatividade montando o cenário, desenhando o figurino, compondo músicas,
escrevendo peças... Além disso, é preciso refletir sobre as escolhas na
construção do espetáculo e isso também articula a criatividade e o raciocínio
para a solução de problemas. Para encenar uma peça é preciso lembrar-se de um
monte de coisas: sua fala, sua posição em cena, a ordem de entrada no palco...
O cérebro agradece o exercício e retribuirá com uma memória mais eficiente.
Quando faz teatro, a criança é convidada a conhecer
diversos mundos das artes. O texto dramatúrgico a aproxima da literatura; a
sonoplastia e trilha sonora abrem alas para a música; os figurinos trazem a
moda para a cena; a construção de cenários dialoga com elementos da arquitetura
e artes plásticas. Essas referências expandirão seu horizonte cultural e
instigarão sua vontade de conhecer mais.
Os benefícios do teatro também se refletem em sala
de aula. A capacidade de concentração e o constante exercício de memorização
podem ajudar na hora da prova, enquanto o contato permanente com a literatura
melhora o vocabulário, a escrita e interpretação de texto. Com o teatro, a
criança desenvolve o espírito investigativo e curioso, necessário para
encontrar soluções criativas para os jogos teatrais propostos. "Essa
vivência possibilita que a criança perceba sua capacidade em pensar soluções,
experimentar caminhos, vivenciar o diverso e aprender com o outro",
finaliza a coordenadora da Casa do Teatro, Luciana Barboza.
Todas as habilidades pontuadas anteriormente são
consequências da prática teatral, mas o professor da Faculdade de Educação da
Universidade Federal de Minas Gerais José Simões lembra a importância do
próprio fazer teatro, isto é, do contato com estímulos sensíveis, que fazem o
imaginário das crianças voarem, recriando mundos e relações por meio do teatro
. Para além das habilidades funcionais, uma montagem teatral "deve querer
dizer algo para as crianças e seu mundo e, também, dialogar no contexto que
vivem", esclarece Simões. Assim, ela ganha uma autonomia que a estimula para
a expressão artística.
Fonte: Educar para Crescer