Atualmente em minhas oficinas de teatro trabalho muito no desenvolvimento destas competencias
Principais
habilidades e competências do profissional do futuro
Adaptabilidade, criatividade e Inteligência
Emocional são destaques no mercado de trabalho
A cada dia que passa, temos mais
certeza de como a tecnologia influencia definitivamente a vida das pessoas,
seja no cotidiano (Siri, Alexa, Google Home) ou nos ambientes corporativos
(Impressão 3D, Inteligência Artificial, Big Data).
O mundo continua em constante
evolução. O que é tendência hoje, pode não ser mais daqui um mês, ou menos. É o
tal do mundo VUCA, cheio de incertezas e totalmente volátil, complexo e
ambíguo.
Por isso vamos propor uma
reflexão: você já tem uma ideia de quais serão os empregos do futuro? Uma pesquisa
da Dell Technologies e do Institute For The Future (IFTF) afirmou
que 85% das oportunidades que existirão em 2030 ainda não foram
inventadas.
Essa pergunta ainda é um
mistério. Mas o que já sabemos são as habilidades esperadas dos profissionais
pelo mercado de trabalho no futuro, que precisam ser desenvolvidas para
acompanhar o avanço da tecnologia e as novas demandas.
Neste artigo, vamos ver 9 habilidades e competências
para você desenvolver e se tornar um profissional preparado para a Era 4.0 e
diferenciar seu currículo.
1.Adaptação
e flexibilidade
Hoje, mais do que nunca, é possível
identificar essa competência como uma das mais importantes. Se faz necessário
que os profissionais estudem tendências do mercado e preparem-se para encarar
as mudanças.
O trabalho remoto e
o isolamento social, por exemplo, são provas de como a adaptabilidade é
importante e considerado um diferencial quando as organizações precisam de
pessoas preparadas para aderir aos novos modelos de trabalho.
Para Tofler, “Os analfabetos do século 21
não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não podem
aprender, desaprender e reaprender.”
2.Resolução
de problemas
Os novos modelos de negócios e relações de
trabalho demandam profissionais capazes de tomar decisões rápidas baseadas em
uma análise de dados, que falaremos a seguir.
Por isso, é necessário estar em constante
desenvolvimento de novos mindsets, da capacidade analítica e
metodologias ágeis como Design Thinking, Scrum e Kanban.
A obtenção de bagagem cultural
diversificada também é essencial, praticando a resiliência e disciplina para
seguir processos.
3.Competência
em dados
Um conhecimento que tem crescido e, sem
dúvidas, será fundamental no futuro, é a competência em dados.
Essa habilidade que envolve conhecimentos
em algoritmos, Business Intelligence e Big Data,
sendo responsável por avaliar estatísticas para coletar informações úteis que
guiarão na tomada de decisões.
Este profissional também deve desenvolver
sua capacidade comunicativa, tanto oral quanto escrita, para repassar os
resultados das análises para o restante da equipe ou até mesmo para toda a
empresa.
4.Boa
comunicação
A comunicação é indispensável para qualquer
área de uma empresa. Fortalecer essa competência aumenta o seu poder de
persuasão, negociação e na organização de grandes volumes de informações.
Neste sentido, uma boa comunicação falada e
escrita, desenvolver técnicas como storytelling e a escuta ativa auxiliam na
interpretação e transmissão correta das mensagens.
5.Inteligência
Emocional (IE)
O desempenho de todo profissional está
ligado às emoções, e uma das competências do século 21 é a Inteligência
Emocional (IE).
Ela permite desenvolver a capacidade de
controlar emoções e sentimentos para usá-las ao seu favor, persistindo num
objetivo. Hoje, as empresas buscam pessoas que estejam preparadas para
enfrentar desafios e consigam lidar com elas.
Profissionais emocionalmente inteligentes
têm uma melhora significativa na relação com seus colegas no dia a dia, na
autonomia, empatia e autogestão no ambiente de trabalho.
6.Habilidades
em tecnologia
Quando pensamos no futuro, uma das
preocupações dos profissionais é a obsolescência: a possível troca da mão de
obra humana por tecnologias.
Porém, ainda assim as novas tecnologias não
substituem o conhecimento e experiência do ser humano para estar à frente delas,
principalmente dentro das empresas.
Segundo Sidney Zamel, diretor de marketing da Dell no Brasil “Não significa
que as profissões como conhecemos hoje serão extintas, mas elas certamente
serão transformadas e terão, na parceria homem-máquina, o principal vetor de
mudança”.
Pensando nisso, os profissionais do futuro
devem estar dispostos a aprender e reaprender para trabalhar e lidar com
máquinas, robôs, blockchain, inteligência artificial, realidade aumentada e
muitos outros, independentemente de qualquer previsão.
7.Pensamento crítico
Utilizar a lógica e o
raciocínio para a resolução de problemas faz parte do pensamento crítico. É
muito importante avaliar uma situação com diferentes perspectivas para fazer as
perguntas certas e identificar as possibilidades de solução.
Além disso, o profissional com essa
capacidade mede as vantagens e desvantagens de cada alternativa. O pensamento
crítico é a competência que ocupa o 2ª lugar no relatório do Fórum Econômico Mundial.
8.Criatividade
O poder criativo é uma das maiores
vantagens e diferenças do ser humano em relação aos robôs. Para se manter
relevante no mercado, a sua criatividade deve ser estimulada e agregar
constantemente repertórios para que ideias inusitadas e inteligentes surjam.
Esses profissionais têm a possibilidade de
se beneficiar do cenário com rápidas transformações em produtos e tecnologias.
Essa habilidade, que estava em 10º lugar em 2015, hoje é uma das principais
pelo Fórum Econômico Mundial.
9.Liderança
e colaboração
Profissionais que apresentam
características de bons líderes se destacam no mercado. Essa habilidade é
totalmente relacionada com atitudes e comportamentos com as pessoas, sendo
importante buscar evolução constante e formas de motivar equipes e a empresa e
oferecer alternativas de melhorias.
Desenvolver todas essas competências é
permitir se desafiar e desbravar o novo contexto em que vivemos. Não deixe que
o comodismo e a Síndrome de Gabriela te afastem do seu desenvolvimento profissional e
pessoal.
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